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"O que importa para mim é continuar propondo solos de bateria que chamam a atenção da mesma forma que as melodias. Sempre abordei esse instrumento com a ideia de escrever uma música dentro da música". Vinnie Paul (baterista do Pantera)
Se a guitarra é frequentemente muito importante no ritmo e especialmente no rock, não devemos esquecer que a bateria é o motor de qualquer música.
Ela tem um papel primordial na construção musical. E não basta bater recordes de velocidade como o baterista canadense Tom Grosset e suas 1208 batidas em um minuto para ser bom!
Algumas músicas são mais adequadas para certos bateristas que outras. Para se aperfeiçoar, é melhor se interessar pelas músicas que saem do ritmo ternário básico, usado na maioria dos grandes sucessos.
Aqui estão algumas para aprender a bateria, apresentando...
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1- Moby Dick
Grupo: Led Zeppelin
Baterista: John Bonham
Lançado em 1969
Estilo de música: Blues Rock / Hard Rock
Se essa música é tão emblemática, não é graças ao guitarrista Jimmy Page, mas graças às percussões de John Bonham - Bonzo - em um maravilhoso solo de bateria.

Para reproduzir o estilo de John Bonham durante sua próxima aula de bateria, você precisa saber como se livrar das convenções.
O chimbau é tocado no primeiro tempo (batida para baixo) e o bumbo está no ritmo superior. Tudo é invertido comparado ao rock padrão, onde normalmente encontramos o bumbo no primeiro tempo e a caixa nos back beats.
Seu solo de bateria de 15 minutos em Moby Dick é uma inspiração para muitos bateristas.
Quais são as melhores músicas para um baterista? Os músicas podem se tornar icônicas graças aos tambores, sabia?
Veja nossa lista de filmes que falam sobre bateria!
2- Sunday Bloody Sunday
Grupo: U2
Baterista: Larry Mullen Junior
Lançamento: 1983
Estilo musical: New Wave / Rock
Qualquer um pode reconhecer a música desde seu início. E graças aos solos de bateria.
Sunday Bloody Sunday é, acima de tudo, uma música comprometida, em homenagem aos 13 civis irlandeses abatidos pelo exército britânico.
Larry Mullen Jr gravou-a em versão de estúdio usando um metrônomo, dando um resultado muito quadrado, limite militar.
Essa música pode parecer fácil de tocar, mas não é: para a bateria, não tem introdução, refrão ou verso. O baterista adiciona toques de caixa aqui e não necessariamente no segundo e quarto tempos, como de costume.
Os 4 sucessivos toques de caixa são característicos dessa música além do canto de Bono.
Encontre uma boa aula de bateria e aprenda a tocar o instrumento.
3- Infra-rae
Grupo: Art Blakey & The Jazz Messengers
Baterista: Art Blakey
Lançamento: 1956
Estilo de música: Jazz
Não podemos deixar de lado o jazz quando se fala de bateria sendo valorizada na música. As tablaturas não existiam na época e improvisação era a palavra chave. É esse estilo musical que deu ao instrumento sua nobreza.
Nessa música, o quadro rítmico muda regularmente e se transforma em 4/4 de oscilação durante os solos.
As intervenções do baterista parecem sempre inesperadas para dar lugar a uma grande variedade.
Eu aconselho você a assistir a Art Blakey por seu lado showman e espetacular que me deixa sem palavras.
Você conhece a história da bateria?
Qual é a diferença entre um bit e um ternário? Art Blakey foi um monumento na história dos tambores!
4- Won’t Get Fooled Again
Grupo: The Who
Baterista: Keith Moon ("Moon the Loon")
Lançamento: 1971
Estilo de música: Classic Rock
Além de ser os créditos da série C.S.I.: Investigação Criminal, essa música é uma das mais complexas de The Who.
Os sons respondem a diferentes estilos musicais, sendo meio hard rock, meio experimental graças à intervenção do sintetizador.
A partição da bateria é difícil de seguir com o estilo bem excêntrico e surpreendente de Keith Moon.
O break do sintetizador dando lugar às batidas de bateria e o poderoso clamor do vocalista Roger Daltrey é considerado um dos maiores momentos do rock.
5- Vitamin C
Grupo: Can
Baterista: Jaki Liebezeit
Lançamento: 1972
Estilo musical: Funk

A música Vitamin C tem pitadas de jazz, funk e até tango. É difícil dizer que ela nasceu na década de 1970. Ele não tem uma ruga e ainda é muito experimental para os tempos de hoje.
O baterista mostra um poder e uma loucura perfeitamente controlados. É enérgico, seco e você pode facilmente imaginar uma dança lasciva com ela de fundo.
O baterista Jaki Liebezeit foi considerado pelos outros membros do grupo como "meio homem, meia máquina" graças a uma técnica precisa, tão confiável quanto um metrônomo.
E se você colocá-lo no centro das atenções em suas aulas de bateria?
Conheça tudo sobre a cultura da bateria!
6 - Dr. Hooch
Grupo: Do Make Say Think
Bateristas: David Mitchell e James Payment
Lançamento: 1999
Estilo de música: Pots Rock
O chimbau e os pratos estão presentes durante os primeiros 4 minutos, difundindo uma atmosfera de suspense quase pesada. Aguardando a sequência: quando a música vai começar?
O baterista é honrado com ritmos inusitados e contra-batidas.
O álbum homônimo, Dr. Hooch, foi reconhecido "álbum instrumental do ano" em seu lançamento.
Quem são os melhores bateristas?
Haja baquetas para tocar tantas músicas boas e escutar tantos talentos!








7- La Ritournelle
Grupo: Sébastien Tellier
Baterista: Tony Allen
Lançamento: 2004
Estilo de música: Pop
Além do uso dessa música em comerciais para L'Oreal e Meetic, bem como na série Narcos, a bateria é tocada por Tony Allen, o rei nigeriano da afro beat. Soa como 4 bateristas de acordo com Fela Kuti. Apenas isso!
Um grande fã de Art Blakey e Frank Butler, o objetivo de Tony Allen é fazer com que seu instrumento fale. A expressão certa é talking drum trabalhando com o ritmo, as cores e os sons da bateria.
O quadro harmônico ativa 5 medidas e, obviamente, como o título sugere, é um loop repetitivo em loop para a bateria. A precisão, mas também os contra-tempos, criam e quebram o diálogo criado com o piano.
8- Gone
Grupo: Miles Davis
Baterista: Philly Joe Jones
Lançamento: 1959
Estilo de música: Jazz
A gente não precisa apresentar Miles Davis, grande mestre do jazz, trompete de groove incrível mas também muito talentoso na composição.
Gone faz parte do álbum Porgy and Bess, uma adaptação de uma versão de ópera muito jazzística.

Como em qualquer música de jazz, a bateria não tem necessariamente um ritmo regular, os intervalos são comuns, mas o ritmo do chimbau nunca é abandonado.
9- Chamaleon
Grupo: Herbie Hancock
Baterista: Harvey Mason
Lançamento: 1973
Estilo de música: Jazz
As batidas funky e o baixo assinam a direção da música instrumental Chameleon.
Mas os tambores obviamente desempenham um papel na construção do ritmo do funk com a mistura de notas e silêncios.
Os instrumentos musicais se entrelaçam para nos oferecer um grande momento de groove e funk fusion na linha direta de James Brown ou Sly Stone.
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10- My Sharona
Grupo: The Knacks
Baterista: Bruce Gary
Lançamento: 1979
Estilo de música: Rock
Essa introdução de bateria, antes de ser uma paródia de Michael Youn e sua banda, é a assinatura da música My Sharona.
O ritmo ternário é muitas vezes intercalado com um estilo livre e batidas de tom-tom, trazendo originalidade e dinâmica para a música que permaneceria sem nada sem a intervenção do baterista.
Durante uma aula de música, é possível tocar o ritmo de introdução bastante lento, acessível para iniciantes.
11- We Will Rock You
Grupo: Queen
Baterista: Roger Taylor
Lançamento: 1977
Estilo de música: Arena Rock
Então, é claro, tecnicamente, não há nada muito excepcional. Essa é também uma das músicas mais indicadas para a aula de bateria para iniciantes. Sem a bateria, a canção não existiria e não teria o eco que ainda tem hoje.
Até a sua avó é capaz de tocá-la!
É uma música com um ritmo constante que deve ser mantido por 2 minutos.
Como tocar as melhores músicas para bateria?
12- Painkiller
Grupo: Judas Priest
Baterista: Scott Travis
Lançamento: 1990
Estilo de música: Heavy Metal
Vamos voltar para músicas mais complicadas, porque mesmo se We Will Rock You for um clássico, não é impressionante ao nível do controle da bateria.
Este não é o caso da maioria das músicas do Judas Priest e especialmente do Painkiller.
A introdução é feita na bateria com um pedal de pedal duplo para fazer vibrar até mesmo músicos furiosos com o metal. O ritmo na bateria é muito rápido, definindo imediatamente o clima.

Entre a tradição lírica e a modernidade thrash, entre velocidade e agressividade, a música Painkiller serve como base para o heavy metal nos anos seguintes de seu lançamento.
Bônus: A Song for The Deaf
Grupo: Queens of The Stone Age
Baterista: Dave Grohl
Lançamento: 2000
Estilo de música: Alternative Metal / Hard Rock
Para o bônus, basta escutar a introdução da música. Ela já mostra o tamanho importância da bateria nessa canção.
A seus pauzinhos!
Significados "músicas de bateria"
Aprender a tocar bateria não é tão fácil quanto parece. Os ritmos e sequências podem ser particularmente complicados.
O que é um ritmo ternário?
Ao contrário do ritmo binário, baseado em duas batidas, o ritmo ternário é formado por três batidas ou unidades de tempo. É amplamente utilizado na bateria.