Rua de cidade russa à noite

Descubra os melhores cursos em Portugal para dizer obrigado em russo

É certo que a aprendizagem do idioma eslavo perdeu alguma importância face ao que acontecia há algumas décadas, durante o tempo da URSS. Contudo, este facto histórico faz-se acompanhar da notável realidade do mundo globalizado em que vivemos e da potência económica que é a Rússia, pelo que continua a ser altamente relevante dominar a […]

30/10/2020 ∙ 8 minutos de leitura

Aprenda russo no dia a dia

Recursos didáticos para aprender russo

Longe de preconceitos relacionados com a antiga URSS, o comunismo ou as planícies de neve da Sibéria, a língua russa reina no topo das línguas eslavas em todo o seu esplendor na Europa Oriental. Língua oficial de diferentes estados - fora do seu imenso território - como Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão, o idioma é o […]

14/12/2018 ∙ 7 minutos de leitura

Como estudar a língua russa e a sua cultura

Sempre quis aprender russo? Leia os nossos artigos e saiba tudo sobre como estudar russo e também sobre a cultura russa!

Para aprender russo, a Superprof é o local ideal para encontrar o professor particular ideal e iniciar um curso de russo completo, ter explicações de russo ou até assistir a aulas de russo. Basta que procure por localidade, como no Porto, Lisboa, Coimbra, Viseu, Funchal ou outra cidade portuguesa.

Com um professor privado poderá passar do conhecimento do abecedário russo para o conhecimento completo do russo num ápice. Escolha o seu ritmo ideal já que, sendo aulas particulares, o ensino é personalizado! Pode sempre contar com aulas de russo por webcam também.

Boas razões para ter aulas de russo

Os cursos de inglês, de espanhol, de alemão, os cursos de línguas vivas na escola são por vezes bastante pequenos. No entanto, algumas escolas médias e secundárias oferecem a opção de aprender uma língua ligeiramente mais rara. Chinês, árabe, e porque não ter aulas de russo?

Existem nada menos do que 145 milhões de falantes de russo no mundo. A aprendizagem da língua russa traz portanto muitas vantagens para os estudantes que a desejem aprender.

Saber falar russo é uma habilidade que deve ser destacada no seu CV. Falar inglês quase se tornou obrigatório para conseguir um emprego, mas falar uma segunda língua estrangeira faz com que se destaque.

Falar russo também torna possível a compreensão de outras línguas como o ucraniano. Muitas línguas eslavas são próximas do russo, use-as!

E porque não preparar uma pequena viagem à Rússia? Falar russo e fazer cursos de língua russa ajudá-lo-ão a compreender os nativos e a descobrir melhor a cultura russa.

Gramática russa, alfabeto cirílico, literatura russa, o seu professor russo irá prepará-lo nas melhores condições. Se o russo é a sua língua materna, também poderá trabalhar a sua pronúncia.

Pode seguir cursos de russo numa escola de línguas, com um professor particular ou graças a cursos de russo online.

Falar russo com um professor privado

Antes de ir para São Petersburgo, porque não trabalhar o seu sotaque, pronúncia e fonética com um professor privado?

As lições individuais podem ser muito úteis se quiser aprender a falar russo rapidamente. O professor russo concentra-se apenas no seu progresso durante uma ou duas horas e elaborará o programa do curso de russo de acordo com as suas necessidades (fala, aulas de gramática, declinação, sotaque tónico, aprender a ler, regras gramaticais, etc.).

Esta é a oportunidade perfeita para progredir e aperfeiçoar-se para passar do nível de principiante para o intermediário. Pode sempre fazer cursos de russo online ao lado ou inscrever-se numa escola de línguas, mas as aulas em casa trazem um pouco mais. Especialmente se estiver com pressa de viajar para a Rússia.

Muitos tutores privados ensinam línguas estrangeiras. Estes professores em cursos de russo são frequentemente bilingues ou ensinam russo numa escola. Só precisa de encontrar a pessoa certa perto de si.

Como é que começo a aprender russo?

Quer esteja a ter aulas de russo online, ou com um professor, está a pensar como começar a aprender russo?

O primeiro passo é aprender o alfabeto cirílico. De facto, quando se olha para um texto russo, não se pode sequer tentar lê-lo porque as letras nada têm a ver com as letras do alfabeto latino. Por isso, é preciso aprender a reconhecê-los e a conhecer a sua pronúncia.

Pode colocar o seu computador com uma opção de teclado Cyrillic para o ajudar a aprender.

Uma vez dominado o alfabeto, é necessário começar a aprender algum vocabulário e expressões russas a fim de se apresentar. Dizendo as horas, dando a sua idade, dando o seu primeiro nome, o básico é rapidamente visto em classes de grupo de todos os níveis.

Mas para aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos, pode ir a aulas de conversação. Isto encoraja a compreensão oral e a expressão oral. É assim que se pode aprender russo facilmente. De facto, a prática é o melhor método de aprendizagem.

Para obter um nível avançado, não hesite em frequentar um curso de imersão ou um curso intensivo de russo. A oportunidade de seguir um curso de língua russa directamente no local e aprender novas palavras russas. E porque não escolher a Sibéria?