Já não consegue imaginar a sua vida sem uma câmara fotográfica? Passa o dia inteiro distraído com as paisagens e momentos que gostava de poder captar com a lente da sua máquina fotográfica? Gostava de tornar a fotografia no seu trabalho a tempo inteiro?
Se quer realizar o seu sonho de pôr o seu conhecimento fotográfico em prática e ser um fotógrafo profissional, isso é perfeitamente possível. E é possível sem ter que fazer um curso de fotografia, um workshop com um profissional num estúdio ou até aulas de fotografia particulares. Seguir esta via pode ser interessante mas existem várias coisas que deve fazer para poder ter sucesso, inclusive espalhar a palavra sobre os seus serviços e angariar clientes.
E para o ajudar a conseguir atingir os seus objetivos profissionais com a fotografia, seja a fazer aulas de um curso de fotografia ou não, estamos aqui! Por isso, seguem-se algumas ideias sobre como publicitar o seu trabalho e aumentar a quantidade de clientes que apreciam a fotografia. Saiba como angariar mais entusiastas desta arte e como tornar a fotografia a sua profissão.
Ser autodidata e desenvolver as suas capacidades sem fazer um curso fotografia
Ainda que se fale muito da importância do ensino e dos cursos de formação, a verdade é que é perfeitamente possível construir uma carreira na fotografia e aprender todas as técnicas que um fotógrafo deve dominar, sem ter nenhuma formação ou curso.

E aprender com autonomia não está de todo ultrapassado. Esta metodologia de ensino ainda é escolhida hoje em dia por dezenas de pessoas e alunos que não se querem submeter ao ritmo dos cursos ou workshops profissionais. É uma escolha de aprendizagem como qualquer outra, e pode ser tão eficaz como as aulas de um curso intensivo, um workshop fotográfico ou até mesmo as aulas particulares com um fotógrafo. Acima de tudo, deve ser uma escolha pessoal de cada um, para que opte pela opção mais adequada para os seus objetivos fotográficos e as técnicas fotográficas que quer aprender.
E aprender sozinho tem vários benefícios que, mais tarde, podem ser úteis à sua experiência como profissional. Ao aprender a manusear a máquina fotográfica sozinho e praticar todas as técnicas de fotografias, o aspirante a fotógrafo compromete-se a encontrar as respostas na internet ou nos livros de fotografia. Ao fazer isso, o cérebro regista mais facilmente a resposta e sabe onde ir buscá-la quando for necessário. Isso cria uma memória muscular sobre certas tarefas e atividades com o equipamento, que pode ser muito vantajosa.
Por isso, é um método de aprendizagem que pode ser muito eficaz, e para certas pessoas pode ser melhor do que fazer um workshop ou curso de fotografia no ensino tradicional. E ter a capacidade e determinação de começar esta jornada fotográfica sem qualquer apoio ou base, também é uma qualidade essencial para conseguir ter sucesso na fotografia.
É também uma ótima lição, para que aprenda que não deve desistir quando encontrar pequenas dificuldades. Vão sempre haver obstáculos, quer faça um curso profissional ou não, e é importante que não deixe que isso o impeça de continuar a fotografar e desenvolver as suas capacidades e técnicas.
E o nível de domínio de um fotógrafo autodidata pode ser tão bom como o de um que tem formação específica. Não adianta fazer um curso na universidade ou um workshop se não estiver motivado e interessado. Essa formação não vai ter qualquer efeito, não vai conseguir melhorar as suas capacidades fotográficas e vai acabar por desperdiçar dinheiro com as aulas. A motivação pode fazer maravilhas e ser a ferramenta mais importante.
Publicitar o seu trabalho com a fotografia curso
Com o passar do tempo, vai acabar por se aperceber que as suas fotografias e as exposições que faz vão servir como uma maneira de as pessoas ficarem a conhecer o seu trabalho (e podemos argumentar que até serão a melhor maneira).

Mas antes de poder chegar a esse ponto vai precisar de vender o seu peixe, como se costuma dizer. Isto porque se ninguém souber que é um fotógrafo profissional e que tira fotografias de determinada composição, ninguém o vai contratar, como é óbvio.
Acredite que existem várias pessoas que gostavam de trabalhar com a fotografia e variadas outras áreas, que até gostariam de ser capazes de dar um curso ou workshop a outros alunos interessados, mas que não se esforçam a suficiente para o conseguirem fazer. Estamos aqui para ajudar a que não cometa o mesmo erro e que consegue viver do seu sonho de fotografia.
Nos dias de hoje, uma das melhores formas de publicitar o seu trabalho e de divulgar os seus serviços é pelas redes sociais. As redes sociais são os anúncios e panfletos de antigamente, com a vantagem de poder alcançar mais pessoas do que aquelas que se encontram nas suas proximidades, e não ter que perder tempo a fazer e imprimir panfletos para afixar na rua ou colocar nas caixas de correio. Por isso, perde menos tempo extra (sem ser a fotografar o que quiser) e consegue alcançar um número de pessoas muito maior.
Além disso, as redes sociais não precisam de ter um grande orçamento para o investimento inicial. Já vai ter que despender grande parte das suas poupanças para adquirir o equipamento necessário para ser fotógrafo, entre a máquina fotográfica e todos os acessórios. Se quiser, pode investir em anúncios pagos para alcançar mais pessoas mas isso não é necessário.
Basta organizar as melhores fotografias do seu portefólio e publicá-las nas suas redes sociais. Deve dedicar algum tempo a garantir que essas páginas contêm todas as informações necessárias sobre as técnicas a que se dedica, o que pode ou consegue fotografar, os serviços que proporciona, os detalhes de contacto, etc. O mais importante é que se assegure que contêm todas as informações essenciais e de forma acessível. Assim, está já a publicitar as suas capacidades e economiza muito dinheiro.

