Em qualquer cidade de Portugal é possível encontrar alguém interessado em desenvolver o seu conhecimento de física ou em ter aulas de física particulares, seja um cientista em formação sempre a querer saber mais ou um aluno de ciências que precisa de ajuda com os testes e as notas da escola.

A grande questão é que cada um deles vai aprender física de maneira diferente! Por isso é importante pesquisar bem e perceber qual o sítio e o método que mais se adequam ao que procura.

As aulas de física com professor particular como pode encontrar na Superprof são uma ótima opção para todos os tipos de alunos, independentemente do tipo de formação ou motivação. Além disso, com um professor de física particular também poderá ter aulas online, por isso, mesmo que o professor ou o aluno não tenham disponibilidade para se deslocar para ter as aulas, não há problema. Muitos dos professores disponíveis na plataforma da Superprof estão preparados para se acomodar às necessidades dos alunos.

Se ter aulas online não é coisa que lhe agrade não se preocupe, basta procurar por um professor que esteja disponível no método tradicional de aulas particulares ao domicílio. Aí também não lhe vão faltar opções uma vez que o número de professores de física que dão aulas particulares tem vindo a aumentar de ano para ano.

Para iniciar a sua pesquisa apenas tem que começar por escolher a localidade onde quer ter as suas aulas. Quer viva a norte do país em Braga ou no Porto, quer esteja mais para centro em Aveiro, na capital em Lisboa, em Coimbra ou mesmo em Faro não faltam opções. Em cada uma destas cidades existem instituições onde poderá ingressar em cursos superiores de Física e inúmeros professores particulares que estão disponíveis para o ajudar, orientar e acompanhar.

Encontre um professor particular de física perto da sua localidade
Independentemente da cidade do país onde se encontre, não lhe vão faltar opções| Fonte: unsplash.com

Para ajudar quem tem intenções de seguir formação superior na área da física fizemos uma lista de algumas das instituições de ensino superior existentes em Portugal onde poderá ingressar num curso superior. Convém ter em mente que esta lista, embora tenha variadas opções de norte a sul do país, só faz sentido para alunos que são amantes de física. Se o seu interesse em ter aulas particulares de física é apenas para ter apoio naqueles conceitos e matérias que não estão a ser bem assimilados, já lá chegamos!

De qualquer das maneiras, é sempre boa ideia fazer uma pesquisa profunda para escolher um professor particular que o possa acompanhar durante o curso, para ter um apoio extra. Desta forma, pode garantir que vai ter sucesso nesta etapa da sua vida.

Aprender física em Braga

Se está interessado em ingressar num curso superior na Bracara Augusta, a Universidade do Minho tem várias opções para si! Pode escolher entre licenciaturas, mestrados e doutoramentos onde vai aprofundar os seus conhecimentos de altas energias e gravitação, materiais quânticos ou materiais funcionais. Estes três percursos distintos permitem aos alunos fazer uma primeira escolha de uma área específica, sem limitarem as suas opções futuras.

Aprender física no Porto

Se vive na cidade invicta e quer ingressar na universidade e optar por um curso superior de física também tem essa possibilidade.

Os cursos de física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são uma fantástica opção para quem deseja adquirir conhecimentos de Física Clássica e Física Quântica, quer enveredar por cargos técnicos em laboratórios ou até mesmo quem quer seguir a carreira do ensino.

Aprender física em Aveiro

Para os interessados em física que decidem ingressar numa licenciatura, mestrado ou doutoramento deste ramo, na Veneza portuguesa, a Universidade de Aveiro oferece diferentes opções para o 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Superior.

Entre elas tem:

  • Licenciaturas: Física, Ciências do Mar, Meteorologia, Oceanografia e  Geofísica;
  • Mestrados: Materiais e Dispositivos Biométricos, Tecnologias da Idade Média;
  • Doutoramentos: Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar, Nanociências e Nanotecnologias.
Encontre o melhor lugar para estudar física em Aveiro
Pode rever as matérias das aulas de física enquanto passeia à beira da ria de Aveiro| Fonte: unsplash.com

Aprender física em Coimbra

"Se queres perceber o mundo
Se gostas de saber como funciona
Se queres entender os sistemas complexos
Se queres ser especialista de alta tecnologia, nos limites do conhecimento
Se gostas de fazer perguntas e não te satisfazem meias respostas
Se és sonhador e ambicionas tu próprio investigar

Física é o curso que procuras."

É este o lema do departamento de física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que é considerado um dos melhores departamentos de física do país. Por isso se vive naquela que é a cidade universitária original de Portugal tem muita sorte!

Nesta faculdade os alunos vão embarcar num percurso de procura constante da verdade e fomentar o pensamento e a análise crítica, a preparação técnica, a sua versatilidade mas, acima de tudo, o seu conhecimento desta área da ciência.

Aprender física em Lisboa

Se é um estudante apaixonado por física à procura de cursos superiores em Lisboa não desespere, porque a capital tem várias opções. Na cidade dos pastéis de Belém não tem falta de opções, problema vai se escolher aquele que gosta mais!

Neste cidade pode optar por ter aulas de física particulares que o ajudem a superar as suas dificuldades ou pode escolher aprender mais sobre física a um nível mais avançado. Se está interessado na segunda opção nós sugerimos:

  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – esta instituição possui um dos melhores departamentos de física do país e é perfeita para quem pretende ingressar num curso superior diversificado de física com cadeiras como astronomia e astrofísica. Esta universidade tem disponíveis 8 cursos distintos com  variados graus de formação (licenciaturas, mestrados, pós-graduamentos);
  • Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) – nesta instituição o ensino da física é orientado para investigação que abrange diversas áreas e é aplicada nos domínios da Física, da Engenharia Física e da Engenharia Biomédica por exemplo;
  • Universidade de Lisboa – esta instituição é ideal para quem quer estudar a natureza a "todas as escalas, das partículas elementares aos núcleos, átomos e moléculas, às fases da matéria, aos planetas, ao universo", como acontece numa das suas licenciaturas.

Aprender física em Faro

Chegando ao sul do país, a Faculdade de Ciências da Universidade do Algarve também oferece várias opções de cursos superiores na área da física. De entre várias licenciaturas, mestrados e pós-graduações, existem cursos de Física Matemática, Física Teórica ou até mesmo Física para o Ensino, para aqueles que estejam interessados em continuar os seus estudos para poder leccionar os conteúdos de física no ensino básico e no ensino secundário.

Encontre em Faro o local ideal para estudar física
Um curso superior é uma ótima ideia se pretende aprofundar os seus estudos| Fonte: unsplash.com

Em suma, todos os cursos universitários de física de norte a sul do país têm como objetivo desenvolver as seguintes competências nos seus alunos:

  • aprofundar os conhecimentos de Física;
  • capacidade de pensamento crítico;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • versatilidade técnica;
  • capacidade de utilizar recursos informáticos e eletrónicos para a exposição de conteúdos;
  • etc.

No entanto, mesmo dispondo de todas estas opções e variedades, não quer dizer que o ensino nestas instituições vá corresponder a 100% aquilo que está à espera. O ritmo das aulas pode ser demasiado frenético ou podem ser leccionadas temáticas que não são bem do seu interesse. Por essa razão, é sempre boa ideia fazer uma pesquisa de professores particulares que possam auxiliar no percurso universitário e ajudar a alcançar todos os objetivos. A Superprof tem modelos de aulas particulares na sua plataforma disponíveis em qualquer uma destas cidades.

Aprender física com aulas particulares em qualquer lugar

E é precisamente àqueles que não são aspirantes a cientistas mas apenas precisam de ajuda para acompanhar os conceitos que nos dirigimos agora.

Nem toda a gente no mundo é amante das ciências. Aliás é numerosa a quantidade de pessoas que tem aversão à física e a outras áreas semelhantes. Mesmo assim, a solução da Superprof é ideal para toda a gente porque qualquer pessoa pode beneficiar de aulas de física particulares.

A física é uma disciplina muito exigente, exige muito estudo, muita dedicação e muita prática. Como tem componentes teóricas e práticas, podem haver várias "dores de cabeça" para o aluno, que pareçam obstáculos impossíveis de ultrapassar (pelo menos sozinho).

No entanto, apesar de ser bastante complexa, a realidade é que a física desempenha um papel muito importante no nosso quotidiano e merece a devida atenção de todos os estudantes, mesmo daqueles que não pretendem seguir carreira nessa área.

Juntamente com os professores particulares da Superprof o estudante poderá compreender as suas dificuldades e, mais do que isso, aprender a ultrapassá-las de forma autónoma, com a ajuda de muitos exercícios e materiais de apoio fornecidos pelo professor e pensados especificamente para auxiliar nos obstáculos particulares de cada um.

Com este modelo de aulas que está disponível em qualquer cidade do pais, os alunos podem ter a certeza que vão ter à sua disposição um professor particular de física disposto a orientá-los e ajudá-los a compreender todos os conceitos que parecem tão assustadores.

Desta forma, seja qual for o seu nível de escolaridade, com um professor de física particular encontrado através da nossa plataforma poderá esclarecer todas as suas dúvidas e ultrapassar todas as suas dificuldades com apoio personalizado sem esvaziar a carteira.

Precisa de um professor de Física ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.