Sebastião - Prof de história - Porto
1ª aula grátis
Sebastião - Prof de história - Porto

O melhor dos professores. Qualidade do perfil, excelência do diploma, resposta garantida. Sebastião organizará cuidadosamente a sua primeira aula de História.

Sebastião

O melhor dos professores. Qualidade do perfil, excelência do diploma, resposta garantida. Sebastião organizará cuidadosamente a sua primeira aula de História.

  • Preço 7€
  • Resposta 3h
  • Alunos

    Número de alunos que Sebastião atendeu desde que chegou à Superprof

    31

    Número de alunos que Sebastião atendeu desde que chegou à Superprof

Sebastião - Prof de história - Porto
  • 5 (8 avaliações)

7€/h

1ª aula grátis

Contactar

1ª aula grátis

1ª aula grátis

  • História

De momento a frequentar o terceiro ano de licenciatura em História, tendo terminado o secundário com média de 18.2 (e 19 no exame de História A).

  • História

Local das aulas

    • Em casa do(a) Sebastião: Porto

    • Online
    • Em casa ou num local público : distância até 15 km de Porto

Embaixador

O melhor dos professores: qualidade do perfil, excelência no diploma, e resposta garantida. Sebastião organizará cuidadosamente a sua primeira aula de História.

Sobre Sebastião

Sempre recebi boas reações dos estudantes a quem dou explicações (faço-o desde 2021, estando no segundo ano nesta plataforma). Defendo métodos que atriam e que façam cada pessoa, à sua maneira, gostar da matéria ensinada, por mais difícil que seja. Entendo perfeitamente que não somos iguais, e que há assuntos que todos nós demoramos mais entender. Da minha parte, não desisto de ninguém, e estou sempre disponível para tornar as coisas mais fáceis e eficazes. Por fim, gosto, também, de estabelecer uma relação de confiança com quem estou a ajudar, sem que deixe de haver profissionalismo, mas para o ambiente ser o mais ideal.

ver mais

Sobre a aula

  • Todos os níveis
  • Português

Todos os idiomas falados na aula :

Português

Gosto de adaptar as minhas técnicas consoante o estudante em questão - se tiver mais dificuldade em assimilar a matéria, dou mais prioridade ao ensino do tópico; e, se estiver mais confortável, gosto de priorizar a realização de exercícios práticos. Gosto que as explicações que dou sejam dinâmicas e atrativas para o estudante -faço questão de elaborar PowerPoints próprios interativos, dando sempre prioridade à escrita e à realização de exercícios.
Acredito, também, que posso ser útil na preparação de exame - tenho recursos e materiais mais que suficientes para tal.

ver mais

Preços

Preço

  • 7€

Preços dos packs

  • 5h: 35€
  • 10h: 70€

online

  • 7€/h

deslocação

  • + 4€

aulas grátis

Esta primeira aula de oferta com o(a) Sebastião serve para conhecer melhor o professor(a) e especificar as suas necessidades para as próximas aulas.

  • 1h

Mais detalhes sobre Sebastião

Mais detalhes sobre Sebastião

  • 1) Há quanto tempo possui interesse pela disciplina que leciona e em dar aulas particulares?

    A principal disciplina que leciono (História) captou o meu interesse desde tenra idade, tendo sido já no ensino secundário que obtive interesse em segui-la como carreira. Dar aulas de História é das atividades mais enriquecedoras que tenho a possibilidade de fazer, no sentido em que, adorando a disciplina, procuro dar o máximo de mim à matéria e aos demais alunos, podendo fugir um pouco à matriz que o ministério impõe nos professores e, assim, acabo por poder fazer as coisas à minha maneira e com a minha metodologia. Acima de tudo, não se deve forçar a entrada da História na cabeça dos alunos, enquanto uma ciência exata e demasiado metódica. Pelo contrário, devemos ensinar os alunos a entender o quão enriquecedora e incrível a História é, ou seja, no fundo, devemos fazer os alunos gostar de História, e não só entender a História. É esse mote, deslocado da rigidez dos programas escolares, que procuro trazer para as aulas.
  • 2) Conte-nos um pouco sobre a disciplina que leciona, os tópicos que gosta de discutir com os alunos (e possivelmente aqueles que gosta um pouco menos)!

