Aprender inglês, claro, passa pela gramática, vocabulário, sintaxe mas também pela poesia, emoção e pela cultura.

Por isso, nada melhor que nos valermos do privilégio de lermos e refletirmos a respeito de citações famosas na língua inglesa. Elas podem vir a nos inspirar, quem sabe, em um dia daquela redação obrigatória ou durante uma semana difícil!

As citações no idioma inglês nos permitem descobrir e adentrar a língua, sem falar na indiscutível contribuição que oferecem ao nosso melhor entendimento e familiaridade da linguagem em relação à nossas aulas de ingles.

Fica, portanto, bem fácil de perceber que as citações mais célebres são normalmente frases de amor ou de encorajamento. Elas são inspiradoras para o "way of life" americano e nos dão esperanças nos dias em que tudo parece árduo e complicado...

O problema é escolher as melhores entre elas! Existem tantas e tantas expressões idiomáticas bonitas e significativas!

Além das lindas palavras, quem as cunhou, a personalidade que as proferiu, é algo muito importante. E, saber um pouco mais sobre a obra, o trabalho e as lições de vida que essa celebridade nos deixou pode vir a ser algo muito valioso e inspirador! Por isso, fizemos uma seleção com Einstein, Gandhi, Luther King, Nelson Mandela e ilustres artistas e pensadores do tipo.

Aproveitem para aprender inglês e se inspirarem!

As citações imperdíveis em inglês

1/ "Chose a job you love, and you will never have to work a day in your life."

Essa citação de Confucius se traduz em português: "Escolha um trabalho que você ama e nunca vai precisar de trabalhar um dia em sua vida." Há dias que a gente tem vontade de simplesmente chutar o balde no trabalho, de ir para um shopping ver um filme ou procurar por aquela promoção. Em outros, gostaríamos de viver na praia, ou de ter um trabalho festivo ou estarmos em um lugar onde nos sentimos úteis.

Seu sonho é poder ler em inglês sem precisar de usar um tradutor? Você já parou para pensar que um curso de ingles sobre medida pode ser ideal? E igualmente economizar muito do seu tempo?

A paixão sempre é linda independente da língua
O amor é algo que move montanhas em qualquer idioma, e especialmente na língua inglesa.

Nossas escolhas quanto temos 20 anos não são as mesmas de quando temos 40 anos. Há jovens que se lançam em trabalhos burocráticos para terem um ganha-pão seguro. Mas eles poderiam ter se lançado em uma área ligada à sua paixão (como professor de inglês e dar aulas em curso de ingles, por exemplo).

O trabalho, então, seria um lazer onde ele teria muito prazer em fazer aquilo. Às vezes, isso requer sacrifícios como o de Dalai Lama: "Judge your success by what you had to give up in order to get it" (Julgue seu sucesso por aquilo que você teve que abrir mão para consegui-lo).

Que tal você se enveredar por uma experiência cultural e descobrir também a gastronomia do país da língua inglesa?

2/ "We all have two lives, the second begins when we realize we only have one."

Essa citação pode ser traduzida literalmente como: "Todos nós temos duas vidas, a segunda começa quando a gente percebe que só temos uma." É bem verdade que isso acontece depois de descobrir uma doença grave, um acidente, uma perda significativa, o falecimento de um ente querido ou de um amigo próximo, etc. Num contexto assim, podemos sentir a vida, em questão de segundos, mudar completamente!

Além do fato que é difícil garantir que teremos as rédeas de nossa vida tocadas apenas por nós mesmos. Existem sempre contribuições externas, um casamento, o nascimento de um filho, por exemplo, que nos fazem adaptar o curso de vida que havíamos antes tomado (e começarmos também, quem sabe, a frequentar novas aulas ou curso de ingles).

Pensando nisso, através dessas experiências e da própria vivência, muitas pessoas mudam sua forma de ver a vida, de se relacionar com ela e dizem que somente a partir do evento tal, começaram a viver cada dia como se fosse o único. Com muita alegria e disposição para aproveitar o tempo que lhe restam e de priorizar a convivência com seus queridos!

Lider norte-americano disse sobre a felicidade
"A maioria das pessoas é feliz se deixar a sua mente ser também." Esse é um ótimo exemplo dos sábios provérbios da língua inglesa e suas pérolas!

De certa forma, é um tipo de Renascimento, que é vivido como uma segunda e última chance, como dizia Abraham Lincoln: "In the end, it's not the years in your life that count. It's the life in your years" ("No final, não são os anos de vida que contam. São a vida nos seus anos").

