Pedro - Prof de biologia - Porto
Pedro - Prof de biologia - Porto

O perfil de Pedro e os detalhes de contacto foram verificados pelos nossos especialistas

Pedro

  • Preço 20€
  • Resposta 20h
  • Alunos

    Número de alunos que Pedro atendeu desde que chegou à Superprof

    16

    Número de alunos que Pedro atendeu desde que chegou à Superprof

Pedro - Prof de biologia - Porto
  • 5 (14 avaliações)

20€/h

Contactar
  • Biologia
  • Biologia celular
  • Botânica
  • Zoologia
  • Geologia

Explicações de Biologia e Geologia, apoio a licenciaturas e aulas de Literacia Científica.

  • Biologia
  • Biologia celular
  • Botânica
  • Zoologia
  • Geologia

Local das aulas

    • Em casa do(a) Pedro: Porto

    • Online

Super professor

Pedro é um dos nossos melhores professores de Biologia. Possui um perfil de qualidade, um diploma verificado, um rápido tempo de resposta e ótimas avaliações por parte dos seus alunos!

Sobre Pedro

Olá! Seja muito bem-vindo!
Chamo-me Pedro Suárez, detenho o curso Certificado de Competências Pedagógicas, sou licenciado em Biologia, com aproximação académica às Geociências, comunicador de Ciência com formação no Instituto "Speak and Lead", pós-graduando em Genética e Biologia Evolutiva e investigador na área de História e Filosofia das Ciências.
Fui colaborador na imprensa regional de Vale de Cambra de 2010 a 2021, com crónicas sobre História Natural e Biologia Moderna; colaboro na imprensa cultural portuense com artigos sobre História e Filosofia das Ciências; sou docente-convidado da Casa do Professor e Universidade Sénior de Vale de Cambra, onde leciono temas específicos das Ciências Naturais, e fundador-proprietário da revista cultural "O Orbitário". A convite da Associação Portuguesa de Orquidofilia, de escolas públicas e privadas e outras instituições, tenho tido o enorme privilégio de, desde 2010, viajar por várias cidades de Portugal, onde dou palestras e ciclos de aulas sobre cultura científica, em geral, e temas particulares das Ciências Biológicas.
Neste momento, dedico-me ao apoio de alunos através de explicações ou aulas particulares, bem como ao estudo acompanhado a explicandos de todas as idades na minha "Casa de Estudos".
Por isso, se precisar da minha orientação pedagógica para nutrir a sua formação, não hesite em contactar-me e ofereça-me o prazer da sua visita. Até já!

ver mais

Sobre a aula

  • Todos os níveis
  • Português

Todos os idiomas falados na aula :

Português

Olá! Seja muito bem-vindo ao nosso espaço de esclarecimento e aprendizagem! Considerando que a minha formação elementar é em Ciência, a Biologia em particular, nunca dispenso o rigor naquilo que é transmitido ao explicando, quer no que diz respeito à literacia científica, como no que toca o conteúdo e a fonte de onde este provém. Prezo, sobretudo, a diversidade de metodologias pedagógicas, dado que acredito que cada explicando vai sendo esclarecido ao seu próprio ritmo e através de ferramentas específicas ao seu caráter. Dizem os resultados finais que os meus explicandos têm tido sucesso no seu aproveitamento escolar e, mais importante, no seu entendimento do Mundo para o futuro, incluindo alunos do ensino secundário que, entretanto, acabaram por decidir enveredar por cursos superiores com portentosas exigências na área das Ciências da Vida, como são exemplo a própria Biologia, a Enfermagem, as Ciências Biomédicas e Farmacêuticas e outros que tais. Um dos meus maiores investimentos durante as explicações é esclarecer, ou relembrar, o aluno dos "comos" e dos "porquês" dos conceitos-base e, por conseguinte, dali em diante, tudo o resto torna-se muitíssimo mais claro e simples.
E embora me dedique às explicações de Biologia e Geologia (ensino secundário), não nego a oportunidade de esclarecer certas matérias de níveis escolares mais elementares ou mais avançados, como tem acontecido com alunos a frequentar disciplinas como Biologia Celular, Botânica, Zoologia, Biologia Evolutiva (ou "Evolução [...]) e História e Filosofia das Ciências, área a que me dedico há mais de 10 anos. Adopto igual e perfeitamente o método de ensino à distância, se o explicando precisar, ou cuidar que para si é melhor, no qual utilizo um mecanismo revezado entre a câmara frontal do computador e uma câmara documental (V4K PRO) que acompanha os textos e os esquemas que vou desenvolvendo em tempo real. E, por fim, estimado amigo, permita-me "segredar-lhe"(!) que, na minha posse, tenho mais de dois milhares de livros sobre vários tipos de temáticas científicas (académicos e de divulgação), pelo que, se, como eu, gostar de apoiar e complementar o seu estudo com eles, oferecer-lhe-ei as minhas diretrizes e todo o meu gosto em facultar-lhos, "in loco", para consulta.
Agora já sabe: se precisar de mim, não hesite em contactar-me!
Entretanto, desejo-lhe muita e boa saúde, assim como sucesso em todas as vertentes da sua vida. Até já!

