Se analisarmos os menus da ceia de Natal nas várias regiões do país, vamos encontrar mesas e receitas muito distintas. Bacalhau, polvo, assados, há muito por onde escolher. Da mesma forma, nos restantes países do mundo existem variados pratos natalícios para apreciar. Verdadeiras iguarias que representam a cultura e a gastronomia do local.
Mas, o mais provável, é que conheça muito poucos. Por isso, se está a planear introduzir pratos novos no menu de Natal deste ano, fique a conhecer receitas natalícias de outros países.
Ceia de Natal: Peru assado
O peru é, sem dúvida, o rei da ceia de Natal no Reino Unido e outras partes do mundo. Existem inúmeras receitas por onde escolher, com ou sem recheio, mas o turkey and stuffing não podem faltar nas mesas de Natal. A nossa receita é uma versão ligeiramente mais simples, mas não menos saborosa!
Estes são os ingredientes de que vai precisar:
- 1 peru de 6 a 8kg
- 2 clementinas
- 2 ramos de tomilho + 1 colher de sopa
- 3 + 2 ramos de alecrim
- 250g de manteiga
- 75g de arandos secos
- 2 ramos de sálvia
- pimenta q.b.
- noz-moscada q.b.
Deve começar a preparar esta receita na véspera para ter tudo pronto no dia de Natal. Comece por fazer um manteiga de ervas, combinando numa taça a manteiga à temperatura ambiente, a colher de sopa de tomilho, 2 ramos de alecrim e a sálvia picados muito fininhos. Misture tudo muito bem e adicione os arandos picados.

Depois, pegue no peru e introduza esta mistura da manteiga entre a pele e a carne da ave. Utilize as mãos ou uma colher se for necessário para garantir que consegue cobrir o máximo de superfície possível. Deverá ser fácil fazê-lo na zona do peito, mas não se esqueça também das pernas. Quando tiver conseguido cobrir o máximo que conseguir, espalhe o resto da manteiga por cima da pele, fazendo uma pequena massagem para que fique bem coberto. Depois, coloque o restante tomilho e alecrim dentro da cavidade do peru, tape-o com o pano e coloque no frigorífico para absorver os sabores durante a noite.
No dia seguinte, retire-o do frigorífico duas horas antes de começar a cozinhar. Corte as clementinas e adicione-as às ervas na cavidade. Não se preocupe de não ficar bem cheia, o objetivo é que o ar circule e liberte os aromas do que está lá dentro. Coloque o peru numa travessa, cubra com papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC.
Uma ave deste tamanho deve demorar a cozinhar 35 a 40 minutos por quilo, mas pode depender. Por isso, o melhor é confirmar de meia em meia hora, aproveitando para regar com o líquido que se vai formando no fundo da travessa. Com este tamanho, deve demorar entre três horas e meia e quatro horas, por isso, ao fim de três horas retire o papel de alumínio e deixe a pele tostar. Se quiser ter a certeza de que a carne está pronta, espete um palito e confirme se o líquida que sai é transparente.
Retire a ave do forno com cuidado e deixe descansar durante uns minutos. Quando for para a mesa, trinche-a e sirva com o gravy, como lhe chamam os ingleses.
Veja como fazer um curso culinaria.
Mesa de Natal: Bife Wellington
Este clássico britânico é o prato ideal para a época festiva. É verdade, não é uma receita muito simples ou fácil, mas podemos garantir que todo o esforço vai compensar!
Estes são os ingredientes de que vai precisar para fazer a nossa versão da receita:
- 300g de lombo de novilho
- mostarda inglesa q.b.
- sal q.b.
- pimenta preta q.b.
- fatias de presunto
- massa folhada
- 1 gema
- 500g de cogumelos
- aparas de carne
- 2 chalotas
- 2 dentes de alho
- 1/2 colher de sopa de farinha
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 200ml de vinho tinto
- tomilho q.b.
- 250ml de caldo de carne
Para preparar a receita, deve começar por selar o lombo numa frigideira bem quente. Quando estiver bem selada em todos os lados, pincele com a mostarda e tempere bem. Depois, leve ao frigorífico para arrefecer. Para fazer a pasta de cogumelos, pique os cogumelos numa picadora, reservando cerca de 3 ou 4 para mais tarde. Depois, coloque-os na mesma frigideira que utilizou anteriormente e cozinhe até secarem. Tempere bem e deixe arrefecer numa taça.
