Gostaria de ter aulas de violino depois de adulto? Pretende inscrever o seu filho de 3 anos num conservatório para ele se tornar num grande músico violinista? Com a Superprof é possível! Visite a nossa plataforma e veja a vasta oferta de professores de música que temos à sua espera independentemente da sua faixa etária, experiência prévia no mundo da música ou ciclo de estudos.

Não pense que a idade tem uma importância real no que toca ao sucesso de um estudante de música. Com um curso de teoria musical e um acompanhamento personalizado quanto à vertente prática deste instrumento, qualquer aluno poderá aprender mais sobre a empunhadura do arco, a posição das mãos ao longo das diferentes músicas, a técnica do vibrato e a composição do violino de uma forma fácil e eficaz com a supervisão de um dos nossos experientes mentores.

Aprender este instrumento poderá parecer, por vezes, quase impossível de concretizar. No entanto, ao longo deste artigo vamos mostrar-lhe como o pode fazer independentemente do seu à vontade atual com este instrumento e da sua faixa etária.

Sabia que uma nova técnica de execução musical realizada com a mão esquerda, desenvolvida por investigadores do Porto e de Évora, permite aos violinistas e violetistas uma 'performance' menos cansativa e com menor tensão muscular.

Violino entusiastas
O violino é um instrumento musical que sempre apaixonou vários entusiastas da música ao longo dos séculos! | Fonte: Pexels

Aprender violino: um instrumento difícil de dominar

A decisão de aprender a tocar violino pode ser uma vontade de muitos alunos de música, mas, a verdade, é que se trata de um instrumento bastante complexo de se estudar. Não obstante, qualquer estudante dedicado irá conseguir tornar-se num bom violinista se passar uma boa percentagem do seu tempo a praticar as partituras lecionadas nas suas aulas, analisando-as cuidadosamente e avaliando a sua prestação com bastante atenção para detetar que partes precisa de melhorar para conseguir avançar para músicas mais complexas ao longo das suas sessões.

Este instrumento tem, há muito tempo, a reputação de ser impossível de se aprender, pelo menos num curto prazo de tempo, mas, ao longo deste artigo irá descobrir algumas dicas que poderão ser bastante úteis para que a sua aprendizagem seja mais acessível.

Antepassado da viela, o violino é um instrumento nascido de diferentes evoluções instrumentais e a sua forma atual só apareceu no século XVII. Na época, e até o final do século XX, o violino só era um instrumento acessível à burguesia ou à nobreza obtendo assim uma reputação aristocrática ainda bastante característica.

Onde comprar um violino?
Quanto custa um violino? | Os violinos Stradivarius estão entre os instrumentos de cordas mais caros do mercado.

Antigamente, este instrumento era excessivamente caro para o público em geral, que não tinha posses para gastar neste tipo de objetos lúdicos. Na verdade, ainda hoje encontramos violinos à venda por valores exorbitantes, chegando alguns a custar cinco mil euros. É claro que este preço não é acessível para qualquer aluno que estude este instrumento e, muitas vezes, este pode ser um fator que faz com que muitas pessoas desistam imediatamente de dar início à sua aprendizagem.

No entanto, é possível comprar um bom violino por preços mais acessíveis, algo que deverá ponderar cuidadosamente, principalmente se for um estudante aprendiz ainda à procura de encontrar o modelo mais indicado para si.

Hoje em dia, o violino tem-se popularizado com o surgimento de plataformas de vendas online como a Ebay ou a Amazon que vieram reduzir drasticamente o preço deste instrumento. Fazendo com que este instrumento fique, atualmente, ao alcance de muitas mais carteiras do que antigamente, especialmente se contarmos com os instrumentos vendidos em lojas de segunda mão, que são ainda mais baratos.

Saiba que também será necessário ter em conta o montante que irá gastar ao longo dos seus anos de estudo num conservatório ou em aulas particulares com um bom professor de violino para se tornar realmente bom neste instrumento. Quando estiver a ponderar matricular-se numa destas opções e a delinear o seu orçamento para desenvolver este novo talento tenha em atenção que será necessário uma aprendizagem duradoura para atingir os seus objetivos.

aprender violino pequeno
Se começar a aprender violino desde pequeno irá ter uma performance excecional mais tarde! | Fonte: Pexels

Se acabou de começar as suas aulas, saiba que ainda vai precisar de mais alguns anos de estudos para conseguir tocar uma música completa sem quaisquer deslizes e que poderá encontrar algumas dificuldades ao longo da sua aprendizagem do violino. No entanto não desanime, claro que isso também depende da frequência com que irá praticar as suas partituras, da sua carreira pelo mundo da música e da sua afinidade com o seu instrumento.

A sua evolução não será a mesma se estiver inscrito numa escola de música a ser acompanhado por um professor especializado, ou se preferir aprender a tocar violino como autodidata. De qualquer forma, um aprendiz de violinista deve aprender os movimentos certos para ser capaz de dar um concerto harmonioso e isso leva algum tempo.

