"A dança é uma expressão perpendicular de um desejo horizontal." - George Bernard Shaw
Independentemente do estilo das modalidades que preferir, seja desportivo, artístico ou sensual, a prática de pole dance tem inúmeros benefícios físicos e mentais para o organismo.
Quer seja um aluno principiante ou intermédio, a dança do varão permite ganhar flexibilidade e equilíbrio e contribui para o reforço profundo do tronco e reforço da zona abdominal. Também permite trabalhar o sentido rítmico e adquirir uma maior liberdade de movimento e confiança. Além disso, ainda trabalha a sua sincronização, capacidade de expressão, criatividade e emoções, e permite ganhar sentido rítmico e sensualidade.
Mas estas não as são as únicas vantagens! Se quer conhecer as outras, continue a ler para saber mais sobre pole dance e como pode beneficiar a sua condição física e mental.
Aumenta a flexibilidade
A pole dance é uma modalidade que pode ser muito desafiadora e, como tal, contribui para o desenvolvimento do corpo como um todo. E o aumento da flexibilidade é um dos benefícios desta atividade.

Os movimentos envolvidos implicam alongamentos, flexão e contorção. À medida que vai praticando, o facto de que está mais flexível é o benefício mais óbvio e representa uma enorme vantagem para a sua saúde. Isto porque impede um desgaste prematuro das articulações, má postura e, a longo prazo, ajuda a aumentar a capacidade para ações básicas como caminhar ou levantar.
Mesmo com pouco tempo de prática, é possível notar uma maior amplitude de movimento e mais facilidade em alongar o corpo, graças às manobras e posturas que potencializam o desenvolvimento corporal. Nas aulas vai trabalhar as partes que não movimenta normalmente no dia a dia, que é indispensável para a saúde do esqueleto e para evitar certas lesões.
Além disso, ser mais flexível também é uma condição para avançar nas aulas da dança.
Queima calorias
A dança do varão é considerada um dos exercícios mais completos, devido à sua capacidade de trabalhar várias partes do corpo com eficiência. Aliás, estima-se que seja possível queimar até 400 calorias numa única aula!
A combinação da execução dos movimentos de dança, o esforço para manter o equilíbrio e a capacidade de erguer o peso do corpo usando apenas a barra como apoio, leva a que o pole dance, ao aliar o treino de cardio com o treino de força, seja um ótimo exercício quem procura uma forma diferente de fazer exercício e emagrecer de forma eficiente.
E é precisamente por este motivo que é uma atividade capaz de ajudar a queimar muitas calorias. Se a unir a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, esta dança pode ajudar no processo de emagrecimento ou de manutenção do peso.
Saiba ainda onde a pode aprender!
Fortalece os músculos
Fazer exercício sem utilizar nada mais do que o próprio corpo e um varão não é uma tarefa simples, ainda que possa ser extremamente eficiente e divertida. Engane-se se pensa que o pole dance é uma atividade muito fácil.