Entretanto prepare a base. Estenda película aderente e coloque as fatias de presunto e espalhe a pasta de cogumelos por cima. Retire o lombo do frigorífico e coloque no centro. Com a ajuda da película, enrole a massa e o presunto e feche, bem apertado. Leve novamente ao frigorífico durante meia hora.
Enquanto espera, prepare a massa. Se não tiver tamanho necessário para cobrir o rolo, estenda-a mais. Se tiver, retire o rolo do frigorífico e coloque no centro. Pincele com a gema, embrulhe tudo e volte a pincelar. Coloque novamente no frigorífico durante um quarto de hora e depois leve ao forno a 180ºC até a massa estar dourada, cerca de 15 a 20 minutos.
Para fazer o molho, comece por selar as aparas da carne num tacho. Enquanto espera, corte as chalotas, os dentes de alho e os cogumelos reservados em pedaços. Quando as aparas tiverem uma boa cor, junte os legumes e mexa. Adicione a manteiga e a farinha e misture bem. Junte o vinho tinto, o tomilho e pimenta e deixe evaporar. Assim que o álcool do vinho evaporar junte o caldo e deixe reduzir lentamente cerca de 15 a 20 minutos.
Quando o bife estiver pronto, coe o molho para uma taça e está pronto!
Receitas de Natal: Pigs in blankets
Estas pequenas "salsichas embrulhadas" são outro elemento essencial da ceia de Natal britânica e não podiam ser uma receita mais fácil e simples de fazer!
Só precisa de:
- 12 fatias de bacon
- 12 salsichas frescas ou de churrasco
- tomilho, rosmaninho ou sálvia q.b.
- 3 colheres de chá de molho inglês
- 1 a 2 colheres de chá de mel
A preparação também não podia ser mais simples. Basta estender as fatias de bacon, colocar uma salsicha na ponta, salpicar com a erva que preferir e enrolar. Depois, coloque todas as salsichas enroladas num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante meia hora.
Retire quanto o bacon estiver bem dourado e crocante. Acrescente o molho inglês e o mel e misture bem. E já está!
Receita natalícia: Paella
Este prato de arroz espanhol também é uma das receitas mais cozinhadas durante o Natal no país. Para quem está habituado ao bacalhau, pode parecer estranho comer paella nas festas. Mas se experimentar, garantimos que não se vai arrepender!
Isto é o que precisa para 5 pessoas:
- 500g de arroz agulha
- 1 pimento vermelho
- 200g de ervilhas
- 1 tomate grande
- ½ chávena de azeite
- sal q.b.
- 1 dente de alho
- 1,5l de caldo de legumes ou carne
- 15 camarões grandes
- 15 mexilhões
- 5 lulas
- 3 coxas de frango em pedaços
- 200g de porco em pedaços
Para começar a receita, retire as cabeças e as cascas dos camarões e reserve. Depois, corte as lulas em rodelas de 2 centímetros e o pimento em pedaços pequenos.
Cubra o fundo da panela com azeite e leve ao lume. Quando estiver bem quente, adicione as cabeças e cascas do camarão, pressionando para extrair o máximo de sabor. Depois de refogar alguns minutos, retire as cascas. Adicione os pedaços de frango e de porco, frite até estarem bem dourados e retire.
Coloque o dente de alho inteiro e deixe cozinhar até começar a ganhar cor. Depois, adicione todos os legumes e refogue durante uns minutos. Junte as lulas e mexa bem. Adicione o arroz e misture todos os ingredientes, espalhando-os uniformemente numa camada uma. Em seguida, junte o caldo, tempere com sal e deixe ferver. Quando estiver a ferver, adicione os pedaços de frango e porco.

Deixe cozer, e quando o arroz estiver parcialmente cozido, adicione os mexilhões, espalhando-os pela superfície. Não os deve juntar cedo demais, senão corre o risco de cozinharem demais. Por último, adicione os camarões e espere que acabe de cozer e que o caldo seja absorvido. Quando estiver pronto, desligue o lume, tape a paella e deixe descansar durante 5 minutos antes de servir.
Receita completa: Pierogi
Estes pequenos pastéis polacos são um elemento essencial da ceia de Natal em vários países da Europa de Leste e uma verdadeira delicia para comer em qualquer altura do ano.
É uma receita muito simples de fazer e precisa apenas de:
- 1kg de farinha de trigo
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa de sal
Para o recheio:
- 1kg de de ricota ou requeijão
- 1kg de batatas
- salsa ou cebolinho q.b.
