Capítulos
"A bateria se tornou meu primeiro vício. Eu tocava 8 horas por dia". Topper Headson, The Clash
Tocar um instrumento musical é um estilo de vida! Então, sem que isso se torne um vício, aprender os tambores deve ocupar um lugar importante em sua vida para se aperfeiçoar. E, como iniciante, você provavelmente já se perguntou quantas horas foram necessárias para se tornar um baterista de qualidade. Superprof esclarece sobre a frequência de prática a adotar para melhorar o seu ritmo e seu domínio com a percussão.
Quantas horas são necessárias para tocar bateria?
Como aprender a bateria rapidamente? Praticando!
- Como segurar e manusear suas baquetas,
- O movimento do pulso a adotar,
- O básico das técnicas da bateria,
- O ritmo binário e ternário,
- A exatidão do tempo na música,
- As nuances, os sons, o controle da sua batida...
Por outro lado, esse número de 10 mil horas deve ser relativizado. Se você não espera se tornar o próximo John Bonham ou Keith Moon, dividindo esse tempo por dois, você já será um ótimo baterista. O mais importante é definir uma meta a curto ou médio prazo além do objetivo de longo prazo que pode ser "tornar-se um baterista de metal". No entanto, esse estudo tem o mérito de lembrar que, como todos os outros instrumentos musicais, a bateria exige prática, rigor e motivação. Muitas vezes subestimamos a bateria, pensando que o instrumento é mais fácil de controlar que outros, mas isso não é verdade. Tente de 20 a 30 minutos de prática duas a três vezes por semana. Você vai ver os resultados!
Qual ritmo semanal para melhorar na bateria?
Em que ritmo melhorar a prática com as baquetas e os pedais da bateria? As baquetas de um bom percussionista nunca estão longe, fica a dica (as melhores para tocar bateria)! Praticar um instrumento, seja guitarra, violão, saxofone ou clarinete, leva tempo e prática. Toda semana, você tem que repetir os mesmos gestos em sua bateria até a aquisição completa do movimento.
A importância da prática regular
Pratique, pratique, pratique... Não há segredo para melhorar. É necessário repetir, tentar, repetir, repetir o mesmo ritmo, o mesmo tempo, usando um metrônomo ou não. Encontre as melhores aulas de bateria!
- 10% do que lemos
- 20% do que ouvimos,
- 30% do que vemos
- 50% do que ouvimos e vemos
- 70% do que dizem
- 90% do que dizemos e fazemos.
É por isso que cantar músicas e ritmos ao mesmo tempo em que tocamos ajuda a gravá-los melhor. Então, tente da próxima vez e cante "poum" para o bumbo e "chak" para a caixa. Estude bateria on line!
Quantas vezes por semana e quanto tempo para praticar?
Está tudo muito bom, tudo muito bem, mas em qual ritmo é necessário praticar bateria para melhorar? Já comprou a sua bateria? Ludwing, Odery, Tama... Sempre vamos repetir quantas vezes for necessário: é melhor trabalhar 10 minutos todos os dias que 2 horas uma vez por semana. Um trabalho de 10 minutos obviamente não permitirá que você se aqueça e realize uma sessão completa. Mas isso não importa. Se você só tiver 10 minutos para praticar antes da próxima sessão, uma ou duas horas no dia seguinte ou alguns dias depois, ainda terá que otimizá-los. Duas possibilidades para você:
- Toque a música que você está trabalhando sem pressa. Isso torna possível ver o resultado em condições que estão longe do ideal,
- Trabalhe em um ponto específico da música ou em um elemento técnico muito específico. Esse método é muito eficaz para melhorar.
- Treine o máximo que puder todos os dias!
Mesmo sem o seu instrumento, usando sua bateria elétrica ou uma mesa simples, mesmo em 5 minutos durante a sua pausa, mesmo durante a sua viagem no metrô, no ônibus, tudo o que você treinar será bom para aquisição seguinte. Como aproveitar ao máximo minha nova bateria? Mesmo sem um instrumento, continue treinando para sua próxima aula de bateria! Aliás, quais são os componentes desse instrumento?
Atenção à irregularidade
No início do seu aprendizado, você quer aprender tudo rapidamente. Passamos muitas horas atrás de seu instrumento para repetir o básico e trabalhar as músicas de sua escolha.
Os segredos de uma boa sessão de bateria
Como você pode ver, a importância da regularidade está bem estabelecida.
A típica semana do aprendiz de baterista
Assim, em uma semana típica, é possível alternar sessões curtas e sessões mais longas. Por exemplo:
- Segunda-feira: 15 minutos de treinamento básico na hora do almoço sem instrumento,
- Terça-feira: 30 minutos de ritmos especiais ao retornar do trabalho (prática intencional),
- Quarta-feira: 15 minutos de treinamento básico na hora do almoço sem instrumento e 1h de bateria à noite,
- Quinta-feira: 30 minutos de trabalho em uma sequência particular (prática intencional),
- Sexta-feira: 15 minutos de treinamento básico no intervalo do almoço
- Sábado: 1 a 2 horas de bateria com o aquecimento, o básico, a sequência de vários exercícios e / ou o trabalho de uma música na íntegra,
- Domingo: igual a sábado.
Claro, esse é um exemplo que você pode adaptar ao seu próprio horário, mas mostra a importância da regularidade e da prática diária.
O aquecimento do corpo
Comece sua sessão com 10 minutos de uma música que você domina perfeitamente. O objetivo desses 10 minutos é focar em diferentes aspectos para aperfeiçoar sua maneira de tocar:
- O som claro,
- A postura,
- O manuseio das baquetas,
- A regularidade das batidas,
- A marcação das nuances...
Tome cuidado para não acelerar o ritmo ou fazê-lo conscientemente depois de observar um silêncio e respirar fundo.
Aquecimento do cérebro
Continuamos com 10 minutos de aquecimento criativo. O objetivo é deixar de lado sua imaginação e sair da trilha que costumamos andar. Alguns exercícios simples, mas eficazes:
- Uma batida de uma outra mão (não a de costume) em qualquer lugar (crash cymbal, tom...),
- Duas batidas entre os golpes na caixa,
- O uso dos pedais como achar melhor.
O trabalho de novos aspectos
Por 20 a 30 minutos, concentre-se em algo que você não conhece:
- Um pedaço de um estilo de música diferente da que você está acostumado,
- Um novo ritmo,
- Uma nova técnica,
- Uma técnica de mão ou pé que você nunca tocou.
Mantenha-se focado durante o exercício e não deixe de desacelerar, se necessário, para entender o que está fazendo. Além disso, não vá muito rápido pensando que está melhorando... Passar por uma escola de música, às vezes, é necessário.
O aplicativo de música
Durante os 10 a 15 minutos restantes, toque uma música que você não conhece e acompanhe. Aja como se você fosse um teste para se tornar o baterista da banda e deixar sua criatividade ir. Siga com músicas simples, sem necessidade de embarcar em grandes desafios inatingíveis!
Significados "bateria"
O que é prática intencional? A prática intencional é uma prática orientada para o progresso. Ela é a oposição da prática de repetição, por exemplo.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos