Não importa a razão que o leva a querer aprender este que é dos idiomas mais famosos, se quiser tornar-se bilingue em português e inglês em tempo recorde, é importante que siga alguns passos.
Naturalmente, a forma ideal de aprender uma nova linguagem é visitar um país onde essa seja a língua oficial, uma vez que terá a oportunidade de contactar diretamente com os seus nativos e com a sua cultura. No entanto, mesmo ao fazê-lo, correrá o risco de demorar algum tempo para comunicar fluentemente em inglês, porque lhe faltam as bases gramaticais para que consiga utilizar o idioma de forma correta e aplicar as suas regras de conversação de forma consciente.
Principalmente se estiver a iniciar a sua aprendizagem do zero, estas provavelmente não são as condições ideais para se tornar bilíngue em inglês, uma vez que terá enormes dificuldades em compreender todas as nuances da linguagem e o seu vocabulário, bem como acompanhar o ritmo dos ingleses nativos numa conversa informal.
Então o que pode fazer para ficar especialista em inglês em pouco tempo? Temos todas as dicas para o ajudar!
Fazer do inglês uma paixão e algo indispensável no seu dia a dia
Pense nas suas aulas na escola ou na faculdade: algumas disciplinas eram um pouco aborrecidas e o tempo de aula parecia demorar mais que o habitual a passar; outras custavam menos e parecia até, por vezes, que a aula tinha passado a voar. Da mesma forma, nas aulas que realmente gostava, conseguia aprender facilmente os conteúdos mais importantes, enquanto que naquelas pelas quais não se interessava, tinha que se esforçar muito mais para obter bons resultados nos testes e exames.

O nível de interesse depende sempre da motivação pessoal e entusiasmo em relação à disciplina, algo fundamental para que tenha sucesso numa nova aprendizagem e que irá ditar o tempo necessário a despender para se tornar realmente bom em qualquer nova área do saber. Para estudar e aprender em inglês de forma fluente é exatamente a mesma coisa!
Se iniciar a sua aprendizagem com cursos de inglês online convencido de que se irá cansar logo, terá realmente dificuldades em continuar os seus estudos.
Principalmente quando os conteúdos programáticos começarem a ficar mais complexos, e for necessário praticá-los regularmente e investir algum do seu tempo a resolver os exercícios. Mas, se conseguir fazer das suas aulas de ingles um momento lúdico e divertido, irá ver que vai progredir a uma velocidade fulgurante!
Sem ser indispensável, a noção de diversão é um conceito pedagógico que tem um belo futuro pela frente. Muito utilizado já em salas pequenas, e em níveis de ensino básico, as crianças aprendem através de jogos e brincadeiras cuja finalidade é expô-las aos temas a aprender sem que deem por isso. De forma semelhante, também a ludificação dos conteúdos para turmas mais adultas tem vindo a ganhar alguma atenção, devido aos seus resultados positivos na retenção de conhecimento e ainda na taxa de sucesso na disciplina em questão.
Mas a brincadeira não é a única forma de adquirir competências linguísticas. O objetivo da formação recreativa é unir a o aprender de línguas estrangeiras a atividades que os estudantes gostam, para que consigam aprender e reter conhecimentos sem que se apercebam disso.
Esta é uma ótima técnica de ensino, porque é sempre mais agradável aprender através das nossas paixões e pelas coisas que nos interessam!
Aqui ficam alguns exemplos de como pode utilizar algo que gosta de fazer para o ajudar a avançar no seu percurso como estudante de inglês:
- Ver filmes e séries em inglês;
- Fazer desporto enquanto ouve um podcast em inglês;
- Ouvir música em inglês, acompanhando os seus lyrics;
- Ler os seus escritores favoritos em inglês;
- Procurar amigos anglo saxônicos online e conversar com eles.
Ao fazê-lo, poderá divertir-se com os seus hobbies habituais enquanto aprende inglês ao mesmo tempo!

