A disciplina de química é frequentemente apontada como uma ciência central. Qualquer cientista precisar de estudar química em algum momento do seu percurso escolar e profissional! A biologia, por exemplo, estuda toda a química relacionada com os organismos vivos, geologia e ambiente. Isto inclui pesquisas científicas químicas na área dos solos, pedras e minerais. Mesmo a astrofísica precisa de investigar as composições químicas dos planetas, as estrelas e a lua.

Com tantas possibilidades e áreas de atuação, a química é uma matéria essencial para os interessados na carreira científica.

Desde os primórdios, os alquimistas ganharam mais conhecimentos sobre o mundo que nos rodeia a reação quimica da natureza. Durante um longo período, os pró-alquimistas acreditavam que a alquimia permitiria transformar metal em ouro… É claro que esta é uma façanha ainda a ser conquistada.

Desde que o naturalista francês, Antoine Lavoisier, estabeleceu as regras de conservação da massa em 1774, a química esteve envolvida em muitos avanços científicos que o mundo testemunhou nos últimos 250 anos.

A pesquisa original de Louis Pasteur foi na área da cristalografia, um campo especializado da química. Do Sir William Ramsay em 1904 a Sir Gregory em 2018, mais de duas dúzias de químicos britânicos receberam o prémio Nobel pelas suas pesquisas.

Se tem curiosidade sobre o mundo, se já se interrogou sobre a produção de um caramelo ou tem interesse com a preservação do meio ambiente, deve seriamente considerar uma carreira na área da química. Seguem abaixo 10 razões pelas quais deve escolher ter aulas de química, seja para melhorar o seu desempenho escolar ou para seguir uma carreira profissional.

Se está à procura de ter aulas particulares de química, pesquise na Superprof e escolha um professor de acordo com o orçamento que tem disponível!

Tudo o que precisa de saber sobre explicações particulares de química!

1 – Entenda o mundo ao seu redor com aulas quimica

Ao estudar química, irá descobrir a razão de como as coisas ao seu redor funcionam. Porque sabe o chocolate tão bem? Porque consegue o sabão limpar? Porque é que o céu é azul?

Compreender a estrutura dos átomos, a eletroquímica de uma solução de ácido básico ou a estequiometria de uma molécula, é essencial para compreender tudo no nosso ambiente. Desde o uso de pasta de dentes todos os dias pela manhã até ao carregar da bateria do telemóvel.

Qualquer reação na natureza começa por um processo químico, seja a ferrugem do metal ou a digestão de alimentos no nosso corpo. Se tem uma mente criativa, o estudo da química responderá a todas as questões que poderá ter sobre o mundo e o ambiente.

Sabia que as folhas mudam de cor no outono devido à produção de clorofila que é regulada pela luz? Como os dias são menores, a quantidade de clorofila nas folhas diminui e a cor química verde, que é tão prevalecente durante os dias de primavera e verão, dá lugar a outros componentes.

E ainda é possível aprender mais sobre as plantas e a química: a produção de pigmentos de antocianina aumenta conforme o nível de açúcar e cresce durante o outono, dando às folhas uma cor mais amarelada. Os carotenoides, cuja produção não é afetada pela luz solar, dão as folhas em tons mais laranjas e castanhos.

Outra curiosidade! Sabe qual é o motivo pelo qual choramos ao cortar cebolas? Simplesmente porque os ácidos e as enzimas contidas nas células da cebola são libertados quando começa a cortar e o óxido S propanetial, um gás composto por enxofre volátil, é produzido. Portanto, a reação natural dos olhos é criar lágrimas que possam limpar e melhorar a irritação causada.

O processo de alimentos está conectado as reações químicas
Muitos aditivos são encontrados no processo de alimentos e o estudo da química irá ajudar a entender melhor o que come. | Fonte: Unsplash

2 – Tenha mais conhecimento dos alimentos que compra sem precisar de seguir um curso de engenharia química

Mesmo que não pretenda tirar engenharia química, ao estudar química, irá aumentar o seu conhecimento sobre o que compra. A maioria dos alimentos que ingerimos é altamente processado, e é muito importante que seja crítico sobre o que está a ingerir! Entretanto, ao comprar alimentos e ler os respetivos rótulos e embalagens, fica mais difícil ainda compreender os diferentes conservantes, adoçantes e corantes alimentares contidos nos nossos alimentos. Sabia que cerca de 40% dos portugueses não sabe ler os rótulos das embalagens?

Ao compreender melhor o que são aditivos e os seus nomes como ácido cítrico e glutamato monossódico, saberá distinguir quais são os mais seguros e quais não serão mantidos na sua alimentação saudável.

Talvez descubra até que pretende mesmo tirar o curso de engenharia química.

3 – Seja um cozinheiro melhor com a quimica!

Aprender química significa aprimorar os seus dotes culinários. Todos os alimentos são feitos de compostos químicos e o ato de cozinhar passa por mudar e misturar essas ligações químicas, utilizando as melhores técnicas e maneiras de lidar com a combustão, oxidação, redução, solubilidade e reações químicas. Tudo isto para fazer refeições deliciosas…

O processo de caramelização é um excelente exemplo da química por detrás da culinária. Esta reação envolve o que os químicos se referem como pirólise, que provavelmente conhece como queimar. Quando os açúcares reagem com a água acima de uma certa temperatura (entre 110ºC e 180ºC, dependendo dos açúcares envolvidos), dezenas de reações químicas acontecem e centenas de compostos químicos diferentes são libertados. E o sabor é aquela maravilhosa que conhecemos!