Estudar o vibrato, posicionar os dedos no braço de forma correta, aprender a utilizar o arco e tocar as cordas da maneira certa são apenas algumas das técnicas que devem ser dominadas antes de se propor a atuar em público.

Os benefícios de ter aulas de violino desde cedo

Ao saber que aprender a tocar violino é algo complicado, porque não dedicar-se a aprender como o fazer o mais cedo possível? Esta é a pergunta de muitos pais que ponderam matricular os seus filhos numa escola de música.

Em Portugal, em geral, as escolas ou conservatórios de música recebem pequenos músicos a partir dos 6 ou 7 anos de idade, altura essa em que os alunos já têm maturidade e habilidades motoras suficientes para assimilar os movimentos necessários para tocar violino de forma correta.

Se os pais quiserem, podem ainda matricular os seus filhos mais cedo, já que existem escolas privadas, que utilizam a metodologia Suzuki, que admitem crianças a partir dos 3 anos de idade. Mas é realmente necessário começar a estudar violino tão cedo?

São muitos os benefícios observados na aprendizagem juvenil já que as crianças têm, muitas vezes, um grande desejo de aprender algo novo, prestando uma atenção especial durante as suas aulas o que irá facilitar a sua assimilação do conhecimento necessário à sua formação.

Está também comprovado que os alunos têm um melhor desempenho na escola quando tocam música ao desenvolverem elevados níveis de concentração e disciplina de trabalho.

Quanto mais cedo as crianças começarem as suas aulas de música, menos serão condicionadas pela aprendizagem escolar, tornando-se, portanto, mais abertas a outros métodos de ensino que podem ser mais adequados ao seu perfil, especialmente sabendo que até os doze anos de idade o cérebro das crianças ainda se está a formar e as suas conexões mentais a ser criadas.

Devemos-nos lembrar ainda que o primeiro ano de estudo de música é dedicado à teoria musical. No entanto, as crianças de 6 ou 7 anos podem ficar rapidamente entediadas com a teoria musical e assim perder o interesse pelo violino sendo então necessário encontrar alternativas para ensinar o violino de forma divertida.

beneficios violino
Os violinos trazem inúmeros benefícios às crianças e adolescentes, especialmente no desenvolvimento do foco e da concentração! | Fonte: Pexels

Portanto, não é realmente aconselhável começar cedo demais já que irá correr o risco de aborrecer a criança com a parte teórica e isto poderá provocar uma aversão completa relativamente ao mundo da música em vez de criar uma vontade de continuar a aprender mais sobre este assunto. Assim, é apenas aconselhável inscrever o seu filho neste tipo de ensino depois de este demonstrar um interesse particular pela música.

Poderá experimentar fazer uma hora de aula como teste para ter a certeza de que a teoria musical não o assusta, tendo em conta a maturidade da criança, já que para conseguir o efeito desejado com as suas lições, deve prestar atenção aos sinais que o seu filho lhe dá. Em qualquer caso, a criança deve participar voluntariamente nas suas sessões de treino e não ser obrigada pelos seus pais.

Aprender violino durante a adolescência

O violino nunca teve uma reputação muito alternativa até à última década, sendo até um instrumento maioritariamente reconhecido por ter características realmente clássicas. Apesar disso, com a chegada do violino elétrico, aprender este instrumento voltou a ficar na moda e são muitos os grupos musicais que o utilizam nas suas composições.

Os adolescentes estão cada vez mais interessados ​​neste instrumento de cordas e para o aprender a tocar o jovem só precisa de escolher o método de aprendizagem mais adequado às suas necessidades e motivações curriculares. Dependendo dos seus objetivos poderá aprender a tocar este instrumento a partir de vídeos do Youtube, de aulas de violino online com um professor particular, inscrever-se numa escola de música, ou até utilizar livros técnicos para estudar a vertente teórica inerente a este setor artístico.

A adolescência é uma altura em que gostamos de ter um grupo de amigos bastante unido e onde é importante fazer coisas que nos capte a atenção e que estimule os nossos sentidos, por isso, como professor de música, é preciso encontrar métodos apropriados para não aborrecer os seus estudos mais jovens ao longo das suas sessões.

Os músicos aprendizes não devem ver as aulas como uma restrição e muito menos uma obrigação, mas sim como uma maneira de socializar com os seus amigos e de se divertir enquanto aprende coisas novas.

Participar num curso de violino intensivo é uma solução muito adequada para este público já que poderão aproveitar o seu tempo livre durante as férias escolares para melhorar visivelmente a sua destreza neste instrumento. Naturalmente, estas alternativas não são pensadas de forma a bombardear o seu cérebro com diferentes conteúdos das 8h às 17h, mas sim oferecer atividades distintas durante as suas lições para descobrir o instrumento.

Qualquer que seja o seu nível de experiência como aluno, desde iniciante a profissional, e o seu estilo de música preferido como o rock, jazz, música clássica, música irlandesa, folk, entre outros, as suas aulas podem permitir uma interação com outros músicos da sua idade e poderá assim construir novas amizades ao mesmo tempo que desenvolve diferentes técnicas e explora o seu instrumento.