ver mais

Preços

Preço

  • 20€

Preços dos packs

  • 5h: 100€
  • 10h: 200€

online

  • 20€/h

Mais detalhes sobre Pedro

Mais detalhes sobre Pedro

  • Há quanto tempo possui interesse pela disciplina que leciona e em dar aulas particulares?

    Conta quem me criou, que nasci com uma profunda proclividade para o estudo da Natureza: aparentemente, quando em bebé com alguns meses fora do ventre, a única forma de distrair-me dos acessos de choro era colocar-me em frente da televisão a ver documentários de vida selvagem, uma vez que os desenhos animados e outros conteúdos televisivos não surtiam efeito. Depois, durante a infância e a juventude, nunca consegui desenvolver o gosto pelo desporto, nem por assuntos ditos normais para a idade, como chuteiras e bolas de futebol, carros, motas e aviões (nasci no século passado, pelo que ainda não havia tablets ou smartphones, e aquilo que os computadores "cúbicos" ou "paralelepipédicos" ofereciam era bastante limitado). Interessavam-me, sim, os modelos realistas de animais em plástico, as plantas e os livros de Ciência e, como aprendi a ler aos cinco anos de idade, a minha família nutria as minhas tendências, oferecendo-me livros sobre Ciências Biológicas, Geológicas e Geográficas. Com o decorrer dos anos, fui alimentando a minha paixão pelas Ciências Naturais e acumulando algum conhecimento, juntamente com a formação oficial que, claramente, recebi através da escola. Após a adolescência, e com o natural amadurecimento do carácter, fui descobrindo que a tão desejada sabedoria só estaria ao alcance de quem fosse capaz de aumentar a sua mundividência, isto é, conhecer um pouco de praticamente todas as áreas do Saber. Portanto, quando entrei no ensino superior, embarquei, a par com a minha formação específica em Biologia, numa demanda intelectual pelos meandros da Literatura, da História e da Filosofia, o que me fez, e tem feito, sentir uma maior confiança na aquisição, no processamento e na interligação de conceitos. Não obstante, ainda hoje, embora me considere um apologista do conhecimento multidisciplinar, sei que ainda me resta um longo percurso cognoscente por trilhar e, nem que morra de vetusta idade, nunca me sentirei totalmente aplacado. E talvez seja esta sede de saber que, desde a minha juventude, me instiga a partilhar com os outros aquilo que vou aprendendo. Não sou docente do ensino obrigatório, porque as directrizes e o programa escolar presentemente em vigor são francamente inadequados e potencialmente danosos. Assim, nas minhas aulas particulares tenho a oportunidade de guiar os meus queridos alunos da forma como considero mais adequada, através de uma metodologia pedagógica profundamente científica e personalizada, esta que tem sido suportada pelo sucesso discente.
  • Conte-nos um pouco sobre a disciplina que leciona, os tópicos que gosta de discutir com os alunos (e possivelmente aqueles que gosta um pouco menos)!

