O ténis é um desporto bastante técnico, que exige bastante comprometimento, paciência e treino por parte dos aspirantes a jogadores que estão a aprender. E quanto maior for o nível técnico do tenista, mais proveito consegue tirar da prática e melhor consegue jogar.
No entanto, jogar ténis é muito mais do que mexer numa raquete e bater nas bolas. Conhecer bem o desporto, os fundamentos básicos da tática e da estratégia, seja para o jogo de singulares ou de pares, é fundamental para se sair bem no ténis. Além disso, um tenista iniciante na modalidade deve começar a praticar as técnicas e os fundamentos do jogo cedo. para não desenvolver "vícios" com a bola e a raquete, que podem ser difíceis de corrigir com o passar do tempo.
E quem melhor para lhe ensinar todos estes conceitos do que um treinador de ténis credenciado? Quem quiser começar a jogar deve procurar um bom professor de ténis. Mas, dependendo do conhecimento que possui, pode ser difícil determinar qual é o melhor local para procurar o professor ou até mesmo onde deve fazer o treino de ténis. Para o ajudar, compilamos este artigo com as informações mais importantes dos treinos de ténis e os locais onde os pode fazer.
Praticar ténis em campos públicos
A primeira opção que tem é uma que não recomendamos para os tenistas mais iniciantes na modalidade, praticar em campos em espaços públicos, que normalmente são geridos por autarquias locais. É, sem dúvida, a opção mais económica de todas (uma vez que não tem que pagar pela utilização do espaço ou pelos serviços de um professor), mas tem mais desvantagens do que vantagens.

Permite jogar ténis quando quiser, no horário que tiver disponível e apenas precisa de se deslocar a até ao campo público mais perto. Isto quer dizer que não necessita de alterar a sua rotina para conseguir fazer os treinos e pode praticar quando tiver tempo livre.
No entanto, é uma forma de prática e desenvolvimento totalmente autónoma, sem a presença de um professor. E o ténis é um desporto exigente, que pode ser perigoso se for realizado sem supervisão, principalmente para os iniciantes. O papel do professor não é apenas ensinar os movimentos, mas também corrigi-los e minimizar o risco de lesões que cada um deles acarreta.
Sem aconselhamento, os tenistas inexperientes podem aquecer de forma incorreta, fazer mal os exercícios ou utilizar uma técnica de forma incorreta, o que pode levar a que desenvolva maus "vícios" (diminuindo a qualidade do seu jogo) ou, em causos mais extremos, a uma lesão. E é por este motivo que não recomendamos esta opção para praticantes inexperientes. Para ter um treino proveitoso e seguro, é necessário conhecer bem o seu corpo e os seus limites, e isso só é possível com alguma prática.
Se já for um jogador com experiência ou já tiver feito alguns treinos num clube, pode optar por esta opção. No entanto, deve ter em conta que o número de campos municipais totalmente gratuitos não é muito grande.
Treino de ténis em clubes da modalidade
A segunda opção, e provavelmente a mais tradicional, é inscrever-se num clube de ténis. Tendo em conta a popularidade do desporto, a quantidade de torneios de ténis existentes e a preocupação crescente por manter um estilo de vida fitness, existem diversos clubes de ténis em várias cidades do país onde pode fazer um treino da modalidade.

