Entre os inúmeros recursos disponíveis para aprender russo, como podcasts, websites e, mais recentemente, aplicações em smartphones, existe um método que, embora tradicional, continua a ser eficaz: os livros!
Menos interativos do que uma aula particular online, os livros apresentam metodologias de ensino de russo que foram aplicadas ao longo de décadas a um grande número de estudantes estrangeiros.
Outra forma excelente de mergulhar na cultura e na história do país, tanto para iniciantes como estudantes mais avançados, é explorar a literatura russa. Com fama mundial, este património artístico é incrivelmente rico em diversos aspetos. Por isso, prepare o seu sofá, escolha um livro para aprender russo e fique confortável! Esta viagem, chamada leitura, está prestes a começar!
Fale como um Russo
O Fale como um Russo: Guia de Conversação Português-Russo é uma obra prática e muito acessível para os estudantes que estão a começar a sua jornada na linguagem.

É rico em conteúdo e de fácil utilização, perfeito para quem procura uma abordagem prática para aprender russo. Combina frases essenciais, noções culturais e orientações de pronúncia, tornando-se um recurso indispensável para iniciantes e viajantes.
Aliás, é esse o seu público alvo: viajantes, estudantes ou curiosos que pretendem aprender o básico do idioma de forma direta e funcional. Está estruturado de forma facilitar a comunicação em situações quotidianas, e inclui ferramentas úteis para interagir em russo sem ter necessariamente um conhecimento prévio profundo da língua.
O livro é organizado em seções temáticas que cobrem os principais contextos de comunicação do dia a dia. Entre os conteúdos abordados, destacam-se capítulos sobre:
- expressões úteis de apresentações pessoais, como cumprimentos e despedidas;
- expressões para utilizar em restaurantes, hotéis, aeroportos e meios de transporte;
- emergências;
- compras;
- turismo.
Este conteúdo permite que o leitor se sinta mais confiante ao viajar até países de língua russa. Cada seção apresenta as versões em português e a sua fonética correspondente, além da escrita em cirílico, o que permite que possa simultaneamente aprender a reconhecer os caracteres russos e a pronunciar corretamente as palavras.
Uma característica marcante do livro é a inclusão de explicações culturais que ajudam o leitor a compreender o contexto em que determinadas frases ou expressões são usadas. Por exemplo, são fornecidas dicas sobre costumes e etiquetas russas, como a importância de cumprimentar as pessoas de maneira formal ou as diferenças na utilização de pronomes de tratamento.
Estas informações tornam o livro não apenas uma ferramenta linguística, mas também um manual cultural que prepara o leitor para interagir de forma respeitosa e apropriada.
O livro é ideal para ser utilizado como material de consulta rápida. Pode ser levado em viagens e utilizado no momento da necessidade, como quando é preciso pedir informações ou fazer uma reserva. Por outro lado, também pode servir como uma introdução à aprendizagem de russo, permitindo que o leitor se familiarize com o som e o formato da língua antes de fazer estudos mais aprofundados.
Também pode reforçar os seus estudos com vídeos de russo online.
Guia Essencial de Conversação Russo
Este exemplar publicado pela Presença, é uma ferramenta prática e compacta, destinada a quem quer adquirir as noções básicas da linguagem e ser capaz de comunicar de forma eficiente em situações do dia a dia. Foi elaborado com o objetivo de ajudar viajantes, turistas ou estudantes que pretendem explorar o idioma sem se aprofundar imediatamente na sua gramática mais complexa.
A combinação de expressões essenciais, orientações fonéticas e informações culturais oferece uma base sólida para quem quer uma introdução prática ao idioma e a sua estrutura simples e objetiva torna o livro um recurso acessível e eficiente.

O guia está dividido em capítulos temáticos que abrangem diversas situações práticas de comunicação. Entre os conteúdos mais relevantes, encontram-se frases úteis de apresentações e interações básicas, expressões relacionadas com transporte, alojamento, restaurantes, compras e lazer. Além disso, há seções dedicadas a emergências, como pedidos de ajuda médica ou indicações para resolver problemas no local de viagem. Cada frase é apresentada em português, com a tradução correspondente em russo no alfabeto cirílico, e, de forma a facilitar a pronúncia, há também uma transliteração fonética. Isto permite que o leitor o utilize de forma prática, mesmo que não domine a escrita cirílica.
