Para aprender um idioma, seja alemão, espanhol, italiano ou, neste caso, francês, a teoria tem a sua importância! Sem as bases, é muito difícil progredir.
A língua francesa tem 274 milhões de falantes e é a língua oficial de 29 países pelo mundo fora.
Não queremos influenciar a sua escolha da língua estrangeira que vai estudar, mas o francês é uma boa opção, principalmente se considerarmos o número de francófonos espalhados pelo mundo! E, para aprender a língua de Molière, pode frequentar aulas particulares ou em grupo. Mas o seu professor vai certamente recomendar que leia certos livros para expandir o seu conhecimento do idioma. E, se é autodidata e quer aprender francês, obviamente terá que recorrer a alguns livros, certo?
Se está a pensar ir a Paris, Toulouse, Montreal ou territórios ultramarinos franceses, ou apenas porque procura o simples prazer de aprender outro idioma, a Superprof pode dar uma ajuda com os melhores livros para aprender frances.
Os grandes clássicos da aprendizagem de francês
O melhor é começar com os materiais didáticos que lhe fornecerão as bases do alfabeto, gramática, ortografia, conjugação e vocabulário da língua de França.
Através deles, poderá potencializar a aprendizagem da língua e aprender a pronunciar e utilizar corretamente até as palavras mais complicadas.

O método Assimil para aprender francês
É um método sólido e eficaz baseado em:
estudos
repetição
assimilação intuitiva
O manual Assimil possui um pacote, que consiste num livro de 113 lições em 608 páginas, 4 CD de áudio e 1 CD MP3 com duração de 3h10. Todos estes abordam os pontos essenciais da gramática francesa, vocabulário frequente e possuem vários exercícios.
Aqui, a assimilação do idioma é feita em duas vezes:
- A fase passiva: a primeira fase em que ouve, repete e lê, mas não forma as suas próprias frases;
- A fase ativa: a fase seguinte onde terá que manter uma conversa fluente para verificar se conhece bem a gramática e o vocabulário de francês.
Mas, atenção, não passa para a fase ativa até depois de aproximadamente 50 aulas de 20 a 30 minutos por dia. Nesta fase passa a ser mais independente, mas, ainda assim, terá uma aula ativa e uma aula passiva intercaladas. Terá, portanto, duas lições diárias.
Com meia hora por dia para fazer os diálogos, exercícios fáceis e revisão de aulas de francês, consegue aprender bastante coisa em pouco tempo. Em alguns meses, será capaz de conversar sem dificuldade! Com este método, um adulto pode dominar e utilizar corretamente cerca de 1500 palavras.
Com ele, aprender francês é muito mais fácil. O método Assimil, que já tem 85 anos, abriu as portas de línguas estrangeiras a milhões de pessoas. Resta saber é se é o que procure. Lembre-se que o fator mais importante para aprender um idioma não é o material em si, mas a motivação da pessoa. É preciso ter rigor e disciplina, especialmente se a aprendizagem for autodidata.
Coisas a favor:
- O método, baseado na assimilação intuitiva;
- O tempo necessário, 20/30 minutos por dia;
- O resultado depois de usar o método.
Coisas contra:
- O preço, que acaba por ser um pequeno investimento.
Francês Para Leigos
Tem um nível de francês básico e perde-se quando alguém pergunta: "Ça va?", "Comment tu t'appelles?" ou "Quel âge as-tu?"? Então precisa mesmo de começar pelo início!
Da coleção "X for Dummies", o objetivo deste manual é permitir que o aluno integre o francês no seu dia a dia, como é falado hoje em dia, de forma rápida e bem. A fórmula é atraente e bastante divertida, mas é voltada para pessoas motivadas e autodidatas que não têm medo de estudar no seu tempo livre. No que diz respeito a interação, tenha em conta que praticamente não existe.
O manual é bem estruturado em capítulos (no escritório, conversação, banco, restaurante, lojas, etc.) e permite que aprenda o básico em todas as situações do quotidiano. Existe uma versão com e sem CD, para praticar os diálogos.
Coisas a favor:
- A diversidade de preços e fórmulas propostas para todos os bolsos;
- O foco no francês coloquial, para que possa conversar na língua em pouco tempo.
Coisas contra:
- O método clássico pode não ser o mais indicado para todos.
Aprenda a língua francesa com banda desenhada
Para começar a sua aprendizagem de francês ou melhorar o seu nível de domínio do idioma, também pode utilizar a banda desenhada! Fácil e divertida, é uma forma ideal de aprender francês sozinho!

Além disso, utilizá-las faz lembrar o tempo em que fomos crianças, quando abríamos um livro de banda desenhada, ficávamos encantados com os desenhos e entusiasmados com cada quadrado!