    Enquanto explicador que tem mais experiência a preparar alunos para exame, a disciplina acaba por ser lecionada por mim de forma proeminentemente mais prática – sendo o exame mais baseado no 12º ano e, assim, na Época Contemporânea, faço sempre um esforço por mostrar outros materiais, que vão além dos livros escolares, bem como outros tópicos que, nem sempre estando relacionados diretamente com a matéria, os ajudam a pensar de forma crítica, aplicando esses conhecimentos no programa do IAVE. Assim, gosto mais de discutir temas que os alunos me acompanham de forma mais dinâmica, como o Império Romano ou a Guerra Fria, popularmente conhecidos fora da disciplina, e gosto menos quando os temas são vítimas de um preconceito prévio, como a Idade Média. Esses temas, mesmo não gostando tanto de lecionar por ser mais complicado metodicamente, são os que me estimulam mais a inovar e adaptar as aulas a cada aluno.
  • 3) Fale-nos sobre os seus exemplos de ensino. Pode ser desde um professor, até um artista ou obra que serviu como inspiração!

    Tive alguns professores muito importantes no meu percurso, desde o meu professor de Inglês ou de História no secundário, com quem construí fortes relações de cariz profissional; ou o meu professor de Teoria da História, Hugo Ribeiro, que me fez entender o papel ativo do Historiador, enquanto um agente que, também, ajuda a moldar a sociedade. No entanto, o maior exemplo, por mais arrogante que possa ser, sou eu mesmo. Desde cedo consegui adaptar a metodologia de estudo a cada professor que passou no meu percurso, seja no secundário ou na vida académica, sendo que, agora que transitei para uma função onde, ao invés de aprender, devo ensinar, mantenho a capacidade de me moldar a diferentes alunos.
  • 4) Quais são, na sua opinião, as qualidade necessárias para ser um excelente profissional na sua especialidade de ensino?

    Não há um manual exato e específico que diz com exatidão as qualidades que um profissional neste campo deve ter, a meu ver. A verdade é que cada profissional, à sua maneira, pode ser excelente em algumas vertentes, e mais debilitado noutras.
    Sendo por isso complicado definir o que é um bom professor, eu diria que a qualidade que mais aprecio é a sua predisposição para novas realidades, mantendo por isso uma mente aberta. Podemos ser excelentes entendedores da matéria, ou podemos ter uma metodologia fora de série, mas tal não serve de nada se o profissional não tiver uma mente aberta e, no fundo, não conseguir adaptar os seus métodos à pessoa que o está a ouvir.
  • 5) Tem alguma história e/ou curiosidade engraçada relacionada com a sua profissão ou sobre as aulas que queira partilhar?

    Não sendo uma história particular, gosto sempre de aludir ao meu primeiro grupo de alunos. Eram quatro – o Miguel, a Adriana, a Ana e a Elisa, todos que iam fazer o exame de História sem a ter enquanto disciplina na escola (ou seja, o seu contacto com o programa era apenas eu). Passámos meio ano onde, entre as 22h e a meia noite nos aguentámos, numa coexistência pacífica e simbiótica, que culminou em bons resultados nos exames nacionais. Para além disso é sempre bom realçar as diferentes realidades, pois num dia estou a dar explicações a jovens do secundário, e outros a um rapaz de 10 anos, ou uma pessoa nos seus trinta ou quarenta anos, que quer entrar agora na faculdade. Esta ideia de nunca saber exatamente o que te espera quando és contactado que torna esta experiência mais estimulante.
  • 6) Já passou por alguma dificuldade na escola/universidade na disciplina que leciona?

