A língua italiana é, tal como a língua portuguesa, de origem românica, também conhecida como latina. Estas tiveram a sua origem e evolução a partir do latim e por esse mesmo motivo existem várias palavras parecidas entre as duas línguas. O italiano, é uma língua bastante importante na comunidade europeia, já que é uma das línguas oficiais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Existem mais de 65 milhões de pessoas que têm o italiano como língua materna, e este é utilizado por mais de 14 milhões como segunda língua. Esta é conhecida também por ser a linguagem da música devido à ópera. É também, uma língua de baixa dificuldade para nós, portugueses, aprendermos pois tanto na parte gramatical como na ortográfica, existem várias semelhanças à língua portuguesa! Em Faro, pode encontrar vários eventos ligados à gastronomia e cultura italiana e pode também fazer vários cursos de italiano para aprender italiano para utilizar tanto na sua vida profissional como na sua vida pessoal.

Faça um curso de italiano em Faro!

Faro é uma cidade bastante conhecida por todos, de Norte a Sul, procuram o Algarve para as férias, já que é um dos destinos preferidos dos portugueses no interior para fazer férias em Portugal. Mas, o nome Algarve tem bastante mais destaque nos países estrangeiros e, sendo Faro no Algarve, podemos deduzir a quantidade de turismo que passa na cidade anualmente.

Esta é uma cidade que nos meses mais quentes, de Maio até Setembro não para, há sempre gente nova, pessoas a quererem conhecer tudo, as suas praias, as suas vilas, os seus monumentos, gastronomia e história. Não é incomum passear pelas ruas de Faro e não ouvir uma única palavra portuguesa mas em vez disso, palavras italianas, inglesas, alemãs, espanholas, entre outras.

Curso de italiano no Algarve
O Algarve tem imensos locais fantásticos, o que funciona como um chamariz de turistas tanto nacionais como estrangeiros | Fonte: Pixabay

Não só por esse motivo, mas principalmente, é muito importante que os algarvios tenham capacidade de receber e acolher bem os seus visitantes, já que estes contribuem bastante para a economia local. Fazer um curso de italiano em Faro é nos dias de hoje uma grande mais valia pois sabemos que o mais normal é que todos falemos ingles, como uma segunda língua, o mais escolhido será o espanhol ou o francês, o que faz dos habitantes que se tenham dedicado a aprender italiano raros e muito valiosos nesta cidade! Existem também habitantes de várias cidades como a cidade de Viseu que fazem cursos de italiano para trabalharem em Faro.

Comece por aprender italiano basico

O italiano é uma língua linda e bastante apelativa e chamativa. Por ter tantas semelhanças à nossa língua, pode parecer fácil de aprender e na realidade, para nós, portugueses, é. Mas ao mesmo tempo que as semelhanças linguísticas nos facilitam a vida ao aprender italiano, a verdade é que podem também criar alguma confusão e podemos mesmo chegar a esquecer-nos de como se escrevem algumas palavras em português.

Isso é natural para quem fala mais do que uma língua, mas para o tentar evitar ao máximo tente estudar e praticar sempre que tenha oportunidade pois como sabe, as línguas não se aprendem sem prática, aliás, o que acontece com a falta de prática é exatamente o oposto, podemos esquecer tudo o que foi aprendido e Faro, tal como a cidade do Porto é ótima para aprender italiano já que pode ter contacto com vários turistas italianos! Para iniciar a aprendizagem de qualquer língua, deve começar pelo básico, alguns exemplos:

  • Bom dia em italiano- Buongiorno
  • Boa noite em italiano- Buona notte
  • Adeus em italiano- Addio
  • Obrigada em italiano- Grazie
  • De nada em italiano- Prego
  • Bom apetite em italiano- Buon appetito
  • Boa viagem em italiano- Buon viaggio
  • Feliz aniversário em italiano- Buon compleanno
  • Verbos em italiano
  • Dias da semana italiano:
  1. Lunedì (Segunda-feira)
  2. Martedì (Terça-feira)
  3. Mercoledì (Quarta-feira)
  4. Giovedì (Quinta-feira)
  5. Venerdì (Sexta-feira)
  6. Sabato (Sábado)
  7. Domenica (Domingo)
placa com frases italianas
No final do curso de italiano, conseguirá passear pelas ruas de Itália e interpretar todos os sinais e placas que encontrar | Fonte: Pexels

Encontrou alguma semelhança, reconheceu alguma palavra? É natural, não se esqueça que o italiano e o espanhol, assim como o português têm a mesma origem! As suas aulas deverão começar pela aprendizagem do italiano básico, sabendo as frases italianas principais, como se apresentar, os dias da semana e os números, irá passar para a gramática, não se assuste, esta também não é complicada!

Na verdade, as aulas de italiano seguirão sempre o mesmo formato seja em Faro ou um curso de italiano em Beja. A gramática italiana é bastante parecida com a portuguesa, tendo os mesmos tempos verbais conjugados de forma bastante parecida, embora, utilizem o tempo verbal presente do indicativo para se referirem a eventos futuros!

