Hoje em dia, com a democratização da utilização da internet, a sociedade moderna tem acesso a um número incalculável de serviços online à sua disposição, entre os quais a aprendizagem de novas línguas através de ferramentas digitais acessíveis através dos dispositivos móveis, ou em formato de aulas virtuais acessíveis através de uma simples inscrição na plataforma.
Aprender inglês online tornou-se assim numa coisa fácil e alcançável a todo o tipo de públicos. Qualquer que seja a sua experiência atual na língua, poderá evoluir nos seus estudos através de um curso de inglês online rapidamente.

Atualmente, a tradução online é uma verdadeira revolução porque permite, com apenas alguns cliques, traduzir em tempo real um post de um blog, um artigo de um jornal, ou simplesmente escrever um texto em inglês, ou numa outra língua à sua escolha, sem grandes dificuldades. Este tipo de alternativa simples e prática é, na maioria dos casos, acessível de forma completamente gratuita e isso pode ajudar qualquer interessado a aprender inglês e a progredir nas suas aulas de línguas.
Mas, qual é a real contribuição destes serviços para as suas aulas de idiomas ou para o seu curso de inglês?
Será realmente fácil aprender línguas com esses recursos? Como é que os pode utilizar para aprender inglês? Será que também é fidedigno utilizar este tipo de ferramentas no âmbito profissional ou será apenas uma alternativa segura para as suas traduções pessoais?
Se quer saber a resposta a tudo isto e muito mais, este artigo é para si! Continue a ler para quais são as ferramentas de tradução que recomendamos e como as pode utilizar no seu dia a dia. Saiba também como pode aprender inglês através do seu iPad!
Como utilizar um tradutor online?
Ao tirar partido de uma ferramenta de tradução pode deixar de ser necessário contratar uma agência de tradução para o ajudar. Atualmente, existem várias alternativas de tradutores online, como o Google Translate ou o Deepl, que dão uma ideia do que está escrito nas diversas línguas. No entanto, é preciso ter algum tato no manuseamento deste tipo de utensílios, uma vez que a tradução apresentada pode ser, por vezes, demasiado literal, perdendo todo o seu significado.
Por outro lado, são bastante úteis na altura de tirar dúvidas rápidas sobre uma palavra ou frase em espanhol, italiano, alemão, inglês, ou em qualquer outra língua, uma vez que muito do vocabulário básico desse idioma é acessível neste tipo de fonte quase infinita de dados.
Quando a tradução é feita de forma correta, são precisos apenas alguns segundos para conseguir encontrar o significado daquilo que gostaria de saber. Basta apenas selecionar o seu texto, ou uma parte dele, colocá-lo na caixa de texto da respetiva língua, e o tradutor automático fará todo o trabalho por si! Com a vantagem adicional de estes sites funcionarem 24 horas, poderá utilizá-los para o ajudar na compreensão de qualquer redação noutra língua, seja esta importante para a sua profissão, ou algo apenas necessário do ponto de vista lúdico e pessoal.
Os tradutores imediatos podem traduzir qualquer tipo de texto, seja um email, as informações do perfil de alguém no Facebook, ou ainda de um anúncio de trabalho redigido noutro idioma. Apesar disso, tenha cuidado. Se não tiver pelo menos uma pequena base na língua, não confie neles a 100% e faça a sua revisão pessoal da tradução sugerida, para que consiga obter uma representação do texto original mais exata e adequada, antes de correr o risco de perceber mal alguma informação ou ter uma reação inesperada à sua tentativa de contacto.

Conheça também as melhores séries para se aprender inglês de forma divertida. Experimente ver alguns episódios com legendas em inglês e treine a sua compreensão oral sem que dê por isso! Irá ver que é uma excelente maneira de aprender inglês!
Como eleger o melhor tradutor online para auxiliar nas aulas de inglês?
São vários os elementos a serem tidos em conta para conseguir avaliar qual será o melhor tradutor inglês-português online para o que precisa.