3/ "Logic will get you from A to Z; imagination will get you everywhere."

Com fama disseminada mas irreal de excêntrico e doido, Albert Einstein possuía uma inteligência fora do comum. Esse intelectual e físico que se caracterizava como um ser humano apaixonado e curioso era dotado, sobretudo, pela inteligência do coração. A tradução de sua citação diz: "A lógica vai te levar de A a Z; a imaginação pode te levar a qualquer lugar".

Se a lógica permite seguir uma regra preestabelecida e não se perder no meio do caminho, a imaginação não tem limites, fronteiras e ela representa a liberdade absoluta que abre as portas da criatividade. E, dessa forma, uma vida mais rica e gratificante se inicia!

Aproveite e conheça a sabedoria dos dizeres populares da língua inglesa para se inspirar nas suas aulas de inglês!

4/ "Life is like riding a bicycle. In order to keep your balance, you must keep moving".

Muito conhecida, essa segunda citação de Einstein significa "a vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, você precisa continuar em movimento." A vida está em um constante movimento. Para continuar aprendendo e crescendo, é preciso avançar em seu caminho.

Aqui é bom lembrar que temos a constante ideia de dinamismo, transformações, metamorfoses, indubitáveis mudanças que ocorem ano longo de nossas vidas. Além disso, a associação com a roda está ligada à simbologia do tempo, que passa e que implacavelmente segue somente em um sentido.

5/ "The ultimate measure of a man is not where he stands in moments of comfort and convenience, but where he stands at times of challenges and controversy".

Martin Luther King foi um orador sem igual e fez vários discursos sobre sua visão de mundo e a paz. Luther King era tão articulado e desenvolto que vários de seus discursos se tornaram clássicos na língua inglesa. O mais conhecido, sem dúvida, é o "I have a dream"/"Eu tenho um sonho".

Esse pastor nascido em Atlanta, no estado americano da Georgia, transformou-se em fonte de inspiração e superação para várias gerações e continuará a inspirar as futuras, não apenas nos EUA como ao redor do mundo.

Nesse sentido, a citação mencionada se traduz por "A gente não mede um homem em seus momentos de conforto e conveniência, mas nos momentos de desafio e controvérsia."

Essa frase indica que o valor de um homem se revela muito mais nas horas de dificuldade que nas horas fáceis e simples da vida. Uma situação difícil é reveladora da força e caráter presentes ou não em um ser humano. Então, é importante continuar fiel a si mesmo, em todos os momentos.

A paz interior influencia os resultados escolares
Separar um tempo diariamente para si mesmo é fundamental para uma vida saudável e criativa. Afinal, o nosso mundo interno é tão ou até mais extenso do que o mundo externo. | Fonte: Unsplash

6/ "What lies behind us and what lies ahead of us are tiny matters to what lies within us".

Essa citação de Ralph Waldo Emerson, filósofo americano do século XIX, pode ser traduzida como: "O que está atrás de nós e em nossa frente é bem menor que o que está dentro de nós." Quando a gente tem a chance de olhar para dentro de si, normalmente a gente diz que o passado deixou suas marcas e que o futuro é incerto.

E essa dinâmica de que tanto o passado quanto o futuro são contextos vividos, experienciados apenas no tempo presente pode vir a ser algo passível de nos desestabilizar internamente. Em outras palavras, a gente pode não se sentir capaz de viver o cotidiano no momento presente e deixarmos de criar uma distância saudável e lúcida diante do nosso passado e futuro.

Além disso, o fato de nos subestimarmos com frequência tem a ver com isso. Geralmente, começarmos a perceber a grande força que há dentro de nós nem sempre é algo fácil de ser conscientemente acessado ou até mesmo notado. Essa frase, portanto, nos lembra o quanto somos cheios de habilidades, potenciais, competências e qualidades pessoais que não exploramos ou que sequer conhecemos.

7/ "Our greatest glory is, not in never falling, but in rising every time we fall".

Depois de ficar 27 anos preso, Nelson Mandela foi o primeiro presidente da República da África do Sul. Ele recebeu o prêmio Nobel da Paz pelas atitudes que tomou ao longo da vida. Modelo de inspiração em todo o mundo, sua frase se traduz em português: "A maior glória em viver não é nunca cair, mas sempre nos levantarmos toda vez que caímos".

As frases na língua inglesa são tão fortes quanto seus criadores
"A educação é a mais poderosa arma (ferramenta) que você pode usar para mudar o mundo", disse muito bem esse fantástico sábio!

