Quando as temperaturas descem, sentimos vontade de pratos que nos aqueçam a alma. Mas e se lhe dissermos que as saladas também podem ser reconfortantes no inverno? Em vez de alface fria e tomate cru, basta optar por ingredientes assados, legumes quentes e molhos mornos, que transformam uma salada num prato quente.
Mas se ainda se pergunta "porque fazer saladas quentes no inverno?", as razões são muitas:
- Permitem conservar o conceito leve e vegetal de uma salada, mas com calor, textura e profundidade;
- Aproveitam legumes de raiz e hortícolas da época (abóbora, couve-flor, cenoura, nabos, etc.);
- Trazem contrastes interessantes: quente e frio, crocante e macio, leveza e substância;
- São ótimas para refeições rápidas ou para servir como acompanhamento de carnes ou peixes;
- Podem incluir diferentes fontes de proteína para tornar a refeição completa.
E para dar alguma inspiração a quem procura novas receitas de inverno, compilamos aqui algumas ideias receitas simples e caseiras, que trazem aconchego à mesa nos dias mais frios, sem complicar demasiado. Pronto para se deliciar?
Salada morna de couve-flor, abóbora e paio
Esta salada partilhada no blog Pratos e Travessas, é uma ótima forma de aumentar o consumo de legumes da época. E, se preferir, pode torná-la totalmente vegetariana!
Esta versão precisa dos seguintes ingredientes:
- 300g de couve-flor cortada em floretes 🥦
- 300g de abóbora manteiga em fatias 🎃
- 4 fatias de queijo de cabra 🧀
- Folhas de espinafres ou canónigos a gosto 🥬
- 4 fatias de paio ou presunto 🥓
- 80 g de nozes pecã 🌰
- Sal e pimenta preta q.b. 🧂
Para o molho vai precisar:
- 2 c. sopa de alcaparras picadas 🥄
- Raspa e sumo de 1 limão 🍋
- 6 c. de sopa de azeite 🥄
- 1 c. sopa de tomilho picado 🌿
- 1 c. sopa de cebolinho picado 🌿

A preparação também é muito simples. Comece por pré-aquecer o forno a 200°C. Disponha a couve-flor e a abóbora num tabuleiro, regue com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até estarem macios e levemente dourados.
Enquanto espera, aproveite para tostar as nozes numa frigideira quente por alguns minutos, com cuidado para não queimar. Depois, tem que preparar o molho, misturando todos os ingredientes.
Numa travessa, coloque as folhas verdes, os vegetais assados, as nozes, o paio cortado em tiras, e fatias de queijo de cabra. Regue com o molho e sirva enquanto ainda está morno.
Esta salada combina o adocicado dos vegetais, o crocante das nozes e o sabor salgado do paio e do queijo, o que a torna ideal para um jantar leve, mas reconfortante.
Também pode aproveitar os legumes assados destes pratos para fazer outras receitas que não sejam de saladas!
Salada quente de legumes assados e nozes
Esta receita da Kikkoman combina uma grande variedades de vegetais com um molho rico e complexo, com tons doces e o corte salgado do queijo azul. Se a quiser fazer em casa, vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 8 cenouras 🥕
- 4 cherovias (ou nabos ou pastinacas) 🍠
- 4 cebolinhas 🧅
- ½ cabeça de alho 🧄
- 2 c. sopa de azeite 🥄
- 4 c. sopa de molho teryaki 🥄
- 2 c. sopa de tomilho fresco 🌿
- 70g de nozes 🌰
- 2 c. sopa de mel 🍯
- 2 c. sopa de molho de soja 🥄
- 1 alface romana 🥬
- 70 g de queijo azul 🧀
Para a preparar, comece por pré-aquecer o forno a 190°C. Corte todos os legumes (cenouras, cherovia, cebolinhas) ao meio pelo comprimento e descasque o alho. Misture os legumes com o azeite e o molho teriyaki, polvilhe com o tomilho e leve tudo ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estarem tenros.
Esta salada é mais sofisticada, com influência internacional, mas pode aptar ao seu gosto e até substituir por um bom queijo português, por exemplo.
Enquanto espera, toste as nozes numa frigideira seca. Misture o mel com o molho de soja e pimenta, e verta sobre as nozes até caramelizar. Numa tigela de servir, coloque a alface romana, depois os legumes assados, as nozes caramelizadas e esfarele o queijo azul por cima. Sirva imediatamente, ainda morno.
E porque não aquecer também com uma sopa quente e deliciosa, tão tipicamente portuguesa?
