Uma parte integrante da aprendizagem e do domínio de uma língua é a leitura. Não adianta tentar decorar nomes e verbos soltos, se depois não os souber colocar corretamente numa frase, nem for capaz de os ler.
A leitura é essencial, e principalmente numa língua como a língua japonesa, escrita em caracteres e não diretamente em letras como a nossa. Neste caso, se quer ser um falante verdadeiramente fluente, tem que ser capaz de identificar e ler os caracteres dos dois sistemas de escrita japonesa em contexto. É por esse motivo que se passa tanto tempo nos cursos de japonês a treinar a leitura!
Existem variações regionais significativas na pronúncia das palavras japonesas. Por exemplo, o japonês falado em Tóquio pode ser bem diferente do dialeto Kansai falado em Osaka.
Para ajudar todos os alunos que querem aprender os dois sistemas de escrita japonesa, compilamos as nossas dicas, truques e exercícios que pode utilizar para treinar a leitura na língua.
Praticar a leitura com caracteres Hiragana
Praticar a leitura com caracteres Hiragana é uma etapa fundamental para melhorar a sua capacidade de de leitura e compreensão em japonês. A prática é a chave para o sucesso no domínio de uma língua estrangeira, principalmente quando se trata de um idioma com um alfabeto visualmente tão complexo como o japonês.

Existem inúmeras formas de praticar a leitura de Hiragana de forma autodidata, quer esteja a fazer aulas de japonês com um professor ou não. Recomendamos que:
- Comece com palavras simples: o indicado é começar a prática com termos simples e frases curtas que contenham os caracteres de Hiragana. Pode ser útil utilizar livros ou recursos de aprendizagem projetados para alunos iniciantes;
- Pratique leitura gradual: procure por materiais de leitura em japonês que sejam classificados por níveis de dificuldade. Este tipo de materiais ajudam a avançar gradualmente, à medida que ganha confiança na sua capacidade de leitura;
- Leia em voz alta: à medida que lê, tente pronunciar cada palavra em voz alta. Este processo não só ajuda na prática de leitura, mas também melhora a pronúncia e a audição;
- Construa um vocabulário básico: aprender e memorizar um vocabulário básico em japonês é fundamental para a leitura. Crie listas dos nomes e termos mais comuns e pratique lendo-os em contextos reais;
- Defina metas de leitura: estabeleça metas de leitura pessoais, seja um certo número de páginas ou um capítulo por dia. Ser capaz de cumprir metas pode ajudar a manter a motivação e o progresso;
- Tire notas: enquanto lê, faça anotações de todos os termos ou estruturas gramaticais que não conhece ou percebe. Pode utilizar essas anotações para perceber quais são os conteúdos que tem que rever;
- Leia histórias infantis: os livros infantis japoneses são ótimos recursos para praticar a leitura em Hiragana. Regra geral, os livros direcionados a crianças empregam uma linguagem mais simples e muitas vezes incluem furigana (pequenos caracteres Hiragana acima dos kanji) para ajudar à leitura;
- Veja séries e programas em japonês: se gosta de animes ou programas de televisão japoneses, tente vê-los com legendas em japonês. Isto ajuda a associar a pronúncia à escrita;
- Participe em clubes de leitura: se for possível, junte-se a um clube de leitura de japonês, seja com outros iniciantes no idioma ou com falantes nativos. Um clube de leitura proporciona oportunidades regulares de prática de leitura e discussão;
- Utilize aplicações de leitura: existem aplicações de aprendizagem de idiomas e leitura que oferecem histórias em japonês com áudio e suporte a Hiragana. Este tipo de exercícios interativos podem ser muito úteis para a prática.
O japonês usa kanji específicos para representar números e datas, por isso não se esqueça de aprender estes caracteres adicionais!
Acima de tudo, se quer melhorar as suas capacidades de leitura em japonês tem que: praticar, praticar, praticar! Comece com materiais adequados ao seu nível de proficiência e aumente gradualmente o desafio à medida que progride. A leitura regular ajuda a expandir seu vocabulário, melhorar a sua compreensão e torná-lo mais confortável com os caracteres de Hiragana.
Exercícios de compreensão com Hiragana
Os exercícios de compreensão também são uma ótima forma de melhorar as suas capacidades de leitura e compreensão em japonês. Mais do que simplesmente ser capaz de ler uma frase ou texto, é essencial que compreenda o que está escrito.

Para isso, deve ser capaz não só de identificar cada caractere, mas também saber o que significa naquele contexto. A realização de exercícios de compreensão ajuda a trabalhar esta capacidade. E para ajudar os alunos que começaram agora o curso de japonês, deixamos alguns tipos de exercícios que pode utilizar para praticar.
Ler palavras em Hiragana
Escolha um conjunto de termos escritos em Hiragana de um livro didático ou de outro texto. Leia cada palavra em voz alta e tente identificar o seu significado em português. Praticar a leitura de diferentes termos, permite aumentar o seu vocabulário em Hiragana.
Completar frases com Hiragana
Crie frases simples em português que contenham lacunas para preencher com palavras em Hiragana. Por exemplo, a frase: "Eu gosto de _____ (comida)", para preencher a lacuna com nomes em Hiragana, como すし (sushi) ou たべもの (tabemono).
