Quando falamos em programação, o normal é pensar em introdução de dados web ou linguagens como Java, Python ou JavaScript. Mas a programação é mais do linhas e códigos para apps e é uma parte integrante de diversas áreas, como a criação de videojogos.
E tal como acontece com a criação de outros produtos, para programar videojogos são necessários programas específicos, os mecanismos de jogo. Mas faz ideia do que é este mecanismo? Sabe como funciona e para que serve? E quais são os mecanismos que existem?
Se a resposta for não, este artigo tem todas as respostas de que precisa! Continue a ler para descobrir como criar e programar um videojogo e como escolher o mecanismo mais indicado para o seu produto.
O que é um mecanismo de jogo?
Um mecanismo de jogo, também conhecido pelo termo original game engine, é um programa (ou um conjunto de várias bibliotecas) que simplifica e auxilia na criação de um jogo. É, desta forma, um recurso que permite que os programadores e developers possam programar videojogos com mais rapidez e facilidade. Além disso, permite que o programador possa criar o seu jogo sozinho, sem ter que recorrer a uma equipa de colaboradores para o desenvolver. Transformou totalmente o mundo do desenvolvimento de videojogos.

Para o permitir, o mecanismo disponibiliza diversos recursos e ferramentas para programar os videojogos. Estes recursos incluem um motor para renderizar gráficos 2D ou 3D, IA (inteligência artificial), gestão de memória e arquivos, scripts, som, streaming, entre outros. É esta variedade que permite economizar bastante tempo (e dinheiro!) na criação de um jogo.
Até porque hoje em dia é possível adaptar e reutilizar os recursos disponibilizados pelos mecanismos de jogos, onde as ferramentas utilizadas em videojogos antigos são modificadas para versões novas.
Quais são os mecanismos de jogo disponíveis no mercado?
Existem vários mecanismos de jogo disponíveis no mercado. Para escolher o que é mais adequado para o jogo que quer desenvolver, conheça mais alguns detalhes e características sobre os mecanismos mais utilizados hoje em dia.
Unity
O Unity é uma plataforma de desenvolvimento 3D, que permite a criação de videojogos em 2D e 3D. É um dos mecanismos de jogo mais conhecidos e mais utilizados, porque o seu sistema é bastante simples e fácil de usar, o que facilita o desenvolvimento do jogo. Mais de 50% dos videojogos desenvolvidos são criados com o Unity, como é o caso do Assassin's Creed.
Inclui um editor visual para editar cenas, áudio, e muito mais. Utilizando linguagem de programação C#, o Unity permite criar o próprio jogo através de um ecossistema de suporte, com variados recursos e ferramentas que funcionam em tempo real. Isto quer dizer que pode criar e operar videojogos em conjunto com outros profissionais de programação.
O Unity pode ser direcionado a mais de 25 plataformas de dispositivos móveis, desktop, console, TV, VR, AR e na web. É um mecanismo totalmente gratuito e está disponível tanto para o Windows como para o Mac OS.
Godot
Este mecanismo de jogo em 2D e 3D é gratuito e de código aberto. Fornece aos desenvolvedores uma ampla variedade de ferramentas básicas de desenvolvimento sem a inconveniência muitos recursos. Também permite que crie ferramentas personalizadas e o editor visual para melhorar a navegação do mecanismo.

Além disso, também incentiva os developers com o conhecimento de programação necessária a corrigir e criar recursos dentro do próprio mecanismo. No entanto, a melhor parte do Godot e um dos motivos mais aliciantes para optar por este engine em particular é que tudo o que cria com ele está isento de royalties e o programador tem propriedade total de tudo o que está no seu projeto.
CryEngine
O CryEngine é maioritariamente reconhecido pelos seus variados recursos para criar efeitos visuais atraentes. Estas ferramentas são evidentes nos títulos desenvolvidos com as várias versões do software, como na série Far Cry.
A versão mais recente do CryEngine suporta Windows, Linux, PlayStation4, Xbox One, Oculus Rift, realidade virtual de código aberto, PlayStation VR e HTC Vive. O mecanismo é 100% gratuito, mas implementa um sistema de royalties que funciona da seguinte forma: os primeiros 5000€ de receita anual por projeto são isentos de royalties, acima disso passam a ser pagos 5% dessa receita.
Unreal
Criado pela Epic Games, o Unreal tem sido o mecanismo utilizado para o desenvolvimento de muitos videojogos, como o The Dark Knight por exemplo. É bastante popular na criação de jogos FPS (first person shooter), mas também permite desenvolver jogos de outros géneros.
Como a sua principal linguagem de programação é a C++, tem uma enorme portabilidade e é compatível com outros mecanismos, como o Unity. Utiliza plataformas abertas e conjuntos de ferramentas que permitem que as simulações e APIs avançadas criem visuais ricos e conjuntos de fotos que são os melhores no mercado dos videojogos.
Possui uma comunidade vibrante de programadores e developers que o podem ajudar quando tiver dúvidas ou encontrar obstáculos e pode ser utilizado em várias plataformas, como Mac OS, Windows e Linux. A versão mais recente do Unreal foi disponibilizada em 2022 e promete ainda mais flexibilidade e liberdade na criação de videojogos em tempo real.
É um mecanismo de utilização gratuita, ou seja, não terá que pagar nada para o utilizar, o que o torna uma ótima opção para quem está a começar como game developer. Mas depois de publicar um jogo, terá que pagar 5% de royalties após os primeiros 3000€ por trimestre.
Game Maker
Este mecanismo de jogos 2D é o responsável por nomes como Undertale, Shovel Knight, Hyper Light Drifter, Katana Zero e muitos outros. É dos mais fáceis de usar por programadores iniciantes ou avançados e conta com uma biblioteca ampla e excelente de vários vídeos e tutoriais, que ajuda a programar novos jogos.

Os seus recursos principais são o Room Editor, o Workspaces e Object Editor. O primeiro, o editor de divisões, permite adicionar e remover divisões, designar os controlos da câmara e organizar as ferramentas de design. O segundo permite personalizar e organizar o jogo, através de espaços onde cria e visualiza ativos, escreve código e projeta salas. O último, o editor de objetos, permite criar e definir o comportamento dos objetos dentro de cada espaço, tornando um elemento visível, sólido ou persistente.
Pode utilizar o GameMaker de forma gratuita ou fazer upgrade para uma assinatura Creator, Indie ou Enterprise a partir de 4,99€ por mês. É compatível com Windows, Mac OS, PlayStation4, Nintendo Switch, Xbox One, iOS, Android e HTML5.
Que critérios ter em conta para escolher o mecanismo?
Depois de conhecer todos os mecanismos que existem, é necessário optar pelo que vai utilizar para o seu jogo. Mas saber que mecanismo utilizar nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem está a começar! Entre o seu desempenho, as linguagens de programação que utiliza, as funcionalidades e recursos que possui, são vários os fatores que deve ter conta quando for escolher o programa melhor se adequa ao jogo que quer desenvolver.
A origem e desenvolvimento do mecanismo
A escolha de um mecanismo acaba por ser um compromisso de vários meses ou até anos de trabalho, uma vez que não vai conseguir programar o seu jogo nuns dias. Como tal, é necessário que se informe bem antes de fazer a escolha, para não acabar com um programa que não corresponde às suas expectativas ou que não desempenha as tarefas que necessita para o desenvolvimento do jogo. Se apenas perceber isso depois de começar a utilizar o mecanismo, vai perder muito tempo do processo e terá que começar tudo de novo.
Por isso, antes de começar deve tentar perceber:
- Quem criou o mecanismo e há quanto tempo é que está no mercado?
- Existem atualizações disponíveis e com que frequência são lançadas?
- Ainda é um mecanismo em desenvolvimento?
- É um programa de código aberto?
É provável que nunca tenha pensado neste último ponto, mas é extremamente importante porque permite que modifique o mecanismo como achar melhor, o que permite evitar possíveis problemas.
Os recursos do mecanismo
Cada mecanismo de jogo possui características próprias para o desenvolvimento dos videojogos. Alguns são em 2D, outros em 3D, alguns em ambos. Antes de fazer a escolha, é importante considerar todas as características e funcionalidades que o mecanismo inclui, principalmente a linguagem de programação que utiliza. Não faz sentido optar por um mecanismo com linguagem Java ou JavaScript se só souber programar com Python.

Também se deve certificar que o mecanismo que escolhe possui todos os recursos de que necessita para que todas as opções funcionem, sem ter que trabalhar com outro software em simultâneo. Tem editor gráfico, leitor de script, gestor de animação? Confirme que não falta nada!
Por último, alguns mecanismos só podem ser usados em Mac ou Windows. Também deve ter esta questão em mente para não optar por um programa que não pode usar.
A receção que teve
Também é essencial perceber quais são as opiniões dos programadores e developers que já utilizaram o mecanismo. É assim que vai perceber quais são os problemas que tem, os bugs que pode encontrar e qual é o mecanismo mais recomendado para o jogo que quer criar. Para o fazer, deve pesquisar online sobre os programas em que tem interesse. E pode fazê-lo em vários locais diferentes.
Com pesquisas no Google, encontra reviews e opiniões de várias empresas e especialistas da área dos videojogos. Os blogs, fóruns e redes sociais também são um ótimo local para procurar ajudar e conselhos de outros programadores e developers profissionais e amadores que possuem conhecimento sobre programação e videojogos. No YouTube encontra milhares de apaixonados por jogos a testar os mecanismos e a partilhar as suas opiniões e projetos.
Tudo isto será uma enorme ajuda para tomar a sua decisão! A quantidade de informação, no entanto, estará relacionada com a popularidade do mecanismo que escolher. Se optar por um programa bastante utilizado pela comunidade de programação, vai encontrar inúmeras opiniões e muita ajuda para aprender e dominar o mecanismo. Por outro lado, se escolher um mecanismo menos conhecido, poderá ter mais dificuldade em encontrar bons conselhos quando encontrar um obstáculo.
Como escolher o melhor mecanismo de jogo para os seus objetivos?
Além de todos os aspetos técnicos, também deve pensar com cuidado sobre qual é o mecanismo que melhor se adequa ao seu videojogo. Não interessa que o mecanismo seja indicado para o seu perfil de programador, se não for o mais indicado para o projeto em si. Para perceber se o programa é indicado ou não, deve determinar algumas questões básicas sobre o seu jogo: vai ser em 2D ou 3D? Qual é objetivo? Que linguagens de programação é que usa?

Depois de saber a resposta a todas estas perguntas, basta comprar os diferentes mecanismos e perceber qual é o que mais se adequa aos jogos que quer criar. Acima de tudo, é essencial que se sinta confortável a utilizá-lo e não existam grandes dificuldades.
Se estiver a começar a programar, não deve optar por um mecanismo com uma interface demasiado complicado ou é provável que acabe por desistir. Mas também não pense que tem que dominar todos os conceitos de programação e de criação de videojogos antes de começar, porque isso simplesmente não é verdade! Vai aprender com a prática e à medida que vai utilizando o mecanismo.
E se precisar de uma ajuda mais qualificada, pode procurar por um professor de programação na Superprof, que lhe possa ensinar como funciona o software. Com aulas particulares poderá aprender todos os conceitos básicos do mecanismo, como lançar o seu jogo na web e no mercado e muitos mais aspetos essenciais da programação e das suas linguagens.