A natação tem tudo a ver com a diversão, e acredito plenamente que deve continuar a nadar enquanto se estiver a divertir. - Scott Goldblatt
Quer começar a nadar? De todas as modalidades, bruços é a melhor para começar! Esta modalidade é indicada para todos os tipos de alunos, desde bebés a crianças e adultos. É, regra geral, a primeira que é ensinada nas aulas de natação e, sem dúvida, a mais utilizada por praticantes de atividades em meio aquático.
Além disso, é essencial ter experiência nesta modalidade antes de poder praticar crawl ou mariposa e tentar dominar competências mais complexas. Mas então como é que se nada em bruços? Quais são as técnicas e competências que precisa de dominar? Continue a ler para saber as informações essenciais sobre esta modalidade e os outros estilos de natação.
Como é o estilo de bruços?
Bruços é um dos quatro estilos ou técnicas de natação, e provavelmente o mais utilizado por praticantes amadores e nadadores nas piscinas e praias do país. Nesta modalidade, o corpo do nadador deve estar alongado e de barriga para baixo, com os ombros paralelos ao nível da água. Os movimentos dos braços e das pernas devem ser feitos em simultâneo e de forma sincronizada, sem movimentos alternados. É esta sincronização que define o estilo, caso contrário o atleta está apenas a nadar em estilo livre.
De todos os estilos, bruços é um dos mais antigos praticados em competição e tem origens no século XVI. Nesta altura, o normal era nadar enquanto se batia os pés de forma alternada (como acontece nos movimentos de crawl), mas a modalidade foi evoluindo até ao que conhecemos hoje em dia. Depois do seu surgimento, desenvolveu-se e espalhou-se muito rapidamente, tornando-se o estilo mais praticado no continente europeu e, depois, no mundo.

Como modalidade, está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição em 1896, em Atenas. No entanto, as primeiras provas masculinas só foram disputadas a partir da edição de St. Louis em 1904, e as femininas a partir de 1924.
Como nadar em bruços?
A movimentação em bruços é feita de forma simultânea mas alternada, o que pode dificultar o deslize e a progressão do nadador na prática. Muitos dos atletas sentem alguma dificuldade na intermitência e o facto de ter que coordenar entre movimentar os braços e depois as pernas, de forma sucessiva. Ainda que os movimentos sejam simples, a coordenação pode ser complicada. Se for um dos nadadores com esta dificuldade, pode optar por nadar em mariposa, onde os movimentos dos membros são efetuados sincronizados e ao mesmo tempo!
Estas são as etapas que deve seguir:
- Expiração: comece por estender os braços e as pernas até estarem retos, com a palma das mãos viradas para o fundo da piscina. Depois, coloque a cabeça dentro de água e expire para começar a nadar;
- Tração: abra cada braço até formar um ângulo de 45°, fazendo força com as palmas das mãos para criar alguma resistência. As pernas devem fazer o mesmo movimento, empurrando com os calcanhares para fora;
- Inspiração: remova a cabeça e o tronco da água para poder inspirar, enquanto movimenta cada braço de volta para o centro e dá impulso com os pés;
- Voltar ao início: mantendo o corpo reto, volte a mergulhar a cabeça e repita os movimentos.
Acima de tudo, é essencial que pratique para ter uma boa coordenação, para conseguir alcançar um deslize fluído e eficaz dentro da piscina. Para auxiliar, deixamos também aqui algumas das nossas dicas:
- utilize as pernas para o impulsionar enquanto estica os membros superiores;
- o movimento dos braços ajuda a colocar a cabeça na posição ideal para respirar, por isso utilize as deixas naturais da ondulação para saber quando fazer a respiração e não inspirar água;
- comece a movimentar as pernas quando os membros superiores estiverem à frente, no eixo do corpo;
- deslize apenas quando o impulso das pernas for suficientemente forte para levar o seu corpo para a frente, com a extensão superior necessária para evitar o travamento;
- pratique as vezes que forem necessárias e não se precipite.
É esta coordenação de todos os movimentos de propulsão que garante que terá um bom deslize e será capaz de se deslocar dentro da piscina com maior facilidade, utilizando sempre esta modalidade de natação.
Fase a fase
Para os nadadores que querem cumprir todas as regras como fazem os atletas de competição, existem alguns pontos a seguir no que diz respeito à partida, viragem e técnica de movimentação.
Partida
Tal como acontece com outros estilos, a partida é feita através de um salto. Nas competições, os atletas sobem para o bloco de partida quando o juiz apita, colocando-se na posição de parte (um dos pés na frente do bloco). Quando todos os nadadores estiverem em posição e imóveis, o juiz de soará o sinal de partida. Se quiser fazer igual nas aulas, pode praticar esta posição e salto na borda da piscina antes de entrar.
Viragem
A viragem é extremamente simples e fácil de fazer. Quando se aproximar da parede da piscina, deve tocar nela com as duas mãos. Depois, liberta uma das mãos enquanto roda o corpo. Quando terminar a rotação, os pés estão junto à parede e deve utilizá-los para o impulsionar para a frente e continuar a nadar. Se for necessário, pode dar uma braçada enquanto está submerso para ajudar ao impulso.
Técnica
Para conseguir a movimentação, as pernas devem fletir e estender para completar cada pernada, ao mesmo tempo que os braços impulsionam o corpo para deslizar na água. É o movimento das pernas que ajuda a empurrar para frente, de forma a que o nadador consiga movimentar-se dentro de água, quanto os braços terminam a sua fase de impulsão. Despois, é só efetuar o deslize e repetir este ciclo continuamente até chegar à parede da piscina.
Como respirar em bruços?
Uma das maiores vantagens desta modalidade é o facto de a respiração poder ser feita durante cada movimento, o que permite um fornecimento de ar regular e, desta forma, uma respiração menos ofegante. É ainda possível que os mais pequenos beneficiem das aulas de natação infantil, que introduzem a técnica de respiração de forma suave e divertida. Deve inspirar pela boca, no momento de tração dos braços, enquanto o corpo regressa e as pernas preparam o seu impulso. Tal como na mariposa, a inspiração de ser breve, no momento em que a cabeça se levanta para olhar em frente. A expiração, por outro lado, deve ser longa e contínua enquanto estiver submerso.