Quer falar o idioma da Inglaterra com fluência? Leia as nossas dicas!
Aprender inglês: avance rápido com o "massive input"
O conceito de "massive input" significa neste contexto "esforço massivo". Mas o que é que isso quer realmente dizer? Que esforço é que deve fazer?
Não perca mais tempo a consultar a gramática e dicionários
Explicado de forma simples, o conceito de massive input quer dizer que deve-se imergir completamente no inglês, colocando de lado toda a teoria e concentrando-se na prática intensiva da linguagem.
Claro que, normalmente, o ensino de uma linguagem estrangeira passa pelo estudo de vários conteúdos teóricos como a conjugação dos verbos regulares e irregulares, frases idiomáticas, vocabulário específico de determinadas áreas do saber, etc., que só realmente estudando é que será capaz de compreender e de decorar a sua utilização. No entanto, e principalmente para novos estudantes deste que é dos mais simples e famosos idiomas, isto pode ser algo profundamente indigesto e prejudicar imenso a sua motivação!
Infelizmente, é a única forma que um professor da escola tradicional sabe fazer e pode ensinar em cada momento. Não obstante, se está a aprender inglês como autodidata, deixe de lado este método cansativo e prepare-se para uma imersão total. Mas não pense que para se tornar num falante de sucesso e se deixar absorver inteiramente pela linguagem precisa de se mudar para um país inglês e tornar-se realmente num bilíngue, porque pode fazer isso também a partir de Portugal.

Para isso, deve separar uma hora do seu dia, ou várias horas por semana, de acordo com a sua disponibilidade, para se dedicar ao estudo e praticar os novos conteúdos aprendidos.
Durante esse tempo, deve experimentar comunicar apenas em inglês, fazendo da linguagem portuguesa algo proibido. Poderá fazer isso com um amigo de língua materna inglesa, ou com um professor de inglês particular online fluente em inglês, para que seja mais simples continuar com a brincadeira e não quebrar o desafio.
É natural que cometa vários erros no início, mas não há problema! O objetivo é ultrapassar as suas barreiras linguísticas, obrigando-o a pensar em alternativas para o que quer dizer quando não sabe como fazê-lo, de forma a ficar mais à vontade tanto na área oral como na vertente escrita desta nova linguagem.
Como aprender inglês rápido: ler e ouvir tudo no idioma
Algo importante no massive input será procurar recursos para aprender em inglês que o estimulem de acordo com o que gosta de fazer nos seus tempos livres. Por exemplo, pode encontrar revistas, livros, youtubers, uma série ou cinema, e outros sites na internet ingleses que falam sobre coisas de que gosta.
Este método permite juntar o útil ao agradável e continuar os estudos sem sequer dar por isso.
Os fãs de música terão várias opções para ouvir músicas em inglês, já que a vasta maioria dos músicos atuais cantam nessa linguagem independentemente da sua nacionalidade. Ao fazê-lo, o seu cérebro irá reconhecer, lembrar e assimilar os padrões e as características específicas de inglês, para que possa utilizá-lo sem grande esforço!
Se verificar que esta é realmente uma forma de treinar inglês que o interessa particularmente, vai aprender a linguagem muito mais rápido e sem dar conta da sua evolução!
Isto é o massive input!
Aula de ingles: estude intensamente e regularmente
O cérebro não é um músculo, mas pode ser exercitado da mesma forma, ao ter um horário de estudo regular e consistente. Tal como um desportista que treina para uma prova no seu desporto de eleição, como estudante deve também praticar regularmente para aprender uma língua de forma infalível.
Façamos uma analogia com uma corrida, para que perceba o que estamos a tentar dizer:
Imaginemos que decidiu que quer começar a correr. No início, será impossível, e até perigoso, correr longas distâncias, já que o seu corpo não terá a resistência necessária para aguentar tal esforço. Para conseguir atingir o seu objetivo deverá começar lentamente, ao tentar fazer 15 minutos de corrida devagar. Depois, à medida que for praticando e ficando mais confiante, será capaz de correr cada vez mais tempo e cada vez mais rápido. E sem perceber, irá passar de 15 minutos de corrida com muito esforço a uma hora de corrida sem se sentir tão cansado, depois de um mês de treino.