Uma característica importante do livro é sua portabilidade e organização visual, ambas pensadas para consultas rápidas. Por exemplo, os capítulos são separados por cores ou marcadores que tornam a navegação mais intuitiva, permitindo que o leitor encontre rapidamente a expressão ou as palavras de que necessita. Além disso, inclui uma introdução básica às letras em cirílico, oferecendo ao leitor uma primeira familiarização com o sistema de escrita russa, o que pode ser muito útil para quer aprender o idioma mais a fundo no futuro.
É ideal tanto para consultas rápidas durante viagens, como para iniciantes que se querem começar a familiarizar com o idioma.
Outra grande diferença deste exemplar são as pequenas notas culturais e explicações práticas, que ajudam o leitor a compreender melhor a etiqueta social e as particularidades do contexto cultural. Por exemplo, o livro explica quando e como cumprimentar formalmente ou informalmente, ou como interpretar os gestos e costumes locais, aspetos fundamentais para estabelecer uma comunicação respeitosa e eficaz!
Não quer ler livros? Também existem muitos sites para aprender russo.
Aprendo Russo 1 e 2
Estes livros são materiais didáticos indicados para quem quer estudar a língua russa de forma gradual e estruturada. Foram desenvolvidos com uma abordagem prática e acessível, e os volumes funcionam como um curso básico de russo, ideal para iniciantes que querem adquirir as competências essenciais para comunicação oral e escrita no idioma. Ambos os livros combinam teoria e prática, fornecendo uma base sólida nos aspetos gramaticais e no vocabulário do quotidiano.

O primeiro volume é indicado para iniciantes absolutos, ou seja, aqueles que não possuem qualquer conhecimento prévio do idioma. O livro começa com uma introdução detalhada ao alfabeto cirílico, fundamental para quem está a começar, com exercícios práticos que ajudam o aluno a memorizar as letras e se habituar à sua pronunciação e escrita. Em seguida, avança para frases básicas e vocabulário essencial, como cumprimentos, apresentações pessoais e expressões sobre situações quotidianas.
Os conteúdos gramaticais são introduzidos de forma progressiva, com explicações claras sobre os conceitos fundamentais, como géneros dos substantivos, pronomes pessoais, verbos no presente e casos básicos (nominativo e acusativo). Além disso, cada lição é acompanhada de exercícios práticos que ajudam a consolidar a aprendizagem!
Já o segundo volume, dá continuidade ao que foi iniciado no anterior, aprofunda-se em estruturas gramaticais mais complexas e expande o vocabulário. Neste volume, são explorados os tempos verbais passado e futuro, além de uma introdução mais detalhada aos casos gramaticais russos (genitivo, dativo, instrumental e prepositivo), que são elementos centrais da língua. O livro também tem lições dedicadas a temas mais específicos, como viagens, compras, culinária e comunicação em ambientes de trabalho. Tal como no primeiro volume, cada lição é composta por explicações teóricas seguidas de exercícios práticos, diálogos e atividades que estimulam tanto a escrita como a oralidade.
Estes livros oferecem uma base sólida para a compreensão e utilização da linguagem, ao combinar teoria, prática e aspetos culturais de maneira equilibrada.
Uma característica importante dos dois volumes é o foco na utilização prático da língua, com diálogos contextualizados e situações reais que facilitam a aplicação da formação no dia a dia. Além disso, os livros incluem notas culturais que ajudam o estudante a compreender aspetos da vida e dos costumes locais, tornando a aprendizagem mais imersiva.
Procura um curso de russo online?
Russo essencial
Este livro é, no fundo, um curso interativo de aprendizagem autodidata, indicado para todos os iniciantes que querem adquirir uma compreensão básica da língua. É composto por 20 lições abrangentes e 4 seções de revisão, cobrindo uma variedade de situações quotidianas que facilitam a comunicação em contextos reais.
Cada lição inclui explicações gramaticais claras, vocabulário essencial e atividades práticas que ajudam a reforçar a aprendizagem. Além disso, vem acompanhado de um CD de áudio com diálogos presentes no material, para que os estudantes possam ouvir a pronúncia correta e praticar a compreensão auditiva. O CD é compatível com dispositivos como iPod e MP3, oferecendo flexibilidade no estudo em diferentes ambientes.
O estudante também dispõe de um glossário de termos para referência e de um guia fonético para aperfeiçoar ainda mais as suas investigações. É, portanto, o recurso ideal para quem procura uma introdução estruturada ao russo, ao combinar a teoria e a prática. A inclusão de material auditivo auxilia na familiarização com a pronunciação e entoação, ambos aspetos fundamentais no desenvolvimento da oralidade.
