Capítulos
Há uns anos, muitos dos explicadores que davam aulas eram estudantes universitários que procuram um rendimento extra.
O cenário entretanto mudou… Hoje em dia existem centro de estudos, centro de estudos e muitos professores particulares, como os da Superprof. O mercado das aulas de apoio escolar cresceu e existe cada vez mais procura.
Os alunos procuram boas notas escolares para entrarem nas universidades e a qualidade do ensino regular não é a maior… Muitos professores que dão aulas nas instituições públicas e privadas também dão explicações, de modo a ganharem um rendimento extra.
Os pais procuram por explicações cada vez mais cedo para realizarem um percurso escolar sem dificuldades.
Na Superprof, poderá saber como poderá organizar o seu tempo e as suas explicações ao longo de todo o ano letivo para prestar um apoio eficaz. Saiba tudo o que precisa para dar explicações.
Qualidades de um bom professor para dar explicações com sucesso!
Mesmo antes de começar a dar explicações particulares, precisa de saber se tem os recursos certos para ser um professor ao domicílio ou dar aulas particulares online. Não é suficiente apenas pensar no dinheiro que vai ganhar, mas também na satisfação que irá trazer a todos os alunos. A profissão de explicador é cada vez mais valorizada.

Lembre-se que precisará também de dominar por completo a matéria, ter competências pedagógicas e um mínimo de experiência. Não existe espaço para improvisações!
Para além de todo o conhecimento académico, um excelente professor de apoio ao estudo deverá ser capaz de transmitir otimismo e desejo de aprender. O objetivo da aula particular é despertar a certeza de que o aluno é capaz de ir mais longe, de encontrar as suas respostas e de ser cada vez mais autónomo no seu estudo. Para isso, deverá organizar o apoio escolar previamente.
Dar aula particular não é assim tão simples… O acompanhamento de um modo regular durante o ano letivo pode ser bem desafiador, pois requer, além de conhecimento, flexibilidade e uma grande capacidade de adaptação.
Descubra outras características essenciais de um excelente explicador particular:
- possuir conhecimento concreto da disciplina a ensinar;
- ter uma boa metodologia de ensino e adaptá-la aos diferentes perfis,
- saber adaptar a aula ao nível escolar e idade;
- saber otimizar o conteúdo em função do programa escolar;
- estar disponível, saber escutar e compreender as necessidades do aluno;
- ser altruísta, positivo, sorridente, pontual e empático;
Um excelente explicador terá sempre de ser capaz de respeitar os valores morais e pedagógicos em cada aula ministrada! E, acima, de tudo ser capaz de criar autonomia.
Deverá sempre ensinar o aluno a aprender também e como ir ultrapassando as suas dificuldades. Um ensinamento válido não apenas para o estudo, mas para a vida!
Seja capaz de transmitir sempre bons métodos de ensino que devem ser sempre claros, para o aluno se tornar livre e com autonomia.
Em resumo:
- Um bom professor particular leva a sério a metodologia e pedagogia. É um excelente observador!
- Deve saber encontrar as dificuldades de quem acompanha e deve adaptar o seu método de trabalho às características dos alunos que procuram sucesso escolar.
- O professor deve ajudar o aluno com os livros escolares, esclarecer todas as suas dúvidas, mas também promover a sua independência e autonomia.
- Um explicador de qualidade e excelência tem como objetivo dotar um aluno de todos os métodos de ensino e aprendizagem que garantam o seu sucesso escolar;
Um explicador deverá apresentar:
- Uma excelente capacidade de comunicação;
- Um entusiasmo e uma paixão pelo ensino;
- Bom humor e ser capaz de rir com o aluno;
- Tempo para escutar o seu aluno;
Como dar explicações para os alunos do 1º ciclo
Dar aulas de apoio ao estudo para estudantes do 1º ciclo (1º, 2º, 3º e 4º anos) em Portugal pode ser bem mais desafiador do que parece! Nas explicações é preciso dominar por completo os conteúdos das diferentes disciplinas, como a matemática, português, ciências, história e geografia! E, claro, deverá sempre saber qual o melhor espaço para dar as explicações.

