Sabemos por experiência própria que nem sempre é fácil criar um anúncio que seja capaz de captar a atenção dos possíveis alunos. Seja por ter falta de inspiração e não saber exatamente o que escrever, por ter dificuldade em estruturar as ideais e passá-las para o papel ou outras razões semelhantes, construir um anúncio que atraia a atenção pode ser mais complicado do que pensa.

A boa notícia é que, ainda que o processo não seja totalmente linear, existem alguns truques que podem ajudar a saber o que deve e o que não deve fazer. Se quer garantir que consegue angariar novos alunos para as suas explicações, deve ter em mente que aquilo que não coloca no anúncio é tão importante como o que coloca. Adicionar demasiada informação ou ter um anúncio demasiado excêntrico pode ser tão prejudicial como um anúncio demasiado curto ou simples.

Se gostava de saber como garantir o sucesso do seu anúncio de explicações, seguem-se algumas das regras que deve seguir sempre que estrutura um anúncio novo, e tudo aquilo que deve evitar fazer para desmotivar os alunos que o leem. Se fizer o que sugerimos, podemos assegurar que terá muitas melhores hipóteses de angariar estudantes que precisam de apoio ao estudo.

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Vamos lá!

Reveja o seu anúncio antes de publicar ou imprimir

Com o entusiasmo de publicar ou afixar o anúncio das suas explicações, é normal que faça uma leitura rápida e descure a revisão do anúncio. Mas rever o texto e as informações faz parte do processo de criação do anúncio e deve ser encarado como um elemento importante da sua elaboração. Por muita atenção que possua durante a redação, é no processo de revisão que corrige os erros ortográficos e gramaticais que possa ter cometido, além de verificar se as informações contidas no anúncio cumprem os requerimentos e os objetivos que tem com ele.

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Não pode deixar de rever o anúncio antes de o publicar ou imprimir, caso contrário corre o risco de ter erros e dados incorretos. | Fonte: Pexels.com

A revisão é muito importante para garantir que publica ou imprime um conteúdo claro, que transmite aos possíveis futuros alunos não só a informação necessária sobre o explicador e as explicações, mas também que é um profissional com credibilidade e capacidade de ajudar a ultrapassar as dificuldades que o possuem. Isso não será possível se o seu anúncio estiver repleto de erros ortográficos ou gramaticais, ou frases pouco claras. Seria capaz de confiar num explicador que nem parecesse capaz de redigir um anúncio? É provável que não.

Este passo é particularmente essencial se o anúncio for publicado online. As revisões são cruciais durante a era digital, uma vez que a repercussão e a rapidez com que as pessoas leem é muito maior. É verdade que pode editar o anúncio depois de o publicar, mas até lá pode já ter perdido muitos alunos que leram o anúncio incorreto.

Por isso, antes de imprimar ou publicar a publicitação aos seus serviços, deixe passar algum tempo e distancie-se do texto. Passado algumas horas ou até no dia seguinte, reveja-o com cuidado e assegure-se que não é necessário alterar nada. Depois já está pronto a utilizar.

Cuidado com algumas informações pessoais

É provavelmente escusado dizer que os seus anúncios terão que conter algumas informações pessoais sobre si. Cativar os alunos que possam estar interessados nos seus serviços de apoio ao estudo é apenas parte da função do anúncio, e também é necessário que este contenha informação sobre como esses estudantes o podem contactar se estiverem interessados.

A quantidade e tipo de informações que coloca depende do tipo de contacto que preferir e do quão confortável se sentir a partilhar informação pessoal. No entanto, deve sempre ter cautela com o que partilha. Pode adicionar um contacto telefónico, se não se importar de receber chamadas ou mensagens de desconhecidos, mas um email ou as redes sociais podem ser a opção mais segura. Os alunos têm igualmente uma forma de o contactar diretamente, mas que é menos invasiva.

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Garanta que o seu anúncio tem a informação necessária para que os alunos o possam contactar, mas não demasiada que possa ser perigoso. | Fonte: Pexels.com

Outra questão com que deve ter cuidado é a sua localização. Mesmo que tenha intenções de dar explicações em casa, nunca deve partilhar a sua morada ou até mesmo dados mais específicos. Partilhe apenas a cidade ou a localidade onde reside, para que os estudantes possam aferir se a distância é demasiado para o que procuram.

Acima de tudo, é essencial que nunca se esqueça que as informações que partilha serão públicas, seja num anúncio online ou impresso. E, infelizmente, nem todas as pessoas que o vão ler terão boas intenções. Como tal, deve adicionar os detalhes necessários para que os alunos o possam encontrar, mas nunca informações que possam arriscar a sua segurança e colocá-lo em perigo. Se não tem a certeza se o deve mencionar, é melhor ficar de fora do anúncio!

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Estude o preço da sua região para captar alunos!

Se quer tornar as explicações o seu rendimento principal, existem vários fatores que deve ter em conta quando estiver a estipular os valores que vai cobrar. Um destes fatores é o preço médio cobrado pelos seus concorrentes.

Antes de estabelecer o preço das suas explicações, deve analisar os diferentes valores cobrados no mercado, tanto na sua cidade como outras regiões do país. Se não fizer este trabalho inicial de pesquisa, corre seriamente o risco de ficar de fora. E se estiver a tentar angariar os seus primeiros estudantes, é ainda mais importante alinhar os seus valores com os que são praticados pela concorrência.

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Comparar os preços praticados na sua região ajuda a cobrar um preço justo pelas suas explicações, nem demasiado alto, nem demasiado baixo. | Fonte: Pexels.com

Isto não quer dizer que deve cobrar exatamente o mesmo que os restantes explicadores, mas saber quais são os seus preços permite definir um valor que não é nem exagerado, nem demasiado baixo. Deve analisar as suas capacidades, formação e técnicas de que tem conhecimento em comparação com profissionais semelhantes e ver os valores que cobram. Também o seu nível de experiência, a qualidade das explicações e o seu público-alvo (alunos do ensino primário, básico, secundário ou superior) influenciam o custo. É necessário analisar todos estes fatores para determinar o valor que pode esperar cobrar pelos seus serviços.

Se preferir definir um preço mais caro para as explicações, deve garantir que especifica o motivo porque cobra esse valor, principalmente se for acima da média da região. Detalhe as informações que o destacam da concorrência (seja a formação, especialização, tempo de experiência, etc.) para que o aluno considere que o preço é justificado. Se preferir optar por um preço mais baixo, ofereça uma promoção na compra de um pack de explicações ou talvez uma primeira sessão gratuita. Isto ajuda a chamar a atenção dos estudantes que possam duvidar das suas capacidades ou que os seus preços são bons demais para ser verdade.

Muita informação no anúncio de apoio escolar = poluição visual!

O erro mais comum que pode cometer é tentar dizer ou fazer demasiado com o seu anúncio. Uma explicação clara pode marcar a diferença. O seu objetivo é cativar os alunos, mas há formas corretas e erradas de o fazer. E como se costuma dizer, "menos é mais".

O seu anúncio deve criar um efeito visual atrativo e ser criativo, para que chame a atenção de quem o vê. Mas é importante que não exagere na criatividade. Não quer que o conteúdo visual distraia da informação que quer partilhar ou que o anúncio seja comentado pelo seu excesso de excentricidade. Isso apenas vai criar um problema de leitura e compreensão no público-alvo.

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O aspeto visual do anúncio também é muito importante e deve garantir que é equilibrado. Chamar demasiado à atenção pode não ser uma vantagem. | Fonte: Pexels.com

Deve garantir que a mensagem que quer passar é objetiva e clara. Para isso, opte por frases simples, concisas e diretas. Evite floreados e vá direto ao assunto. Também é importante que o anúncio não contenha demasiada informação ou que seja demasiado longo. Pode oferecer vários serviços de explicações e apoio ao estudo, mas não deve fazer referência a todos no mesmo anúncio. Se obrigar os alunos a ler a lista inteira dos modelos de explicações que oferece, é muito provável que desistam a meio. Deve focar-se apenas no essencial e, se for necessário, estruturar anúncios para cada serviço.

Se tiver dúvidas sobre a qualidade do anúncio, peça a um colega ou amigo de confiança que o leia e lhe dê uma opinião sincera. Um par de olhos novos pode ajudar a encontrar erros que precisam de ser eliminados, possíveis correções e ainda dar uma opinião imparcial sobre o assunto. Sem nada a perder, essa pessoa terá a capacidade de analisar o anúncio como um possível leitor e perceber se está a passar a mensagem que quer. Fazer isto antes de publicar ou imprimir o anúncio pode ser uma grande ajuda.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.