Então, aprender uma linguagem nova é como correr. Não ache que vai tornar-se fluente em inglês da noite para o dia. Serão precisos meses e meses de trabalho para a grande maioria das pessoas que se lança no conhecimento desta linguagem. A fluência na linguagem conquista-se através da prática e do esforço por melhorar.
É por isso que recomendamos que pratique a linguagem regularmente, seja com um explicador ou com um amigo, e que tente manter uma conversa e falar sobre diferentes assuntos sempre que possível, utilizando apenas vocabulário e palavras inglesas.
Outra alternativa poderá ser procurar um correspondente a quem pode enviar emails ou com quem poderá conversar através de plataformas de chat, para ir treinando a sua escrita. Depois, poderá passar à prática oral quando se sentir mais confiante com o idioma. Nesta fase, não se esqueça de prestar atenção à pronúncia! Ou seja, para dominar uma língua estrangeira eficientemente, pratique-a sempre que puder e com assiduidade.
Para aprender inglês fique atento!
Ficar atento ao inglês não quer dizer apenas prestar atenção à aula (se ainda é estudante ou está a ter uma sessão do idioma) ou à formação online. Ficar atento quer dizer abrir-se completamente ao idioma de Inglaterra e à sua cultura.

Desta forma, para ser realmente bom, não basta decorar todas as soluções dos exercícios das suas sessões e explicações de inglês. Isso não é nada produtivo, até porque a probabilidade de se esquecer dos conteúdos a curto prazo é enorme, além deste método de ensino ser muito maçador e desmotivador.
Ficar atento ao inglês é nunca perder o idioma de vista. Por exemplo, pode usar um pequeno caderno e anotar as palavras que encontra e não sabe qual o seu significado e depois procurar saber o que significam.
É normal não se lembrar de muita coisa depois de algum tempo sem treinar. Para que isso não aconteça, desenvolva uma técnica de estudo regular, utilizando as dicas que falamos anteriormente para não perder o contacto com o idioma.
Dicas para estudar inglês todos os dias sem esforço
O inglês é algo com o qual praticamente nascemos habituados, porque praticamente todos os filmes, séries e músicas inglesas são mantidas na sua linguagem original. A maioria dos portugueses cresceu com contacto com o inglês desde pequeno e mesmo que não tenha tido aulas na escola ou a nível particular, saberá algumas frases básicas: “Hello, how are you?”, “Hi, my name is…", "I am … years old”, etc.
Ao estar constantemente exposto a uma outra linguagem, o cérebro acaba por se habituar e iniciar a adotá-la como dele. Por isso, mesmo pessoas que não falem inglês fluentemente, de repente podem dar por si próprias a pensar numa palavra ou expressão em inglês em vez de o fazer em português.
Mas não basta simplesmente estar exposto a esta idioma para o poder dominar na totalidade, é preciso que haja vontade e algum esforço extra, assim como dedicação. Uma boa ideia é que se comece a forçar a ver cinema sem legendas, para iniciar a obrigar o cérebro a fazer todas as traduções em vez de utilizar as legendas como bengala.