Os critérios base
As qualidades que deve procurar em primeiro lugar poderão ser agrupadas em dois grupos distintos:
as qualidades da ferramenta
as adequações
Sobre o primeiro critério, é importante perceber se o tradutor é claro, simples de utilizar, tem ou não tem demasiados anúncios irrelevantes para a sua utilização, a sua rapidez de resposta e, claro, a sua correção ortográfica e precisão gramatical. Estes são pontos essenciais para avaliar a pertinência do tradutor online para o seu caso em particular.
Para conseguir chegar a um resultado ainda mais preciso, deverá analisar o sentido completo do texto, as diferentes expressões utilizadas e as conjugações verbais para que consiga realmente obter a tradução desejada e o mais fiel possível ao original.

As primeiras conclusões
Tendo em conta os critérios que mencionamos, tire as suas conclusões e escolha o tradutor online mais adequado para o que precisa. Para o ajudar a escolher entre todas as diferentes alternativas, veja aqui algumas das nossas dicas relativamente a este assunto:
- Os melhores tradutores de ingles são os sites Deepl, Linguee, Babylon e Reverso;
- Apesar disso, o Google Tradutor parece ser a alternativa mais credível com 80% das traduções feitas de forma automática. Graças a uma enorme base de dados, a Google pode propor uma verdadeira "inteligência" contextual dando um significado mais exato às suas traduções quando comparadas com o texto original;
- Deve sempre desconfiar dos serviços gratuitos e utilizá-los somente como suporte ou complemento à sua tradução atenta. Por melhores resultados que consiga obter com este tipo de ferramentas, é sempre aconselhável ter um segundo par de olhos experiente a avaliar a qualidade da tradução.
E é por esse motivo que o tradutor humano continua a ser a melhor solução. Mesmo que utilizar o Google Tradutor sirva o seu propósito, para obter uma tradução realmente profissional e sem erros, nada melhor do que pedir ajuda a alguém especializado para o ajudar a compreender o texto em questão.
Apesar de já ter um enorme papel nas mais diferentes atividades laborais, a máquina ainda não consegue substituir o homem quando o assunto é o raciocínio lógico.
Pode diminuir o seu trabalho, fazendo-o ganhar tempo, e até ajudar o leitor a ter uma ideia geral do conteúdo do texto, mas o verdadeiro trabalho de retoques linguísticos e de correção gramatical será apenas conseguido por um profissional!
Google vs. Deepl: comparação dos gigantes da tradução online
Agora que já sabe um pouco mais sobre a utilidade destas plataformas digitais, vamos fazer uma comparação mais específica entre o Google Tradutor e o Deepl, ambos considerados bons tradutores online e que possuem funcionalidades semelhantes.
Google Tradutor
O Google tradutor é considerado por muitos utilizadores o melhor tradutor online atual, destacando-se de todos as outras ferramentas online devido ao seu estilo acessível, utilização simples, clareza no design e, principalmente, pela facilidade de acesso às suas traduções. A verdade é que basta pesquisar "tradução de..." no Google e caixinha do tradutor aparece logo!

Para conseguir resultados mais exatos possível, o Google Tradutor apoia-se numa base de dados muito vasta, com centenas de milhares de traduções que, quando cruzadas com o seu texto original, irão dar-lhe o resultado final mais apropriado possível, tendo em atenção o tom utilizado, o contexto gramatical e o significado das palavras de acordo com o sentido da frase.
Além disso, uma das suas qualidades principais é o feedback obtido por parte de tradutores experientes; por cada tradução aprovada pelo utilizador, o Google Tradutor melhora, corrige e modifica o seu algoritmo, tornando a sua tradução cada vez melhor.
