Sejamos francos: o violino não é o instrumento mais escolhido pelos estudantes de música. O piano ou a guitarra estão de longe à frente deste pequeno instrumento de cordas neste concurso de popularidade musical. No entanto, apesar da opinião geral, o violino é hoje bastante acessível e simples de aprender devido aos diferentes conteúdos disponíveis para qualquer estudante se aplicar a estudá-lo, independentemente do seu nível como músico e conhecimentos sobre a área. Hoje em dia é possível adquirir o instrumento e estudá-lo a preços mais acessíveis, mesmo em regime autodidata. Então, como poderá aprender a tocar violino sem gastar muito? Se as aulas tradicionais de música não são seu forte, saiba que a internet oferece muitos recursos online, havendo até alguns entre os quais poderá até desfrutar gratuitamente. Vamos descobrir todas as opções agora mesmo!

Mas antes de começarmos, uma curiosidade. Sabia que investigadores portugueses descobriram uma nova técnica de tocar violino e deste modo ser menos cansativo?

Por que aprender a tocar violino online?

O violino é um instrumento que o fascina, mas nunca se atreveu a inscrever-se numa escola de música e ter aulas? Tem medo da teoria musical? Nunca encontrou o professor de música ideal para o que deseja aprender? Ou prefere estudar como autodidata e aprender o violino sozinho, com autonomia e liberdade? Pois bem, a Internet é uma alternativa muito boa para esta sua nova aprendizagem, independentemente do formato de aulas que acabar por decidir ser o mais adequado para si.

Onde aprender o violino?
Porque deve considerar aprender música através da web? | Aprender um instrumento online pode-lhe dar mais liberdade criativa.

Estudar como autodidata é também ganhar autonomia e confiança nas suas capacidades enquanto músico, qualidades muito importantes quando se considera enveredar por uma carreira no mundo da música, especialmente se quiser aprender improvisação e vários estilos musicais diferentes.
Como o cérebro humano cria automatismos para se defender das dificuldades encontradas, quaisquer que estas possam ser, ao treinar o seu instrumento de forma independente será capaz de procurar soluções para enfrentar os diferentes contratempos que poderá encontrar ao longo do seu percurso como artista, fortalecendo assim o seu conhecimento do instrumento. Neste sentido, acabará por se tornar mais flexível e polivalente e criando a sua própria forma de tocar.
Isto também significa ser livre para escolher o que quer aprender e quando deseja fazê-lo, uma vantagem bastante significativa que também influencia muito na motivação de um novo aprendiz. Na verdade, tocar e aprender ao seu próprio ritmo mantém-no naturalmente motivado ao nunca se sentir forçado a praticar num determinado regime ou preso a um cronograma rígido de estudos, por exemplo.

Aprender a tocar violino
Deverá aprender a tocar violino ao seu próprio ritmo! | Fonte: Unsplash

Durante as horas de prática do seu instrumento, cabe a si mesmo escolher qual aspeto do violino vai estudar: o dedilhado, a postura corporal, aprender como segurar o arco, fazer o vibrato, entre outros exercícios indispensáveis a qualquer bom músico. De igual forma, será também capaz de escolher e variar o estilo musical e os temas que deseja aprender. Se o seu estilo favorito é o rock, a música clássica ou o jazz, saiba que pode facilmente encontrar partituras ou tablaturas online consoante o que procura e o seu nível de experiência como violinista. Então, se quiser tornar-se na próxima Lindsay Stirling, siga os nossos conselhos e as nossas dicas!

Como aprender violino online?

