Se tem um negócio próprio, seja qual for o tamanho, precisará sempre de tratar de toda a faturação envolvida. No caso de ainda não ter empresa constituída e operar como trabalhador independente, precisa de conhecer todas as suas obrigações e impostos a pagar ao Estado.
Portugal é conhecido por ter impostos grandes, quando comparado com muitos outros países. Por isso, precisará de ter um volume de negócios grande para pagar todas as suas contribuições e conseguir também tirar um salário para si.
A contabilidade assusta qualquer empreendedor que está a dar os primeiros passos. E não é para menos… Na escola, não se aprender muito sobre a contabilidade e no momento de abrir um negócio irá deparar-se com todas as dificuldades. Poderá sempre contratar um contabilista que ajude a tratar de todas as contas ou então tirar um curso de introdução à contabilidade com um professor da Superprof. O mais importante é que aprenda tudo o que precisa, de modo a ter as suas contas sempre organizadas e não correr riscos de pagar multas desnecessárias. Freelancers: quais são as suas obrigações ao nível de contabilidade?
Introdução à contabilidade: aprenda a escolher o melhor programa de faturação
Como trabalhador independente, precisará sempre de emitir as suas faturas. Poderá utilizar o próprio Portal das Finanças, que é totalmente gratuito. Mas irá perceber muito rapidamente que apresenta muitas limitações, como anular uma fatura já emitida. Nem sempre é possível.

Se olhar para o dashboard, também não obterá muitos dados que ajudem a analisar o ponto em que se encontra o seu negócio. Se quer já apostar num programa de faturação, vai encontrar muitos no mercado. Descubra algumas das características que deverá apresentar:
- Certificação pela AT
 - Conheça os limites de documentos, clientes ou artigos para não ter problemas
 - Limite de utilizadores, o que não acontecerá se trabalhar sozinho
 - Personalização que permite colocar nas faturas, de acordo com a sua marca
 - Simplificação apresentada
 - Programa que permita integrações com os seus serviços
 
Um freelancer não precisa de ter uma conta própria para o seu negócio, mas é sempre aconselhado a abrir especificamente uma para este fim. Permitirá uma gestão mais eficiente do dinheiro e a separação entre o negócio e a sua conta privada.
Poderá também organizar-se para todos os meses retirar o seu salário e aproveitar o restante para reservar ou mesmo realizar investimentos no próprio negócio.
Gerir a contabilidade do seu negócio não será tarefa simples. Especialmente no início, mas se arrancar com um curso de introdução à contabilidade, poderá aprender tudo o que precisa para lidar com este assunto de um modo tranquilo. Só precisa de encontrar um professor da Superprof para começar a obter todas as explicações que precisa e também conhecer todas as suas obrigações ao nível de pagamento de impostos e outras contribuições, como a da Segurança Social. Descubra tudo sobre freelancers e os programas recomendados para contabilidade.
Porque deve usar um programa de contabilidade na sua atividade?
Para poder exercer a sua atividade, enquanto trabalhador independente, precisará sempre de ter um programa de faturação. É ponto obrigatório, declarar todos os seus rendimentos ao Estado.
Claro que no mercado, vai encontrar vários programas, alguns dos quais completamente gratuitos. Mas optar por um bom programa, irá marcar a diferença sobre a forma como o utiliza rapidamente e também toda a gestão contabilística que poderá realizar do seu próprio negócio.

Descubra então porque deve optar por um bom curso contabilidade:
- Emissão eficaz de faturas, recibos, notas de encomenda, etc
 - Gestão do seu volume de negócios
 - Eficácia e produtividade que ganhará sempre que tratar da contabilidade
 - Cumprimento de todas as suas obrigações fiscais
 
Tem dúvidas sobre qual o melhor programa de contabilidade que deve escolher? Descubra então algumas sugestões que poderá ponderar:
Weoinvoice
Um programa de contabilidade que é totalmente gratuito. Claro que depois poderá ter a versão premium que apresenta mais algumas funcionalidades. Mas para começar serve perfeitamente a versão grátis.
Poderá emitir faturas para clientes sem qualquer limite e também disponibiliza diversos documentos, como as notas de crédito, devoluções, entre muitos outros.
Gostaria de perceber se é a solução mais recomendada para si? Peça também ajuda ao seu professor no curso de introdução à contabilidade para o ajudar a decidir. Saiba também como os trabalhadores independentes podem gerir a sua contabilidade.
Invoicexpress
Também este programa é um dos mais populares no mercado e permite que simplifique ao máximo toda a sua atividade contabilística.
De um modo muito intuitivo e sem perdas de tempo, conseguirá emitir as suas faturas. É especialmente recomendado para empresas de serviços, freelancers, profissionais independentes e também lojas online.
Poderá emitir os seguintes documentos:
- Faturas
 - Recibos
 - Notas de crédito e débito
 - Orçamentos
 - Guias de transporte
 - Etc
 
