A cidade do Funchal, que coincide com o seu concelho e se subdivide em 10 freguesias, contabiliza cerca de 111.892 habitantes (de acordo com dados dos censos de 2011). Destes habitantes, mais de 29 mil têm até 24 anos, ou seja, são população em idade escolar.

Paisagem de mar e falésias no Funchal
A todos os estudantes de física do Funchal: as aulas particulares podem resolver os problemas com esta disciplina! | Fonte: Pixabay

E se há algo que ninguém pode negar é que o percurso académico e a vida de estudante nem sempre é fácil. É comum os alunos depararem-se, por vezes, com algumas dificuldades sobre uma certa matéria ou até de forma mais recorrente face a alguma disciplina. Muitas vezes, até, existe algum desanimo face à escola e não se percebem as vantagens de boas bases de estudo porque nem sempre se gosta de tudo o que é lecionado em sala de aula ou, até, dos professores.

A aprendizagem da física e o estudo da disciplina de físico-quimica pode constituir um desses obstáculos aos bons resultados. Mas não vale a pena desanimar! Há sempre solução.

O acompanhamento escolar feito por um professor particular pode ajudar o aluno a preencher lacunas na aprendizagem, a desenvolver e aprofundar os tópicos abordados em sala de aula e a trabalhar habilidades como o sentido crítico, os métodos de estudo, a capacidade de interpretação, a coerência e raciocínio lógico. Além disso, um acompanhamento periódico e aulas de reforço em disciplinas específicas ajudarão a apontar as principais dificuldades encontradas pelo aluno nas disciplinas ou matérias estudadas na escola. Tudo isto resulta num melhor desempenho e, consequentemente, num sentimento de satisfação que origina maior dedicação.

Então, se é estudante na bonita cidade do Funchal ou se tem jovens alunos em casa que estão a ter algum problema em decifrar as leis da física, este artigo é ideal para si. Vai perceber um pouco o que é esta disciplina fundamental e as formas e maneiras que existem na cidade da ilha da Madeira para procurar apoio escolar.

Aliás, até lhe damos mais: estendemos horizontes, passamos fronteiras e mostramos-lhe como é fácil ter aulas particulares de física com professores de Faro!

Com isto abrimos a porta aos leitores que possam estar também interessados em dar aulas particulares. Aqui vai perceber que com a ajuda da Superprof, este objetivo pode tornar-se facilmente realidade. Se percebe de física como ninguém, inscreva-se na Superprof e encontre alunos para dar explicações de física quânticos em Viseu! É tão fácil como parece. Os alunos vêm até si e podem chegar contactos dos quatro cantos do país, bastando-lhe para isso ter uma webcam.

Vamos a uma rápida leitura para perceber do que falamos?

O que é a fisica quantica?

Física é um termo que provém do grego phisis e que significa “realidade” ou “natureza”. É uma área de conhecimento fundamental e, em conjunto com a Matemática, está nos alicerces de todas as outras áreas científicas e tecnológicas. Da antiga Filosofia herdou a procura pela verdade, pelas leis e conceitos primordiais pelas quais se regem os fenómenos da Natureza e que nos permitam explicar a matéria, o Universo e mesmo a Vida. Neste sentido, a física é a área científica que está na fronteira do conhecimento.

Quadro de ardósia com equação de física
A ONU declarou 2005 como o Ano Internacional da Física | Fonte: Pixabay

Baseia a sua metodologia na observação dos fenómenos naturais, mas também na realização de experiências: quando a observação não é possível, procura obter e verificar as suas conclusões através das experimentações. Além do mais, as suas teorias permitem realizar previsões relativamente a experiências futuras.

Tradicionalmente, a física, também denominada de física clássica, está dividida nas seguintes áreas:

  • Termodinâmica: estudo de tudo o que diz respeito ao calor;
  • Acústica: estudo do som;
  • Eletrodinâmica: estudo da eletricidade;
  • Mecânica: estudo do movimento;
  • Ótica: estudo da luz;
  • Magnetismo: estudo das interações do tipo eletromagnético.

Por outro lado, a física moderna permitiu o desenvolvimento de novas áreas, como consequência do crescente aumento de precisão experimental. Assim, podemos dizer que a física moderna se subdivide em macrofísica, que inclui a física clássica e em microfísica que pretende dar uma visão unitária de todos os fenómenos da Natureza inerte.

Como os limites desta ciência são vagos, acabamos por encontrar nela a existência de áreas muito distintas tais como:

  • Biofísica: estuda os aspetos físicos da biologia;
  • Astrofísica: estudo da física dos corpos astronómicos e das suas interações;
  • Geofísica: estudo da Terra com o auxílio da física;
  • Mecânica quântica: estudo do comportamento dos corpos com massa muito pequena e velocidade de propagação muito elevada;
  • Física relativista: estuda os corpos que se movem a velocidades próximas das da luz;
  • Física atómica: estuda as camadas electrónicas dos átomos;
  • Física nuclear: estudo dos núcleos atómicos e das suas interações;
  • Física das partículas: estudo das partículas elementares;
  • Física do estado sólido: estudo deste estado de agregação da matéria;
  • Física dos plasmas: estuda a matéria no estado de agregação com este nome;
  • Física de altas energias: trata da produção das partículas elementares submetidas a processos de choque a altas energias.