Por isso, este tipo de ferramentas pode ser bastante úteis para qualquer estudante que queira aprender inglês. Na verdade, são várias as funcionalidades do Google Tradutor. Ao utilizá-lo de forma responsável, poderá tirar partido de diversas formas de:
- Traduzir uma foto tirada com o seu smartphone: através desta funcionalidade poderá selecionar a língua na qual o seu texto deve ser traduzido, sendo apenas necessário que sublinhe o texto pretendido e o Google Tradutor tratará do resto;
- Traduzir as imagens que tiver guardadas no seu computador utilizando a mesma funcionalidade referida anteriormente;
- Poder utilizar o tradutor sem ligação à internet: com este tipo de serviço, qualquer utilizador pode fazer o download de diferentes dicionários de idiomas no seu telemóvel e poderá utilizar o Google Tradutor mesmo quando não tiver ligação à internet;
- Treinar a sua pronúncia e a compreensão oral graças à inteligência artificial desta ferramenta que permite ouvir e repetir as frases que são traduzidas.
A maioria das pessoas conhece e utiliza o Google Tradutor, e é um utensílio bastante bem difundido até entre profissionais de diferentes setores fora da área das línguas. Ao estar integrado com os outros produtos da Google, como a funcionalidade de tradução automática do Chrome no navegador que referimos anteriormente e várias aplicações Android, qualquer utilizador terá diferentes alternativas para conseguir uma tradução adequada às suas necessidades.
Da mesma forma, existem diversas aplicações móveis que propõem a tradução integrada para conteúdos sociais, como a tradução de tweets e de textos de páginas da web em contexto de redes sociais. A maior vantagem deste tipo de opções é que possuem uma vasta oferta de tradução de línguas estrangeiras, não restrita apenas ao idioma inglês, e sabem ainda identificar que língua foi utilizada para redigir o texto original, graças a sua deteção automática. Com esta função poderá traduzir páginas inteiras de sites online ou de documentos físicos de forma muito mais fácil!
Sabia que existem várias formas de aprender inglês sozinho e ir aprofundando os seus estudos da língua?
Deepl
Outro tradutor online que tem boas características e apresenta resultados satisfatórios na sua utilização é o Deepl. Na verdade, a versão de tradução de textos longos do Linguee é mais rigorosa e exata que o Google Tradutor na tradução de expressões idiomáticas.
Mesmo que o seu design seja mais simples, este website foi desenhado para proporcionar a maior qualidade de tradução automática possível. E conseguiram, uma vez que é um das melhores no mercado.
Para além de utilizar esta plataforma como um simples tradutor online, explore o portal de ferramentas linguísticas da língua inglesa onde poderá encontrar um dicionário de expressões comuns e idiomáticas com referencias credíveis (o Linguee) e um corretor ortográfico, de gramática e de conjugação verbal, que lhe permite melhorar os seus textos. Isso pode ser uma ajuda valiosa para o ajudar a preparar-se para os seus exames de inglês.
Bing: um tradutor alternativo
O Bing Translator, um produto da Microsoft, é um motor de tradução integrado no Windows e disponível em qualquer dispositivo que utilize o navegador Bing para as suas pesquisas. Esta opção possui um corretor automático integrado, podendo traduzir páginas da web ou de textos guardados, dando ainda a oportunidade ao utilizador de poder votar nas traduções mais adequadas em função da sua exatidão.
A vantagem principal do Bing Translate é realmente o OCR e as restantes funcionalidades de reconhecimento de texto disponíveis na sua aplicação do Windows Phone.
Fale inglês com as ferramentas de tradução online e evolua no seu domínio do idioma
Além das vantagens que já foram mencionadas acima sobre este tipo de aplicações, existe ainda uma característica relevante: por norma, estas ferramentas possuem também um sensor de voz que pode utilizar para traduzir algo que ouviu através da sua reprodução e assim evoluir nos níveis de inglês!
Esta função pode ser algo bastante valioso se precisar de conversar diretamente com estrangeiros, uma vez que a barreira linguística deixa de ser um problema.

Ao traduzir conversas de forma instantânea através de diferentes aparelhos, consegue promover uma discussão mais fluida e pessoal num grupo de pessoas com culturas e línguas maternas distintas, tudo em inglês.