Salada quente de grão com espinafres e peru
Esta salada quente simples, rápida, e com muita fibra é ideal para um almoço reconfortante. Para a preparar, vai precisar de:
- 1 lata de grão-de-bico cozido 🥫
- 200g de espinafres frescos 🍃
- 200g de peito de peru 🦃
- 2 tomates maduros cortados em cubos 🍅
- 1 cebola pequena picada 🧅
- 1 dente de alho picado 🧄
- Sumo de ½ limão 🍋
- Sal e pimenta preta q.b. 🧂
A preparação desta receita é, provavelmente, a mais simples de todas. Comece por escorrer e enxaguar o grão de bico.
Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem translúcidos. Junte o peru em tiras e deixe grelhar até aloirar. Depois, adicione o tomate e deixe cozinhar um pouco, até se começar a desfazer.
Envolva o grão de bico, retifique os temperos, e por fim envolva os espinafres (vão murchar com o calor, mas é normal, não se preocupe). Regue com um fio de azeite e sumo de limão antes de servir.
Já pensou em fazer um gratinado de batatas com natas? Cremoso e delicioso, é de comer e chorar por mais!
Salada quente de bacalhau com feijão branco
Esta salada quente celebra o bacalhau, um ingrediente essencial na culinária portuguesa. Para a preparar, vai precisar de:
- 300g de bacalhau demolhado 🐟
- 1 chávena de feijão branco cozido 🫘
- 1 cebola grande laminada 🧅
- 1 pimento vermelho em tiras 🌶
- Azeite q.b. 🥄
- 2 dentes de alho picados 🧄
- Pimenta preta 🧂
- Salsa picada 🌿
Para preparar esta receita deve começar por cozer e lascar o bacalhau. Se preferir, pode aproveitar para utilizar restos de bacalhau cozido que já tem. Depois, numa frigideira larga, aqueça azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem translúcidos. Junte o pimento e deixe amolecer.
Acrescente o feijão branco e o bacalhau, e envolva bem, mexendo sempre até aquecer. Retire do lume, polvilhe com salsa picada e tempere com uma pitada de pimenta. Sirva morna, com um fio generoso de azeite por cima.
As sobremesas portuguesas também podem ser um enorme conforto nos dias mais frios, com sabores e aromas que nos transportam até aos dias da infância.
Dicas para criar boas saladas quentes no inverno
Além destas receitas que deixamos aqui, também pode optar por criar uma salada totalmente ao seu gosto, com os ingredientes que preferir. Se o fizer, temos algumas sugestões úteis que podem ajudar:
- Prefira legumes de raiz ou mais firmes (batata, cenoura, beterraba, abóbora, couve-flor, nabos) porque mantêm melhor a textura quando assados ou grelhados. E corte-os em pedaços de tamanhos semelhantes para que as cozeduras fiquem equilibradas;
- Use um bom azeite e temperos aromáticos (alecrim, tomilho, noz-moscada, pimenta preta) para elevar o sabor;
- Adicione algo crocante no final (nozes, sementes tostadas) para contraste de textura;
- Não se esqueça do toque ácido: sumo de limão, vinagre balsâmico ou vinagre de maçã são aromáticos e ajudam a “acordar” a salada;
- Se incluir queijo, escolha variedades que derretam ou que se integrem bem com calor (queijo de cabra, queijo azul, queijo fresco grelhado);
- Sirva imediatamente: as saladas quentes têm mais charme no momento em que ainda há calor nos ingredientes!

Isto são tudo apenas sugestões e não regras obrigatórias que tem que seguir, é claro! Mas podem ser uma boa forma de começar para aqueles iniciantes na cozinha que ainda têm muito receio de se desviar das instruções de uma receita. Acima de tudo, o que deve mesmo garantir que acontece é:
- Os legumes estão quentes (ou mornos) e não frios;
- O contraste de textura está presente (crocante + macio);
- Há um toque ácido para equilibrar (limão ou vinagre);
- O azeite é de qualidade e bem usado;
- É servido na hora.
As saladas quentes de inverno são uma forma elegante de manter viva a leveza que as saladas trazem, mas com o conforto exigido por dias frios. Com ingredientes simples, técnicas acessíveis e um pouco de olho nos contrastes de sabor e textura, consegue pratos reconfortantes e nutritivos. Experimente as receitas que propusemos aqui, mesmo que tenha que as adaptar ao seu gosto, e não tenha receio de inovar com os seus ingredientes preferidos!









