"O vencedor é aquele que acredita mais na vitória." - Novak Djokovic
Todos conhecemos os torneios de ténis mais famosos e influentes do circuito. Mas mais do que uma competição conceituada, o Australian Open, US Open, Wimbledon e Roland Garros são também uma oportunidade para os melhores jogadores do mundo demonstrarem as suas capacidades e travarem batalhas excecionais com os seus adversários.
Neles, tenistas de todos os países, com variados níveis de experiência e formação, competem há décadas na esperança de obter o cobiçado título do melhor tenista do mundo. Por esse motivo, estes torneios proporcionaram alguns dos jogos mais célebres na história da modalidade. Se entrou agora para um clube ou escola de ténis e vai começar as aulas, saiba quais são os duelos que deve ver para ganhar inspiração e ver ao vivo como cada profissional executa uma técnica antes de jogar.
Continue a ler para conhecer a nossa lista dos jogos mais influentes da modalidade e outras informações para as aulas de ténis!
Billie Jean King vs Bobby Riggs (Batalha dos Sexos 1973)
Pontuação final: 6-4, 6-3, 6-3
Este primeiro jogo decorreu no âmbito de uma edição da Batalha dos Sexos, uma competição de ténis amigável entre atletas de sexos opostos. De todas as partidas da competição, esta, decorrida no Astrodome de Houston em 1973, foi a mais famosa.
Defensora dos direitos das mulheres, Billie Jean King enfrentou o ex-campeão de Wimbledon e do US Open, Bobby Riggs, num duelo amigável, que venceu com alguma facilidade. Este jogo tomou uma dimensão bastante maior do que uma simples partida amigável, tornando-se o símbolo da luta contra o machismo nos desportos. Isto porque Riggs teceu diversos comentários machistas e sexistas antes do duelo, aumentando a publicidade e a polémica à volta do jogo.
O jogador americano já estava fora da competição, fazendo apenas jogos de exibição e apostas. Ainda assim, sentia-se confortável em alegar que o nível do circuito feminino do ténis era tão inferior que até um atleta masculino como ela, com 55 anos, era capaz de vencer a número 1 do ranking da WTA. King, a então pentacampeã mundial, não teve qualquer problema de lhe provar o contrário, num evento cheio de provocações entre ambas partes.
Alguns jornalistas tentaram diminuir a importância da vitória, alegando que a jogadora era bastante mais nova e estava em melhor condição física ou que o tenista tinha entregue o jogo, mas ainda assim, a vitória de King teve um impacto global na luta das atletas da época pelos direitos iguais. O jogo teve mais de 30 mil espetadores e foi transmitido ao vivo para mais 90 milhões de pessoas pelo mundo inteiro (50 milhões delas nos EUA).
Bjorn Borg vs John McEnroe (Wimbledon 1980)
Pontuação final: 1-6, 7-5, 6-3, 6-7 (16-18), 8-6
Esta final de Wimbledon ainda é um evento muito presente na memória dos amantes do desporto, mesmo 40 anos depois. Neste dia, dois dos maiores tenistas da altura (e do desporto) defrontaram-se num dos jogos mais antecipados do ano.
Dois atletas que não podiam ser mais opostos, seja no estilo de jogo ou na personalidade, mas que competiam pelo mesmo objetivo. Após 3 horas e 53 minutos de um jogo tenso e intenso, Borg consegue finalmente a vitória. O tie-break que foi disputado pelos jogadores durante o quarto set é considerado até hoje como um dos momentos mais bonitos da história das competições de ténis.
A vitória do tenista sueco não foi uma grande surpresa, uma vez que o jogador só tinha sido derrotado uma vez durante a sua carreira. No entanto, MacEnroe não esqueceu a derrota e consegue a desforra em 1981, quando consegue derrotar o sueco num jogo igualmente memorável. Aliás, qualquer um dos jogos entre estes dois jogadores ao longo das suas carreiras, é um jogo que vale a pena ver!
John McEnroe vs Mats Wilander (Davis Cup 1982)
Pontuação final: 9-7, 6-2, 15-17, 3-6, 8-6
Este jogo ficou para a história porque foi, durante muitos anos, o jogo mais comprido do desporto. Nos quartos de final da taça Davis, John McEnroe e Mats Wilander defrontaram-se durante 6 horas e 22 minutos.
Mas mais do que a duração do jogo, estes quartos de final ficaram na memória pelas diferenças entre os tenistas. MacEnroe era o número 1 do ranking na altura, um jogador extremamente talentoso, com um estilo de jogo baseado na precisão e não na força, bem como um serviço inigualável. Do outro lado, Wilander tinha apenas 17 anos. Era um jovem prodígio do ténis, em excelente condição física e com um estilo de jogo único que o iria acabar por levar muitas vezes à vitória.
MacEnroe era o favorito e parecia ter tudo para vencer, mas Wilanders não ia facilitar a vida ao tenista americano. Conseguiu equilibrar a partida nos sets finais e esteve mesmo quase a conseguir vencer, acabando por perder no último set. Ainda assim, demonstrou uns nervos de ferro e conseguiu destabilizar MacEnroe. Até hoje admira-se o feito desportivo conseguido por estes dois jogadores, que estiveram no limite da sua capacidade física durante mais de 6 horas.
Pete Sampras vs Jim Courier (Australian Open 1995)
Pontuação final: 6-7, 6-7, 6-3, 6-4, 6-3
Este jogo marcou os amantes de ténis por ser um dos mais intensos da história do desporto, com uma reviravolta do resultado verdadeiramente comovente e magnífica.
Neste jogo dos quartos de final do Australian Open, Pete Sempras, o detentor do primeiro lugar do ranking na altura, estava com grandes dificuldades em vencer o seu adversário. Em parte porque o tenista se encontrava já fisicamente exausto, e em parte porque também não se encontrava bem fisicamente. O seu treinador, com quem já tinha conquistado 6 torneios, tinha sido obrigado a regressar aos Estados Unidos devido a um problema de saúde grave. Durante o jogo, nas bancadas um adepto grita para que o tenista vença pelo seu treinador, levando a que Sampras não consiga conter as suas emoções e desate a chorar.
Uma atitude incomum no ténis, onde é normal conter as emoções, este momento emocional acaba por ajudar o jogador a ganhar força para reverter a situação e acaba por conseguir a vitória ao final de 4 longas horas. Um momento que certamente muitos dos espetadores ainda se lembram com clareza.
Sabe quais são as regras do ténis?
Andy Roddick vs Younes El Aynaoui (Australian Open 2003)
Pontuação final: 4-6, 7-6, 4-6, 6-4, 21-19
Este dois tenistas encontraram-se pela primeira vez durante os quartos de final do Australian Open. Mas longe de fazer as coisas pela metade, deram aos espectadores um jogo que entrou para a história do ténis.
El Aynoui era o 22.º melhor jogador do mundo e enfrentava o n.°10, Andy Roddick. Os dois atletas, com 10 anos de diferença, vão incendiar o campo durante 5 longas horas. Roddick, surpreendido com a qualidade de jogo do adversário, acaba por se deixar dominar no início, mas consegue reverter o resultado e conseguir a vantagem.
Tendo em conta o nível semelhante dos dois jogadores, ninguém teria previsto o resultado final, num jogo com trocas de bola longas e intensas. Ainda assim, ambos os adversários terminaram o jogo contentes com o seu desempenho e com o que tinham conseguido alcançar.
Rafael Nadal vs Roger Federer (Wimbledon 2008)
Pontuação final: 6-4, 6-4, 6-7 (5), 7-6 (8), 9-7
Este jogo foi, para muitos, o final de uma época. A vitória de Rafael Nadal não foi apenas a conclusão de um longo e difícil confronto, mas também o destrono do pentacampeão do torneio.
A partida durou 4 horas e 48 minutos e foi interrompida 3 vezes devido ao mau tempo. Foi a terceira vez que os dois tenistas do topo do ranking mundial se enfrentaram, mas foi a primeira vez que Nadal assumiu a liderança no início do jogo. Ainda assim, Federer não seria derrotado facilmente, chegando até a vencer o terceiro set, mas não conseguiu evitar a derrota no final.
Para muitos amantes da modalidade, a a beleza e a intensidade deste jogo serão lembradas por muitas décadas. Também é particularmente memorável por ser a primeira vitória do tenista espanhol em Wimbledon, no mesmo ano em que também venceu em Roland Garros.
Conheça também a história da modalidade!
Nicolas Mahut vs. John Isner (Wimbledon 2010)
Pontuação final: 6-4, 3-6, 6 (7)-7, 7-6 (3)
Um jogo que não podia faltar num ranking das melhores partidas de ténis da história é, claro, aquele que ainda é hoje considerado o mais longo de todos os tempos.
11 horas e 5 minutos foi a duração deste confronto na primeira ronda do torneio de Wimbledon. O jogo mais longo de ténis profissional da história da modalidade até hoje, prolongou-se durante 3 dias. Ainda antes de terminar, já era notícia pelo mundo fora, e eram milhares as pessoas que se juntavam à volta do estádio à espera do final. O jogador francês acaba por conseguir a vitória depois de um duelo excecional, com uma última série que durou mais de 8 horas.
Um jogo certamente digno de rever, ainda que não na íntegra, mas que marcou a história do ténis. Quiçá chegue o dia em que há um duelo que quebre este recorde!
Novak Djokovic vs Rafael Nadal (Australian Open 2012)
Pontuação final: 5-7, 6-4, 6-2, 6-7, 7-5
Foi neste jogo com 5 horas e 53 minutos que Djokovic conquistou o seu quinto título de Grand Slam, num duelo que ambos os jogadores consideram ter sido um dos mais difíceis das suas respetivas carreiras. Um jogo que termina com ambos exaustos, sentados durante a entrega do troféu.
Ambos lutaram afincadamente até o fim, utilizando todas as forças que lhes sobravam no final de um intenso torneio. Nadal somava já seis derrotas seguidas contra o sérvio, o que não o colocava nas melhores condições, e mesmo tendo dado o seu máximo não conseguiu vencer. Acima de tudo, todos os espetadores recordam um jogo interminável, com muito sofrimento por parte dos dois jogadores.
No entanto, os dois adversários mantiveram-se positivos e terminaram o duelo satisfeitos com o espetáculo que proporcionaram aos amantes da modalidade, à altura do seu nível como lendas do ténis. Foi, sem dúvida, um grande momento do desporto.
Estes são apenas alguns dos exemplos dos duelos mais célebres na história do ténis, mas temos a certeza que, nos próximos anos, haverão outros jogos merecedores de fazerem parte desta lista!
Queres fazer parte desta lista de duelos? Encontre as melhoras aulas de ténis Portugal na Superprof!









 Loading...
Loading...