Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito. Através do Pilates, primeiro adquire o controle completo do seu próprio corpo e depois, através da repetição adequada dos seus exercícios, gradual e progressivamente consegue ritmo e coordenação natural em todas as suas atividades subconscientes. Joseph Hubertus Pilates
Uma das atividades que tem ganhado cada vez mais espaço entre os portugueses, sendo procurada sobretudo por aqueles que querem praticar uma atividade física de forma consciente, sem excessos e sem a aparelhagem das academias. O pilates é uma excelente solução para as pessoas que buscam trabalhar a sua flexibilidade, modelar o corpo, fortificar ou reabilitar os músculos, trabalhar a respiração... Concentração, foco, fluidez com uma pitada de meditação, tudo isso é o pilates. Não se trata exatamente de uma filosofia como no yoga, mas sim de um método que engloba uma série de exercícios cujo objetivo é trabalhar o corpo e a mente em concomitância. No Pilates, a palavra-chave é saúde, esse foi o objetivo primeiro do criador do método. A saúde do corpo e da mente é o objetivo principal do pilates. No pilates acredita-se que o bom condicionamento físico é o principal aliado para uma vida mais sã, plena e saudável. Essa crença foi provada pelo próprio criador do método, como podemos verificar na História do Pilates, a seguir... Em Lisboa, pode encontrar aulas de pilates parque das nações que ajudam a despertar o interesse pela prática.
História do pilates
Claro que a história do pilates data de um tempo bem anterior a sua chegada em Portugal... O Pilates tal qual o conhecemos atualmente é uma continuação do legado do seu criador, Joseph Pilates. Nascido na Alemanha em 1883, O senhor Pilates foi uma criança com problemas respiratórios crónicos, além de problemas ósseos. Na sua luta contra essa condição, ele começou a aprender sobre a importância da respiração fluída e no poder do bom condicionamento físico como bases para uma vida mais saudável.

Ainda na infância ele começou a se interessar por desporto e atividades físicas. Na adolescência, ele passou a se interessar pela medicina natural chinesa, influenciado por sua mão que era naturopata. Ao longo da sua juventude ele se dedicou a prática de diferente desportos como mergulho, boxe, ginástica, esqui... Mas a história do pilates começa mais tarde quando Joseph decidiu em 1912 a se mudar para a Inglaterra, onde atuara como preparador físico. Com a explosão da Primeira Guerra Mundial em 1914 Joseph foi confinado num campo de concentração, foi nesse momento que começou a pôr em prática todo o seu conhecimento e crenças sobre a importância do condicionamento físico para a manutenção da saúde. Joseph ajudou outros presos a recuperarem utilizando o seu método de reabilitação física, ao qual ele nomeou num primeiro momento de "Contrologia". Fazendo uso das molas das camas dos seus pacientes, ele criou aparelhos que utilizava a resistência das molas para reabilitar e fortificar a musculatura dos pacientes. Diz-se que Joseph pode salvar a vida de muitos dos seus colegas de confinamento e pacientes, praticando o yoga em casa. A história do Pilates se concretizou no pós-guerra quando Joseph decide se mudar para os Estados Unidos. Na viagem conheceu Clara, que se tornara mais tarde a sua esposa e juntos passaram a trabalhar e difundir o pilates como ferramenta de reabilitação e condicionamento físico. Na década de 30 o pilates fazia sucesso em Nova Iorque, sobretudo entre os dançarinos e ginastas. A clientela de Joseph era composta por artistas de cinema, músicos, lutadores de boxe, atletas de forma geral. Todos buscando melhorar o seu condicionamento físico, a aparência do seu corpo e, obviamente, o seu desempenho. Foram os resultados vindos da prática de pilates que tornou a atividade conhecida. Os benefícios do pilates para a saúde são vários, continue a ler...
Quais são os benefícios do pilates?
A história do Pilates é bem motivadora, certo? Mas deve se perguntar quais são os verdadeiros benefícios do pilates para a saúde?

