Geometria é a arte de pensar bem desenhando mal.

Henri Poincaré

Tem uma mente criativa? Ou seja, considera que aprender desenho é criar, utilizar a sua inspiração para se expressar, uma forma de fazer com que as suas emoções falem…

Mas o mais provável é que quando chegou à primeira aula de desenho, não imaginava que ia ter que fazer contas e cálculos matemáticos, certo? Esta disciplina que a maioria dos alunos não gosta particularmente está, no entanto, diretamente relacionada com a arte do desenho! Tem dúvidas disso? Verá rapidamente como os conceitos matemáticos ajudam a compor os seus trabalhos artísticos.

Simetria, perspetivas, proporçõesA matemática vai ajudá-lo a desenhar melhor e o desenho vai ajudá-lo a entender melhor os conceitos matemáticos!

Sabe responder à questão mais importante: porque aprender desenho?

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A matemática e o desenho estão intimamente ligados

Embora possam parecer disciplinas bastante diferentes à primeira vista, o desenho e a matemática têm algumas semelhanças notáveis, especialmente quando consideramos a forma como ambas as áreas envolvem padrões, estruturas e lógica. Na verdade, a ligação entre ambas é óbvia. Basta analisar a definição de ambos os termos para fazer um paralelo entre eles.

folha cheia de desenhos variados
Ambas estas disciplinas são um elemento importante da educação que recebe durante o seu percurso escolar, mas o mais provável é que nunca tenha pensado nas semelhanças entre ambas. | Fonte: Pexels

O dicionário Infopédia dá a seguinte definição de matemática: designação genérica das ciências de método essencialmente dedutivo que têm como objeto de estudo os números, figuras geométricas e outras entidades abstratas.

E do desenho: representação das coisas e dos seres, ou até mesmo das ideias, por meio de linhas e de manchas, a lápis, a tinta, etc..

Mas ainda não acredita? Vejamos algumas semelhanças:

  • Geometria: ambas as áreas fazem um uso extensivo dos conceitos geométricos. Muitos desenhos envolvem a representação de formas e figuras tridimensionais, enquanto que a matemática lida diretamente com conceitos geométricos, como pontos, linhas, planos e formas tridimensionais;
  • Proporção e escala: reproduzir desenhos realistas requer uma compreensão da proporção e escala para representar um objeto de forma correta. Da mesma forma, a ciência lida com proporções em várias áreas, como razões e proporções, semelhança de triângulos e escalas em problemas matemáticos e científicos;
  • Padrões e simetria: ambas as áreas exploram as ideias de padrões e simetria. Os artistas podem utilizar a simetria nos seus desenhos para criar equilíbrio visual, enquanto que os matemáticos lidam com conceitos simétricos em álgebra e outras áreas;
  • Pensamento lógico: ambas as disciplinas requerem que seja capaz de pensar de forma lógica. Na matemática, o raciocínio lógico é fundamental para resolver problemas e demonstrar teoremas. No desenho, os artistas utilizam o pensamento lógico para planear composições, escolher cores e representar um objeto de forma coerente;
  • Abstração: ambas as áreas envolvem diferentes níveis de abstração. Os conceitos matemáticos abstratos como números imaginários ou espaços vetoriais podem ser difíceis de visualizar, tal como alguns elementos abstratos artísticos, como representações simbólicas ou estilizações;
  • Criatividade: ainda que a matemática seja frequentemente vista como uma disciplina mais estruturada e formal, também há espaço para a criatividade na resolução de problemas e na formulação de teorias. Da mesma forma, o desenho é uma expressão artística que envolve criatividade na escolha de temas, estilos e técnicas.
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Cálculos e rabiscos

Se calhar não tinha noção antes de começar a ler este artigo, mas estas duas disciplinas são muito parecidas. Ainda que os seus conceitos aparentem ser opostos!

Por isso, ainda que tenham objetivos distintos, as áreas partilham algumas características fundamentais. E, no fundo, as duas disciplinas são baseadas na observação da realidade e da natureza. A arte figurativa ou abstrata têm a matemática como ponto em comum. Desta forma, o desenho permite abordar os grandes conceitos matemáticos e a aprendizagem do cálculo facilita a prática do desenho.

Quais são as vantagens de conciliar artes e ciência?

Ser proficiente tanto nos cálculos matemáticos como na expressão artística oferece diversas vantagens, não apenas em termos de competências individuais, mas também na capacidade de aplicar essas mesmas competências em conjunto.