O fato de errarmos é normalmente vivenciado como uma fatalidade e uma verdadeira decepção. Mas a força é de conseguirmos nos levantar de nossas derrotas e de superá-las. A verdadeira vitória é de ser corajoso para seguir em frente, apesar das dificuldades.

Gandhi dizia: "You may never know what results come of your actions, but if you do nothing, there will be no results" (Você talvez nunca descubra quais são os resultados de suas ações, mas se você não fizer nada, não haverá resultados). Então, vamos tentar mudar as coisas!

Além disso, muitas pessoas lêem essa frase e a relacionam ao karma. No entanto, esse é um tema muito pouco interpretado da forma correta. Na maioria das vezes, infelizmente, o karma é visto como uma sentença, algo que já foi definido e do qual não podemos fugir, uma espécie de dívida cósmica que deve ser paga a todo custo aqui nessa vida. Nada mais longe da verdade!

Todos nós possuímos karma pois ele nada mais é do que uma ação. A escolha dessa ação gera outra ação e assim, sucessivamente. O Karma não nos pode ser algo definido pois nós justamente temos a opção de como reagir a uma ação, situação, contexto, surpresa, novidade, etc. Possuímos a capacidade de decidirmos como iremos agir, portanto, karma não é sentença cósmica.

8/ "A winner is a dreamer who never gives up."

Seja em uma competição esportiva, um combate, uma corrida ou uma prova, essa citação de Nelson Mandela é um exemplo de tenacidade e competitividade. Ela diz em português que "um vencedor é um sonhador que nunca desiste".

É verdade que a vitória é o grande objetivo e que o caminho pode ser cheio de percalços. Porém, somente a perseverança, a mente e a convicção mais íntima permitem chegar ao topo. Assim como já comentamos, o que mais importa na vida não são os tombos que levamos e, sim, quantas vezes nos reerguemos após uma derrota. E é através da perseverança e da crença em nós mesmos que conseguimos, de fato, avançar na vida.

Ainda seguindo a mesma linha de pensamento, Eleanor Roosevelt, a famosa primeira-dama americana, costumava dizer que: "the future belongs to those who believe in the beauty of their dreams" (o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos). Para alguns, esse sonho, por exemplo, pode ser o de se tornar bilíngue em inglês e viver no exterior!

9/ "Love doesn't make the world go round. Love is what makes the ride worthwhile".

"O amor não faz a terra girar. Mas é por ele que vale à pena girar."

Essa citação de Franklin P. Jones, líder da uma nova corrente religiosa nos Estados Unidos, destaca que o amor tem uma dimensão central no mundo. Sem amor, o mundo continuará a funcionar, mas ele não terá nenhum sentido.

10/ "The best and most beautiful things in the world can not be seen or even touched. They must be felt with the heart."

Helen Keller foi uma célebre escritora militante política nos Estados Unidos.

Uma citação que em nossa língua pode ser traduzida como: "As melhores e mais belas coisas no mundo não podem ser vistas nem tocadas. Elas precisam ser sentidas com o coração". Emocionante citação que fica mais bonita quando sabemos que ela era surda, muda e cega, no começo de sua vida.

E aí, você procura um bom professor para um curso de ingles? A comunidade Superprof dispõe dos melhores profissionais! Através de sua plataforma, é possível você realizar buscas detalhadas por profissionais nas mais diversas áreas e de forma ágil e segura. Ao preencher alguns dados, você rapidamente descobre quais os profissionais mais competentes da língua inglesa que atuam na área de sua residência e os contacta de forma simples e direta.

Belas palavras no idioma inspiram seu aprendizado
As frases na língua inglesa de personalidades nos fazem refletir.

Essa frase mostra que a comunicação sensorial verdadeira e autêntica é aquela do coração e não do visual e material.

É melhor sentir as coisas para se sentir vivo e ver sua verdadeira beleza com o coração.

11/ "The weak can never forgive. Forgiveness is an attribute of the strong."

Mundialmente conhecido, Mahatma Gandhi foi um exímio representante da paz. Além disso, militante político e guia espiritual na Índia.

Essa frase significa: "o fraco nunca pode perdoar. O perdão é um atributo dos fortes".

Todos nós sabemos que o ressentimento e o desejo de vingança podem ser intensos e obrigar as pessoas a se distanciarem, permanecendo brigadas durante anos e até décadas.

Por isso, dizemos que somente uma verdadeira sabedoria pode colocar o rancor de lado e perdoar. Então, não é fraco quem pede perdão e nem quem perdoa.

Veja também a contribuição de Shakespeare para o idioma inglês!