Com uma interface lúdica e intuitiva, o Microsoft Translator é mais uma ferramenta bastante valiosa para este tipo de utilização, porque que lhe irá permitir:
- Transmitir informações a qualquer pessoa, independente da sua origem linguística;
- Quebrar as barreiras de compreensão entre falantes de línguas diferentes;
- Ajudar na imersão na cultura inglesa de qualquer estudante interessado em aprender mais sobre este povo e o seu idioma.
A profissão de tradutor: uma alternativa humana que poderá ser conquistada com curso de línguas!
Apesar de existirem diferentes opções para saber mais sobre este idioma, como os filmes para aprender inglês, os tradutores online e as diferentes ferramentas disponíveis à distância de um clique, a verdade é que estas nunca vão substituir o tradutor humano, que passou anos a investir na sua formação e a estudar todas as nuances de uma determinada língua estrangeira.
Nenhum algoritmo (pelo menos até ao momento) foi capaz de compreender de forma correta o contexto, o significado, o tom e até mesmo as palavras na sua totalidade. Tudo isto é indispensável de ser analisado para conseguir uma tradução correta e um texto traduzido o mais fiel possível ao original.
Veja aqui alguns conselhos que o podem ajudar a identificar um bom tradutor de português para inglês ou a tornar-se você mesmo num excelente linguista:
- Aprenda a escrever respeitando todas as regras gramaticais;
- Numa fase inicial, traduza apenas para a sua língua nativa;
- Escolha uma área de especialização, estude e prepare-se para saber tudo o que precisa para dominar qualquer assunto desse setor;
- Leia muito. Quer sejam livros, jornais, blogs, revistas ou até anúncios, ler irá permitir-lhe manter um contacto constante com a língua;
- Pratique a sua compreensão oral através de programas de televisão, da rádio, ou até através de conversas com os seus amigos estrangeiros;
- Frequente ateliers, workshops, seminários, palestras e conferências sempre que surgir a oportunidade.
Encontre também um bom curso de inglês online na Superprof e comece agora mesmo a ter as suas aulas com um dos nossos professores especializados! Ao utilizar a Superprof para encontrar o seu professor de inglês particular online favorito, também poderá desfrutar de aulas em regime online que lhe proporcionarão toda a flexibilidade e independência necessárias para as frequentar quando, como e onde quiser.
Como escolher o seu professor para o curso de inglês?
Para realmente conseguir dominar o idioma em qualquer circunstância e evoluir nos níveis de inglês pondere optar pelo caminho mais tradicional, inscrevendo-se em aulas de inglês.

Existem várias opções no que toca ao ensino de línguas estrangeiras, e pode escolher aquela que melhor se adequar às suas necessidades de aprendizagem e disponibilidade horária. Vejamos algumas sugestões:
- Escolas de línguas: uma das alternativas mais comuns entre os novos estudantes de um idioma estrangeiro, os cursos lecionados nas diferentes escolas de línguas da sua área geográfica podem ser um bom investimento para a formação de inglês. A maior vantagem desta opção é que poderá ter as suas lições com colegas do mesmo nível, progredindo a um ritmo estável, podendo ainda obter um diploma de nível de domínio após a conclusão;
- Cursos livres: se é um aluno universitário à procura de novas oportunidades para enriquecer o seu currículo académico, procure por ofertas de cursos livres na sua universidade. Esta alternativa, por norma lecionada em regime pós-laboral, é também uma ótima opção para qualquer pessoa com um trabalho diurno que tenha interesse em aprender uma nova língua de forma eficaz;
- Professor particular: se o que procura é um acompanhamento mais personalizado com aulas desenvolvidas à sua medida, aconselhamos que procure um professor particular para as suas explicações de inglês. São várias as opções que poderá encontrar e a Superprof poderá ajudá-lo a fazer a seleção mais indicada para o seu percurso, tendo em consideração as metas curriculares a atingir e obstáculos linguísticos a ultrapassar;
- Aulas online: caso tenha uma disponibilidade horária bastante reduzida e o que procura é uma maior liberdade para estudar inglês, através de uma simples pesquisa na internet irá ser capaz de encontrar diversas plataformas de ensino online que lhe poderão oferecer uma formação deste idioma através de aulas disponíveis, por vezes sem qualquer custo, em formato de vídeo compatível com qualquer dispositivo móvel.