Dominar ambas, permite ter benefícios como:

  • ambas as disciplinas desenvolvem o pensamento lógico, que pode ser aplicado em várias situações da vida quotidiana e em outras áreas académicas;
  • ambas envolvem a capacidade de abordar problemas complexos e encontrar soluções criativas, uma capacidade valiosa em inúmeros contextos profissionais;
  • desenvolvem a capacidade de comunicar visualmente ideias e conceitos;
  • aumentam as suas capacidades visuais, incluindo a perceção de detalhes, formas, sombras e proporções, o que pode ser útil em áreas como design gráfico, arquitetura e modelagem tridimensional;
  • a combinação do domínio dos conceitos essenciais de ambas resulta numa comunicação mais clara, acessível e, no fundo, eficaz, seja com gráficos, diagramas ou ilustrações;
  • desenvolvem a capacidade de criar visualizações gráficas eficazes para representar dados, algo crucial em áreas como estatística e ciência de dados;
  • a combinação de pensamento lógico e criatividade pode impulsionar a inovação, e os profissionais que são proficientes em ambas as áreas podem encontrar soluções únicas e eficientes para problemas complexos;
  • desenvolvem a compreensão espacial, ajudando na visualização e na manipulação de figuras e conceitos em três dimensões.
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Só vantagens!

Com todos estes benefícios, e principalmente se tem interesse em seguir carreira profissional na área, está na altura de começar a aliar os conceitos matemáticos à sua veia artística!

De forma resumida, ser bom tanto na matemática como no desenho oferece uma gama diversificada de competências que podem ser aplicadas numa variedade de campos, proporcionando vantagens tanto no âmbito individual como no profissional. Estas competências combinadas podem ser particularmente valiosas em áreas que exigem simultaneamente uma abordagem analítica e criativa. Por isso, não perca mais tempo!

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Quando os cálculos matemáticos se transformam em desenho

A história do americano Jason Padgett revela a ligação entre a matemática e desenho. Jason Padgett desenvolveu um dom após uma agressão. Uma forma de sinestesia que lhe permite ver o mundo em fractais.

Sabe o que é um fractal? Não? Segundo o dicionário é uma: forma geométrica complexa, de aspeto fragmentado, que pode ser subdividida indefinidamente em elementos que parecem cópias reduzidas do todo.

mesa com materiais artisticos e mulher a desenhar

Difícil de aceitar para uma pessoa que não tenha qualquer conhecimento matemático!

E a verdade é que Jason Padgett também não sabia nada sobre matemática. Apenas começou a desenhar o que via. O seu trabalho chamou a atenção de alguns cientistas que descobriram que alguns dos seus desenhos retratavam equações matemáticas. Desde então, o artista foi treinado na ciência do cálculo e continua a desenhar as suas figuras. Se para os matemáticos representam equações, permanecem para todos os outros uma forma de arte.

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Desenhe para entender os conceitos matemáticos

Mesmo que não chegue a desenhar fractais, o desenho é para todos um suporte real para a compreensão da ciência. Aliás, utiliza muitas técnicas artísticas durante as aulas de matemática, como utilizar esquemas para tentar visualizar uma noção matemática ou atingir a solução de um determinado problema.

O desenho torna possível formalizar um conceito, visualizá-lo, para o compreender e memorizar melhor. Ao se deparar com um problema matemático, o desenho pode ser uma ajuda preciosa! Desde a escola primária, as crianças são ensinadas a raciocinar para resolver problemas simples, fazendo diagramas e outras representações visuais.

Por isso, tente fazer o exercício de visualizar as quantidades quando estiver a resolver frações, por exemplo. Até os conceitos geométricos correspondem a esta realidade! Afinal de contas, aprendemos os polígonos comparando-os a objetos do quotidiano. E o desenho, além de desenvolver a criatividade, também estimula o cérebro e a mente. Que são qualidades essenciais para ser bom a matemática!

desenho de uma pessoa rodeado de materiais
Um professor que lhe ensine os conteúdos matemáticos pode não ter a noção do impacto que estes têm nas artes. Mas agora que já o sabe, não hesite em os colocar em prática fora da aula! | Fonte: Pexels

Deve ensinar o seu cérebro a desenvolver diferentes modos de pensar. Assim, as suas capacidades de raciocínio são otimizadas. Um cérebro criativo pode fazer coisas e encontrar soluções de forma mais rápida e eficaz! E no desenho, este desenvolvimento reflete-se num aumento da consciência do espaço e dos volumes. Ter noção dos conceitos geométricos, de simetria e perspetiva ajuda a melhorar tanto na matemática como no desenho!

Por exemplo, é obrigatório ser bom a matemática e desenho para se tornar designer gráfico.