No que diz respeito ao campo de aplicação, a física pode ser classificada em:

  • Teórica: desenvolvimento de modelos matemáticos apropriados para a descrição e justificação dos fenómenos observados;
  • Experimental: determina experimentalmente as propriedades observadas;
  • Aplicada: aplica o saber físico à construção de sistemas práticos para a solução de problemas de índole técnica.

A sua importância para o desenvolvimento foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, que declarou 2005 o Ano Internacional da Física.

Torne-se um doutor de fisica na universidade no Funchal

Claro que um dos principais motivos pelos quais pode ter de procurar um professor particular de física em Portugal será os estudos.

Alunos do ensino básico têm, normalmente, algumas dores de cabeça com a disciplina de físico-quimica e, por isso, é perfeitamente natural que nalguma altura demonstrem a necessidade de algum apoio ao estudo para ultrapassar dificuldades.

Professor de física a ler com fórmulas em cenário de fundo
A Universidade da Madeira disponibiliza o ciclo de estudos do Doutoramento em Física | Fonte: Pixabay

Também no secundário os alunos que escolham o agrupamento de Ciências terão de continuar a conviver com esta maravilhosa, mas complexa, ciência fundamental e a um nível um pouco mais exigente com os exames nacionais de ingresso ao ensino superior. Se for o seu caso ou se tem filhos nesta situação, talvez seja o momento ideal para procurar explicadores de física no Funchal ou que tal encontrar aulas particulares de fisico quimica no Porto? Com a Superprof pode fazer isto sem ter de sair de casa.

Muitas vezes também os alunos universitários sentem que seria bom algum acompanhamento. Recorde-se que a Física e a matemática andam a par e passo!

Mas na Madeira, existe apenas uma Universidade, a UMa (Universidade da Madeira) na qual, ao nível de cursos superiores relacionados com Física, só existe a possibilidade de Doutoramento. Este curso acontece na Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa e, como se lê no site da própria universidade:

“O ciclo de estudos do Doutoramento em Física é composto por 3 anos académicos dedicados ao trabalho de pesquisa e elaboração de uma tese original (não há componente curricular). A pesquisa é realizada no Departamento de Física da Universidade da Madeira e no Polo na UMa do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) do Instituto Superior Técnico. O principal objetivo deste ciclo de estudos é a formação avançada e qualificada dos alunos no campo dos estudos fundamentais e nas áreas relacionadas com a indústria de alta tecnologia.”

Ou seja, se for realmente o seu desejo formar-se em engenharia física ou noutra área da física, não desespere! Pode sempre fazer as malas e rumar até Lisboa, uma cidade com grande oferta em estudos de física. Vive uma nova experiência, numa cidade diferente no Continente e começa já a formar um currículo mais interessante!

Com aulas particulares vai passar a engenharia fisica com nota máxima!

As aulas particulares são uma realidade e podem ser uma ótima opção para vários contextos e situações. Seja para os alunos que necessitam de algum apoio para melhorar resultados a esta disciplina, para preparação dos exames nacionais ou para realizar algum trabalho, mas também é uma solução que pode tornar-se vantajosa para docentes.

Se quer ser professor de física, mas gostaria de manter a sua autonomia e liberdade, ter a sua carreira nas mãos e não estar sempre dependente de colocações e vagas, que tal tornar-se um professor particular? Na Superprof encontra toda a ajuda que precisa para divulgar o seu perfil e o seu trabalho e para angariar facilmente alunos.

Professora particular de engenharia física a dar aulas
Se tem dúvidas na matéria de física, entre na Superprof e encontre o professor particular ideal no Funchal e noutras zonas do país! | Fonte: Pixabay

Além disso, não terá que se limitar ao território do Funchal porque com uma simples câmara e ligação à internet, pode dar aulas remotamente, uma realidade cada vez mais conhecida de todos e que ajuda muito a poupar custos e a gerir o tempo. Assim aumenta o número de estudantes a quem pode dar aulas e até ter alunos da cidade de Coimbra para explicações de fisica.

Não existem muitos professores da Madeira inscritos na Superprof, por isso terá uma grande visibilidade garantida no site e poderá ajustar o seu preço por hora da forma que lhe seja mais conveniente sendo que, neste momento, o valor médio por uma hora de aula dada por professores na zona do Funchal está nos 8€.

O mesmo é valido para os alunos interessados nestas aulas. Não é necessário restringirem a pesquisa de professores particulares para esta ilha madeirense. Se as aulas via webcam forem uma hipótese viável, poderão considerar e encontrar professores do país inteiro com disponibilidade para ajudar nestas aulas de apoio a Física.

Faça uma pesquisa na plataforma da Superprof, é muito fácil, intuitivo e seguro. Inicie uma conversa com alguns professores, faça perguntas e explique os seus objetivos e dificuldades.

Se ambicionar ser professor, faça o mesmo!

A partir de agora, todos os problemas de Física terão solução.

Precisa de um professor de Física ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Laura

Apaixonada por comunicação sob todas as suas formas, sempre soube que faria dela minha profissão. Sempre com as palavras e as pessoas no centro, tenho o privilégio de já ter sentido o poder transformador desta área nalgumas das suas múltiplas dimensões: no jornalismo, em marketing e em comunicação empresarial.