    Considerando que a Biologia ocupa-se do estudo de todas as formas de vida que habitam a Terra, incluindo o ser humano, e que a Geologia compreende as noções dos suportes físico e químico dos seres vivos, isto é, os minerais, as rochas e os fenómenos que lhes estão associados, pergunto-me, em jeito de brincadeira, claro, se haverá Ciências mais aliciantes, fascinantes e completas do que estas duas sobreditas! No caso da Biologia, que é onde os meus estudos incidem com maiores pormenor e exaustão, acabou por revelar-se-me evidente que, para a compreender satisfatoriamente, é necessário conhecer e entender os fundamentos básicos da Física e da Química. O mesmo acontece com a Geologia, mas por intermédio de diferentes tópicos. De qualquer forma, arrisco dizer que gosto de todas as áreas da Biologia, que são imensas, mas tenho na Biologia Celular e na Biologia Evolutiva um especial apreço, pois estas podem afigurar-se como as duas áreas mais fundamentais para a compreensão dos sistemas biológicos. Extracurricularmente, adoro conversar com os meus alunos sobre História da Ciência, não só por tratar-se de um tema que me interessa particularmente, mas porque acredito que consegue colocar o educando no lugar do cientista e, por momentos, fazê-lo "viver" as suas circunstâncias pessoais, sociais e económicas e, assim, motivá-lo para que sinta que existe uma origem clara e um verdadeiro sentido naquilo que hoje se conhece e estuda. Nas minhas aulas não existem restrições para os assuntos que se desejam discutir; o único limite é aquele imposto pelo próprio aluno, desde que com honestidade e sensatez.
  • Fale-nos sobre os seus exemplos de ensino. Pode ser desde um professor, até um artista ou obra que serviu como inspiração!

    Sempre tive uma admiração muito grande pela profissão de docente e, por sorte, fui discípulo de excelsos professores, exceptuando um ou outro, dos quais, aliás, pouco me recordo. Conservo, por exemplo, pela minha professora primária, que me acompanhou desde o primeiro ao quarto anos, um carinho muito especial, pois para além de boa pedagoga era também humanamente formidável. Demais, a minha professora de Biologia e Geologia do ensino secundário é para mim uma magistral referência, tanto pela sua inusitada sabedoria que ia para além daquilo que os manuais informavam, como pela sua apaixonada dedicação ao ofício do ensino. Foi com ela que aprendi a importância do rigor científico. Hoje somos grandes amigos, e mantemos um contacto assíduo. Fora do ambiente escolar, preservo igualmente várias referências, quer a nível académico e profissional, como a nível pessoal. Alguns exemplos passam por eméritos vultos da Comunicação Audiovisual, da Literatura e da Ciência, com os quais já tive a distinta honra de privar e aprender, como Sir David Attenborough, os Professores Richard Dawkins, Denis Noble, Edward Wilson, Lee McIntyre e Neil deGrasse Tyson, e, em Portugal, os Professores Galopim de Carvalho, José Hermano Saraiva, Carlos Fiolhais, Jorge Paiva, Luís Mendonça de Carvalho e António Sobrinho Simões, entre muitos outros.
  • Quais são, na sua opinião, as qualidade necessárias para ser um excelente profissional na sua especialidade de ensino?

    A meu ver, a característica mais importante para a condição de pedagogo, ou de docente, é reconhecer as suas próprias limitações no grande domínio da Cultura: dar conta de que existe, quase literalmente, um universo inteiro por descobrir, torna o indivíduo num intelectual humilde, com uma vontade incessante de aprender. Creio que apenas os profissionais que nunca param de estudar, oficial ou autodidacticamente, os chamados estudiosos, são os recomendados, e, de facto, pretendidos, para o ensino, para formar intelectualmente novos profissionais, para educar culturalmente as gerações vindouras. Um professor que julga saber tudo o que precisa está condenado à ignorância. E a ignorância, no meu entender, não é o desconhecimento de um qualquer assunto em particular, é não querer saber activamente, principalmente quando detém os recursos para chegar às respostas. De resto, como em qualquer pessoa, há que ter uma propriedade, seja intrínseca ou adquirida, de integridade, pois que esta é uma qualidade que serve, invariavelmente, outras, como a honestidade e o sentido de justiça.
  • Tem alguma história e/ou curiosidade engraçada relacionada com a sua profissão ou sobre as aulas que queira partilhar?