Use matemática para desenhar

Logo nas primeiras aulas de desenho, aprende a trabalhar as técnicas básicas através da reprodução. Regra geral, o professor aconselha os seus alunos a identificar formas geométricas nas figuras que vão reproduzir. Isso permite que crie as bases do desenho.

Para desenhar um rosto por exemplo, preparamos a base traçando o contorno do rosto, uma forma oval. De seguida, desenhamos duas linhas perpendiculares que passam pelo centro, para delimitar as diferentes partes do rosto. Podemos, então, utilizar esses pontos de referência para respeitar as proporções de um rosto harmonioso e traçar os diferentes elementos: nariz, rosto, olhos, ouvidos, boca, etc.

Vejamos outro exemplo. Antes de desenhar um carro, começamos por esboçar um cubo, no qual depois desenvolvemos o carro. Os contornos do cubo servem como limites para o desenho. É neles que deve encontrar marcas para traçar os vários eixos que servem para desenhar os restantes elementos.

Representar grandes partes de um modelo com formas geométricas (quadrado, círculo, triângulo, etc.) facilita o desenho. Os princípios geométricos, como a compreensão de formas e estruturas, são fundamentais para criar formas tridimensionais e representações precisas. Com eles pode fazer um gato, um cavalo, uma mão, o corpo humano, outros animais e muito mais, porque podem ser aplicados a tudo o que queira recriar!

pessoa a desenhar planta de casa
Utilize e aplique todos os conceitos matemáticos que aprendeu na escola para ser um artista melhor e mais completo. Verá que no final será capaz de alcançar muito melhores resultados. | Fonte: Pexels

Desenhar alguma coisa significa dividi-lo para reproduzi-lo com fidelidade. Cada parte do desenho é uma forma particular. Ao juntar todas as partes, obtemos um esboço geral. Falta apenas refinar os detalhes, arredondar os cantos, fortalecer os recursos para obter um desenho realista. Para não mencionar explorar a sombra e a luz!

As noções de paralelismo e simetria também estão no centro dos seus primeiros desenhos. Aprender a desenhar também é medir, comparar e dividir. O olho tenta naturalmente tenta marcos para reproduzir o que vemos. Ou seja, sem sequer nos apercebermos, fazemos matemática ao desenhar.

Mas, então, como é que posso aplicar o meu conhecimento matemático para desenhar melhor?

Deixamos aqui algumas das nossas dicas para aplicar os conceitos matemáticos de forma prática:

  • utilize conceitos geométricos, como linhas de fuga e pontos de fuga, para criar perspetivas nos seus desenhos;
  • aplique proporções e razões para garantir que todas as suas reproduções possuem tamanhos e posições realistas (se for esse o objetivo);
  • utilize escalas matemáticas para garantir proporções precisas ao representar objetos e figuras. Este aspeto é especialmente importante ao retratar o corpo humano e rostos;
  • meça e compare distâncias para garantir que todas as partes estão na proporção adequada;
  • utilize a simetria ao criar desenhos simétricos, como rostos humanos ou composições de paisagens;
  • integre padrões matemáticos em elementos artísticos para adicionar interesse visual;
  • utilize a geometria tridimensional e conceitos de volume e forma para representar objetos em 3D, considerando sombras, luz e perspetiva;
  • considere princípios matemáticos ao compor os desenhos, como a "regra dos terços" para distribuir elementos visualmente;
  • experimente proporções áureas e outros conceitos geométricos na composição do seu projeto;
  • utilize gráficos e representações visuais para comunicar informações de forma clara e eficaz;
  • inspire-se em estruturas matemáticas, como o fractais, para criar padrões complexos e interessantes nos seus desenhos.
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Aproveite todos os recursos!

Aplique todos os conceitos matemáticos e geométricos que melhor se adequem ao projeto que está a fazer. Desta forma, será um artista mais completo!

Portanto, a matemática é, sim, uma boa base para o desenho. Da próxima vez que precisar de desenhar um corpo humano, comece com as figuras geométricas!

Caso prefira, também pode encontrar ótimos professores para um curso de desenho particular. Porque não?

Matemática: essencial para criar boas perspetivas

Com um pouco de prática, podemos fazer projetos de desenho cada vez mais ambiciosos. Porque se o desenho desenvolve o sentido artístico, o mesmo vale acontece com a sensação de espaço! Composições mais complexas em que, novamente, a matemática faz sentido!