Pode ainda utilizar as várias aplicações que estão disponíveis para estudar os conteúdos. Algumas são gratuitas e outras não, mas basta fazer uma pequena avaliação a cada uma delas para perceber se faz sentido ou não para cada um fazer esse investimento.
Algumas apps que pode utilizar:
- Hello English: uma app gratuita e uma das mais utilizadas por alunos de todo o mundo, porque tem uma enorme diversidade de opções para os que querem aprender inglês. Tem vários segmentos de novas palavras, tradução, gramática, semântica e treino de pronúncia;
- Duolingo: uma das mais conhecidas do globo e qualquer aluno que não tenha conhecimento algum de inglês, conseguirá aprender rapidamente. Possui imensos jogos e outras atividades interativas que ajudam qualquer um a praticar inglês com situações do dia a dia. Para quem já tem alguns conhecimentos, pode iniciar num nível mais avançado, porque a app permite que seja feito um teste para identificar o nível em que se encontra;
- Lingbe: esta app conta com a colaboração de todos os seus utilizadores, e permite contacto e diálogo entre todos eles. Serão os outros utilizadores a corrigir as mensagens, e a maioria desses utilizadores são ingleses ou americanos;
- Busuu: também criada por nativos de várias línguas, permite a interação com outros utilizadores. Nesta, antes de avançar, é preciso selecionar o nível de inglês para depois se poder contactar com os outros utilizadores do mesmo nível ou de níveis acima;
- Knuge.me: permite estudar novas expressões idiomáticas, frases e treinar as diferentes formas de inglês com falantes de todas as partes do globo;
- Learn English Daily: esta app permite que se possam ouvir falantes nativos ingleses em várias situações diferentes do quotidiano, e isto irá dar uma ajuda a uma mais rápida compreensão do inglês bem como a pronúncia;
- Beelinguapp: um pouco diferente das restantes porque funciona à base de audiobooks. Há imensas histórias em inglês adequadas aos diversos níveis de conhecimento de cada um e há sempre texto escrito a acompanhar cada áudio. Existem centenas de temas pelo que cada aluno pode escolher o tema que mais gostar, para aumentar os seus conhecimentos com assuntos em que realmente se interessa. Isto permite também que aumente o conhecimento de palavras em várias áreas de forma mais aprofundada;
- HelloTalk: esta app permite também que se estabeleça contacto com nativos ingleses, que é excelente para que se possa trabalhar o sotaque e a rapidez da fala, à medida que se vai tendo conversas com os outros utilizadores. Além disso, pode-se pesquisar pessoas e escolher o utilizador com quem se quer conversar, permitindo enviar mensagens de texto e áudios para esses utilizadores e ainda, videochamadas, que além de facilitar o inglês, permite que se tenha um contacto mais próximo com a cultura do país;
- Rosetta Stone: uma app que recorre ao uso de jogos e imagens que permitem que se aprenda inglês de forma muito simplificada. É muito intuitiva e permite que a pessoa se comece a habituar a pensar e interpretar automaticamente em inglês, no entanto não possui qualquer tradução ou escrita em português;
- Grammar Up: como o nome indica, esta app é para os que querem tornar-se melhores e treinar a gramática, os verbos e conjugação de tempos verbais, os advérbios, as conjunções, os adjetivos, etc. Não é grátis, mas de acordo com os seus utilizadores, é um investimento que vale bem a pena.
Ou seja, é possível utilizar ferramentas do dia a dia para conseguir melhor o seu sotaque e a forma como fala inglês, basta que para isso se exponha mais à linguagem e deixe as bengalas como legendas e traduções de lado.
Aprender inglês de forma divertida com séries e filmes
Além de todas as outras ferramentas que existem e são muito úteis para desenvolver a capacidade de comunicar em inglês de forma muito mais rápida, existem também as atividades e os hobbies que todos adoram, como ver cinema ou seguir uma série com atenção.
O mundo do cinema é excelente para aumentar a capacidade de se comunicar em inglês de uma forma muito rápida porque:
- Há cinema de todos os países cuja linguagem materna é o inglês, como Estados Unidos da América, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Austrália, entre outros, e cada um destes países tem as suas próprias expressões idiomáticas, assim como o próprio sotaque específico. Ver cinema ajudará a que conheça as várias vertentes de inglês;
- Ao ver cinema de assuntos diversos, qualquer pessoa será capaz de juntar uma bagagem de vocabulário enorme. E ao ver cada palavra aplicada em diversos cenários e situações diferentes, é muito mais fácil de a compreender do que ao lê-la num dicionário.

Sem se aperceber, a pessoa que vê cinema em inglês, quando não olha para o ecrã consegue perceber o que está a ser dito, não precisando de legendas. Mas, quando está a olhar para o ecrã a tendência é sempre olhar para esse apoio. Ao retirá-lo, inicialmente irá haver alguma confusão, mas depois de alguns minutos, irá ficar surpreendido com a quantidade de inglês que compreende. Para continuar este trabalho, basta forçar e não colocar limites a si próprio, ou seja, se se quiser aventurar a ler um livro completo em inglês, eventualmente irá ter essa capacidade.
Mesmo que exista uma palavra que não conhece, irá facilmente conseguir compreender o seu significado simplesmente por conseguir entender todo o contexto em que a mesma se insere. Esta é uma forma rapidíssima e super eficaz de complementar a sua formação e, além isso, nem parece que se está a treinar o cérebro para compreender a linguagem e que, em menos de nada, será capaz de pensar em inglês sem qualquer esforço.
Curso intensivo de ingles com um professor particular
Para atingir objetivos rapidamente e conseguir comunicar em inglês também de forma rápida, uma das melhores formas é, claro, fazer um curso intensivo de inglês com um docente particular. A esta formação intensiva de inglês podem ser associadas todas as restantes ferramentas que fomos mencionando ao longo do artigo, porque estas só irão potenciar o desenvolvimento de iniciar a falar inglês.