Para aqueles que cresceram na década de 90, são memórias inesquecíveis! Embora os mangas suscitam maior interesse entre as novas gerações de hoje… Ainda assim, não nos devemos privar de um regresso à banda desenhada, desta vez em língua estrangeira!
Para aqueles que são alérgicos à leitura, aqueles que se cansaram de livros didáticos ou simplesmente curiosos para descobrir o mundo dos comics, há versões para todos os gostos, todos os níveis e todos os estilos.
Na dúvida, pode começar por alguns dos clássicos:
- Tintin
- Black & Mortimer
- Largo Winch
- Enki Bilal
- Manu Larcenet
- Lanfeust
- Corto Maltese
- Lucky Luke
- Astérix
- Les Schtroumpfs (Smurfs)
- Le Journal de Mickey
- Le Loup Alberto
- Mafalda
- Peanuts
- Snoopy
Hoje em dia, já é possível encontrá-los em versões para Kindle, iPad e PC em plataformas legais de download como a iTunes Store e o Google Play. Mas para os "old school", pode sempre dirigir-se a uma livraria ou comprar a versão em papel online,, desde de que seja em francês, claro!
Os melhores livros adaptados ao cinema
Temos o hábito de reclamar sobre as adaptações cinematográficas das obras literárias. No entanto, a indústria cinematográfica pode sublimar uma obra literária e transmitir fielmente o seu espírito, ao mesmo tempo que confere um caráter real, visual e eterno.
Existem várias obras cinematográficas de literatura que foram adaptadas à tela gigante com grande sucesso:
- A saga "Harry Potter", de J.K. Rowling;
- A saga "Senhor dos Anéis", de Tolkien;
- A saga "O planeta dos Macacos", de Pierre Boulle.
Claro, tirando a obra de Pierre Boulle, os outros livros não têm nada de francês. Mas quem conhece a saga de Harry Potter e a do Senhor dos Anéis de cor em português, pode aprender francês a ver esses filmes na língua de Molière.
Há também outras adaptações cinematográficas de obras francesas: Les Misérables (Os Miseráveis) de Victor Hugo, La Mécanique du Coeur de Mathias Malzieu, Je Vais Bien, Ne T'En Fais Pas de Olivier Adam, Zulu de Caryl Férey, La Guerre des Boutons de Louis Pergaud.
Não sabemos se todas as obras cinematográficas francesas que enumeramos acima são homónomas aos seus filmes e se têm versões em português. Mas como o objetivo é aprender francês, pode encontrar os livros e os filmes franceses pela internet, lê-los e ver as adaptações para o cinema.
Esta é mais uma forma de os estudantes de francês abordarem a literatura e ficarem a conhecer a cultura francesa de forma contemporânea!
Assim, seja em streaming ou em DVD, podemos aprender francês de outra forma, além de aulas online frances, com podcasts, livros ou materiais didáticos do idioma. Deixamos ainda mais algumas sugestões de filmes que pode utilizar para praticar:
- Ligações Perigosas: filme americano realizado por Stephen Frears, adaptado do romance do século XVIII, Les Liaisons Dangereuses do francês Pierre Choderlos de Laclos. Um filme emocionante com Glenn Close e John Malkovich como protagonistas;
- Lembranças de Um Amor Eterno: inspirado no livro de Sébastien Japrisot, Un Long Dimanche de Fiançailles, é uma história de ficção sobre a procura desesperada de uma jovem mulher pelo seu namorado que pode ter morrido no campo de batalha durante a Primeira Guerra Mundial.
As nossas escolhas de literatura francesa
Os melhores livros para aprender francês para disléxicos não são apenas os do curso de francês e os materiais didáticos de exercícios.
Também pode aprender a língua francesa a ler romances! Dependendo do nível que possui em francês, pode ler livros mais ou menos acessíveis. Recomendamos alguns:
- Peste e Cólera, de Patrick Deville: a biografia de Alexander Yersin, o investigador que descobriu o bacilo da peste e o inventor da vacina para a curar;
- Viva, de Patrick Deville: a história de como várias personagens importantes do século XX (Leon Trotsky e a sua esposa, Natalia Ivánovna, Frida Kahlo, Malcolm Lowry, etc.) se encontram no México nos anos 30, enquanto fugiam dos regimes autoritários que surgiam na Europa. O autor desenha um mapa do nosso mundo contraditório através de personagens tocadas pelo génio ou loucura;
- Le soleil des Scorta, de Laurent Gaudé: este impressionante e curto romance recebeu, entre outros, o Prémio Goncourt em 2004. Um bandido retorna a Montepuccio, na região italiana da Apúlia, após 15 anos de prisão. Decide, custe o que custar, possuir Filomena Biscotti, uma jovem mulher de quem se aproximou antes da sua condenação. Neste romance pode testemunhar uma história familiar intensa e dramática que o vai deixar sem fôlego.