Para recriar uma paisagem ou uma cena da vida quotidiana, de forma bem feita, precisa de conhecer bem as técnicas de desenho necessárias para reproduzir um objeto tridimensional numa superfície plana. E para conseguir isso, deve dominar os conceitos de profundidade e linhas naturais que podem ser observadas.

Mas como é que se desenham perspetivas?

Dominar profundidades e volumes é desenhar a partir de um ponto de vista específico. Para reproduzir os efeitos da perspetiva, é necessário preparar a folha e traçar as referências essenciais:

  • O horizonte, aquele que vemos acima do nível dos olhos;
  • O ou os pontos de fuga: os pontos para os quais as linhas diretrizes convergem;
  • As linhas diretrizes: marcos que serão utilizados ​​para desenhar construindo o efeito de perspetiva.
pessoa a desenhar numa mesa

Todos estes elementos são importantes para construir as bases de um desenho. Vê o horizonte e o ponto de fuga, por exemplo? E os pontos de referência para a perspetiva do desenho? Em termos concretos, cada elemento desenhado deve caber no quadro!

Também é importante trabalhar os diferentes planos do desenho, reduzindo ou aumentando o tamanho dos elementos que são colocados, de acordo com a sua posição (primeiro plano, plano de fundo, etc.). É verdade que o pode fazer sem necessariamente ser bom nos cálculos matemáticos.

Mas, para isso, precisa de possuir um ótimo sentido de observação. Se for o seu caso, comece a praticar as suas competências para ser capaz de determinar os horizontes e os pontos de fuga. Também deve utilizar o seu conhecimento em simetria para representar os reflexos, por exemplo, e brincar com as sombras.

Que tal começar agora mesmo o seu curso de desenho Lisboa?

O número de ouro: ou como criar harmonia através da matemática

Já alguma vez pensou na harmonia como uma noção matemática? É provável que não, mas é uma realidade. Falamos da proporção áurea, mais conhecida pelo número de ouro. Este conceito, que apareceu na antiguidade, é uma razão matemática e sinónimo de harmonia.

Pode ser encontrado em vários lugares, como:

  • na natureza;
  • ciência;
  • filosofia;
  • etc.

Nas artes em geral, o número de ouro é a base da estética e da harmonia numa obra. Vitrúvio, o arquiteto romano, foi um dos primeiros a definir a proporção áurea. Mas o exemplo mais conhecido da representação destas proporções ideais é, sem dúvida, o famoso "Homem Vitruviano" projetado por Leonardo da Vinci alguns séculos depois.

@andretneves

Homem Vitruviano. Homenagem a Leonardo da Vinci em uma tattoo que já rolou faz um tempinho ;) #ilustracao #desenho #tattoo #tattooartist

♬ Yhorm the Giant - Yuka Kitamura

Este número, também conhecido por Phi (φ), é o resultado do seguinte cálculo: (1 + √5)/2, ou seja, aproximadamente 1,61803398875. A sequência de Fibonacci, por exemplo, é baseada neste número!

Mas inúmeros artistas e arquitetos retiraram inspiração deste conceito para compor as suas obras. Mencionamos Leonardo da Vinci, é claro, mas também Botticelli e muitos outros! Também encontramos o número de ouro no Partenon ou nos projetos do arquiteto Le Corbusier. Muitos designers gráficos adotaram o número para criar os logótipos de várias multimarcas conhecidas, incluindo a famosa Apple. Já para não mencionar a logótipo da National Geographic. Todos conhecemos o retângulo amarelo, mas não é apenas amarelo, também é um retângulo de ouro!

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A toda a volta...

Já parou para pensar quantos logótipos e imagens de marca famosas foram criadas com recurso e inspiração em conceitos matemáticos? Certamente muitos mais do que imagina!

Para aplicar o conceito nos seus desenhos, é simples: deve respeitar as proporções harmoniosas. E, acima de tudo, ter sempre a consciência da importância da matemática nas artes! Mas não se esqueça, desenhar deve ser uma paixão! Portanto, desenhe também pelo seu bel prazer!

E lembre-se, se precisar de ajuda para colocar todos estes conceitos em prática e ser capaz de desenhar com nunca, não hesite em entrar em contacto com um professor particular da Superprof. A forma ideal de complementar a educação que recebeu na escola, um professor da Superprof pode ajudar a melhorar as suas capacidades artísticas quando, onde e como quiser. Estará a criar todas as ilustrações com que sempre sonhou em três tempos!

Por isso, se precisar de um empurrãozinho, encontre um curso de desenho online ou então um bom professor para aulas de pintura na Superprof!

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Louizy

Graduada em publicidade e especializada em Marketing. Adora ler e escrever sobre tudo e mais um pouco.