O pilates é uma prática que trabalha todo o corpo e também a mente. Essa completude é grande diferencial da técnica. Se mente e corpo estão bem, trabalhando juntos e em equilíbrio, as hipóteses de se atrais certas doenças são poucas. Veja como o pilates é benéfico em diferentes estágios da vida:
Benefícios do pilates para crianças
Sim, as crianças podem praticar pilates! Dentre os benefícios do pilates para crianças podemos citar:
- aprimora o alinhamento postural das crianças, criando uma consciência de postura.
- melhora a concentração e adquire uma atenção maior para tarefas como a lição de casa ou as aulas na escola.
- melhora o sono.
- através dos exercícios de equilíbrio, a criança ganha em balanço e simetria corporal.
O pilates na idade adulta
Homens e mulheres adultos beneficiam do pilates de diversas maneiras! Seja para fortalecer a musculatura, esculpir o corpo, emagrecer, melhor o foco e concentração, socializar, melhorar a postura, lutar contra o stress e outras doenças emocionais... O Pilates é um grande aliado para uma vida mais saudável.
Pilates para mulheres grávidas
O método Pilates é uma ótima escolha para as futuras mamães, pois a sua pratica trabalha tanto com o fortalecimento, como o alongamento, além de focar na respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebé e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo. E por falar em respiração, as técnicas para respirar de maneira correta são essenciais para as gestantes, pois ensinam uma lenta inspiração e expiração que ajuda a acalmar a mãe durante as contrações, ajudando a aliviar as dores.
O Pilates na terceira idade
Os nossos velhinhos também podem e devem se beneficiar do Pilates. Algo comum na terceira idade são as vilãs quedas, consequência da perda da flexibilidade e da fraqueza muscular. Com o pilates esse quadro pode ser modificado, já que os exercícios do método ajuda a:
- Prevenir as lesões
- Melhorar os reflexos
- Melhorar a mobilidade
- Melhorar a flexibilidade
- Maior perceção dos movimentos
- Melhorar o equilíbrio
Além de:
- Melhorar a autoestima
- prevenir a depressão
- Manter o peso corporal
- Fortalecer os músculos das pernas e costas
- Contribuir na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
- Ajudar no controlo do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
- Melhorar as reações posturais.
Lembrando que para aproveitar de todos os benefícios do pilates, o ideal é praticar acompanhado de um professor particular.
Os exercícios básicos do pilates para iniciantes
Alguns exercícios de pilates, podem ser feitos no conforto da sua casa! Sem quaisquer aparelhos e sem marcar horário. No entanto, saiba que é preciso saber efetuar o exercício com precisão para que este faça o efeito desejado.

Já dizia o próprio Joseph:
Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.
Realizar os exercícios com foco, concentração e atenção é a chave para conseguir conquistar todos os benefícios que a prática do pilates pode oferecer. Alguns exercícios de Pilates já são conhecidos do cardápio dos praticantes de atividade física. O que muda é a maneira de realizar esse exercício. No pilates, a respiração é a base. É preciso controlar o fluxo da respiração, respirar com fluidez e nunca prender a respiração; Alguns exercícios de pilates são:
- Controle do equilíbrio – Control balance
- Balanço – Rocking
- Elevação da perna – Leg pull
- Torção do quadril – Hip twist
- Ponte sobre os ombros – Shoulder bridge
- Tesoura no ar – Scissors
- Chute com as duas pernas – Double kick
- Rolamento com as pernas afastadas
- Alongamento da coluna – Spine stretch
- Rolando para trás – Rolling back
Quais são os princípios do pilates?
O método de Pilates baseia-se em seis princípios fundamentais, ideais para o bom resultado da prática. A saber:
Respiração
O primeiro e talvez mais importante princípio do Pilates é a respiração, que deve estar sempre coordenada com o movimento feito. Ou seja, ela acompanha o exercício e a repetição deve ter o mesmo tempo que a respiração do indivíduo.
Centro ou Power House
Segundo o princípio, todo movimento feito no Pilates só pode começar quando o “centro de força” do corpo estiver ativado, ou seja, toda a parte abdominal, um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.
Concentração
No Pilates a mente é quem deve guiar o corpo. A concentração é extremamente importante nesse processo para sentir cada etapa do movimento e fazê-lo da forma correta.

Controle
Este princípio é fundamental para atingir a qualidade do movimento, que deve ser feito de forma simultânea e consciente. É preciso que o praticante se mova com facilidade e domínio do corpo.
Precisão
Esse princípio é essencial para a qualidade do movimento, realinhamento postural e para melhores resultados. É algo que se adquire com o tempo e está somado aos demais princípios, principalmente à concentração, que ajuda a levar à perfeição da execução.
Fluidez
O último princípio talvez seja o mais difícil de alcançar porque é resultado de todos os outros feitos corretamente e algumas pessoas levam tempo para chegar a esse nível. Ele indica que o movimento deve ser feito de forma coordenada, harmoniosa e contínua, sem movimentos bruscos e sem interrupções entre as repetições.
Ficou com vontade de entrar em forma ao praticar Pilates? Conte com um dos nossos professores de pilates para iniciantes e tenha uma saúde de ferro!