Para preparar a massa, basta misturar todos os ingredientes numa taça e amassar bem até conseguir uma massa consistente e não pegajosa. Forme uma bola e deixe descansar. Entretanto, coza as batatas e quanto estiverem moles, escorra e amasse com um garfo. Adicione a ricota ou o requeijão e misture até estar bem incorporado. Tempere com sal e a salsa ou cebolinho picado e volte a misturar.
Para montar os pierogi, estenda a massa até estar fina e corte em pequenos círculos. Recheie com pequenas colheradas da mistura, feche o círculo e pressione um garfo nas bordas para selar. Coza em água a ferver até flutuarem, durante 5 minutos. Pode servir assim, com manteiga ou com os molhos que preferir.
Natal em família: Risengrød
Esta receita de arroz doce é uma das favoritas dos dinamarqueses durante a época de Natal. Mas ao contrário da nossa versão, não é a sobremesa, mas sim é o prato principal da refeição. E para ser apreciado como deve ser, tem que ser comida logo depois de acabar de fazer, enquanto a manteiga ainda derrete.
Estes são os ingredientes de que precisa para 5 porções:
- 250g de arroz
- 1l de leite
- 5 colheres de chá de manteiga
- 1 chávena de açúcar com canela
Os passos são muito simples! Basta colocar o arroz numa panela funda, adicionar leite até cobrir e levar ao lume. Quando começar a ferver, baixe a temperatura e mexa de vez em quando. Se vir que está a absorver demasiado leite, acrescente mais. Quanto o arroz estiver cozido e cremoso, está pronto.
Mas a parte mais importante é no momento de servir. Sirva o arroz em pratos fundos individuais, coloque uma colher de chá de manteiga no centro de cada um e polvilhe com a quantidade desejada da mistura de açúcar e canela (dependendo se gosta do arroz mais ou menos doce). E está pronto a comer!
Natal em casa: Galette des Rois
Esta que é conhecida como a versão francesa do bolo-rei não pode faltar na ceia de Natal! Existem variadas receitas da sobremesa, mas são todas bastantes simples e fáceis de fazer.
Apesar do nome francês elaborado, só precisa de:
- 2 bases de massa folhada
- 4 ovos
- 200g de açúcar
- 150g de manteiga à temperatura ambiente
- 200g de amêndoa moída
- 1 ovo batido
- açúcar em pó q.b.
Comece por colocar a manteiga cortada em pedaços e o açúcar numa tigela, e bata até ficar cremoso. Depois, enquanto continua a bater, adicione alternadamente um ovo batido e a amêndoa moída até estar bem misturado. Coloque o creme num saco de pasteleiro.
Estenda uma das bases da massa num tabuleiro e espalhe o creme de forma circular, começando pelo centro. Deixe 4 cm de espaço nas extremidades para poder fechar a massa. Pincele as extremidades com água e cubra com a segunda base. Pressione para que as duas bases colem bem e marque com um garfo de forma a que fique bem fechada. Este passo é essencial para garantir que o recheio não saia enquanto coze.
Pincele bem com o ovo batido. Faça um furo no centro para que saia o ar enquanto coze e decore a massa a gosto, marcando com a faca sem cortar. Depois, leve a um forno pré-aquecido a 180ºC durante meia hora. Retire, polvilhe a massa com o açúcar em pó e volte a cozinhar mais aproximadamente 10 minutos até que o açúcar derreta. Retire quando estiver bem dourada.
Receita de Natal: Christmas Pudding
Este pudim de Natal inglês é uma sobremesa simples mas muito interessante, com uma textura e sabor rico, devido ao tempo de cozedura que tem.
Se quer experimentar um bolo diferente nesta ceia de Natal, precisa de:
- 250g de açúcar mascavado
- 350g de uvas-passas
- 120g de manteiga derretida
- 120g de miolo de pão
- 100g de farinha de trigo
- 100ml de rum ou whisky
- 6 colheres de sopa de cerveja preta
- 80g de frutas cristalizadas
- 60gr de amêndoas picadas
- 1 colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de gengibre em pó
- ½ colher de chá de cravinho em pó
- ½ colher de chá de noz-moscada
- 1 maçã
- raspa de 1 limão
- raspa de 1 laranja
- 3 ovos
Para preparar este bolo, deve começar por hidratar as uvas-passas em água quente ou numa das bebidas alcoólicas. Entretanto, misture a farinha de trigo, o miolo de pão esfarelado, o açúcar, a manteiga e as especiarias. Adicione as raspas de laranja e limão, a maçã ralada e volte a misturar.
