Viseu é cidade e sede de um distrito português pertencente à tradicional província da Beira Alta, Região do Centro e sub-região do Dão-Lafões. Limita a norte com o distrito do Porto, o distrito de Vila Real e o distrito de Bragança, a leste com o distrito da Guarda, a sul com o distrito de Coimbra e a oeste com o distrito de Aveiro.

É o nono maior distrito português e conta com uma população residente de mais de 390 mil habitantes (segundo dados de 2009).

Um postal da cidade de Viseu
Viseu tem mais de 25 mil habitantes em idade escolar | Fonte: Morguefile

A cidade de Viseu tem 57.975 habitantes e uma área urbana com cerca de 66.143 habitantes, sendo uma das principais cidades da região do Centro de Portugal.

É conhecida como a cidade de Viriato visto que, segundo dados históricos, este herói lusitano terá nascido nesta região, e desde 2007 é considerada a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.

Segundo um inquérito de opinião organizado nesse ano pela DECO sobre qualidade de vida, Viseu é a 17.ª cidade europeia com maior qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida, em 2012 volta a receber essa distinção e, já em 2019, foi ainda considerada como Destino de Gastronomia.

Rodeada por várias serras e rios, a sua localização é bem central no mapa e ao mesmo tempo que revela tranquilidade e segurança, tem em si um forte polo cultural e artístico que estão também na base de ter sido considerada das melhores cidades para se viver.

Com mais de 25 mil habitantes em idade escolar, a cidade de Viseu não descura a educação e conta com vários estabelecimentos de ensino dedicados à formação dos seus jovens para as mais variadas áreas, incluindo a da física.

Portanto, se é um aluno viseense a precisar de um pequeno empurrão para ultrapassar dificuldades ou um professor à procura de novas oportunidades, deixamos aqui dicas preciosas sobre aulas particulares de física na cidade de Viriato.

Apostar numa formação superior de fisica

A proximidade ao mundo da física é comum a todos nós e obrigatório, visto que faz parte do plano curricular ainda em idade escolar obrigatória. Já sabemos de antemão que os mais novos aí de casa terão contacto com esta ciência nalgum momento do seu percurso escolar. Por isso, como se costuma dizer, mais vale prevenir do que remediar e talvez valha a pena iniciar já a pesquisa para algum tipo de apoio ao estudo em todas as cidades portuguesas.

Além das escolas de ensino básico, de 2º e 3º ciclo e secundárias, em Viseu existem quatro universidades:
• Instituto Piaget - Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu
• Instituto Politécnico de Viseu
• Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares - Viseu
• Universidade Católica Portuguesa

No entanto, nenhuma destas tem cursos relacionados com física. Contudo, pode sempre decidir tirar uma formação em engenharia física em Lisboa, por exemplo. Assim não só não desiste do seu sonho, como ainda descobre uma nova cidade para viver, conhece pessoas novas e ganha experiência. Já tinha pensado nisto?

Estudante escondido por livros de física.
A disciplina de Física faz parte do plano curricular para os alunos que optam pelo agrupamento de ciências no secundário | Fonte: Pixabay

Mas porque vale a pena estudar física em Viseu?

É uma área muito vasta e abrangente que tem muitas saídas profissionais e uma boa taxa de empregabilidade.

Formando-se em física pode exercer atividades profissionais técnico-científicas ligadas a:
• empregos científicos em laboratórios de I&D,
• setor dos serviços e no sector financeiro,
• empresas de desenvolvimento e teste de software,
• unidades de saúde,
• desenvolvimento e manutenção de instrumentação
• tecnologias nucleares e imagiologia médica.

Ou, ainda, desempenhar profissões de ensino e difusão da ciência enquanto docente no sistema de ensino, em centros interativos de divulgação da ciência, em museus de ciência ou enquanto professor particular e independente.

Dicas de estudo para o exame fisica e quimica

Apesar de não existir o curso nas Universidades de Viseu, a disciplina de física e físico química é lecionada nas escolas da cidade de Viriato, como acontece no resto do país.

E sendo esta uma disciplina complexa, pode estar na origem de algumas dores de cabeça por parte dos alunos. A altura dos exames é de facto complicada. É o momento de, em poucas horas, conseguir a nota desejada que depois poderá ditar o percurso futuro! Há pressão, é muita matéria e uma boa ajuda pode ser valiosa nesse momento. Nesse sentido, a cidade tem programas de ajuda e apoio ao estudo e lembre-se que poderá encontrar professores de física através da Superprof.

Aliás, o ideal é sempre fazer-se acompanhar de um profissional, um professor particular que possa responder especificamente às suas dúvidas e com quem seja possível rever a matéria através do método mais apropriado para que a compreenda. Mas vamos falar desta opção mais à frente.

Aluno tira apontamentos de estudo
Desenhar esquemas e tirar apontamentos é uma forma eficaz de estudar e rever a matéria de físico-química para o exame nacional | Fonte: Pixabay

Agora acreditamos que vale a pena deixar aqui algumas dicas e sugestões de estudo para os alunos que vão enfrentar os temíveis exames de Física e até para os estudantes viseenses que pretendem tirar o curso de física quântica no Porto, por exemplo, visto que como já referimos não existe essa possibilidade em Viseu.

Então, atenção a todos os estudantes! Vamos deixar algumas estratégias quase infalíveis que podem efetivamente ajudar qualquer aluno a estudar para os exames nacionais de forma produtiva, diminuindo o stress e o tempo de estudo.