Aprender violino na internet parece ótimo! Mas como pode fazê-lo? A internet está cheia de fontes de informação útil que o poderão ajudar nesta sua nova atividade e, por isso, é fácil perder-se num vasto mar de links, artigos e tutoriais. Ao procurar por palavras-chave como "aulas de violino online" ou "cursos de violino online", irá encontrar resultados bastante satisfatórios. No entanto, existem diferentes maneiras de aprender a tocar este instrumento tirando partido das novas tecnologias da informação disponíveis hoje em dia. Alguns sites, ou vídeos informativos, oferecem uma sequência de cursos com um professor virtual que poderá dividir as suas aulas de violino em diversos capítulos, facilitando a sua aprendizagem e a sua consolidação de conhecimentos. Cada etapa será um novo desafio, mas será capaz de os ultrapassar e realmente evoluir como músico se for capaz de persistir, praticar e mantiver a sua motivação. As aulas geralmente abordam os seguintes tópicos:

● treinar o posicionamento das mãos;
● perceber como usar o arco;
● aprender a ler uma partitura;
● compreender a teoria musical associada aos diversos estilos;
● praticar fazer um vibrato.

A vantagem de ter algum acompanhamento, ainda que em formato online, é que o professor é muitas vezes um músico que também aprendeu o violino sozinho e que será capaz de o guiar em situações difíceis, motivando-o a continuar a praticar, ao já ter passado por frustrações semelhantes. Além disso, é muitas vezes possível entrar em contato direto com o seu mentor para tornar esse relacionamento mais real e próximo e eventualmente marcar aulas presenciais para limar algumas arestas mais difíceis.

Onde aprender a tocar violino?
Aprender a tocar violino pelo computador? | Nas aulas pela internet, por vezes não há contato humano, o que pode dificultar a sua aprendizagem, mas terá a vantagem de ter um horário flexível e adaptado às suas necessidades como estudante de música.

No entanto, alguns violinistas iniciantes aprendem a tocar violino apenas reproduzindo as músicas que encontram no YouTube, ao verem outros violinistas mais experientes a tocar, ou seguindo as tablaturas disponíveis nos variados sites de teoria da música. É bem possível progredir desta forma, desde que seja um aluno disciplinado e tenha realmente vontade de aprender. Além disso, a satisfação de saber tocar uma peça completa pode ser um bom elemento de motivação e autoconfiança, o que lhe permitirá voltar a ganhar forças para continuar os seus estudos, mesmo quando confrontado com alguma peça musical mais difícil. Apesar disso, há algumas dicas que ainda precisam de ser respeitadas para garantir que a sua aprendizagem online não se transforme num pesadelo:

1. Seja consistente na prática: é importante tocar todas as semanas e cumprir o seu cronograma. Se esperar muito tempo entre cada aula, arrisca-se a esquecer-se de detalhes importantes que o permitiram evoluir desde a última sessão e, eventualmente, perderá tudo o que aprendeu no decorrer das mesmas.

2. Pratique o máximo possível: não se trata apenas de ter um horário de treino regular, mas de tocar com frequência para que não perca a sua destreza motora nem se esqueça das sequências musicais inerentes a qualquer música que deseja aprender a tocar. Todos os violinistas dirão: a prática é o segredo do sucesso.

3. Ouça músicas de violino com frequência: para desenvolver o seu ouvido, nada melhor do que ouvir alguns temas tocados por violinistas mais experientes. Isto poderá ser uma incrível fonte de encorajamento, portanto, ouça sem moderação!

4. Seja motivado: sem a famosa motivação, a aprendizagem do violino não avança ao ritmo pretendido. Então, faça a si mesmo as perguntas certas antes de começar e garanta que terá tempo disponível para esta sua nova iniciativa.

Não obstante, não se esqueça que os cursos online, apesar de bastante úteis e completos, nunca substituem por completo os bons conselhos de um professor que o acompanha nos seus estudos e avalia o seu progresso. Assim sendo, que tal complementar os seus estudos com aulas de violino online?

No Youtube encontra também muitos vídeos de aprendizagem!

Canais do YouTube para aprender a tocar violino

Se preferir não começar pela teoria musical, há muitas maneiras de aprender a tocar violino para iniciantes sem ter que passar pelo que algumas pessoas entendem como uma tortura para principiantes.
O YouTube é a plataforma de vídeo online mais famosa e mais popular na internet atualmente devido à sua multidisciplinaridade e variedade de conteúdos, tornando-se na plataforma ideal para qualquer aprendizagem informal, independentemente da área do saber em questão. Ela permite que milhões de pessoas partilhem as suas aulas, os seus tutoriais, os seus truques e as suas covers de músicas de violino para que diferentes estudantes possam estudá-las e para que eles próprios consigam evoluir através da prática e aprendizagem por imitação.
Adicionalmente, alguns canais disponibilizam cursos para aprender a tocar uma música no violino ao treinar somente o posicionamento dos dedos no braço do violino. Como o jogo Guitar Hero, os músicos seguem os dedilhados ao ritmo da música, acompanhando o seu andamento.
Para ajudá-lo na sua escolha e de forma a não se perder na infinidade de vídeos disponíveis nesta plataforma, aqui estão alguns exemplos de canais que poderá seguir:

Para Violinistas

Para Violinistas é um canal voltado para todos aqueles que querem aprender um pouco mais sobre esse maravilhoso instrumento musical. Lá poderá encontrar desde aulas de violino para iniciantes, com exercícios e dicas de estudo, até abordagens de técnica e estilos mais avançados, para aqueles que já têm algum domínio do instrumento. Tudo para que consiga aprofundar os seus conhecimentos nesse incrível e ainda desconhecido mundo da música clássica, em sessões de poucos minutos.

Violino didático

Tal como o canal anterior, o Violino Didático foi fundado pelo violinista e professor Jean de Oliveira, e tem como missão ajudar a democratizar a educação do violino, qualquer que seja o grau de experiência do estudante e o seu estilo musical. Alguns dos materiais disponíveis no canal são:
● Aulas de Violino Online;
● Tutoriais;
● Aulas de Teoria Musical Online;
● Festivais;

Violin Hero

O Violin Hero é um canal criado pelo violinista Ney Aguiar, onde pode aprender a vencer algumas barreiras do mundo do violino. Veja alguns dos temas abordados pelo músico:

● Quer aprender violino e não sabe como começar?
● Tem dúvidas sobre qual marca ou modelo deve comprar?
● Não sabe como cuidar do seu violino?

Trata-se de uma boa oportunidade para aprender a tocar violino e tirar todas as suas dúvidas de aprendiz já que a cada semana, o canal disponibiliza um vídeo novo.

Estes são apenas alguns exemplos do que poderá encontrar nesta plataforma de vídeo que o poderão ajudar a melhorar no seu instrumento e evoluir como músico de forma divertida e lúdica, sem que dê por isso.

Conheça a apresentação do canal:

Aprender violino online: sites pagos

Na internet também é possível encontrar muitos sites para aprender facilmente o violino a partir de casa, com ou sem acompanhamento de um mentor. Verdadeiras escolas de música online, estes sites geralmente oferecem pacotes mensais ou anuais, dependendo das suas necessidades e motivações como estudante, e de acordo com o orçamento disponível para a sua aprendizagem.

Curso Spalla de Violino

Neste site, há várias opções de cursos para todo o tipo de alunos quer sejam iniciantes, intermédios ou avançados.
O conteúdo disponível é proporcionado em formato de vídeo o que significa que poderá estudar onde, quando e como quiser. Os vídeos são todos de alta resolução e constantemente atualizados, para que consiga ter uma aprendizagem de qualidade e consistente.
Através deste website terá a garantia de ter aulas asseguradas sempre com o melhor conteúdo e informações facultadas para garantir uma melhoria eficaz no seu à vontade como músico violinista.
Ao registar-se, receberá acompanhamento por e-mail, pelos grupos do Facebook e Whatsapp da própria escola e pela plataforma de estudos disponibilizada. As orientações serão realizadas num prazo máximo de 24 horas, para que não perca tempo e possa treinar sem quaisquer dificuldades acrescidas. Complementarmente, terá ainda acesso completo ao curso por tempo ilimitado, podendo revê-lo quantas vezes quiser, tendo ainda direito a todas as novas aulas adicionadas à plataforma de estudos conforme estas forem sendo disponibilizadas.

Udemy

Esta plataforma de ensino online é bastante popular devido às diferentes disciplinas e áreas do saber disponíveis para qualquer estudante interessado, à sua disposição através de um baixo custo de inscrição.
Naturalmente, aprender a tocar violino não é uma exceção e poderá encontrar diversas alternativas e professores para dar início à sua aprendizagem, consoante as suas motivações pessoais como estudante de música.
As aulas são disponíveis em formato de vídeo, lecionadas por vários violinistas de sucesso, e têm a mais valia de atribuírem um certificado de conclusão no final do curso para que possa adicionar ao seu currículo mais um carimbo de reconhecimento como músico profissional.

Aprender a tocar violino online
Poderá aprender a tocar violino online. | Fonte: Unsplash

Conduzido pelo professor violinista João Pedro Ferraz, este curso é voltado para os alunos iniciantes, que nunca tiveram contato com o violino e querem aprender do zero.

São seis aulas com 26 atividades distintas, abordando os seguintes conteúdos:

● Conhecer o violino;
● Usar o arco;
● As notas musicais no violino;
● A escala de Sol Maior;
● A escala de Ré Maior;
● A escala de Lá Maior.

Trata-se assim de uma plataforma bastante completa para qualquer aluno que pretende iniciar o seu percurso e deseja evoluir nos seus estudos de forma simples e facilitada.
Este website disponibiliza ainda uma aplicação móvel complementar para que possa aceder aos seus conteúdos em qualquer lugar, sem ser necessário usar o seu computador para praticar!

Superprof

Já a Superprof, é a solução ideal se pretende uma mistura entre o formato de aprendizagem autodidata e o acompanhamento de um profissional.
Através da nossa plataforma será capaz de escolher entre diversos professores com currículos musicais distintos, selecionando o que considerar mais indicado para si, com formatos de aulas diferentes - desde o regime presencial, ao domicílio, ou exclusivamente online -, para que tenha a possibilidade de escolher a tipologia mais indicado para si.
A oferta de preços cobrados por sessão também é bastante variada para que possa selecionar a modalidade de aulas mais indicada para si, de forma a respeitar o seu orçamento disponível.

Aprender a tocar violino com aplicações para tablet ou smartphone

Onde aprender violino?
Com que idade pode tornar-se num violinista? | É possível aprender a tocar violino já em idade adulta? Sim, mas é um belo desafio!

Outra alegria das novas tecnologias são as aplicações de música disponíveis para os seus dispositivos móveis. Algumas delas tornam a aprendizagem da teoria musical mais atraente, como por exemplo o Meludia, enquanto outras ajudam os músicos a praticarem o violino (por exemplo, a Aprenda violino) de maneira viciante.
Desde aulas de teoria musical, de dedilhados, de ritmo, e sobre as diferentes escalas musicais, será capaz de ter acesso a tudo o que será necessário para se tornar num verdadeiro violinista de sucesso.
Aprender a teoria musical com uma boa aplicação irá ajudá-lo a saber a ler as notas sem grandes dificuldades e escapar ao aborrecimento de praticar vezes e vezes sem conta a leitura das suas partituras de forma mecânica!

No entanto, se a música clássica não for a sua praia e preferir algo mais mexido, que tal aprender o violino elétrico?

E então? Já decidiu dar início à sua aprendizagem? Veja aqui algumas das perguntas mais frequentes dos nossos novos utilizadores para que faça uma escolha informada e adaptada às suas necessidades numa plataforma desenvolvida especialmente a pensar nos seus alunos.

Precisa de um professor de Violino ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.