Escorra as uvas-passas. Acrescente os ovos levemente batidos e as bebidas e mexa. Por último, adicione as amêndoas, as passas e as frutas cristalizadas. Quando estiver tudo bem misturado, verta a massa do bolo para uma forma untada, cubra com papel vegetal e papel de alumínio. Cozinhe lentamente em banho-maria, no fogão ou no forno (a 100ºC), durante 5 a 6 horas!

Deixe arrefecer antes de servir e, se quiser, pode regar o pudim com rum e flambear! E sabe com que bebidas natalícias acompanhar?
Ceia de Natal completa: Mince Pie
As mince pies são uma das sobremesas mais características da época natalícia no Reino Unido. Encontra estas pequenas tartes em todos os mercados ingleses no final do ano. Cada família tem a sua própria receita, com a combinação específica de especiarias, mas têm que estar sempre presentes na ceia de Natal. Isto é o que precisa para a nossa versão.
Massa:
- 300g de farinha de trigo peneirada
- 50g de açúcar
- 150g de manteiga em cubos
- 2 gemas
- raspa de 1 laranja
- 3 a 5 colheres de sopa de água
Recheio:
- 350g de frutas cristalizadas
- 250g de uvas-passas
- 250g de arandos desidratados
- 200g de açúcar amarelo
- raspa e sumo de 1 limão
- raspa e sumo de 1 laranja
- 1 maçã em cubos
- 100ml de conhaque ou rum
- 50g de amêndoas em lascas
- 50g de manteiga
- canela q.b.
- gengibre q.b.
- noz-moscada q.b.
- cravinho q.b.
- baunilha q.b.
- 1 ovo
Comece a preparar a receita pelo recheio. É bastante simples, basta misturar todos os ingredientes numa panela. A quantidade de especiarias que utiliza depende do seu gosto pessoal, mas tenha em conta que uma mince pie deve ser bem condimentada. Cozinhe em lume baixo durante 20 minutos, mexendo constantemente, até que fique com uma textura mais encorpada e caramelizada. Retire do calor e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas, mas o ideal é ficar de um dia para o outro.
Para a massa, misture a farinha, o açúcar e a manteiga à temperatura ambiente até ter a consistência de miolo. Adicione as duas gemas e incorpore. Junte a água aos poucos, até obter uma massa homogénea mas firme, sem colar nas mãos. Forme uma bola, enrole em película aderente e leve ao frigorífico durante meia hora.
Depois de descansar, estenda a massa numa superfície enfarinhada até ter mais ou menos um centímetro de espessura. Corte círculos de massa e coloque-os numa forma de queques untada, ou forminhas individuais. Pressione levemente com os dedos, para formar as bases. Adicione uma boa quantidade de recheio e cubra com outro disco de massa, com a ajuda de um pouco de ovo batido.
Pincele todas tartes com o restante ovo batido e faça um furo em cada uma, para o ar sair enquanto cozinha. Se quiser, pode decorar com massa extra em temas natalinos. Cozinhe num forno pré-aquecido a 180ºC durante mais ou menos meia hora. Deve garantir que a massa está bem cozida e dourada. Deixe arrefecer antes de as desenformar.
Natal simples: Panetone
O panetone é uma verdadeira tradição de Natal em Itália, mas já começa a ser mais frequente também no nosso país. Certamente que já viu panetones à venda nos supermercados e pastelarias durante a época natalícia.

Estes são os ingredientes de que precisa para fazer um em casa:
- 480g de farinha
- 80g de açúcar
- 150g de frutas cristalizadas picadas
- 150g de sultanas
- 2 dl de leite
- 1 dl de óleo
- 0,5 dl de vinho do Porto
- 2 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 15 g de fermento de padeiro
- açúcar em pó q.b.
O processo é bastante simples. Comece por colocar as frutas cristalizadas e as sultanas numa tigela e regue-as com o vinho do Porto. Noutra, misture o açúcar e a farinha e reserve. Coloque todos os restantes ingredientes num liquidificador e bata bem. Verta esta mistura para a taça com o açúcar e a farinha, e adicione as frutas e as sultanas com o vinho do Porto. Misture tudo muito bem até que a massa tenha pequenas bolhas na superfície.
Cubra com um pano e deixe levedar durante 2 horas. Depois, mexa novamente, volte a tapar e deixe levedar mais 2 horas. Verta a massa para uma forma de panetone e deixe levedar novamente até chegar ao topo da forma. Cozinhe num forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos, baixe a temperatura para 170ºC e deixe cozer mais 40 minutos. Verifique com um palito, retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó.