"Quem não conhece línguas estrangeiras não sabe nada da própria." - Johann Goethe

Johann Wolfgang von Goethe, também conhecido apenas como Goethe, é um dos intelectuais alemães mais conhecido de todos os tempos. Ele foi poeta, romancista, dramaturgo, diretor de teatro, filósofo, teórico de arte, diplomata e funcionário do governo durante os 82 anos em que viveu.

Goethe ganhou a sua fama com o romance "Os Sofrimentos do Jovem Werther", mas ficou realmente conhecido mundialmente com sua obra prima "Fausto", um drama trágico publicado em partes entre 1790 e 1832.

Por ser considerado, até hoje, como o escritor alemão de maior importância, costumamos referir-nos ao idioma falado na Alemanha como "a língua de Goethe".

Se está a dedicar-se à aprendizagem deste idioma, ou se pretende começar a ter as suas aulas em breve, então irá, com certeza, cruzar-se com temas deste famoso escritor.

Goethe é tão famoso que virou sinônimo da língua alemã.
O idioma da Alemanha também é conhecido como "a língua de Goethe". | Fonte: Pixabay

O principal benefício dos cursos particulares de alemão ao domicílio é permitir que o aluno aprenda a língua alemã num ambiente calmo e sereno, bem diferente da experiência que pode obter numa sala de aula, que pode ser muitas vezes fria e impessoal dado o elevado número de alunos existente por turma, possibilitando um acompanhamento personalizado e exclusivo.

Graças às aulas com professores particulares, aprender a falar alemão pode-se tornar numa atividade mais descontraída, permitindo que a aprendizagem deste idioma seja feita de forma prazerosa e eficaz.

Um ponto positivo das sessões individuais de cursos do idioma da Alemanha é o facto de elas poderem ser ministradas em diversos locais, dependendo da sua preferência pessoal. Já pensou em fazer aulas num restaurante quando o assunto da sua lição for as refeições e os alimentos? Ou, quem sabe, ir a um shopping olhar para as vitrines das lojas de roupa quando a matéria da próxima sessão for as cores e o vestuário? As aulas particulares proporcionam aos alunos uma maior liberdade na altura de aprender a língua alemã, quer no que toca aos horários das suas lições bem como quanto aos conteúdos programáticos das mesmas.

Para que tenha mais informação quanto a este assunto, a Superprof preparou uma lista de sugestões dos locais mais propícios para uma aprendizagem eficaz do idioma.

Encontre as aulas ou cursos de alemão online
É possível ter aulas online de alemão num parque, com um ambiente relaxante e calmo. | Fonte: Pixabay

Saiba que também é possível fazer o seu curso de alemão em regime online, ganhando ainda mais autonomia quanto às suas lições.

Aprender alemão em casa

Podemos ser todos cidadãos iguais perante a lei, mas quando o assunto é temperamento e personalidade, cada pessoa possui o seu.

Algumas conseguem permanecer concentradas durante horas a fio, enquanto outras precisam de uma pausa nos seus estudos a cada 15 minutos.

Existem alunos que não se adaptam bem diante da autoridade de um professor que impõe o mesmo programa curricular para todos os seus alunos, sem ter em conta as suas particularidades, como os seus pontos fortes e fracos na aprendizagem de um novo idioma.

Fazer aulas particulares de alemão a partir de casa permite que o aprendiz escolha o tipo de ambiente que melhor favorece a sua concentração. Quer seja na sua sala de jantar, no escritório ou na mesa do seu quarto, estes tipos de cursos de alemão podem ser frequentados a partir do local da sua casa em que se sente mais confortável e, consequentemente, mais motivado para aprender o idioma.

Pretende fazer um curso de alemão particular a partir do conforto da sua casa? Com a Superprof encontrará a solução ideal para si!

O melhor lugar da casa é aquele em que o aluno se sente mais motivado a estudar.
Nada impede que as suas aulas particulares sejam frequentadas a partir do seu quarto. | Fonte: Pixabay

Além dos alunos, os pais dos aprendizes de alemão também aderem cada vez mais a este método de ensino individualizado já que poderão proporcionar aos seus filhos um tipo de acompanhamento planeado especialmente para colmatar as suas dificuldades pessoais, em vez de terem de acompanhar um programa geral, feito para uma maior audiência.

Explorar o espaço físico do seu lar durante os seus estudos pode ainda ser uma grande ajuda para o estudante na hora de memorizar as regras gramaticais da língua alemã ou ainda para decorar determinado vocabulário.

Aprenda alemão e talvez possa ir viver para a Alemanha
É necessário muito foco e dedicação para memorizar palavras e regras gramaticais em alemão. | Fonte: Pixabay

Veja aqui algumas dicas de como trabalhar nas melhores condições:

  • Elaborar fichas: associar o nome da mobília escrito nas fichas aos objetos de sua casa pode ajudá-lo bastante na sua aprendizagem, por exemplo; pode ainda escrever as palavras do vocabulário alemão e as suas respetivas traduções nas suas fichas e organizá-las em grupos temáticos. Desta forma, poderá ter o seu material pronto para ser utilizado aquando das revisões das diferentes matérias de alemão que já foi aprendendo nas suas aulas;
  • Organizar o seu espaço de trabalho: estudar num local limpo e organizado favorece a concentração e a motivação de qualquer aluno na altura de ter as suas aulas, facilitando a aprendizagem deste idioma;
  • Mudar de lugar de estudo: se há algo que o está a incomodar no local onde tem as suas aulas, quer seja barulho ou falta de espaço, não hesite em optar por outro lugar mais adequado;

Optar por locais luminosos: um quarto ou uma sala demasiado escuros fazem com que a sua vista se canse mais rápido, atrapalhando os exercícios de leitura e, consequentemente, a concentração e a sua eficiência na resolução dos exercícios propostos. Tente optar por alternativas melhor iluminadas para que não se canse facilmente.

Existem algumas maneiras de estimular aqueles alunos com dificuldades de concentração aquando da leitura de textos na língua alemã. A Superprof selecionou algumas ideias de metodologia que podem ser aplicadas para tentar ganhar a atenção dos que ficam com a cabeça nas nuvens na hora das suas aulas:

  • Simplificar e ilustrar os temas das aulas com imagens: para ter uma aprendizagem mais estimulante deverá evitar a utilização de textos complexos como "O Capital", de Karl Marx ou "A Crítica da Razão Pura" de Immanuel Kant se estiver a começar a aprender este idioma, ao tratar-se de textos demasiado complexos para iniciantes;
  • Aprender de maneira lúdica: divertir-se durante as suas aulas é a melhor maneira de aprender e de memorizar os conteúdos de alemão. Para tal, poderá ver séries alemãs, ou até vídeos no youtube, para se familiarizar com a fonética desta linguagem, ou fazer o download de aplicações educativas que gamifiquem a sua aprendizagem;
  • Quebrar a rotina: o cérebro humano necessita de oxigenação e de descontração para ser capaz de produzir resultados. Após duas horas de estudos ininterruptos - seja através de aulas particulares ou de revisão da matéria dada - a melhor opção é trocar de ambiente. Se estiver no quarto, vá para a sala ou vice-versa. Se o tempo estiver bom, porque não sentar-se à mesinha da sua varanda e aproveitar um pouco o ar livre antes de retomar os seus estudos?
  • Evitar uma aprendizagem sob pressão: o cérebro trabalha de maneira mais eficaz na hora de memorizar os conteúdos das aulas de alemão se eles forem transmitidos de maneira descontraída e espontânea. Adotar uma metodologia mais informal é muito mais benéfico para o ensino de línguas do que aulas demasiado sérias e rígidas;
  • Treinar reproduzir diálogos simples em alemão: começar as aulas com diálogos menos complicados dará ao aluno a oportunidade de assimilar vocabulário facilmente, motivando-o a continuar a dedicar-se aos seus estudos, bem como a confiança necessária para começar a abordar temas cada vez mais complexos.
O cérebro trabalha melhor quando as matérias são expostas de maneira lúdica.
Aulas lúdicas favorecem o estudante de alemão ao proporcionarem uma forma de aprender descontraída e, por isso, mais produtiva. | Fonte: Pixabay

Sendo assim, podemos concluir que fazer aulas particulares de alemão em casa permite que o aluno:

  • Se liberte da rigidez do formato institucional quanto ao ensino de idiomas;
  • Faça trocas de conhecimentos com um professor que domina a língua alemã;
  • Aprenda com mais liberdade os assuntos desejados;
  • Faça provas de avaliação sem estar sob pressão, obtendo melhores resultados;
  • Faça pausas e trabalhe ao seu próprio ritmo.

Se o seu professor particular for um profissional experiente na área do ensino e alguém com uma boa metodologia, ele saberá adaptar as suas aulas e os seus conteúdos ao perfil de cada um dos seus estudantes. Com o tempo, o aluno conseguirá estudar de maneira independente quando o seu mentor deixar de estar presente.

Organizar o curso de alemão dentro de casa

Para aproveitar ao máximo os cursos de alemão ao domicílio é preciso escolher o lugar mais propício dentro de casa para ter as suas aulas. Tente escolher um local confortável, calmo e bem iluminado e irá notar que tal contribuirá bastante para a sua aprendizagem. As aulas particulares acontecem, normalmente, a partir da casa do aluno, no entanto, cada aprendiz terá a liberdade de escolher o lugar de estudos que considerar ser mais frutífero para levar adiante o seu curso de alemão.

Encontre o local ideal para estudar e estar completamente concentrado
Organize o melhor espaço na sua casa para poder estudar com tranquilidade. | Fonte: Pixabay

Existem ainda aqueles alunos que preferem fazer aulas através do uso de webcams, utilizando programas de videoconferência - como o Skype - para entrar em contato com o seu tutor durante as suas lições, em vez de ter o seu mentor a deslocar-se até sua casa. Tal método tendo vindo a ser adotado cada vez mais pelos profissionais de ensino e é também cada vez mais apetecível para os novos estudantes de qualquer disciplina.

Outro ponto positivo de ter aulas em casa é o facto de conseguir rever os conteúdos de cada aula com mais facilidade e tranquilidade. Os momentos de estudo podem acontecer no seu quarto, na sala, no escritório, na varanda ou até mesmo numa mesa no seu jardim caso o tempo estiver bom.

Para aqueles que terminam rapidamente as atividades propostas pelo professor, existe ainda diferentes plataformas de aprendizagem onde poderá encontrar exercícios extra que o irão deixar entusiasmado para aprender ainda mais: as aplicações para tablets e smartphones são um bom exemplo.

Utilizando tais pérolas da tecnologia, os aprendizes têm ainda mais independência na altura de rever os conteúdos da língua alemã. Com o seu telefone em mãos, eles podem acomodar-se em qualquer lugar da sua casa e praticar o idioma de Goethe, seja qual for o nível de domínio do idioma em que se encontram.

Seguem aqui algumas sugestões de aplicações que oferecem exercícios para treinar alemão de forma gradual e de acordo com o seu nível atual:

  • Duolingo;
  • Babbel;
  • Learn German by MindSnacks;
  • Learn German Free;
  • German Made Easy;
  • G-Verbs;
  • Life German;
  • German BigDict;
  • German - Speak and Learn Pro.

Ao escolher instalar um destes programas no seu smartphone ou tablet, o aluno poderá praticar o idioma germânico em diferentes situações do seu dia a dia, tais como:

  • Enquanto toma o pequeno almoço antes de sair para a escola ou trabalho;
  • Aquando da sua comuta diária em transportes públicos;
  • Poderá praticar o idioma enquanto espera que o almoço, ou jantar, acabe de cozinhar;
  • Enquanto espera pela sua vez nas filas do supermercado.

Resumindo, a ideia deste tipo de aplicações é que o seu utilizador possa utilizar qualquer espaço de tempo livre para praticar o idioma em questão, sem grande azáfama. Se a internet está à sua disposição, para se tornar num verdadeiro poliglota, porque não utilizá-la?

Invista no alemão e verá que um novo mundo de possibilidades surgirá...

Tirar curso alemão fora de casa

As aulas particulares podem ser, para muitos, sinônimo de sessões de ensino face a face com um professor na casa do aluno, como é o caso das aulas praticadas ao domicílio. Normalmente tal formato é preferível devido à sua comodidade e praticabilidade tanto para o aprendiz quanto para o profissional.

Mas já imaginou como seria ter as suas aulas em locais fora da sua casa?

Não estamos a falar do escritório nem da casa do seu professor, mas sim de aproveitar espaços lúdicos que sejam relevantes para a matéria dada numa aula específica.

Quer uma maneira mais estimulante para aprender o vocabulário relacionado com os alimentos do que fazer uma aula num supermercado? Imagine só como seria ter a sua aula num jardim zoológico aquando da aprendizagem do vocabulário relacionado com animais? O cérebro do aluno irá, com certeza, adorará este tipo de exercícios e será capaz de memorizar tudo muito mais facilmente.

O zoológico pode ser um ótimo local para se ter um aula de alemão.
Não seria muito mais divertido aprender como se diz "girafa" em alemão enquanto visita um jardim zoológico do resolver fichas de exercícios um pouco monótonas? | Fonte: Unsplash

No entanto, se ambos o professor e aprendiz preferem locais mais calmos para as suas sessões, poderão então optar por uma biblioteca ou uma livraria que possua um café, como alternativa. O benefício mais óbvio desta opção será que, durante a aula, terá ao seu alcance vários livros e dicionários que serão indispensáveis para uma aprendizagem bem consolidada.

Claro que tudo depende da idade do aluno, pois uma biblioteca será muito mais interessante para os aprendizes mais velhos do que para os alunos mais novos. O importante será arranjar uma fórmula que permita que o aluno se mantenha incentivado a melhorar enquanto estuda.

Curso alemão para o mercado de trabalho: porque é importante?

Se é alguém que trabalha para uma empresa internacional, ou se tem essa ambição para o seu futuro, sabe que falar uma língua estrangeira é uma mais valia poderosa, independentemente do seu setor de atuação.

Neste momento, para além do inglês, saber tirar curso alemao é uma das alternativas mais favoráveis para o mercado de trabalho moderno, já que abrirá portas para a aquisição de novos clientes e de projetos em diferentes países da europa para além da Alemanha, como, por exemplo, a Suíça, o Luxemburgo e a Áustria.

Visite as belas paisagens austríacas
Aprender alemão não é só útil para os que desejam trabalhar na Alemanha! Poderá também ter oportunidades de trabalho na Áustria, por exemplo. | Fonte: Pixabay

Ao adicionar este idioma ao seu currículo profissional, será capaz de se distinguir dos seus colegas de trabalho, ou dos restantes candidatos a uma determinada oferta de trabalho que considera ser benéfica para si, de forma positiva.

A melhor maneira para ganhar motivação e começar a aprender este interessante idioma é arranjando companhia para os seus estudos. Para isso, nada melhor do que optar por um professor particular que esteja empenhado em acompanhá-lo ao longo do seu processo de aprendizagem, prestando-lhe toda a atenção necessária para ultrapassar as suas dificuldades e atingir as suas metas curriculares.

Para ter este tipo de orientação personalizada, visite o website da Superprof e comece a sua pesquisa por um mentor com as características que procura.

Eis alguns exemplos de questões que deve tentar responder para facilitar a sua escolha e para tomar a sua decisão final:

Precisa de um professor de Alemão ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.