Para além disso, o explicador irá lidar sempre com a aprendizagem da leitura e escrita. E esta componente inclui sempre diversas questões como o crescimento da autonomia do aluno, perceção do espaço e contexto, desenvolvimento de maturidade e responsabilidade, criação da opinião própria e expressão....
Ou seja, precisa realmente de ter uma boa metodologia e à vontade para ensinar estes alunos mais jovens. Se tiver conhecimentos de psicologia, ainda melhor.
Nessa etapa, além de transmitir o conhecimento académico, o professor deve ser capaz de ajudar com diversas questões relacionadas à vida escolar. Deverá incentivar o aluno à autonomia, organização, concentração e expressão. Irá ouvir muitas vezes os alunos a pedir “explicas-me” e terá de ser capaz de ajudar.
Tenha sempre presente que este apoio ao estudo de alunos tão jovens acabará por ter um imenso impacto sobre toda a sua vida escolar. É nesta etapa que vão absorver os conhecimentos essenciais que vão determinar parte do seu sucesso escolar.
O apoio ao estudo para alunos do 2º ciclo e 3º ciclo
Bem, dar aulas para os alunos do 2º ciclo (5º e 6º ano) e 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano) também traz imensos desafios aos explicadores.
Irão deparar-se com alunos na pré-adolescência e puberdade, com todos os desafios que isso acarreta.
No 3º ciclo, os alunos já apresentam um conhecimento mais estruturado, permitindo que o professor realize uma análise mais aprofundada e descubra quais são as suas reais dificuldades.
Nestes anos, as explicações coimbra são mais concentradas e dividias por disciplinas. Poderá ajudar a realizar fichas de portugues 8 ano gramatica, fichas portugues 7o ano gramatica, francês 7o ano resumos, fichas de avaliação de frances 9 ano ou fichas ciencias 8 ano. Isto de acordo com a disciplina que irá lecionar.
Um dos resultados de um bom acompanhamento durante todo o ano letivo é a melhoria do sucesso escolar: é sobretudo o que irá atestar o bom trabalho do explicador de apoio ao estudo.
No entanto, os pais também vão acabar por reparar em outras melhorias:
- autonomia nos estudos;
- aumento de interesse e motivação;
- menos stress;
- maior socialização;
- melhoria na autoestima;
Explicadores: como auxiliar os alunos do ensino secundário?
O ensino secundário é considerado um dos mais desafiadores, devido a diversas variáveis! A que se destaca de imediato é a preparação para a entrada na universidade, que traz imenso stress e ansiedade a todos os alunos.
Depois, muitos explicadores deparam-se com alunos desmotivados, que trazem do passado graves problemas de aprendizagem e se sentem completamente perdidos. É extremamente importante que um explicador traga um novo método de ensino, mais atualizado, lúdico, atraente, que permita uma melhor contextualização de todo o conhecimento.
É nesta etapa que terá de ajudar os seus alunos a estudarem os resumos historia 10o ano, a realizarem os testes de portugues 12o ano porto editora, gramatica portuguesa 12o ano exercícios, fichas de filosofia 10o ano com soluções ou exercícios de gramática 12o ano. O “explica-me” será certamente uma palavra que irá ouvir muitas vezes…

É no ensino secundário que muitos alunos ganham uma maior consciência sobre a importância da aprendizagem, começam a correr atrás do tempo perdido e procurem por explicações que os ajudem a conquistar as notas ideais para entrarem na universidade. Deverá, por isso, saber como dar a primeira explicação com sucesso.
As explicações para exames nacionais acabam por ser das mais procuradas neste período. O explicador precisará de estar completamente preparado para resolver esta situação.
Normalmente, os professores de apoio escolar para o ensino secundário já são licenciados, dão aulas em outras escolas e centros de explicações, ou estar a concluir o ensino universitário. Possuem uma excelente metodologia de ensino e sabem como ensinar.
Nesta etapa de ensino, ninguém tem muito tempo a perder: é necessário avançar no conteúdo rapidamente e com eficácia para garantir o sucesso escolar. Muitos procuram por aulas online particulares de línguas estrangeiras já que vão prestar o exame nacional.

Outras disciplinas como a química, física, matemática, geografia, história ou português também são altamente procuradas.
Para além de todo o conteúdo a ensinar, um explicador de apoio escolar ensinará também os alunos a lidarem com a ansiedade e o stress nesta etapa final de conclusão do ensino secundário.
Uma outra maneira de conquistar a atenção dos estudantes nesta etapa de ensino é ao procurar por outras metodologias inspiradoras de ensino. Que tal, por exemplo, aplicar o método da sala de aula invertida?
Jean Piaget (1896-1980), fundador da psicologia genética, deixou uma marca indelével na neurociência e na pesquisa educacional.
Para Jean Piaget, a teoria ensinada numa aula tradicional não é suficiente para que o aluno domine e assimile o conhecimento. Em vez disso, métodos pedagógicos empíricos, como tradução do conhecimento, experimentação e demonstração, devem ser utilizados.
Pesquise também na internet por métodos alternativos de ensino e irá surpreender-se com a quantidade de informação que irá encontrar!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos