Desenvolver um videojogo é um processo longo e complexo. Inclui variados processos e sistemas, e além do trabalho que terá que desenvolver e tudo o que terá que programar, terá muitas decisões importantes a tomar antes e durante o processo. Uma delas é qual é a linguagem de programação que vai utilizar para programar o jogo.
Para poder tomar essa decisão é necessário que saiba quais são as opções disponíveis, as características de cada uma delas e que tipo de videojogos permitem desenvolver. Continue a ler para saber tudo isto e muito mais sobre a programação de jogos.
O que é uma linguagem de programação?
Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções e regras utilizado para o desenvolvimento de software, computadores, dispositivos eletrónicos e diversos programas e aplicações, como os videojogos. É, de forma simplificada, o idioma utilizado pelos programadores para comunicar com os objetos.
Todos os programas e produtos precisam de uma linguagem de programação para receberem instruções e executarem as funções que lhes são pedidas. É assim que existe comunicação entre o programador e os objetos, e estes conseguem seguir os comandos que estão escritos nas instruções.

Para poder programar, escreve-se um conteúdo em formato de código (números e símbolos), para desenvolver sistemas numa interface e criar um software ou uma aplicação, por exemplo. Assim, o programador e a máquina comunicam entre si, e o produto realiza as funções que lhe foram pedidas. É este conhecimento de informática, computação e código que permite utilizar os mecanismos de jogo e desenvolver um videojogo do zero, com um conceito, história e gráficos inovadores.
Como escolher a melhor linguagem de programação para o seu jogo?
Uma das primeiras coisas que deve decidir para desenvolver um jogo é qual é a linguagem de programação mais adequada, entre as várias opções no mercado: Java, C, Python, JavaScript, C++, etc. A decisão seria muito fácil se apenas umas das linguagens fosse adequada para a criação de videojogos, mas não é o caso. De todas, várias são utilizadas com regularidade no desenvolvimento de jogos.
Cada uma possui características diferentes e permite criar um videojogo diferente. Para escolher a mais indicada, deve começar por considerar algumas questões, como quais são as linguagens de programação que já domina, o tipo de formação que terá que fazer e qual é o tipo de jogo que quer desenvolver. Depois, analise quais são os jogos já desenvolvidos que possuem o mesmo estilo e perceba que linguagem de computação foi utilizada para os criar. Assim, terá uma ideia de qual deverá usar para desenvolver um videojogo semelhante.
Se já possuir experiência em alguma destas linguagens de programação e essa permitir desenvolver o jogo que imagina, utilize-a antes de começar a aprender outras. Assim, poderá focar-se exclusivamente no desenvolvimento do videojogo, sem ter que se preocupar com uma aprendizagem paralela. No caso de ainda ter dúvidas sobre qual deve utilizar, vamos enumerar mais algumas características sobre cada uma delas, para poder escolher a mais adequada para a criação do seu videojogo!
Programar um videojogo com Python
É uma das linguagens menos utilizadas para a criação de videojogos, mas também o permite fazer. A Python foi criada em 1991 como uma linguagem de programação open source, e é uma das mais fáceis de aprender para um programador ou developer.

É extremamente versátil e acessível, requerendo menos linhas de código do que outras, o que permite que a consiga dominar e utilizar em três tempos depois de começar a aprendizagem. Pode ser utilizada para desenvolver videojogos simples, uma vez que é ideal para jogos com menos complexidade, como jogos de tabuleiro e jogos 2D, tipo Super Mario. A facilidade de utilização e a grande quantidade de bibliotecas disponíveis são outras grandes vantagens de utilizar Python, mas pode acabar por ser limitada em outros aspetos.
Utilizar Java para criar um jogo
A Java é um nome muito familiar, mesmo para quem nunca teve aulas de informática ou programação. Foi criada em 1995 pela Sun Microsystems, e é a linguagem mais utilizada hoje em dia e a que tem mais peso para um programador no mercado de trabalho.
Aquilo que diferencia a Java é o facto de ser orientada a objetos, o que a torna uma robusta e versátil. As aplicações escritas em Java podem ser utilizadas em qualquer um dos softwares, desde que os sistemas tenham uma JMV (Java Virtual Machine ou Máquina Virtual Java) instalada.
É extremamente acessível, mesmo para os iniciantes em programação, mas poderá não conseguir fazer mais do que o básico com o seu primeiro videojogo. Ainda assim, possui uma enorme margem de progresso se continuar a ganhar experiência. A Java foi utilizada para desenvolver jogos reconhecidos mundialmente como Minecraft, RuneScape ou Pokemon GO.
Desenvolver um videojogo em C ou C++
Em concorrência com a Java para serem as mais utilizadas no mundo, as linguagens C e C++ são normalmente ensinadas nas primeiras aulas dos cursos de programação. Isso acontece precisamente pela importância que detêm no mundo da programação e o peso que é dado ao seu domínio. Embora possuam um nome semelhante, a C e a C++ são linguagens diferentes, ainda que tenham várias características em comum, e os videojogos desenvolvidos com uma ou outra são diferentes.
Os jogos desenvolvidos com C possuem maior consistência, o que permite ter resultados mais eficientes, e a torna uma ótima escolha para os programadores. Por outro lado, C++ é uma das linguagens mais utilizadas na indústria dos videojogos. É conhecida pela sua eficiência e por uma performance, o que a torna ideal para jogos que exigem muita potência gráfica e de processamento. Foi utilizada para programar títulos como o World of Warcraft, League of Legends, Starcraf II, Counter Strike, Skyrim, etc.
JavaScript para programar um jogo
JavaScript é provavelmente o nome mais utilizado no que diz respeito à criação de páginas web interativas. Confundida muitas vezes com a Java, é uma linguagem mais moderna e tem como foco áreas como o desenvolvimento de conteúdos web e aplicações para dispositivos móveis. Graças à JavaScript, é possível carregar animações 2D/3D, realizar atualizações programadas, exibir mapas interativos, etc.
A verdade é que não é fácil de aprender, mas é muito importante. A programação é executada diretamente no navegador, o que torna a sua aprendizagem mais simples, além de ter uma interface bastante intuitiva para escrever as linhas de código. Além disso, como trabalha maioritariamente com a interatividade das páginas web, permite utilizar melhores gráficos e proporciona uma melhor interatividade ao jogador.
Criar um videojogo com C#
Esta linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft é muito utilizada para jogos desenvolvidos para Windows e Xbox. É muito semelhante à Java e C++, o que a torna muito fácil de utilizar por quem já domina uma delas, mas é ainda mais simples, porque possui uma sintaxe mais simplificada e recursos mais fáceis.
É conhecida pela sua facilidade de utilização e pela integração com a plataforma Unity, uma das mais populares na criação de jogos. Foi utilizada no desenvolvimento de vários videojogos, incluindo Hearthstone, Super Mario Run , Bastion, Terraria, Apotheon e TowerFall Ascension.
É possível programar o jogo com uma linguagem nova?
Além de todos os nomes que mencionamos até agora, também existem outras opções. Todos os anos surgem novas linguagens de programação e também pode utilizar uma delas para desenvolver o seu jogo. No entanto, esta decisão tem vantagens e desvantagens.

Com o avanço tecnológico, surgem opções que são igualmente ou mais eficazes que as existentes. A linguagem Lua, por exemplo, é muito utilizada para a criação de videojogos, principalmente para jogos de telemóvel. É conhecida pela sua facilidade de integração com outras linguagens e por ser muito leve, o que a torna ideal para jogos em dispositivos com poucos recursos. É uma ótima opção, ainda que seja menos conhecida.
Por outro lado, terá que ter algum conhecimento prévio e experiência antes de a utilizar e pode ser difícil encontrar locais onde pode ter essa formação. As aulas dos cursos de programação normalmente dão mais foco às opções mais populares e utilizadas no mercado. E também terá menos probabilidade de encontrar informação e ajuda online, com outros programadores e developers que possuam o conhecimento que precisa. O que quer dizer que terá provavelmente de aprender de forma autodidata.
Como tal, esta não é uma opção indicada para os programadores iniciantes, que ainda estão a começar a sua aprendizagem. Para estes, o ideal é escolher desenvolver o seu videojogo com C, Python e Java, as opções mais fáceis para quem está a começar a programar. No entanto, e como já mencionamos, estas linguagens têm certas limitações e não permitem desenvolver jogos que não os mais básicos. Se quer criar um videojogo mais complexo, deverá utilizar C e depois C++.
Independentemente de qual for a sua escolha, deve garantir que é indicada para as suas capacidades de programação e para as necessidades do jogo que está a desenvolver. Só assim tem a garantia de sucesso!