Regra geral, para jogar num clube regularmente é necessário ser sócio do mesmo. Se não for o caso, custo de utilização é normalmente mais baixo do que se não for sócio. Ainda assim, jogar ténis num clube permite criar amizades e escolher os seus parceiros de jogo, além de poder igualmente participar em muitas outras diversas atividades especialmente organizadas para os sócios que o frequentam. No entanto, deve ter em conta que os treinadores destes clubes, mesmo com toda a sua experiência em training, terão que dividir a atenção por todos os jogadores que estiverem no treino, uma vez que a maioria dos clubes não disponibiliza opções de treino individual.
A melhor forma de perceber se existem opções de clubes por perto é fazer uma pesquisa no Google e perceber quais são os clubes de ténis da sua cidade. Se quiser ter a garantia de que escolhe um clube com qualidade e federado, faça uma pesquisa dos pelos clubes afiliados no site da Federação Portuguesa de Ténis. Ou se preferir, pode pesquisar em fóruns ou até nas redes sociais. Depois de obter os resultados, perceba quais são os horários e as mensalidades, para saber quais das opções de adequam às suas possibilidades.
Os clubes podem ter horários diferentes, sendo que alguns podem estar abertos o dia todo, outros só em horários específicos ou até em certos dias da semana. O formato de treino também pode ser distinto em cada um deles, sendo que alguns permitem reservar uma sessão quando quiser e outros apenas possuem horários abertos para os interessados em treinar com a bola. Tente saber o máximo de informação possível antes de tomar a sua decisão.
Aprender ténis em associações desportivas
A terceira opção é, na verdade, muito semelhante à segunda. Tal como os clubes, as associações desportivas oferecem opções de treinos de variados desportos, incluindo o ténis. Podem ser a opção indicada para os jogadores que querem fazer treinos da modalidade, mas sem o comprometimento de se juntar a um clube.

Regra geral, o ambiente das associações é mais descontraído e indicada para todos os tipos de jogadores, seja uma criança que ainda está a aprender a mexer com a bola ou um tenista mais experiente que gostava de participar em torneios. E é também um ótimo local para conhecer outros aspirantes a tenistas que estejam na mesma situação, com quem possa partilhar o treino e realizar os exercícios. Para muitas pessoas, a socialização é um aspeto que ajuda a manter a motivação e a vontade de continuar a fazer os treinos.
No entanto, deve ter em conta que, em alguns casos, os treinadores das associações são apenas jogadores com mais experiência ou que participaram anteriormente em torneios, e não necessariamente professores certificados. Deve procurar por associações federadas se quiser garantir o melhor ensino possível. Além disso, os horários disponíveis para fazer um treino costumam ser mais reduzidos, muitas vezes apenas um ou dois dias da semana.
Aulas de ténis com um professor particular
A última opção, e a que permite uma aprendizagem personalizada, é ter aulas de ténis com um professor particular. Existem vários motivos para optar por esta modalidade de ensino, seja porque não existem clubes ou associações por perto, os horários não são compatíveis com os seus, porque é um iniciante na modalidade e tem vergonha de bater na bola à frente de outras pessoas ou simplesmente porque procura um modelo de ensino mais personalizado.
Independentemente da sua razão em particular, esta modalidade permite a cada jogador praticar o desporto de forma personalizada, com o professor que escolher e no horário que quiser e tiver disponível. Mas mais importante, do que a disponibilidade e adaptabilidade, um professor de ténis com aulas individuais e personalizadas garante que vai progredir com muito mais rapidez.

Ter um professor inteiramente focado nas suas necessidades permite que possa ter aulas inteiramente planeadas de acordo com o que precisa. Exercícios para conseguir bater a bola com mais força? Exercícios para servir as bolas? Exercícios para melhorar a resistência física? Tudo isto é possível e esperado neste modelo de ensino, uma vez que o objetivo é eliminar todos os obstáculos ao seu desenvolvimento. Poderá até treinar com diferentes raquetes e bolas, para começar a desenvolver as suas preferências de material de ténis.
Como tal, uma criança que esteja a começar consegue ajuda para aprender a bater as bolas, um jogador inexperiente consegue ajuda para melhorar as suas técnicas e um tenista que tem o objetivo de se tornar um profissional e participar em torneios consegue ajuda para melhorar a sua técnica e resistência. A solução ideal para todos os problemas!
E se não sabe onde encontrar o professor particular ideal, não pode deixar de procurar na Superprof onde pode encontrar os melhores professores de tenis Portugal. A nossa plataforma tem inscritos dezenas de professores de ténis prontos para o ajudar, em aulas individuais, de grupo ou até mesmo online. Basta fazer uma simples pesquisa, analisar o perfil dos professores disponíveis na sua zona e escolher o que preferir para começar as aulas de ténis!