Trabalha não só os músculos superiores, responsáveis por grande parte das acrobacias e manobras, mas também fortalece os músculos do abdómen e tonifica as pernas, o que permite ter mais potência ao nível dos braços, pernas e abdominais.
Não é por nada que é uma das modalidades favoritas de quem procura uma alternativa aos treinos do ginásio, mas que seja tão eficiente como a musculação, por exemplo. O pole dance combina com excelência o esforço físico aeróbico e anaeróbico, promovendo resultados incríveis.
Aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a resistência
Cada vez durante este artigo que dizemos que a dança do varão trabalha todos os músculos, estamos a falar de literalmente todos os músculos, incluindo o coração! E como um tipo de exercício cardio, também permite ganhar resistência de forma gradual e melhorar a saúde do seu coração e a capacidade cardiorrespiratória.
Durante a 1h ou 1h30 das aulas estará em movimento constante, a trabalhar os pulmões (a capacidade respiratória) e o coração (a capacidade cardíaca) e a torná-los mais resistentes. Uma verdadeira aula de cardio, tal qual como no ginásio!
As primeiras aulas vão parecer longas demais, mas aos poucos vai-se habituar a fazer esforço durante esse tempo todo.
Aumenta a coordenação motora
Além do esforço de suportar o peso do corpo no varão, é necessário ter coordenação, equilíbrio e conhecer (e memorizar!) os movimentos executados durante as aulas e, por isso, é uma modalidade com alguma exigência física, mas também mental.
Ao trabalhar o corpo e a mente em simultâneo durante a atividade, o pole dance ajuda a desenvolver uma maior coordenação motora. Este aspeto é extremamente benéfico a longo prazo, uma vez que ajuda a retardar o envelhecimento, torna os movimentos mais naturais e contribuiu para uma maior consciência corporal.
Sabe qual é o equipamento necessário para treinar?
Melhora a saúde mental
Mas as vantagens da pole dance não são só físicas e também se verificam na saúde mental de quem o pratica. Ao dominar progressivamente os movimentos e exercícios, o praticante acaba por aumentar a sua saúde mental.
O exercício físico leva à libertação de endorfinas, o que permite que se sinta mais relaxado, bem-humorado e feliz. Além disso, a confiança adquirida ao longo do tempo gera uma atmosfera de bem-estar consigo próprio com inúmeros benefícios para a saúde mental.
Diminui a ansiedade
Da mesma forma, praticar exercício é sem dúvidas um forte aliado no controlo da ansiedade e do stress, e o pole dance é ainda mais eficaz do que outras formas de exercício.
Por um lado, porque, tal como mencionamos, a atividade física libera endorfinas que estimulam o cérebro e aumentam a sensação de bem-estar. Por outro, porque o pole dance é uma atividade extremamente prazerosa. As aulas são um momento para relaxar e esquecer todos os seus problemas. Como tal, podemos garantir que vai sair da aula muito melhor do que entrou.
Aumenta a autoestima
Um dos maiores benefícios de ter aulas de pole dance está relacionado com a forma como o praticante se vê depois de uma aula. Como é um tipo de exercício que empodera os seus alunos e que tem como objetivo valorizar o corpo, principalmente o feminino, o pole dance contribui para uma melhoria significativa na autoestima.

Desenvolve a capacidade de expressão da própria sensualidade através de um processo de análise e auto aceitação do próprio corpo. Os alunos ficam sempre surpreendidos com aquilo que têm a capacidade fazer e cada movimento novo acaba por se tornar um incentivo para continuar a evoluir!
Sejam os movimentos, as roupas ou as músicas, os elementos ajudam a criar uma atmosfera de afirmação e bem-estar pessoal. Fazer algumas aulas durante a semana podem fazer uma grande diferença na forma como a pessoa se vê e lida com o próprio corpo.
Desenvolve a criatividade e expressão artística
A pole dance também é uma atividade artística que permite expressar a sua criatividade e melhorar a expressão artística.
Depois de um número considerável de aulas, os alunos já são capazes de utilizar a sua criatividade e criar as suas próprias coreografias completas, com as manobras que preferir. Como tal, poderá criar uma coreografia ou improvisar uma sequência com todas as técnicas que já aprendeu até aí.
E sabe como surgiu a arte de pole dancing?
Ajuda a tratar os sintomas de vertigem
Uma das vantagens mais inesperadas da pole dance é o seu efeito num distúrbio que pode incapacitar o seu dia a dia, as vertigens. Pode pensar que o girar constante piora a condição, mas isso não é verdade!

A pole dance pode ser uma grande ajuda no controlo da condição, uma vez que ajuda a combater a apreensão do vazia e a eliminar a sensação de ter a cabeça à roda. Isto porque trabalhará de forma constante para eliminar essa sensação e se manter equilibrado no varão, o que ajuda a combater a sensação de vertigem noutras situações diárias.
Durante as aulas, vai aprender a confiar em si mesmo e nas suas capacidades e a girar na barra, até o mais alto que conseguir, de cabeça para baixo, rápido e muitos mais truques relacionados com o equilíbrio. Claro que não vai começar com as manobras mais complexas, mas ao praticar o suficiente vai conseguir evoluir bastante!
Como pode comprovar, a pole dance não se resume apenas a um simples treino. É uma disciplina que, entre tantas outras vantagens, permite:
Tonificar o corpo, esculpindo e fortalecendo todos os músculos;
- Tratar a vertigem;
- Aliviar dores dorsais e lombares;
- Realçar a graça, elegância e aparência geral;
- Desenvolver a sensualidade e acabar com os complexos;
- Ganhar autoconfiança.
Por isso, quer tenha como objetivo melhorar o desempenho físico, desenvolver a criatividade artística ou conectar com a sensualidade, estas modalidades são a solução ideal! As vantagens são numerosas e são cada vez mais as pessoas que começam este tipo de dança. Por que não ser uma delas?