Comece já a introdução à contabilidade, com um professor da Superprof. Poderá aprender tudo o que precisa para tratar da sua própria contabilidade com sucesso.
Trabalhador independente deve manter sempre a contabilidade em dia
Para conseguir ter sucesso enquanto empresário, é muito importante que tenha sempre todas as contas em dia. Caso contrário, poderá colocar-se numa situação extremamente difícil e até acabar com a sua carreira de empreendedor.
Por isso, controle muito bem todas as suas contas, separe sempre o dinheiro dos impostos que precisará de pagar ao Estado e não se esqueça também que todos os meses precisará de pagar a sua própria Segurança Social, quer tenha faturado, quer não tenha. Conheça as vantagens de tratar da própria contabilidade como freelancer.

Por isso, se num mês faturou mais do que esperava, guarde para os meses em que o seu negócio tenha sido mais fraco. Muitos trabalhadores independentes vivem com ciclos melhores e outros mais difíceis. O mesmo acontece com as empresas. Faz parte do processo e só precisa sempre de dar o seu melhor e continuar o caminho que traçou. Com uma boa gestão financeira, terá fundo de maneio para responder aos meses mais difíceis.
Freelancer e a importância de criar um calendário dedicado à contabilidade
Se já decidiu tratar da sua própria contabilidade, depois de ter explicações de introdução à contabilidade com a Superprof, então precisa de criar uma rotina que gere eficácia e ajude a controlar todas as suas contas de um modo eficaz.
No seu calendário de trabalho, crie um dia específico para tratar de todos os assuntos referentes à sua contabilidade. Desde a criação de faturas para enviar aos seus clientes, recibos, notas de crédito, entre outros. Já sabe que, por exemplo, à quinta-feira será dia de tratar de todos os assuntos contabilísticos.
Coloque também no seu calendário, as datas fixas em que deve pagar todos os seus impostos e contribuições ao Estado. Isto permitirá que ande sempre em cima e não perca nenhuma data, evitando deste modo o pagamento de multas.
Muitos dos programas de contabilidade já permitem enviar notificações para o ajudar a cumprir com todos os seus prazos.
Poderá também trabalhar diretamente com um contabilista que o ajudará a manter todas as suas contas em dia e por uma avença mensal, realizar a sua própria contabilidade. Ou então, começar a aprender tudo o que precisa na introdução à contabilidade da Superprof. Terá tudo o que precisa para ir muito longe.
Trabalhadores independentes e a vantagem de não terem a contabilidade muito complexa
Sabia que a contabilidade de um trabalhador independente é muito mais simplificada do que a de uma empresa? Como ainda não atingiu um determinado volume de faturação, acaba por ser integrado no regime simplificado de faturação.

Para começar, precisará sempre de ter a sua atividade aberta nas Finanças. Depois, precisará de conhecer muito bem todos os impostos e também obrigações que um trabalhador está sujeito em Portugal. Descubra quais são:
- IVA: se estiver a iniciar a atividade ou a sua faturação tenha sido inferior a 12.500€, então estará isento de cobrar o IVA. Também existem algumas atividades referidas no artigo 9º do Código do IVA que estão isentas.
 - Retenção na fonte do IRS: os freelancers também precisam de pagar o IRS ao estado. Tal como o IVA, também existe uma dispensa para todos os que apresentam uma faturação anual inferior a 12.500€.
 - Segurança Social: se é a primeira vez que abre atividade, está isento do pagamento da Segurança Social durante 12 meses. Depois a sua contribuição será sempre calculada com o valor que faturou nos últimos 3 meses.
 
Sempre que abrir atividade, poderá ficar enquadrado no regime da contabilidade simplificada ou organizada. Num curso de introdução à contabilidade que poderá ter junto dos professores da Superprof, poderá também comprovar qual é o regime mais adequado ao seu caso em específico.
É através do Portal das Finanças que poderá emitir as suas faturas de um modo gratuito. Entre e explore para ver se vai ao encontro das necessidades do seu negócio.

