12/ "Everybody is a genius. But if you judge a fish by its ability to climb a tree, it will live its whole life believing that it is stupid."

Essa brilhante citação vem nada mais nada menos do que da mente curiosa de Albert Einstein. Em outras palavras, ela nos diz que adentrar estados de genialidade é mais fácil na teoria do que na prática. Mas nos dá um dica: essa genialidade provém quando nos tornamos mestres totais daquela atividade que mais amamos. E não seria por menos, quando o nosso olho brilha por algo, viver esse algo nos faz muito felizes!

13/ "A life spent making mistakes is not only more honorable, but more useful than a life spent doing nothing."

Essa afirmação do dramaturgo, romancista e jornalista irlandês George Bernard Show, que gostava de ser chamado somente pelos dois últimos nomes, nos releva que experimentar a vida é necessário. É justamente tentando e acertando ou tentando e errando que temos a oportunidade de crescermos enquanto seres humanos. Portanto, não devemos nos envergonhar de nossos erros.

O saber não ocupa espaço e ensinar também não
Madre Teresa foi uma religiosa católica de etnia albanesa que viveu toda a sua vida na Índia. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979, por toda a sua obra de caridade e o incansável auxílio aos mais pobres dos probres.

14/ "We think sometimes that poverty is only being hungry, naked and homeless. The poverty of being unwanted, unloved and uncared for is the greates poverty."

Considerada por muitos como a missionária do século XX, Madre Teresa de Calcutá foi beatificada pelo papa João Paulo II em 2003 e canonizada pelo Papa Francisco, na famosa praça de São Pedro, no Vaticano, em 2016.

Sua citação nos faz refletir sobre as reais necessidades humanas, as materiais e as imateriais. Podemos traduzi-la como "Nós costumamos pensar às vezes  que a pobreza seja apenas se estar com fome, não ter roupa e não ter um teto. A pobreza de não ser querido, de não ser amado e nem cuidado é a maior de todas as pobrezas."

Em outras palavras, Madre Teresa deixa claro que o amor é algo necessário para uma vida saudável. A maioria de nós pensa que apenas água e comida já seria o suficiente para uma vida saudável, mas sabemos que isso não é verdade!

Aulas de inglês ou cursos inglês
A forma como você pensa está diretamente ligada ao quanto de estresse você é capaz de suportar. Por acaso você já parou para realmente refletir sobre isso?

15/ "If you don't like something, change it. If you can't change it, chance the way you think about it."

A expressão inglesa acima pertence à Mary Engelbreit, uma renomada ilustradora de livros infantis e artista gráfica norte-americana. Ela fundou sua própria revista em 1996 e deu início a sua carreira criando e desenhando cartões comemorativos.

Quando paramos para interpretar a sua citação, podemos perceber o quão profunda ela é. "Se você não gosta de algo, mude-o. Se você não puder mudá-lo, mude a forma através da qual você pensa sobre ele." Vê, quanta verdade podemos depreender de uma afirmação tão simples?

O fundamental está em aprendermos a nos relacionar de forma mais consciente e lúcida com a nossa realidade, inclusive em relação a nossos pensamentos. Em certo ponto da vida começamos a compreender que a forma como lidamos com nossos próprios pensamentos reflete diretamente na forma como nos tratamos e tratamos os outros.

Você sabia que existem professores que dão aulas especializadas em literatura inglesa ? Que tal optar por um curso de ingles online com professores nativos que irão de ajudar a aprofundar mais no assunto ?

Pensando nisso, você já percebeu ao long do dia se seus pensamentos possuem um ritmo mais acelerado em determinado momento? Se sim, você já identificou durante quais momentos poderiam ser? A qualidade de nossa mente, se mais ansiosa ou mais tranquila, se mais agitada ou mais inteira, define o tom do dia em que vivemos.

Se focamos nas faltas, nas obrigações e nos acontecimentos desagradáveis, certamente o nosso olhar em relação à vida naquele momento não será muito baseado na realidade e, sim, nos sentimentos que nossos pensamentos esporádicos nos revelam.

Observe como um contexto reflete a realidade factual, o que de fato anda acontecendo, enquanto um segundo contexto reflete a nossa realidade interna, a qualidade de nossa mente, que nos oferece pensamentos nem sempre muito confiáveis ou condizentes com o que ocorre no mundo externo.

Tenha cuidado a respeito dessa habilidade da mente e saiba perceber o que é realidade acontecida em fatos e o que é a história de uma realidade que geralmente nossa mente nos conta.

Precisa de um professor de Inglês ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.