    Nunca tive um episódio menos bom, mas o que refiro sempre que me perguntam as «desvantagens» desta profissão é sempre os pais. Apesar de a maioria que entra em contacto comigo serem extremamente prestáveis e amáveis, a verdade é que muitos querem tanto ajudar ou intervir na educação dos filhos que acabam por prejudicar.

    No que toca às explicações, tenho por regra a primazia da vontade do explicando. Faço questão que o contacto com os pais seja cordial, mas ao mesmo tempo residual, separando-o das minhas aulas com o aluno que, para mim, deve ser soberano naquilo que quer para um explicador. Fruto de algumas experiências negativas, que chegaram a ser inconciliáveis, tenho por regra só aceitar explicandos que eu tenho a certeza de que são eles, e não os pais, que me querem. Caso contrário, creio que não é o meu papel impor o estudo a alguém que não o quer. No fundo, vejo-me como um ajudante ou, no máximo, um guia, mas não como um educador, que deve substituir o papel dos pais.
  • 7) Ajude-nos a conhecer um pouco mais sobre si, conte-nos um pouco sobre as suas paixões!

    A história envolve a vasta maioria da minha vida, seja pelas explicações ou pela minha vida universitária, sendo que, fora disso, gosto de ler, estar com a minha família e viajar No fundo, gosto de uma dicotomia um tanto saudável entre uma vida solitária e quase eremítica, muito virada para o estudo, numa atividade típica de um «rato de biblioteca»; e a vida fora de portas da faculdade, onde tento ser uma parte bonita da vida de quem gosto.
  • 8) O que faz de si um Superprof?

    Acredito que, após mais de um ano a dar explicações e vários alunos que por mim passaram, o meu histórico fala por si. Não sendo de todo perfeito e já tendo dado, certamente, experiências negativas a alguém, como terceiros já o fizeram comigo, a verdade é que consegui ter excelentes relações com a maioria dos alunos que por mim passaram, sendo que alguns, após as explicações terem terminado, viraram amigos e até se juntaram a mim em outros projetos, o que prova que as aulas foram bem sucedidas. A minha maior conquista nesta plataforma foi ter feito alunos que, assumindo que outrora não gostavam de História, passaram a ter um «bichinho» pela mesma, algo que, enquanto explicador, por mais que seja importante os resultados académicos, é o meu objetivo principal.
--
--

Professores de História semelhantes

  • Sérgio

    Porto & Online

    5 (4)
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Catarina

    Porto & Online

    5 (3)
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Pedro

    Porto & Online

    5 (1)
    • 9€/h
    • 1ª aula grátis
  • Carla

    Porto & Online

    Nova
    • 7€/h
    • 1ª aula grátis
  • Teresa

    Porto & Online

    5 (1)
    • 7€/h
    • 1ª aula grátis
  • Marco

    Porto & Online

    Novo
    • 18€/h
    • 1ª aula grátis
  • Bruno

    Porto & Online

    5 (2)
    • 7€/h
    • 1ª aula grátis
  • Ana Rita

    Porto & Online

    Nova
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Ana

    Porto & Online

    5 (2)
    • 8€/h
    • 1ª aula grátis
  • Sara

    Porto & Online

    Nova
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Mateus

    Porto & Online

    Novo
    • 6€/h
    • 1ª aula grátis
  • Sandra

    Porto & Online

    Nova
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Luís

    Porto

    Novo
    • 12€/h
    • 1ª aula grátis
  • Vitor Hugo

    Porto & Online

    Novo
    • 7€/h
    • 1ª aula grátis
  • Pedro

    Porto & Online

    Novo
    • 6€/h
    • 1ª aula grátis
  • Eduardo

    Porto & Online

    Novo
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Gonçalo

    Porto & Online

    Novo
    • 8€/h
    • 1ª aula grátis
  • Francisco Tereso Pedro

    Porto & Online

    Novo
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Amanda

    Porto

    Nova
    • 6€/h
    • 1ª aula grátis
  • Hugo

    Porto & Online

    Novo
    • 20€/h
    • 1ª aula grátis
  • Veja os professores
    história