Sugestões da Alliance Française
Para lhe podermos dar mais alternativas, recorremos a esta escola de ensino de francês para obter as melhores sugestões e dicas de leitura para todos aqueles que estão a aprender francês, nos mais diversos níveis. Conheça a seleção especial da Alliance Française!

Top 5 livros policiais para treinar o francês
Nem sempre é fácil ficar preso a uma leitura, principalmente para quem está a começar a aprender a língua. Para ajudar, foram criados os audiolivros, que exploram a compreensão oral do estudante. Veja as dicas preparadas pela equipa da biblioteca de audiolivros de policiais para treinar o seu francês:
- Un été à Paris, de Isabelle Darras: durante as férias escolares, Lisa trabalha num barco-autocarro no rio Sena. Um homem jovem chama a sua atenção, ele embarca todos os dias no barco e as suas atitudes são bastante suspeitas. Lisa decide segui-lo em segredo pelos quarteirões de Paris;
- S.O.S., Jura en danger! de Isabelle Darras: Nina passa as suas férias de natal na pequena vila vilarejo no departamento de Jura. Nina adora a montanha, a neve e o ski. Mas um dia, durante uma caminhada, descobre um aterro selvagem e decide começar uma investigação!
- Le monstre du Poitou, de Isolde Raisch: a região de Poitou é assombrada por um monstro que traz má sorte a todos que o veem. Pura superstição? Marc e Thomas tentam resolver o mistério nomeio de riscos e perigos;
- Colo en Auvergne, de Isolde Raisch: Sébastien e Julien passam um verão invejável num acampamento de férias na região de Auvergne. Ficam fascinados por um homem misterioso que os observa todas as noites nos bosques, até o dia em que assistem a um crime…
- Les perles de Pyla, de Marie Gauvillé: a família de Émilie está desesperada, um vírus destruiu as ostras da região que a família Flaubert cultiva a anos. Mas de onde vem esta epidemia? É a consequência da poluição? Ou a inveja de um outro cultivador de ostras da região. Émilie e o seu irmão resolvem investigar e vão fazer uma terrível descoberta.
Top 5 clássicos franceses que todos deveriam ler
Além disso, a escola também recomenda alguns dos clássicos que não pode perder:
- Ligações Perigosas, de Pierre Choderlos de Laclos: um exemplo emblemático de romance libertino, um género que varreu a França no século XVIII. As representações de sedução e moral duvidosa causaram indignação na alta sociedade. O romance é composto por diferentes personagens, o que dá ao livro bastante dinamismo.
- As Flores do Mal, de Charles Baudelaire: os poemas de Charles Baudelaire eram uma rejeição dos valores e do estilo Realista. Reunidos no livro As Flores do Mal, a poesia do autor trouxe um ar novo para a literatura europeia. Edgar Allan Poe foi um dos inspirados pelo livro de Baudelaire. Neste livro, o autor escolheu explorar um lado sinistro da imaginação humana, com toques de erotismo e mostrando sempre a decadência da sociedade;
- Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust: escrito durante quase 20 anos, Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust é uma obra-prima de estilo e significado sem precedentes. O livro traz uma discussão complexa sobre a formação das experiências e da memória, explorando várias perspetivas para contar a história. A narrativa pode parecer difícil ao início, mas as imagens que Proust evoca compensam e constroem uma linda prosa reflexiva;
- Madame Bovary, de Gustave Flaubert: a personagem homónima de Madame Bovary é uma das protagonistas femininas mais complexas e trágicas. Bela e encantadora, Emma Bovary vê o mundo através dos olhos fantasiosas, enquanto a sua vida cai na mais completa monotonia. A procura constante por beleza e luxo leva a dívidas, adultério e à ruína completa;
- Os Miseráveis, de Victor Hugo: uma das obras literárias mais longas e importantes já escritas, Les Misérables é essencial pela sua riqueza de estilo e personagens complexos. O seu enredo épico cruza alguns dos momentos históricos mais importantes da França do século XIX. Focando a sua obra nos “miseráveis” (os pobres, os desesperados e os abandonados), Hugo retrata o poder da redenção e da bondade humana, criando um extraordinário trabalho de empatia.
As edições bilíngues também são uma boa opção para começar a ler em francês, porque permitem estudar a estrutura das frases. E não deixe de procurar outros livros de que possa gostar além dos títulos que recomendamos aqui!

