"Conhece a matemática e dominarás o mundo" Galileu Galilei
Pensando nos exames, estudantes de todo o país organizam-se e dedicam-se para obter um bom resultado. Sabendo que a matemática é umas das matérias mais temidas pelos candidatos, hoje separamos alguns conselhos para se sair bem nas provas.
O primeiro conselho é: afaste-se desse clichê de que a matemática é um bicho de sete cabeças, interiorizar este medo só impede que se interesse pela disciplina. Conhecimento é poder, acredite no seu potencial!
É possível ter sucesso a matemática!
Como preparar-se para o exame de matemática
De maneira geral, a maioria das questões de matemática requer que o estudante conheça algum assunto específico e outros assuntos mais gerais para serem usados na hora de resolver as questões.
Confira aqui algumas dicas para se dar bem no exame!

Durante um exame de matemática, todos os conteúdos podem ser cobrados: probabilidades, funções, , equações entre outras coisas, claro, em contexto variado.
As avaliações de matemática contêm muitas questões para serem resolvidas em pouquíssimas horas. Uma boa saída é acompanhar as questões comentadas nos últimos exames com os temas que mais saiem, o que vai ajuda a memorizar e fica mais fácil de resolver questões parecidas com rapidez.
Acompanhe os conselhos que irão facilitar os seus estudos
Tem um ditado que diz que conselho se fosse bom não seria dado e sim comprado não é? No entanto, preparamos conselhos funcionais para se sair bem nos exames e ser um aluno nota 20 a matemática.
Preste atenção na explicação do seu professor
Sabemos que muitas das vezes o estudante está mais preocupado em fazer as suas anotações para ter uma fonte de consulta quando estiver sozinho.

Mas preste atenção: frequentemente as anotações não correspondem ao que o professor está a falar, pois é quase impossível processar o que o professor fala enquanto estamos a escrever.
Por essa razão, o melhor é ouvir primeiro a explicação do professor, assimilar o que ele diz, processar e só depois fazer as devidas anotações.
Ou seja, esteja atento ao que o professor está a explicar e em caso de dúvidas, pergunte. Pergunte quantas vezes precisar. Não acumule dúvidas!
E que tal fazer um curso de matematica basica?
Confira aqui algumas dicas para progredir em matemática!
Escolha o melhor material para estudar matemática
Se ainda não domina a linguagem matemática, o melhor é procurar um bom material de estudo. Seja o tipo de estudante interessado em livros de qualidade, dê preferência aos livros que tenham exercícios resolvidos e livros de preparação para exames. Peça dicas de bons livros a um professor de matemática.
Aos que têm facilidade com a tecnologia, existe também a possibilidade de estudar pela internet através de video aulas.
Domine a teoria
Dominar a teoria é crucial para realizar as questões, saber da teoria facilita na hora resolver questões que não precisam necessariamente fazer cálculos, são aquelas questões de múltipla escolha que só solicitam domínio do conceito.
E para avançar na matemática é preciso que conheça primeiro as noções básicas, ter o domínio sobre a linguagem matemática e seus símbolos não é fácil, mas também não é impossível.
Sempre que aprender um novo conceito, tente relacionar com alguma aplicação do seu dia a dia. Vale lembrar que a matemática é a maneira que o homem encontrou para interpretar os fenómenos da natureza.
Aprender matemática é natural! Aliás, sabia que o cálculo mental ajuda a melhorar em outras áreas do conhecimento?
Ter 20 nos exames
Para se dar bem no exame tem que ter jogo de cintura e ficar esperto para saber o que pode sair nas provas e praticar! Pensando nisso, seguem algumas dicas:
Dedique parte do seu tempo a resolver exercícios de exames anteriores
Um bom estudante não se contenta apenas com as questões dos seus livros didáticos, ele tem fome de conhecimento. O aluno procura todas as fontes de estudo para se atualizar.
Quer ter uma boa nota no exame? Um bom curso de matematica online pode ajudar!