Outra opção que pode achar interessante para encontrar entusiastas de fotografia para futuros clientes é fazer parte de fóruns fotográficos e outras redes semelhantes. Lembramos que alguns deles podem ser pagos e deve ter em conta esse valor no investimento que vai fazer antes de começar, mas existem muitas opções completamente gratuitas que podem ajudar a construir a sua rede de clientes de forma independente.
Tirar fotografias a pessoas conhecidas
De certeza que já ouviu muitas vezes a pergunta "Por acaso conheces alguém que saiba fazer x ou y?". Por isso, se quer desenvolver a sua rede de clientes, basta começar pelas pessoas que conhece e que podem precisar dos seus serviços. Ainda que haja muita gente com um smartphone que se considere um fotógrafo, a verdade é que os fotógrafos profissionais ainda são muito necessários e certamente que conhece alguém que possa beneficiar do seu conhecimento.
Para isso, deve publicitar a essas pessoas os seus serviços fotográficos e dar-lhes a conhecer o seu trabalho. Além disso, se estiver no processo de mudar de casa ou tiver novos colegas de trabalho não deixe de se apresentar e dar-lhes a conhecer as suas fotografias. Lembre-se de se apresentar na sua melhor versão de fotógrafo, porque esta pode ser uma ótima oportunidade para espalhar a notícia de que está à procura de novos clientes.
Também deve destacar que conhece várias técnicas de fotografia e com quais fotografa, como fotografia a preto e branco, revelação de fotografias, fotografia digital, edição digital, fotografia analógica, fotografia de moda e fotografia conceptual, entre outras. Isto vai ajudar a destacar-se de entre os outros possíveis profissionais que possam conhecer e por que podem optar para as suas fotografias.
Criar um website para publicitar o seu conhecimento e técnica
Outra opção de como pode aumentar a sua rede de clientes é criar um website onde expõe o seu portefólio fotográfico, e explicita a técnica de iluminação, composição, enquadramento de luz e edição digital de que tem conhecimento. Existe uma infinidade de editores de sites online que podem ajudar a criar um site com apenas alguns cliques, como é o caso do Wix ou do WordPress, por exemplo.

Liberte parte do seu tempo para escolher o tema, criar uma apresentação chamativa e especificar todos os serviços que proporciona. É uma boa ideia ter várias fotografias a compor a decoração do site, para o tornar mais completo, como, por exemplo:
- Fotografias do seu portfólio;
- Imagens suas a fotografar;
- Fotografias do equipamento que utiliza para fotografar (tripé, câmara analógica, máquina fotográfica digital etc.).
Se quiser garantir que alcança um maior número de clientes e tiver condições fazer um investimento maior, também pode comprar palavras-chave no Google para o ajudar a ter acesso a novos clientes para a sua carteira fotográfica.
Também pode utilizar os fóruns de fotografia em que participa para publicitar o seu site (ou as redes sociais!). Desta forma, mais pessoas da área poderão ficar a saber que está a oferecer os seus serviços de profissional em fotografia.
Mesmo que não queria fazer um curso, e tenha intenções de aprender a fotografar sem recurso a cursos profissionais de fotografia ou workshops fotográficos, lembramos que se precisar de ajuda pode sempre recorrer às aulas particulares da Superprof. Um investimento mais pequeno que os cursos de fotografia, com as nossas aulas de fotografia particulares tem condições para praticar a técnica específica em que sente mais dificuldades com fotógrafos com muita experiência, conhecimento e até formação superior, muitos deles com os seus próprios cursos.
Nas nossas aulas, os alunos têm acesso a informações essenciais sobre a técnica de iluminação, composição, enquadramento de luz e outras parte importantes do ensino da fotografia, para que as possam praticar com ajuda.
Isso permite não só ter um melhor conhecimento sobre o equipamento e saber trabalhar com a máquina fotográfica, mas também que possa escolher o programa de cada aula e que não se tenha que comprometer com a quantidade de aulas de um curso intensivo ou um workshop.
Por isso, se for necessário, junte-se às dezenas de alunos com inscrição na Supeprof, pegue na máquina fotográfica e comece já a fotografar!
Vou tirar um curso de fotografia
Olá Nuno, ótima ideia :)