No entanto, deve ter em conta que, ao contrários dos livros anteriores, este exemplar apenas existe em português do Brasil!
Já pensou em aprender russo com os podcasts?
Aprender sobre a língua russa graças à literatura
Conhecer uma língua através da sua literatura é uma forma enriquecedora de explorar não apenas o idioma, mas também a cultura, a história e o pensamento de um dos países mais influentes no campo literário. A literatura russa oferece um mergulho profundo na riqueza vocabular, nas nuances da gramática e na construção poética dos textos. Autores como Dostoiévski, Tolstói, Tchékhov e Púchkin criaram obras que não apenas encantam pelo conteúdo, mas também ensinam a estrutura e o ritmo da língua.

Ao conhecer esta vertente literária, o estudante entra em contato com a utilização autêntico da linguagem em contextos diferentes. As obras clássicas ajudam a compreender formas mais formais ou arcaicas de expressão, enquanto que os livros contemporâneos oferecem uma visão da língua viva, como é falada hoje em dia. Além disso, os livros podem abordar questões universais, como amor, moralidade e liberdade, ao mesmo tempo que reflete as especificidades culturais e históricas russas, o que aprofunda a sua aprendizagem.
Ler livros em russo é especialmente útil se quer expandir o seu léxico e compreender expressões idiomáticas. Mesmo que o nível do estudante seja básico, ler com a ajuda de traduções ou versões adaptadas pode facilitar a aprendizagem. A literatura transforma o domínio da linguagem numa experiência cultural inesquecível!
Existem muitos livros que por onde pode optar, mas deixamos aqui algumas das nossas sugestões!
Experimente estudar russo com aplicações!
A Mulher Que Tentou Matar o Bebé da Vizinha, de Liudmila Petruchévskaia
Liudmila Petruchévskaia pertence ao grupo de escritores que não encontram equivalente em nenhum outro autor, tradição ou país. Considerada por alguns herdeira de Edgar Allan Poe e Gogol, a maior autora russa viva combina o contexto soviético em que produziu grande parte de sua obra, com uma realidade povoada por assombrações, pesadelos, acontecimentos macabros e personagens sinistras.
O resultado são histórias sobrenaturais que retomam a tradição dos contos folclóricos, mas dotadas de um humor contemporâneo e de uma carga política que não precisa de se expressar diretamente para existir. Até porque não é à toa que a autora teve toda a sua obra banida da União Soviética até o final dos anos 1990.
Com uma prosa crua e realista, a autora transforma o comum em algo profundamente inquietante e inesquecível!
Este título em particular, é uma coletânea de contos perturbadores e profundamente humanos, que exploram os aspetos sombrios da vida quotidiana na Rússia pós-soviética. Conhecida por seu estilo direto e narrativas sombrias, Petruchévskaia retrata histórias de sofrimento, isolamento e desespero, frequentemente protagonizadas por mulheres em situações extremas. O conto que dá título à obra é uma amostra da capacidade da autora em revelar a fragilidade emocional e as tensões psicológicas que surgem em contextos adversos.
O jogador, de Fiódor Dostoiévski
Dostoiévski um dos maiores escritores a nível mundial, conhecido pela sua profunda exploração da alma humana. As suas obras abordam temas como moralidade, fé, livre-arbítrio e a dualidade entre o bem e o mal, marcadas por uma intensa análise psicológica. Os seus romances mais célebres apresentam personagens complexos enfrentando dilemas éticos e espirituais. Influenciado pela sua própria vida turbulenta, incluindo prisão e exílio na Sibéria, Dostoiévski criou várias narrativas que permanecem atuais até aos dias de hoje.
Um impressionante retrato psicológico do vício destrutivo do jogo, compulsão que o próprio Dostoiévski conhecia intimamente, O jogador retrata com perfeição a procura incessante por uma lógica que norteie o acaso e a necessidade de controlo que assolam todos os jogadores veteranos.
Numa estação de águas na sugestiva cidade alemã de Roletemburgo, Aleksei Ivánovitch, um jovem professor de origens humildes, vivencia a emoção do jogo e o infortúnio amoroso enquanto tenta entender as confabulações que definirão o seu destino e o dos seus mais próximos. Num ambiente em que fortunas se dilapidam e o futuro se decide ao sabor da sorte, a tentação do risco e a necessidade imperiosa de experimentar o abismo são o motor deste que continua a ser um dos romances mais perturbadores que o século XIX viu nascer.
O Dom, de Vladimir Nabokov
Vladimir Nabokov foi um escritor, poeta e tradutor russo-americano, amplamente reconhecido por sua maestria linguística e estilo literário sofisticado. Nascido em São Petersburgo, exilou-se após a Revolução Russa e escreveu inicialmente no seu idioma nativo antes de migrar até ao inglês. A sua obra mais famosa, Lolita, é considerada uma das maiores produções literárias do século XX, e destacou-se pela sua narrativa provocativa e linguagem refinada.
Mas hoje recomendamos outra obra do escritor, considerado pelo mesmo a sua melhor obra escrita em russo, O Dom condensa, com extrema virtuose estilística, o melhor da sua produção no período. Capta, com enorme riqueza de detalhes, a difícil vida dos emigrados no país que lhes é hostil. Com ironia, reconstrói os círculos literários da época, onde todos, por menor que fosse o grupo de escritores, se tratavam com gentileza para depois se criticarem mutuamente pelas costas.
Sem dinheiro, com aspirações a se tornar um grande escritor, o poeta iniciante e sonhador Fyodor navega por este mundo vago e sombrio. Enquanto sonha com versos, com a sua juventude perdida e com o pai, desaparecido anos antes, conta-nos duas histórias de amor. Por Zina, a filha do senhorio a quem aluga um quarto, e pela própria literatura, que permeia todo este grandioso romance.
Primeiro amor, de Ivan Turguêniev
Ivan Turguêniev foi um dos grandes escritores do século XIX, conhecido pela sua prosa lírica e sensibilidade pelas questões sociais. Os seus romances e contos abordam frequentemente os conflitos entre gerações, as mudanças sociais na Rússia e os dilemas morais dos seus personagens.

O autor explora bastante o contraste entre os valores tradicionais e o pensamento revolucionário do niilismo. Turguêniev também foi mestre em retratar a natureza e os sentimentos humanos, com uma escrita elegante e poética. Admirado por Henry James e Gustave Flaubert, foi o primeiro autor russo a ser traduzido na Europa.
Num passeio pela sua casa nos arredores de Moscou, o jovem Vladímir Petróvitch, filho único de uma família tradicional, vê uma moça exuberante a brincar no fundo da propriedade. Trata-se de Zinaida, filha da sua vizinha, por quem se vai apaixonar de forma avassaladora. À medida que se aproximam, fica claro quem está no controlo da situação. Disposto a tudo até ser correspondido, Vladímir terá de aprender rapidamente o díficl jogo da sedução, em que as regras são tão aleatórias quanto obscuras.
Guerra e paz, de Liev Tolstói
Liev Tolstói foi um dos maiores escritores a nível mundial. As suas obras exploram a complexidade da vida humana, dilemas morais, questões sociais e o impacto das grandes transformações históricas. Tolstói foi também um pensador e reformador social, influenciado por ideias de pacifismo, cristianismo radical e simplicidade de vida, que moldaram tanto a sua escrita como a sua filosofia. Os seus romances combinam uma análise psicológica profunda com descrições detalhadas da sociedade da sua época.
A sua visão humanista continua a inspirar leitores e escritores pelo mundo fora!
E o grande clássico de Tolstói não poderia ficar de fora desta lista. Ao acompanhar o percurso de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820, o autor narra a marcha das tropas napoleônicas e o seu impacto brutal na vida de centenas de personagens.
No meio de cenas de batalha, bailes da alta sociedade e intrigas veladas, destacam-se as figuras memoráveis dos irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, cuja procura espiritual serve como espécie de fio condutor e torna-o uma das personalidades literárias mais complexas do século XIX. Ao descrever o quotidiano e os grandes acontecimentos que se sucederam à invasão de Napoleão em 1812, Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana.
Tenha em mente que todos os livros que recomendamos até aqui devem ser utilizados como um complemento da sua formação, em conjunto com as aulas que se encontra a fazer. Mas se estiver a estudar sozinho, de forma autodidata, vai precisar de muitos outros recursos adicionais. É o caso de dicionários Português-Russo, por exemplo, e muitos outros. E se precisar de ajuda extra, não hesite em pedir ajuda a um professor da Superprof!