    Até ao momento, dentre as muitas viagens pelo mundo que tive o privilégio de fazer, ainda nenhuma superou a que fiz à Austrália: há uns anos, estive um pouco mais de um mês no "país dos marsupiais" a fazer uma investigação sobre as plantas vasculares terrestres do litoral Este australiano, acompanhado pelo botânico Professor Doutor William McDonald, da Universidade de Queensland. Nessa estadia, percorri o país de Sul a Norte, de Sydney a Cape York, caminhei por praias siliciosas, atravessei lagoas dominadas por uges venenosas e caranguejos-soldado, escalei colinas rochosas, penetrei em densas e luxuriantes florestas tropicais, visitei um santuário de coalas, mergulhei na Grande Barreira de Coral, naveguei em estuários repletos de crocodilos-de-água-salgada, observei e registei mais de uma centena de aves, convivi com o povo aborígene de uma tribo específica, vi grandes congregações de baleias-jubarte em aparatosas paradas nupciais, dei de caras com um pai casuar e as suas três crias, manuseei e estudei organismos potencialmente mortíferos, adquiri o máximo de livros que a minha mala permitiu e pretendo lá voltar!
  • Já passou por alguma dificuldade na escola/universidade na disciplina que leciona?

    Não, nunca passei por nenhuma dificuldade nas disciplinas de lecciono. Tive dificuldades, sim, e admito-o sem qualquer tipo de estigma, a Matemática durante o ensino secundário. No entanto, o meio mau aproveitamento a essa disciplina deveu-se, única e exclusivamente, a mim mesmo, pois entrei num conflito interior com os conteúdos programáticos e decidi, não compreendo hoje porquê, deixar de estudá-la. Essa minha inconsequente decisão fez-me entrar no ensino superior com um ano de atraso. Por outro lado, como, no entretanto dos acontecimentos, comecei a estudar Matemática e a ser acompanhado por uma magnífica explicadora, acabei por adquirir conhecimentos indispensáveis para a minha formação académica. Por isso, por vezes dava por mim a dar a mão à palmatória, pensando em voz alta, "arre! Ainda bem que estudei isto!".
  • Ajude-nos a conhecer um pouco mais sobre si, conte-nos um pouco sobre as suas paixões!

    Por não me considerar uma pessoa particularmente interessante, digo-vos apenas que, na minha vida, tenho apenas dois grandes tesouros: a minha família e a minha biblioteca.
  • O que faz de si um Superprof (além de ter respondido a esta entrevista :-P)?

    Embora agradeça muito a simpatia, esse "título" só me poderá ser conferido pelos meus queridos alunos ou pelos seus encarregados de educação, se eu efectivamente o merecer.
--
--

Professores de Biologia semelhantes

  • Arthur

    Porto & Online

    5 (20)
    • 15€/h
    • 1ª aula grátis
  • André

    Porto & Online

    5 (6)
    • 15€/h
    • 1ª aula grátis
  • Alexandre

    Porto & Online

    5 (3)
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Tomás

    Porto & Online

    5 (2)
    • 15€/h
    • 1ª aula grátis
  • Iolanda

    Porto & Online

    5 (2)
    • 20€/h
    • 1ª aula grátis
  • Bernardo

    Porto & Online

    5 (3)
    • 5€/h
    • 1ª aula grátis
  • Ana

    Porto & Online

    5 (1)
    • 20€/h
    • 1ª aula grátis
  • Mafalda

    Porto & Online

    5 (1)
    • 20€/h
    • 1ª aula grátis
  • Iara

    Porto & Online

    Nova
    • 20€/h
    • 1ª aula grátis
  • Beatriz

    Porto & Online

    5 (1)
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Joana

    Porto & Online

    Nova
    • 20€/h
    • 1ª aula grátis
  • Bruna

    Porto & Online

    Nova
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Camila

    Porto & Online

    5 (2)
    • 6€/h
    • 1ª aula grátis
  • Joana

    Porto & Online

    Nova
    • 9€/h
    • 1ª aula grátis
  • Leonardo

    Porto & Online

    Novo
    • 10€/h
    • 1ª aula grátis
  • Sérgio

    Porto

    5 (1)
    • 15€/h
    • 1ª aula grátis
  • Susana

    Porto & Online

    5 (4)
    • 15€/h
    • 1ª aula grátis
  • Isolina

    Porto & Online

    Nova
    • 20€/h
    • 1ª aula grátis
  • André

    Porto & Online

    Novo
    • 15€/h
    • 1ª aula grátis
  • Susana

    Porto & Online

    Nova
    • 15€/h
    • 1ª aula grátis
  • Veja os professores
    biologia