Violinistas apostam também em tecnologia
Os violinos eletrônicos subiram aos palcos em vários estilos musicais.

Algo que também poderá considerar para estimular a sua vontade de aprendizagem será formar a sua própria banda. Ao fazê-lo, os jovens estabelecem metas para alcançar em equipa, o que os irá motivar a praticar e a experimentar coisas novas. Além disso, ao permitir que os adolescentes escolham as músicas que desejam aprender irão descobrir uma ótima maneira de os motivar e, ao mesmo tempo, promover a aprendizagem de novas competências a pôr em prática no seu instrumento.

Mesmo que o adolescente não tenha a mesma facilidade que um jovem que iniciou o seu percurso de estudo do violino aos 7 anos, é perfeitamente possível alcançar um bom nível de motivação ao promover aulas didáticas que reflitam as suas vontades de aprendizagem.

Que tal aprender a afinar o seu violino sozinho para estar sempre preparado para tocar as suas músicas favoritas? Sempre gostou de violinos?

Será possível aprender violino depois de adulto?

Muitas pessoas desistem de tentar aprender a tocar um instrumento tão complexo como o violino depois de chegarem à idade adulta. Na verdade, as pessoas dizem que é complicado, se não impossível, atingir um nível aceitável em qualquer novo talento desenvolvido depois de ultrapassar a marca dos 25 anos.

No entanto, não desanime, pois temos boas notícias! A sua proficiência neste instrumento irá depender apenas de si.

A dificuldade real será encontrar o tempo necessário para praticar a tocar este novo instrumento depois de um dia preenchido com as suas aulas na universidade ou no trabalho. É por isso que alguns adultos levam anos para emitir um belo som no seu instrumento, enquanto que é mais fácil para as crianças o conseguirem fazer, simplesmente porque os primeiros têm menos tempo disponível para treinar.

Além disso, se já acabou a sua formação curricular, será necessário voltar a adquirir uma certa disciplina direcionada para a aprendizagem, o que não é tão fácil de se fazer se for alguém que já terminou o seu percurso escolar há anos, se não há décadas, podendo tornar-se em algo realmente difícil de estudar em aulas teóricas e de ter vontade para estudar.

aulas violino online
Sabia que hoje em dia, com um computador e uma ligação à internet já poderá ter as suas aulas online, sem precisar de sair de casa? | Fonte: Pexels

A solução mais fácil para contornar estas questões pode ser optar por ter aulas de violino online, já que terá a possibilidade de organizar o seu tempo disponível para as suas sessões como bem entender. Poderá dar azo à sua paixão por violinos!

No entanto, tenha cuidado para não se desmotivar com tanta flexibilidade encontrada para a realização das suas lições já que será bastante fácil perder uma aula aqui e outra acolá se começar a menosprezar a importância de manter uma assiduidade estável ao longo das suas sessões. Se preferir ter um acompanhamento presencial, saiba que algumas escolas oferecem aulas de violino para adultos, podendo optar ainda por contratar um mentor particular que lhe dê aulas ao domicílio.

Com esta última alternativa, o seu programa de estudos de violino será adaptado ao seu tempo disponível, à sua idade, ao seu passado como músico e às suas expectativas e objetivos, podendo ser algo bastante benéfico para alguém com pouca disponibilidade.

Aula de violino: o amor pelo violino não tem idades

Quer tenha 5, 15, 30, ou 50 anos, saiba que a idade em nada influencia o progresso de um músico. A criança tem, naturalmente, algumas facilidades, porque os seus hábitos de estudo são ancorados desde cedo, mas só a sua motivação é que será um fator determinante para a sua progressão nos estudos do seu instrumento, ao ser esta a variante que irá definir o número de horas que irá dedicar ao seu treino.

A verdade, é que uma criança que não gosta do violino não aprenderá melhor, ou mais rápido, que um adulto altamente motivado, apesar da sua vantagem cognitiva. O sucesso das suas aulas irá depender sim da sua vontade de aprender a tocar este instrumento e de um cronograma de estudos adequado.

Independentemente das suas motivações para aprender a tocar violino, ao utilizar a nossa plataforma para seu benefício, poderá encontrar o mentor perfeito para lhe dar todas as ferramentas necessárias para que melhore as suas habilidades musicais e domine o seu instrumento sem dificuldades.

São inúmeras as variáveis que deverá considerar antes de tomar a sua decisão final quanto às suas aulas de violino, por isso, leve algum tempo a definir quais serão as suas metas para o seu percurso nesta área e verá que isso o irá ajudar a estabelecer mais facilmente quais serão as suas prioridades para este curso. Ao fazê-lo irá conseguir definir mais concretamente os seus objetivos como músico e eventualmente realizá-los.

Veja mais abaixo algumas das questões mais frequentes dos nossos novos inscritos que poderão servir como guia para começar a filtrar as suas opções no que toca aos violinos:

Precisa de um professor de Violino ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.