Deve respirar depois de cada braçada, no momento em que recupera a posição inicial para começar um movimento novo. Depois de respirar, deve estender os braços para a frente da cabeça e iniciar uma nova braçada.
Alguns exercícios para começar a praticar!
Quer nadar em bruços, mas não sabe bem como começar? Quer entrar numa competição de natação e precisa de melhor a sua técnica? Independentemente dos seus objetivos e do que quiser fazer, a solução é praticar o máximo que puder e complementar a sua aprendizagem com exercícios específicos! Os exercícios são a forma indicada de trabalhar uma técnica específica de natação e melhorar a competência ou execução da mesma. São eles que vão permitir que consiga alcançar o nível técnico que precisa para nadar em qualquer um dos estilos.
Para o ajudar, deixamos aqui um exemplo de exercício simples que pode fazer para treinar nas aulas, com o auxilio de uma prancha:
- 1.º passo: deve começar por se colocar de costas e encostar os braços ao corpo. Aqui, o objetivo é que se concentre apenas na movimentação das pernas, em movimentos circulares. Ao treinar só esta técnica separada, vai aprender a respirar de forma adequada e dominar totalmente os movimentos circulares das pernas;
- 2.º passo: depois de dominar o passo anterior, deve realizar esse mesmo movimento circular das pernas de barriga para baixo. Aqui, o objetivo é aprender a coordenar a respiração com os movimentos, por isso, deve expirar pelo nariz e pela boca (em simultâneo!) debaixo de água enquanto estiver a impulsionar com a pernas e inspirar quando levantar a cabeça;
- 3.º passo: finalmente, chegou o momento de juntar os movimentos de todos os passos anteriores e praticar a modalidade completa. Aqui, o objetivo é executar todos os pontos que praticou antes, para conseguir alcançar a coordenação entre a respiração e os movimentos dos membros.

Se isto parece muita informação junta e não sabe por onde começar, procure na Superprof por um professor de natação para ter aulas particulares onde pratica estas atividades, tem ajuda com a aprendizagem e garante que atinge todos os seus objetivos. Pode procurar por um professor especializado em natação costas, mariposa, crawl ou bruços. Basta pesquisar na nossa plataforma, escolher o profissional que preferir e está pronto para começar!