Uma maneira de turbinar o seu cérebro é dedicar parte do seu tempo resolvendo exercícios de provas anteriores. Resolver atividades anteriores ajuda a interiorizar conhecimentos que permitirão que o aluno solucione exercícios repetidos com mais rapidez.
Não decore as fórmulas, entenda as fórmulas
Não se preocupe em decorar as fórmulas matemáticas, isso vai acontecer naturalmente conforme vai aplicando nos exercícios.
Sabemos que existe uma pressão muito grande na hora de realizar os exames nacionais. O nervosismo toma conta do estudante e acontece aquele famoso "deu-me uma branca".
Não se deixe abalar pelo nervosismo, por isso ao invés de decorar as fórmulas é melhor dedicar-se a entender as questões e como chegar à solução. Como já foi dito, as fórmulas irá aprender conforme for aplicando nos exercícios.
Isso evita que a famosa branca atrapalhe na prova, uma vez que domina como chegar à solução do problema. É nessa hora que refazer exercícios ajuda.
Forme um grupo de estudos
Uma maneira muito eficaz de aprender é trocar experiências. A ideia de entrar num grupo de estudo é estar cercado de estudantes com o mesmo objetivo.
Quando estudamos com outras pessoas fazemos uma auto-avaliação do nosso conhecimento, uma vez que estará em contato com pessoas que também estão a preparar-se para o exame.
Tenha um método de estudo
Sempre que puder dedique um tempo para estudar e refazer exemplos de exames anteriores, veja se está preparado para realizar a prova de acordo com tempo estipulado pela banca.
Desenvolver um método de estudo trará segurança para realizar os exames com tranquilidade.
Ao fazer isso, além de treinar o seu conhecimento matemático, irá acostumar-se com a cobrança de realizar provas com tempo estabelecido.
Outra dica, tente ser fiel à atmosfera de uma sala de aula, faça os seus testes num lugar silencioso e com um relógio à sua frente. Esse momento é de pura disciplina, dedicação e comprometimento. Não pare nem para tomar café ou colocar roupas na máquina.
No início irá se sentir desconfortável, mas com o tempo irá sentir a importância de priorizar o seu tempo.
Procure um professor particular
Não fique receoso de ter explicações com professores de matemática. Foi verificado que muitos estudantes acreditam que aulas particulares é inacessível a alguns estudantes. Mas é ai que se engana, ter um professor particular não é um luxo. Existem aulas particulares para os mais variados bolsos, e com a mesma qualidade. Invista no seu potencial!
Saia na frente, tenha aulas com um professor particular.
O que estudar para o exame de matemática
Naturalmente, o exame é o período divisor de águas na vida de um estudante. É o momento em que estudantes se deparam com dificuldade de realizar uma prova com tempo estabelecido. Muitas vezes é muito difícil conciliar tempo, nervosismo e conhecimento.

Mas fica mais fácil organizar o seu programa de estudo se souber o conteúdo que sai nos exames. Isto ajuda a fazer um planeamento de estudos baseado nos conhecimentos solicitados.
E pode se antecipar olhando as dicas do que estudar para o exame aqui:
- Geometria
- Funções
- Probabilidades e Cálculo Combinatório
- Números complexos
- O tema «Estatística» não será objeto de avaliação nesta prova. No entanto, será objeto de avaliação em 2024.
Certamente, irá achar o programa de matemática muito extenso. Acredite, é imenso até para os alunos mais experientes. Mas não se intimide com a quantidade de informações reportadas acima.
Ainda dá tempo de acompanhar todos os conteúdos que vão sair no exame. Quer saber como?
Contrate um explicador, assim não terá problemas na hora que tiver dúvidas nas questões mais trabalhosas dos exames. Veja aqui onde encontrar as melhores aulas de matematica.
Dicas de como se sair bem no exame
Entenda que aprender matemática requer muita disciplina, exercícios e planejamento. É muito comum os alunos acharem que entenderam o conceito na teoria, mas na hora da prática ficam frustrados por não conseguir resolver questões que pedem um pouco mais de experiência.
Nessa hora é bom insistir, tentar resolver o problema até obter a resposta. Se as dificuldades forem muitas, uma boa dica é contratar um professor particular.
Essas são as dicas que o professor particular dará a seu aluno:
- Acredite no seu potencial
- Organize o seu tempo
- Leia com atenção o exame
- Comece pelas questões mais fáceis
Aos que acreditam que a matemática é apenas decorar fórmulas, há maneiras mais fáceis de se sair bem sem precisar de ficar apenas a decorar, o melhor é compreender o mecanismo de como são feitas as questões.
Um professor particular saberá ensinar os truques para compreender o mecanismo da matemática.
As boas razões para ter aulas de matemática com um professor particular
Entenda que leituras e resumos sobre a matéria são importantes, mas na prática é muito mais eficaz dedicar parte do seu tempo a resolver questões anteriores. E quem melhor para revisar questões anteriores do que um explicador?
Para dominar a teoria e a prática o estudante de matemática precisa:
- Resolver exercícios resolvidos
- Conhecer a linguagem matemática e seus símbolos
- Relacionar a teoria com aplicações do quotidiano
- Aprender as definições matemáticas
Para chegar a dominar a teoria e prática veja as boas razões para ter aulas particulares de matemática:
- Aulas individualizadas
- Maior atenção às suas dúvidas na matemática
- Profissional altamente qualificado
- Atendimento especializado
- Preço que cabe no seu bolso
Seguramente, o bom professor detém um conhecimento mais avançado, com a ajuda dele terá um estudo mais detalhado, planejado e direcionado a atender os seus objetivos.
Outra boa razão para ter um professor particular é poder contar com o auxílio individualizado de um profissional especializado a atender alunos interessados em obter uma excelente nota na prova.
Competir por uma vaga nas melhores faculdades tornará mais fácil se estiver acompanhado de um bom professor particular.