Alguns produtos de química são perigosos
Muitos produtos de limpeza são, na verdade, produtos químicos muito perigosos que requerem um manuseio muito específico. | Fonte: Unsplash

4 – Facilmente encontrará um trabalho com a engenharia química ou áreas aproximadas!

A química oferece muitas oportunidades de emprego e áreas de atuação, desde a química nuclear até à química biológica, nas quais poderá especializar-se no ramo que mais desperta interesse. É também muito comum que os químicos se envolvam noutros campos da ciência e colaborem com biólogos, doutores e engenheiros.

Se for uma pessoa que se importa com o ambiente, poderá tornar-se cientista do ambiente e pesquisar novos métodos para lidar com elementos da reciclagem como plástico, papel e cartão. Ou então trabalhar na indústria de alimentos, criando maneiras e novos materiais de forma a reduzir o desperdício de comida e poluição do ambiente.

Também poderá trabalhar com Nanotecnologia que consiste em pequenos elementos, menores que células, para criar métodos inovadores de cirurgia e diagnósticos, bem como remédios mais eficientes.

Quer encontrar o explicador de química ideal para melhorar as suas notas?

5 – Compreenda Física e Biologia

Por tratar-se de uma ciência central, a química é a melhor ferramenta à sua disposição para também compreender física e biologia.

Bioquímica e biofísica são dois campos entre estas três ciências. Ambos envolvem química inorgânica e orgânica, tal como química geral.

Os bioquímicos trabalham em biotecnologias, química medicinal ou ciência forense. Regra geral, costumam trabalhar para agências ambientais, hospitais e laboratórios de investigação.

 6 – Utilize o seu cérebro e a sua cabeça nas aulas quimica

Diferente de outras áreas da ciência como física e matemática, que basicamente utilizam o cérebro para a resolução de problemas e equações complicadas, a química é um campo muito prático.

Como químico, deverá criar um plano e também executá-lo, muitas vezes manipulando perigosos compostos químicos e utilizando diversos e complicados instrumentos.

Investigações químicas estão a trabalhar em novas fontes de combustíveis
Muitas investigações químicas estão a trabalhar na criação de novos combustíveis para lançar foguetões no espaço. | Fonte: Unsplash

7 – Divirta-se com a quimica!

A química é uma ciência que pode ser muito divertida (se for praticada com segurança).

Por que não criar mármores de polímero ou mudar a cor da chama da chaminé da sua casa? É possível divertir-se com vários produtos que encontrar em casa e aprender todas as reações químicas necessárias para recriar essas diversões.

Precisa de se preparar para os exames? Escolha já um professor particular de química!

8 – Compreender as notícias ou uma reação quimica em particular

Todos os dias somos bombardeados com notícias sobre a poluição do petróleo, contaminação da água, descobertas médicas, entre outros… Mas quanto destes assuntos realmente entendemos?

Ao aprofundar o seu conhecimento em química, será mais fácil entender o que se passa no mundo. Nos dias atuais, é essencial entender a repercussão destes eventos como os vazamentos de óleo, contaminações químicas, entre outros!

Como a maioria das indústrias está envolvida nas alterações climáticas e são reguladas por leis nacionais, compreender melhor o que está a acontecer no nosso bairro, cidade ou país, ajudará a manter-se informado. E já sabemos o quanto a informação é valiosa para decisões que envolvem o bem dos cidadãos, como os votos e eleições.

Sabe quanto custa o preço médio das aulas de química particulares?

9 – Faça do mundo um lugar melhor com aulas quimica!

A indústria química tem sido uma das maiores causas para o problema da poluição ambiental mundial. Nos últimos 70 anos, devido ao demasiado uso dos fertilizantes na agricultura, os químicos são responsáveis pela maioria das crises de poluição.

Desperdícios de plásticos, emissões de C02, águas e solos contaminados, podem estar relacionados com o mau uso da química, na maioria das vezes por razões económicas egoístas. Entretanto, estes problemas criados pelos químicos também podem ser resolvidos por eles mesmo, os químicos!

Melhorar o processo da reciclagem de plástico e a criação de novas maneiras de reduzir o lixo mundial, é um dos muitos desafios enfrentados pelos químicos nos dias atuais. Muitos cientistas também têm desenvolvido várias investigações para criar fontes de energia menos poluentes!

Muito mais ainda deve ser feito para salvar o planeta do efeito das indústrias! E a maior parte do trabalho será feito por químicos…

Os plásticos no oceano são um problema que os químicos estão a tentar resolver
O plástico que vai parar aos oceanos é um grande problema e os químicos tem trabalhado para reduzir esta quantidade de lixo! | Fonte: Unsplash

Como acabou de comprovar, a química é muito mais do que aprender a tabela periódica.

Seja o campo e a área de conhecimento da ciência que deseja considerar para a sua carreira, a química sempre servirá como ajuda para entender tudo o que acontece ao seu redor, desde as roupas que veste até a comida que come. E ao considerar os danos causados no ambiente, parece que os químicos terão muito trabalho para ajudar a reparar estes problemas criados pelas gerações anteriores.

Conheça as saídas profissionais ligadas à área da química!

Precisa de um professor de Química ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.