Qualquer que seja a sua motivação, de certeza que vai conseguir encontrar o professor ideal para o seu curso, independentemente da tipologia de aulas mais adequada às suas necessidades, e ser capaz de evoluir nos níveis de inglês.
Utilize os seus dispositivos móveis para estudar a língua fora do curso de inglês
Algo que lhe trará sempre imenso prazer quando estudar uma nova língua estrangeira, será o sentimento de evolução no idioma, comprovado pelos seus resultados obtidos ao longo do curso e o avanço no nível de domínio de inglês.
Para conseguir dominar qualquer disciplina de línguas, o aluno deverá praticar sempre que possível, tanto a oralidade, como a gramática e a escrita, e, por isso, deverá ter uma rotina de estudo constante e produtiva. Atualmente, existem muitas alternativas para estudar línguas, como livros de exercícios, tutoriais na internet, aulas em formato de vídeo e ainda, numa vertente mais lúdica, séries televisivas, filmes e livros em inglês para se deixar absorver por inteiro pelo idioma.
Como alternativa ainda mais didática, poderá ainda explorar a Google ou Apple Store do seu dispositivo móvel e encontrar inúmeras aplicações que poderá descarregar, e que o ajudarão a aprender inglês de uma forma realmente viciante. Veja aqui dois exemplos de opções mais utilizadas:
- Babbel: também disponível através do browser do seu computador, esta aplicação linguística é ideal para quem procura uma formação completa dividida por níveis de aprendizagem adequados à sua experiência atual. Ao longo das aulas irá conseguir ir subindo de nível, obtendo no final de cada módulo um diploma conferente de nível que poderá colocar no seu currículo;
- Duolingo: com esta opção encontrará uma alternativa bem mais dinâmica para aprender idiomas, porque a aplicação está construída como um jogo que motiva cada utilizador, neste caso, qualquer estudante de línguas, a desbloquear novas medalhas e recompensas ao longo da sua aprendizagem.
As melhores aulas de inglês: aprenda inglês em conversa com nativos
Em alguns casos, é aconselhado o foco no estudo da oralidade, especialmente para aqueles alunos que já atingiram um certo nível de fluência em inglês e que pretendem agora colmatar as suas dificuldades na expressão oral.

Ao pôr em prática tudo o que foi aprendido nas suas aulas teóricas em conversas informais com alguns falantes da língua, incluindo nativos, qualquer estudante irá ser capaz de solidificar a sua aprendizagem sem quaisquer dificuldades, ao mesmo tempo que desenvolve novos contactos e amizades num ambiente incrivelmente descontraído.
Para tirar partido deste tipo de oportunidades, procure atividades organizadas pela equipa de Erasmus da sua universidade, por exemplo!
Ou até por grupos de diferentes redes sociais que promovam este tipo de encontros, para começar a ficar cada vez mais confortável nesta língua utilizada nos quatro cantos do mundo. Aos poucos irá ver verdadeiras melhorias na sua dicção, pronúncia e conhecimento da língua, atingindo níveis de fluência realmente admiráveis para um falante não nativo.
Outra vantagem não imediata da aprendizagem de línguas estrangeiras será a oportunidade que terá para conhecer novos costumes e tradições de diferentes países, enriquecendo a sua experiência cultural. Por isso, de que está à espera? Comece ainda hoje as suas aulas e dê início à sua jornada pela aprendizagem do idioma universal!