Também pode pode pedir conselhos para aprender francês e os livros mais indicados aos livreiros e bibliotecários. Estes profissionais são especialistas e podem recomendar títulos diferentes de acordo com os seus gostos literários.
Aprenda francês de forma simples
Não sabe muito sobre a língua francesa? Ou sobre a sua cultura? Não se preocupe, muitos aspirantes a bilíngues também se encontraram na mesma situação. Se está a ler este artigo, é porque quer melhorar! E com razão! Até porque aprender uma língua estrangeira é provavelmente uma das coisas mais enriquecedoras do mundo!
Francês fácil: aprenda as noções básicas em francês
Se é iniciante em francês (também é o caso para as crianças), a primeira etapa da sua aprendizagem será o domínio perfeito dos conceitos básicos, tais como:
- Pronúncia e sotaque francês;
- Os géneros;
- Artigos e adjetivos;
- Vocabulário básico (palavras, frases, apresentação, cores, números, tempo, roupas, etc.);
- Gramática e construção de simples frases declarativas, interrogativas e exclamativas;
- Negação;
- Os verbos auxiliares (ser e ter);
- Os verbos franceses e a sua conjugação no presente, passado, passado composto, imperfeito e futuro;
- Pronomes;
- O condicional;
- Presente imperativo, subjuntivo e imperfeito;
- Os diferentes tipos de adjetivos, advérbios e preposições.
Depois de dominar todos esses conceitos em francês, está pronto a passar para o próximo nível!
Qual é o melhor método para começar em francês? Aulas particulares, é claro!
Vendo a lista dos conceitos básicos que mencionamos acima, já pode imaginar o trabalho que o aguarda. Mas não tenha medo: com as ferramentas certas, pode aprender francês rapidamente e com facilidade. Pode até aprender enquanto se diverte!

Em primeiro lugar, se puder, recomendamos que tenha aulas de francês. Seja em grupo ou aulas particulares com um professor de francês, pode escolher de acordo com o seu orçamento e a forma como preferir estudar. Deve ter em conta não só o que pode pagar, mas também se prefere ou não ter companhia. Uma das maiores vantagens da Superprof é que pode encontrar vários professores de francês perto de onde mora.
Além disso, não se esqueça de obter alguns livros franceses para nível básico. Este tipo de livros é destinado a pessoas de todas as idades que querem estudar francês.
Há para todos os níveis e pode complementar as aulas de francês por conta própria. Também pode melhorar de maneira autodidata assistindo a vídeos, ouvindo podcasts, visitando páginas e baixando aplicações dedicadas a aprender francês. Este tipo de atividades são excelentes para exercitar a sua compreensão auditiva e aprender enquanto se diverte.
Finalmente, pode ver filmes e séries em francês (legendado em francês de preferência, ou em português, se ainda não tiver o nível suficiente). Outra dica é descarregar as letras das músicas dos seus cantores franceses favoritos!
Melhorar em francês: conversar e conversar!
Obviamente, também tem a possibilidade de melhorar com a ajuda de livros franceses adaptados e fazer algumas aulas com um professor. Mas depois de adquirir os conceitos básicos da língua, deve ter uma prática diária. Fale, escute, leia francês todos os dias!
Continue a ver filmes, séries e vídeos em francês. Como já dissemos, remova as legendas ou coloque-as em francês. Tente evitar utilizar português a todo custo. Comece a ler livros e romances. Este é o método ideal para enriquecer o seu vocabulário e descobrir mais sobre gramática, ortografia e conjugação francesa.
Acima de tudo, nesse nível, aconselhamos a que procure um falante nativo para praticar, fazer um intercâmbio de línguas ou até mesmo ir para um país de língua francesa para fazer um curso de francês intensivo. Uma língua é uma ferramenta de comunicação e, para melhorar em francês, deve conversar com nativos franceses!
A vantagem de ter um amigo francês ou de outro país francófono é que poderá praticar e aprender ao mesmo tempo. Devem ter um acordo para que ele corrija todas as vezes que cometer um erro e vice-versa. Prepare-se porque no começo isto pode ser muito chato, porque é normal que cometa muitos erros.

Mas calma, é errando que se aprende e, aos poucos, vai ganhando fluência na língua!
Se preferir, pode começar a enviar emails ou cartas para falarem francês. Quando a ocasião surgir e se sentir confortável, pode passar para uma videochamada por Skype ou uma chamada tradicional. Assim, vai se habituar a escrever e a falar francês rapidamente.
Mas o mais importante é sem dúvida: faça um bom curso de francês e fale a língua de Molière fluentemente!