O ténis é um desporto individual ou em equipa que tem muitos adeptos e praticantes pelo mundo fora. Nos campos da Inglaterra à Austrália, passando pela França ou pelos Estados Unidos, sem nunca esquecer Portugal, muitos atletas amadores e profissionais competem em jogos marcantes e mediáticos. Com origens num jogo medieval, a modalidade que conhecemos nos dias de hoje tem regras internacionais rígidas e torneios mundiais.
Por isso, antes de começar as aulas de ténis, saiba todas as informações sobre esta lendária modalidade de raquete!
Qual é a origem do ténis?
Sabe porque é que o desporto se chama ténis? O nome ténis vem da palavra "tenez", que o jogador que serve no jogo de ténis diria antes de atirar a bola. A pronúncia errada da palavra "tenez" pelos britânicos deu origem ao "tennis".
O ténis, tal como o conhecemos hoje em dia, é relativamente novo. No entanto, as origens do desporto remontam à Idade Média. Nesta época, os monges atiravam uma bola de couro com as mãos contra as paredes para se divertirem. As paredes dos mosteiros eram utilizadas como suporte para fazer saltar a bola, o que tornava possível treinar sozinho.

Com o passar do tempo, este "jogo de palma" (como era conhecido) evoluiu. Algumas pessoas jogavam frente a frente com uma rede no meio, que mais tarde se transformou no ténis. Outros continuaram a utilizar a parede, uma opção que evoluiu para a modalidade de squash.
O jogo conquistou rapidamente o resto da população, até a nobreza, até ser adotado pelos reis franceses! Era jogado em todo o lado, dentro e fora de casa. Às vezes eram utilizadas luvas para proteger as suas mãos. Pouco a pouco, esta ferramenta evoluiu até à invenção da primeira raquete no século XVI. E entretanto, o jogo tornou-se popular em Inglaterra.
No entanto, foi apenas no século XIX que o ténis moderno foi criado. Em 1874, Walter Clopton Wingfield patenteou um novo desporto a que chamou “sphairistike” e criou um kit com todos os acessórios necessários para jogar, incluindo raquetes, bolas, uma rede e fitas para delimitar o campo. Depois publicou A Portable Court of Playing Tennis, com todas as regras deste novo desporto.
Alguns anos mais tarde, em 1877, foi criado o primeiro torneio de ténis: Wimbledon. A modalidade tornou-se um verdadeiro sucesso. Espalhou-se para Inglaterra, depois para França e à Austrália, acabando por se espalhar gradualmente por vários países do mundo.
Em 1968, começa a era moderna do ténis, conhecida como a Era Open. Aqui, os tenistas profissionais e amadores já podem participar nos torneios do Grand Slam: Roland Garros, Wimbledon, US Open e Australian Open.
Quais são as regras do ténis?
As regras do ténis nem sempre são óbvias quando se assiste pela primeira vez a um jogo ou se está a começar as aulas de ténis. De forma simplificada, o ténis consiste em dois jogadores de cada lado de uma rede a baterem numa bola para trás e para a frente com uma raquete. A bola não deve sair da área delineada do campo, nem pode bater mais do que uma vez no chão antes de o jogador a enviar de volta ao adversário. Se a bola sair dos limites quando atinge o chão, o ponto é do adversário.

Ambos os jogadores jogam num campo retangular delimitado por linhas brancas (linhas laterais, linhas de fundo, linhas de serviço, etc.). Os campos podem ser de relva, terra batida ou superfície dura (betão ou outro). A forma como os tenistas jogam e as técnicas que utilizam diferem em função do campo onde estão a jogar.
Mas como é que o jogo funciona?
Um jogo de ténis é ganho em dois ou três sets, dependendo do torneio ou competição. Um set consiste em seis jogos. Para ganhar um set, um jogador tem de ganhar 4 pontos. No entanto, a dificuldade do ténis é que os pontos não são contados na sequência numérica 1, 2, 3 e 4, mas 15, 30, 40 e "jogo". Antes de cada serviço, a pontuação é anunciada, começando sempre pela pontuação do jogador que serve.
Quando os jogadores estão empatados, o primeiro a marcar não ganha o jogo mas está em "vantagem". Se ganhar o ponto seguinte, ganha o jogo. Se o seu adversário ganhar o ponto seguinte, a pontuação reverte para um empate até um dos atletas ganhar dois pontos seguidos. No fundo, o set não pode ser ganho a 6-5. Neste caso, é necessário esperar que um dos dois tenistas enfrente uma lacuna de dois jogos com o seu oponente para ganhar o set. Esta regra explica porque é que os jogos de ténis não têm uma duração pré-definida e podem, por vezes, durar muitas horas.
Quais foram os jogos mais memoráveis na história do ténis?
A história do ténis tem visto alguns grandes jogos que deixaram a sua marca na modalidade. Estes jogos lendários ainda são tema de conserva hoje em dia!
Billie Jean King contra Bobby Riggs
"Lutámos tanto para mudar corações e mentes acerca do valor das mulheres na sociedade. Senti que todos estavam a contar comigo para o vencer." - Billie Jean King

A 20 de Setembro de 1973, em Houston, a tenista americana Billie Jean King fez história no ténis. A número um no ranking mundial enfrentou o tenista Bobby Riggs, que estava convencido de que nenhuma mulher o poderia vencer. Confiante após a sua vitória sobre Margaret Smith Court, o tenista acabou por ser derrotado após um jogo lendário apelidado de "batalha dos sexos", onde estiveram presentes 32.472 espetadores.
Rafael Nadal contra Roger Federer
"Não consegui ver nada no último jogo." - Rafael Nadal
Rafael Nadal, um tenista implacável nos campos de terra batida, está a lutar para vencer o seu rival Roger Federer nos campos de relva de Wimbledon. Em 2008, estes dois grandes tenista encontraram-se na final do torneio, num jogo complicado, que foi interrompido várias vezes devido à chuva. E no final do dia, com a luz a diminuir, o jogo tornou-se ainda mais difícil.
No final, foi Nadal quem ganhou o jogo e Federer, que tinha vencido nos cinco anos anteriores, perdeu o título. Foi um jogo que ficará na história do ténis mundial, e que foi particularmente apreciado pelos adeptos do tenista espanhol.
Mas estes não são os únicos exemplos, e existem muitos outros jogos que entraram para a história do ténis, como:
- Björn Borg contra John McEnroe na final de Wimbledon de 1980;
- Pete Sampras contra Alex Correjta nos quartos de final do US Open de 1996;
- Nicolas Mahut contra John Isner na primeira ronda de Wimbledon em 2010;
- Novak Djokovic contra Roger Federer nas meias finais em Roland Garros em 2011.
Como assistir a um jogo de ténis?
Assistir a um jogo de ténis é uma oportunidade para os fãs da modalidade verem os melhores tenistas em ação e apreciarem o ambiente. Os jogos de ténis podem ser disputados em pequena escala dentro de um clube, ou em torneios regionais ou nacionais. Neste caso, basta ir ao torneio no dia em que decorre e, para saber as datas, basta visitar o website do clube que segue.
No caso do maior torneio ATP em Portugal, o processo pode ser ligeiramente mais complicado. Para assistir a um dos jogos do Estoril Open, que tradicionalmente decorre nas primeiras semanas de abril, deve comprar um bilhete na bilheteira do evento. Os bilhetes são colocados à venda a partir do início do ano e esgotam com alguma rapidez (principalmente os packs para as meias finais e finais), por isso deve estar atento e comprar o mais cedo possível.
Também é possível assistir a grandes jogos internacionais, tais como o torneio de Wimbledon, Roland Garros, o US Open ou o Australian Open. Para estes jogos, os lugares são mais cobiçados:
- Wimbledon: é muito complicado conseguir um lugar para o jogo que se deseja. É necessário fazer o registo no website oficial do torneio, preencher um formulário, e depois esperar ser sorteado para assistir a um dia de jogo;
- Roland Garros: os bilhetes podem ser adquiridos através de um sistema de venda de bilhetes de acordo com um calendário prioritário. Os presidentes dos clubes são os primeiros a poder comprar bilhetes, depois os afiliados, etc;
- US Open: é possível obter bilhetes com antecedência, dependendo da bancada onde deseja assistir. Os bilhetes são divididos em sessões diurnas e noturnas;
- Australian Open: os espectadores podem comprar os seus bilhetes online vários meses antes do torneio. Até porque é quase impossível encontrar bilhetes depois de chegar a Melbourne.
Agora a parte mais difícil é decidir a que jogo prefere assistir!


