É também fácil reconhecer o género dos substantivos já que estes, à semelhança do português por norma, sendo femininos terminam em "a", sendo masculinos terminam em "o". Sendo uma palavra masculina, no plural o "o" será substituído por um "i" por exemplo: libro- libri. Nas palavras femininas, passando ao plural, o "a" torna-se num "e" como no exemplo: casa- case. 

Porque deve aprender italiano?

São vários os motivos que podemos enumerar para realçar a importância que tem nos dias de hoje falar alguma língua além do ingles e aprender italiano é cada vez mais uma boa aquisição ao seu currículo.

7 motivos para aprender italiano:

  • Saber falar italiano permite ao seu cérebro a habituação à aprendizagem de outras línguas, tornando-se mais fácil para si assimilar mais conhecimentos e no futuro aventurar-se por um curso mais difícil como um curso de alemão;
  • O italiano, é para os portugueses relativamente fácil de aprender já que as duas línguas derivam do latim e têm várias semelhanças entre elas;
  • Pode dar um salto na sua carreira fazendo um curso de italiano, tendo assim acesso a muito mais oportunidades profissionais em qualquer cidade do país, até no Funchal o seu curso de italiano pode ser bastante valorizado;
  • São mais de 80 milhões de pessoas que utilizam o italiano tanto como língua materna como segunda língua, o que nos faz pensar que realmente um curso de italiano nos pode abrir portas para novas oportunidades e para conhecermos mais pessoas;
  • Pode ouvir as mais famosas obras musicais de opera e conseguir entender o que é cantado pelos artistas, em vez de apenas ser capaz de sentir a música;
  • Possibilidade de ler as obras mais famosas italianas como a Tetralogia Napolitana sem perder nenhum do seu conteúdo nas traduções;
  • Pode viajar para qualquer país onde o italiano seja falado ou uma língua oficial como: Itália, San Marino, Suíça, Vaticano, Ístria, Eslovénia, Croácia, Córsega e Nice e também em alguns países africanos e americanos, e poder falar com os seus habitantes na sua própria linguagem o que lhe permitirá uma aprendizagem muito mais rica não só acerca dos seus costumes mas também a história e o modo de vida.
Canal de Veneza
Viaje por Veneza e conheça as suas riquezas e belezas e viva a experiência de ser italiano com um curso de italiano! | Fonte: Pixabay

Além de todos os motivos supra citados, certamente terá os seus motivos pessoais para querer aprender italiano. As possibilidades são inúmeras acerca do que pode fazer depois de terminado o seu curso de italiano, podendo até tornar-se o próximo tradutor portugues italiano ou de italiano para portugues!

Existe também a possibilidade de mudar de cidade, podendo procurar novas oportunidades ligadas ao curso de italiano em Lisboa. Se procura um rendimento extra, uma nova forma de lazer, seja a viajar ou a aproveitar as obras que os italianos criaram, sejam elas musicais ou literárias, ou então ter novas oportunidades profissionais, fazer um curso de italiano será o mais acertado para si!

Encontre o curso de italiano em Faro com a Superprof

Em Faro, poderá aprender italiano, a linguagem da música, associada ao glamour, à moda, às massas e pizzas (boa gastronomia) com cursos de italiano! Os cursos de italiano são grandes aliados aos que quiserem aprender italiano por vários motivos, embora seja possível aprender italiano online sozinho, nunca irá conseguir atingir um bom nível pois qualquer dúvida que lhe possa surgir, irá encontrar sites com informações diferentes ou então, não irá encontrar a resposta. Além disso, a informação gratuita só nos leva até um certo ponto, se quer mesmo aprender italiano e falar esta língua de forma fluente, deve ter um professor de italiano e fazer um curso com o mesmo.

A Superprof tem vários professores de italiano inscritos entre os quais se encontram alguns nativos! Poderá seguir o seu sonho de ser tradutor portugues italiano ou de italiano para portugues com aulas de italiano dos nossos professores. Tem também a possibilidade de aprender italiano online e desta forma, poderá escolher o seu professor ideal de uma lista com perto de 800 professores de todo o país. Já imaginou aprender italiano com um professor de Coimbra?

Estudar italiano para aprender
Para ter sucesso no seu curso, deverá estudar e dedicar-se à matéria que vai aprendendo | Fonte: Pexels

Relativamente aos preços praticados pelos professores Superprof para o curso de italiano presencial em Faro, este tem uma média de 8 euros, podendo ser este valor superior ou inferior, dependendo do professor que selecionar.

No caso de aprender italiano online, o valor médio do curso de italiano online com professores de italiano de Portugal inteiro é de apenas 10 euros. Independentemente do formato de aulas de italiano que escolher, 99% dos professores inscritos na Superprof oferecem a sua primeira aula de italiano de forma completamente gratuita!

Aproveite esta aula para conhecer o professor, o seu método de ensino e qual a sua experiência e também falar sobre os seus objetivos com o curso de italiano. Em menos de nada saberá os dias da semana italiano e as frases de italiano básico para que possa a partir daí desenvolver e falar italiano fluentemente! Impareremo l'italiano?

Precisa de um professor de Italiano ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.