Criar perguntas e respostas
Escreva perguntas em português e responda em japonês, utilizando caracteres de Hiragana. Por exemplo, "Qual é o seu nome?" (あなたのなまえはなんですか?) e responda com o nome em Hiragana.
Traduzir para japonês
Selecione frases ou parágrafos curtos em português e tente traduzi-los para japonês utilizando Hiragana. Concentre-se em manter a estrutura gramatical correta e escolher os caracteres apropriados de Hiragana.
Transcrever áudios
Ouça áudios em japonês, como músicas, diálogos ou podcasts, e tente transcrever o que ouviu em Hiragana. Este processo ajuda a desenvolver tanto as suas capacidades de compreensão auditiva, como de escrita.
Realizar testes de escolha múltipla
Crie um teste de escolha múltipla com perguntas em português e opções de resposta em Hiragana.
Responda às perguntas selecionando a opção correta em Hiragana.
Fazer jogos de palavras cruzadas
Crie um jogo de palavras cruzadas em Hiragana. Estes jogos são uma ótima forma de praticar a identificação de caracteres Hiragana, enquanto se diverte.
Certamente que ficou muito entusiasmado para experimentar estes exercícios todos, mas não tente colocar a carroça à frente dos bois! O ideal é começar com exercícios mais simples e gradualmente aumentar o nível de dificuldade à medida que se sentir mais confortável, quando sentir que os exercícios já não são desafiantes.
Desafios de leitura com Katakana: expandir a sua proficiência
Expandir a sua proficiência na leitura com Katakana envolve enfrentar desafios de leitura que ajudem a melhorar as suas competências. E se não souber quais são as diferenças entre Hiragana e Katakana, distinguir entre os exercícios de leitura e compreensão para Hiragana e Katakana pode parecer um processo desnecessário.
Mas a verdade é que estes sistemas de escrita são utilizados de forma diferente e, como tal, nem todos os exercícios são adequados para ambos. Os exercícios como a leitura e tradução de pequenas frases podem ser feitos para ambos, desde que garanta que utiliza a estrutura gramatical adequada.
Para os restantes exercícios, no entanto, terá que garantir que escolhe o material indicado para praticar os caracteres de Katakana. Uma vez que o Katakana é maioritariamente utilizado para termos de origem estrangeira, o ideal é tentar ler notícias, artigos online ou excertos de revistas, onde existe maior probabilidade do sistema de escrita ser utilizado.
Mas também pode:
Fazer testes de compreensão de áudio
Ouça áudios em japonês que usem principalmente Katakana, como músicas pop ou diálogos de programas de televisão. Depois, tente transcrever o que ouviu, para desenvolver a sua capacidade de compreensão auditiva e escrita em Katakana.
Ler cardápios em japonês
Visite restaurantes japoneses ou procure cardápios online em japonês. Tente compreender os itens do cardápio em Katakana e, se for possível, peça a sua refeição no idioma e não em português.
Traduzir nomes próprios estrangeiros
Procure nomes de celebridades estrangeiras, cidades ou empresas e tente transcrevê-los para Katakana. Este processo ajuda a que se familiarize com a transcrição de nomes próprios estrangeiros.
Criar perguntas e respostas com nomes estrangeiros
Escreva perguntas em português que incluam nomes de pessoas ou lugares estrangeiros escritos em Katakana. Depois, responda às perguntas em japonês utilizando Katakana para representar esses nomes.
Tal como acontece com os exercícios anteriores, lembre-se de ir com calma! Comece pelos mais fáceis e vá subindo o nível de dificuldade quando achar que os mais iniciantes já são canja.
Melhorar a leitura: textos em Hiragana e Katakana
Como já mencionamos, melhorar a leitura em Hiragana e Katakana envolve praticar a leitura regularmente com uma variedade de textos que contenham esses caracteres. Existem vários locais onde pode encontrar este tipo de textos para praticar, como:
- livros didáticos específicos para iniciantes;
- livros infantis japoneses com vocabulário mais simples e histórias cativantes;
- mangas para iniciantes que usam Hiragana e Katakana em vez de kanji complexos;
- fontes de notícias que ofereçam versões simplificadas em japonês;
- vídeos ou programas japoneses com legendas em japonês;
- blogs, artigos e publicações na internet;
- jornais japoneses (quando for mais fluente).
Para o ajudar a ter mais sucesso a aprender japonês online, deixamos alguns exemplos de frases e pequenos textos em Hiragana e Katakana que pode utilizar para praticar a sua leitura. Os primeiros exemplos são de Hiragana e os segundos de Katakana.
あおい そら は きれい です
O céu azul está bonito.
はるがこよう
A primavera está a chegar.
きょうは あたたかい ひ です
Hoje está um dia quente.
コーヒーをのみます
Eu bebo café.
テクノロジー は すごい です
A tecnologia é fantástica.
サッカー が だいすき です
Eu adoro futebol.
Estes pequenos textos são simples, mas podem ajudar a praticar a leitura em Hiragana e Katakana em contextos do dia a dia e são um bom ponto de partida para quem está a começar. Se preferir, também pode criar os seus próprios textos com base em situações pessoais ou utilizar outros recursos de aprendizagem que possuam textos de prática. À medida que ganhar mais confiança, pode começar a praticar com textos mais complexos!
E se precisar de ajuda para aprender japonês Portugal, entre em contacto com um dos nossos professores na plataforma da Superprof para ter aulas personalizadas!