Preparar o espaço de estudo – dedique uma zona da casa ao estudo, livre de distrações e sempre com os materiais que vai utilizar previamente organizados. Ter um espaço próprio para estudar ajuda o cérebro a assumir que aquele momento, naquele local é para aquela tarefa e, assim, a concentração aumenta.
A matemática – em disciplinas como física, a matemática é a base e é, por isso, fundamental dominá-la para conseguir compreender a matéria. Por isso quando estuda física, lembre-se que também está a estudar matemática e que uma não existe sem a outra.
Estudar diariamente – crie o hábito de estudar um pouco todos os dias. Desta forma evita longas maratonas e será muito mais fácil compreender e interiorizar a matéria. Além disso, com este método conseguirá listar e priorizar dúvidas e no dia seguinte encontrar a resposta às mesmas.
Compreender em vez de decorar – há pouco na física que necessite de ser decorado e, mais ainda, não será uma aprendizagem útil se assim for. Lembre-se que a física é observação, experiência e aplicação. Tudo isto envolve raciocínio lógico e pensamento crítico. A compreensão dos conceitos físicos é mais eficiente do que usar o tempo de estudo para decorar fórmulas.
Desenhar ajuda – é verdade, desenhar as situações descritas nos enunciados dos exercícios é uma boa forma de traduzi-los para uma linguagem mais simples e que pode ser entendida mais facilmente. Fazer esquemas com diagramas, vetores, trajetórias e relações entre grandezas facilita a resolução de exercícios e torna as informações mais clarividentes e de fácil acesso. Com isto ganha, ainda, uma competência de síntese e de estratégia de esquema muito útil para várias disciplinas e quadrantes da vida de forma geral.
Sublinhar e anotar – à semelhança dos esquemas, se destacar informação que considera fundamental e traduzir por palavras próprias o que acabou de entender, com pequenas notas ao lado, vai conseguir interiorizar mais facilmente a temática estudada. Na física procura-se estabelecer teorias, leis e compreender grandezas, pelo que nada melhor do que fazê-lo por si mesmo com apontamentos.
Dormir bem – o sono é um fator primordial para a concentração e a capacidade de reter informação. Procure manter hábitos do sono constantes e dormir as horas que forem necessárias para sentir o seu cérebro e o seu corpo desperto nos momentos de estudo.
Pedir apoio – se sentir que o esforço que faz sozinho não é suficiente, não hesite em pedir ajuda. Há muitas formas de o fazer e uma delas pode ser muito eficiente por diversas razões: contratar um professor particular de física na Superprof.

Os Superprof de Viseu simplificam a engenharia fisica

Seja para o ensino básico, o ensino secundário ou o ensino superior, para entender melhor todos os meandros da física e conseguir os resultados pretendidos, talvez o melhor seja mesmo entrar em contato com um professor particular de física em Viseu.

Esta solução é perfeita para quem quer aprender rapidamente e com uma boa metodologia orientada. A principal vantagem das aulas particulares é que os alunos têm o acompanhamento totalmente personalizado de um profissional experiente que os ajudará a entender, aprender, memorizar e rever a matéria. Durante uma ou duas horas por semana – o que entender melhor – os estudantes podem esclarecer qualquer dúvida com o professor e além de melhores notas, vão aumentar a sua confiança e desenvolver melhor certas competências pessoais que são muito importantes na idade escolar.

Professor dá aulas via webcam
O preço médio por hora dos professores particulares de física que estão em Viseu é de 10€ | Fonte: Pixabay

Na nossa plataforma Superprof, é possível encontrar um grande número de professores de física na região de Viseu que estão certamente prontos para o acompanhar a si ou aos estudantes de casa numa boa e evolutiva aventura.

Graças à fácil e rápida visualização do perfil de todos os profissionais inscritos na Superprof, consegue de forma simples ter uma ideia da experiência, dos métodos de ensino preferencialmente aplicados e do valor das aulas. Em média, para Viseu, o preço por hora é de 10€ e encontra mais de uma dezena de profissionais disponíveis para ajudar a resolver os seus problemas.

Quando sentir que precisa, nós temos a ajuda certa para si. Aqui na Superprof vai encontrar muitos professores de física disponíveis para lhe dar aulas particulares de apoio durante o período que for necessário, com quem pode falar facilmente para fazer perguntas e esclarecer as dúvidas.

Além disso, é possível escolher ter as aulas remotamente, via webcam, e assim escolher um professor de física de Faro ou de outro ponto do país.

Se é professor de física e quer aumentar os rendimentos ou mudar de rumo profissional para se sentir mais autónomo, este pode ser o caminho para si.

Aliás, se ainda estiver na faculdade a estudar engenharia física em Coimbra, por exemplo, e quiser juntar algum dinheiro, que tal começar a dar aulas particulares de física a alunos do Funchal, de Viseu ou de outra cidade portuguesa?

A Superprof está aqui para o ajudar a encontrar a solução!

Precisa de um professor de Física ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Laura

Apaixonada por comunicação sob todas as suas formas, sempre soube que faria dela minha profissão. Sempre com as palavras e as pessoas no centro, tenho o privilégio de já ter sentido o poder transformador desta área nalgumas das suas múltiplas dimensões: no jornalismo, em marketing e em comunicação empresarial.