Viseu é uma cidade interior, situada no centro de Portugal. Com cerca de 60 000 habitantes, poucos são os que se dedicaram a aprender japones, no entanto, os viseenses dominam outras línguas como a língua inglesa, espanhola, francesa e alemã.

A cidade de Viseu, também conhecida por terra de Viriato, é considerada a 17ª cidade europeia com maior qualidade de vida e é a primeira das 18 cidades portuguesas capitais de distrito com a melhor qualidade de vida! Além disso, em 2018 foi considerada como a “Cidade Europeia do Folclore” e no ano seguinte, em 2019, ganhou o título de Destino da Gastronomia.

Há muito para ver e conhecer em Viseu mas, os jovens de hoje em dia estão também muito interessados em aprender sobre outras culturas e a cultura asiática intriga muitos! Aqui os restaurantes de comida japonesa são bastantes e as encomendas de produtos vindos do Japão ainda mais. Não podemos negar que a cultura pop japonesa entrou pelo nosso país e instalou-se para ficar. O cosplay, os anime japoneses que todos conhecemos e até o gaming tem origem no Japão e talvez por este mesmo motivo, hajam cada vez mais jovens a quererem aprender a língua japonesa.

Mas, além dos jovens, também pessoas de outras faixas etárias se deixam levar pela curiosidade, enquanto que outros desejam aprender japones para poderem ter acesso a outras oportunidades profissionais.

Mas, sabemos que o que leva ao crescente interesse em aprender a língua japonesa em Viseu, ter aulas de Japonês em Faro ou noutros locais, é a forte presença da cultura japonesa em Portugal.

A relação entre a língua japonesa e a cidade de Viseu

Embora não muito presentes em Viseu, as aulas de japonês existem, assim como há cursos de japones por todo o país e como já referimos, são cada vez mais os interessados nesta língua milenar, mas, também na intrigante cultura japonesa.

As opções para aprender japones em Viseu não são muitas, passando por institutos privados de línguas ou então o acompanhamento de um professor particular de língua japonesa, o mesmo acontece com os alunos que desejem aprender japones no Funchal.

Mas, quando se comparam estas duas opções, a opção de ter um professor particular de japonês trata mais benefícios aos alunos por vários motivos óbvios, começando com o preço das aulas de japones, que serão bem mais em conta com um professor de japones particular do que num instituto particular.

aulas de japonês em viseu para conhecer tudo sobre a cultura japonesa
Aprender japones poderá permitir aos alunos de Viseu que possam viajar até ao Japão e conhecer locais que só os nativos conhecem | Fonte: Pixabay

Ter um professor particular de japones permitirá aos seus alunos:

  • Acesso a aulas de japonês personalizadas e adaptadas ao ritmo de cada aluno, o contrário acontece em aulas onde existam mais alunos, a tendência do professor será acompanhar o ritmo dos alunos mais rápidos de forma a conseguir cumprir as suas metas de tempo, em vez de garantir que todos os alunos consigam acompanhar. O mesmo constrangimento acontece para alunos com uma maior aptidão para as línguas, que podem sentir-se entediados caso já dominem a escrita japonesa e os colegas da mesma turma ainda se esforcem para conhecer o alfabeto japones;
  • Os horários das aulas de japonês serão mais flexíveis, permitindo ainda que possam ser combinados horários menos comuns entre o aluno e o professor, já que não dependem de mais ninguém para que o curso de japones aconteça a qualquer hora;
  • A poupança pode ser grande, com um professor particular as aulas serão mais baratas do que num instituto onde uma mensalidade terá de ser paga, com um professor particular existem outras facilidades e com um professor particular Superprof, poderá ainda usufruir de packs promocionais de aulas a um preço ainda mais reduzido sem nunca perder a qualidade exigida para a aprendizagem de uma língua como a língua japonesa.

Em Viseu é importante fazer um curso de japones?

Mas então, quais os principais motivos para aprender a língua japonesa na cidade de Viriato? Talvez os mesmos motivos para aprender japones em qualquer cidade portuguesa.

A língua japonesa é indubitavelmente uma das línguas menos faladas em Portugal, mas o que nos esquecemos por vezes é que por ser das línguas que menos portugueses têm interesse em aprender, é uma das mais procuradas a nível profissional e também das que maior rendimento poderá trazer.

É certo que inicialmente pode ser um pouco difícil conseguir aprender uma língua que nada tem a ver com a nossa, nem as letras são iguais, o alfabeto japones é algo muito único e facilmente se consegue distinguir dos outros, mesmo dentro da cultura asiática!