Encontra na Superprof imensos professores de inglês para cursos intensivos, que são mais curtos que os restantes, mas que conseguem resultados bem mais rápido e em menos de nada. Qualquer um deles conseguirá manter um diálogo em inglês sem sentir qualquer dificuldade de compreensão, de interpretação ou de fala.
São mais de 45.000 tutores profissionais que se dedicam a que todo o processo de conseguir comunica em inglês aconteça de forma muito rápida, por isso mesmo, uma formação intensiva.
A nível de preços, cada aula destas custa uma média de apenas 13 euros e a primeira aula é oferecida de forma totalmente grátis a todos os estudantes que contactem os docentes de inglês através da plataforma da Superprof. A estes, devem ser associados todos os truques, dicas e ferramentas online e outras que permitam que o estudante atinja o objetivo que quer: aprender inglês rápido e corretamente.
É possível tornar-se fluente em apenas 6 meses?
A resposta para esta questão que muita gente tem é: sim, é possível ser fluente em apenas seis meses. No entanto, não é um feito simples e requer muita dedicação e estudo.
Se quiser tornar-se fluente de forma rápida e eficaz, a primeira coisa que deve fazer é colocar-se num contexto anglófono sempre que possível. Se tiver amigos ingleses, aproveite! Deixe o português de lado e fale, escreva e ouça em inglês! Esqueça um pouco os seus livros e séries em português e procure alternativas em inglês. Enfim, crie uma bolha de inglês e não saia dela tão cedo!

Quando estiver preparado para começar, não tenha medo de errar e fazer mímicas para ser compreendido, o mais importante nesta fase será tentar comunicar e fazer-se entender, mesmo que cometa erros. Só assim conseguirá tornar-se confiante e ter todas as ferramentas necessárias para se tornar cada vez mais fluente.
Na verdade, não importa em qual nível está. Faça como se fosse uma criança a aprender a comunicar em inglês. As crianças não conhecem todas as palavras, mas sabem desenrascar-se e serem compreendidas apesar das suas dificuldades linguísticas.
Se o fizer, em apenas alguns meses, será capaz de compreender e ser compreendido facilmente. Apenas tem de se manter interessado no seu percurso como estudante de inglês e persistir quando se deparar com alguma dificuldade no estudo.
Depois de aprender cada palavra base indispensável à comunicação, terá de aprender outras palavras mais complexas, para conseguir desenvolver ainda mais a sua oralidade e escrita. Posteriormente, se tiver vontade, poderá ainda aprender novos campos semânticos e vocábulos específicos de diferentes áreas mais específicas.
Depois de ler este artigo e de seguir os nossos conselhos terá todas as ferramentas necessárias para ser um falante de inglês de sucesso!

Se procura um acompanhamento mais de perto com alguém que o possa auxiliar a manter o seu interesse no inglês e que saiba quais as melhores técnicas a aplicar no estudo de uma nova língua, considere ter um explicador particular para complementar o seu estudo individual desta linguagem.
De acordo com a definição do Priberam, bilíngue significa "que ou quem fala fluentemente duas línguas.". Terá todas as ferramentas necessárias para se tornar um, se seguir os nossos conselhos!
Na Superprof temos diferentes alternativas por onde escolher, podendo optar pela que melhor se adapta a si e às suas necessidades, consoante as suas metas linguísticas. Para retirar o máximo proveito das suas lições de inglês, é interessante que pondere todas as variáveis existentes, antes de iniciar o seu percurso como estudante desta linguagem, para que tenha sucesso e não se sinta desmotivado quando encontrar dificuldades inerentes a qualquer nova matéria que se aprenda!
Para uma ajuda extra, consulte aqui algumas das questões mais frequentes dos recém inscritos na nossa plataforma:
Eu gosto muito de aprender inglês é tudo que eu sempre quis na minha vida mas hoje eu tenho a oportunidade de aprender inglês muito obrigado por me darem muita força gente agradeço a todos.