A fonética das palavras e das sílabas, a aplicação das palavras em japones ao contexto certo poderá ser também uma grande dificuldade aos aprendizes já que uma palavra em japones pode significar várias coisas diferentes e por vezes, até opostos. Este tipo de informação não está clara online pois enquanto que nuns sites se pode encontrar uma certa informação, noutros sites a informação pode ser completamente contrária e este é o grande risco de aprender japones sozinho.

ter aulas de japonês em viseu
Não tem de ser de nacionalidade japonesa para fazer traduções japones portugues! | Fonte: Pixabay

Mas, em Viseu, ter a língua japonesa no currículo pode fazer uma grande diferença em todos os campos da vida do indivíduo, tal como:

  • O facto de estar a aprender japones e não ter ainda um certificado mostra que essa pessoa não teme desafios e que se dedica de corpo e alma a algo que deseja, por mais difícil que essa coisa aparente ser, e frequentar aulas de japonês mesmo sem ser fluente, poderá fazer toda a diferença no momento de uma nova contratação, independentemente da área profissional;
  • As traduções japones portugues são complicadas de se fazer e são muito poucas as pessoas aptas a fazê-las e quer seja estudante de japones em Viseu ou assista a aulas de japones no Porto, esta dificuldade irá ser a mesma mas, conseguindo ultrapassar os obstáculos presentes na aprendizagem da língua japonesa, tudo se irá tornar mais fácil e as traduções japones portugues, tão requisitadas por todo o país e com tão poucos para as fazer, podem vir a ser a próxima grande fonte de rendimento do aluno;
  • O Japão é actualmente a 3ª maior economia a nível mundial e isto faz com que os que falem a língua japonesa possam ter oportunidades únicas de trabalhar no Japão ou até de conseguirem uma bolsa de estudos para estudar no Japão;
  • Estima-se que mais de 128 milhões de pessoas falem a língua japonesa e é falada em vários países além do Japão como: Hawai, Guam, Ilhas Marshall, Palau, Peru, Tailândia, entre outros países, e viajar para qualquer um destes locais dominando a língua japonesa pode trazer uma experiência única ao novo falante de japones;

As aulas de japonês em Viseu podem trazer muito conhecimento

Em Viseu estão disponíveis as aulas de japonês online, o que é uma excelente notícia para qualquer aluno que deseje não só aprender japones mas conhecer profundamente a língua japonesa e todas as suas vertentes e também ter um maior conhecimento da cultura japonesa.

Ao ter um professor particular de japones à distância, que pode ser um professor de um curso de japonês em Coimbra, os alunos conseguem ter acesso a outras metodologias de ensino, outras mentalidades e outras informações que nunca conseguiriam se não procurassem algo fora da cidade onde nasceram e cresceram.

Cultura japonesa presente em Viseu
A escrita japonesa será ensinada e treinada por um professor particular profissional e só depois iniciará a aprendizagem da língua japonesa | Fonte: Pixabay

Nas aulas de japonês online, a aprendizagem é igual à aprendizagem da língua japonesa presencial. Basta que haja um computador, ligação à internet, webcam e microfone para que haja comunicação entre o aluno e o professor e poderá começar a aprendizagem de coisas como:

  • Nomes japoneses;
  • O alfabeto japones;
  • Conhecer mais a cultura japonesa e como esta influenciou a língua ao longo dos séculos;
  • O que é um kimono japones e para que é utilizado;
  • Os numeros em japones;
  • Dizer frases em japones como: de nada em japones, obrigado em japones, parabens em japones, bom dia em japones, adeus em japones, ola em japones, amor em japones e tantas outras frases básicas e essenciais para uma comunicação em língua japonesa.

No entanto, em Viseu, embora as aulas de japonês à distância possam trazer mais facilidades aos alunos, existem também professores de japones disponíveis para o ensino presencial.

Ter aulas de japonês com um professor particular!

Como encontrar então um bom professor, seja para aprender japones online ou presencialmente? A Superprof consegue responder a ambos os casos!

Para aprender japones, basta que haja vontade e determinação por parte dos alunos depois disso, tudo o resto se irá desenvolver de uma forma bastante natural pois quando o interesse e a vontade estão presentes e a aprendizagem de uma nova língua está a ser feita sem esforço, o aluno irá começar a dar por si a dizer palavras em japones sem sequer se aperceber e isto é um sinal de sucesso.

aulas de japonês em Viseu
Aprender a língua japonesa em Viseu é possível com um professor particular | Fonte: Pixabay

Em Viseu, existem professores de japones com os quais poderá aprender tudo isto mas, também sobre a cultura japonesa tradicional e também, claro, sobre a cultura pop japonesa que tanto intriga os habitantes de Portugal.

O valor médio das aulas é de apenas 10 euros e 100% dos professores disponíveis na Superprof oferecem a primeira aula gratuitamente.

Mas, se por algum motivo achar que existe um professor de aulas de japonês em Lisboa que poderá corresponder melhor às expectativas e objetivos, poderá também aprender japones com esse mesmo professor.

Na Superprof, tudo é possível e tudo é feito a pensar no melhor dos alunos, para que estes consigam atingir as suas metas, conhecendo cada vez melhor a língua japonesa.

Precisa de um professor de Japonês ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.