Decidiu finalmente fazer um curso de espanhol, mas não faz a menor ideia de por onde deve começar?

Entedemos perfeitamente: começar os seus estudos numa nova língua estrangeira, neste caso, o espanhol, não é nada fácil. Para além disso, se o seu nível no idioma em questão é bastante elementar, então vai precisar de ter alguma paciência e perseverança!

Certamente terá as suas próprias razões para estudar e querer aprender espanhol, sejam essas honrar uma herança familiar, avançar na sua vida profissional, querer viajar para um país de língua hispânica, ou até mesmo mudar-se para um desses lugares, e ainda poderá ser algo tão simples como para o ajudar na sua prestação escolar nesta disciplina.

Aprender espanhol abrirá oportunidades
Aprender espanhol abrirá novas oportunidades de negócios e carreira! | Fonte: Pixabay

Quaisquer que sejam os seus motivos para aprender a falar a língua espanhola, deve preparar-se antes de começar as suas sessões de aprendiz.

Antes de mais nada, vai precisar de identificar exatamente qual o nível atual do seu espanhol. Só a partir daí é que vai poder, então, criar um programa para os seus estudos da língua de Cervantes, bem como definir quais os seus objetivos de aprendizagem.

Estamos aqui para ajudá-lo a encontrar o professor ideal para o acompanhar nesta iniciativa e construir o seu plano de ação para começar os estudos em espanhol, desde o nível básico, intermediário até ao avançado!

Aprender espanhol com facilidade: recomendações para iniciantes

Não sabe muito sobre a língua espanhola? Nunca se interessou pela cultura hispânica como um todo? Não se preocupe, todos os bilíngues começaram por ser ignorantes da língua que desejam começar a estudar e, só depois de muito trabalho, é que foram conseguindo melhorar a sua aptidão no idioma. Se está a ler este artigo é porque quer mudar isso e saber o que precisa para começar é sempre o primeiro passo.

Aprender uma língua estrangeira é provavelmente uma das coisas mais gratificantes deste mundo, fazendo com que seja capaz de comunicar de forma correta e eficaz com todo um grupo novo de pessoas que anteriormente lhe ficavam à margem. Existem muitas maneiras de aprender espanhol, desde imensos sites gratuitos até aulas particulares!

Espanhol para novos estudantes: começando pelo básico do básico

Se é um aluno em nível iniciante, o primeiro passo na sua aprendizagem será compreender os conceitos básicos inerentes a qualquer língua. Para aprender o idioma facilmente, significa descobrir:

  • A pronúncia e a acentuação tónica do vocabulário espanhol;
  • Os diferentes géneros linguísticos associados a cada palavra;
  • Os artigos e os adjetivos;
  • O vocabulário básico tais como aprender a fazer a sua saudação, conhecer as cores, os números, saber dizer as horas e as diferentes peças de vestuário;
  • A gramática e a construção de frases simples na forma afirmativa, interrogativa e exclamativa;
  • Saber formar a negação;
  • Os verbos auxiliares "ser" (ser), "haber" (ter) e "estar" (estar);
  • A conjugação dos verbos no presente, no pretérito perfeito e no futuro;
  • Os pronomes;
  • O condicional;
  • O imperativo e o subjuntivo presente e pretérito imperfeito;
  • Os diferentes tipos de advérbios e preposições.

Quando tiver dominado estes conceitos iniciantes, estará pronto para passar ao próximo nível e continuar a avançar no seu estudo da língua espanhola.

Qual é a melhor metodologia para progredir mais depressa no idioma? Ter aulas de espanhol, é claro!

Só de olhar para esta lista de conteúdos básicos que preparamos para servir como referência para o início da sua jornada, já consegue imaginar o trabalho que o espera. Mas não se preocupe: com os recursos e o acompanhamento adequados, vai poder aprender espanhol rapidamente e de forma eficaz.

Saiba que, se utilizar as ferramentas certas, vai conseguir estudar e até divertir-se ao mesmo tempo que aprende novo vocabulário e solidifica os seus conhecimentos atuais.

As bases de dados de língua espanhola também estão começando especialmente com os números.
Qual é o vocabulário de base do espanhol?

Em primeiro lugar, se tiver disponibilidade para tal, recomendamos que inicie com aulas para que consiga construir uma base sólida na língua. Não importa se forem aulas em grupo ou individuais com um professor particular: defina qual é a melhor modalidade em função do seu orçamento (sessões individuais são mais caras do que as aulas em grupo) ou do seu desejo de se encontrar com outras pessoas ou não.

Se necessário, oferecemos no nosso portal online uma ampla gama de professores particulares perto de sua casa, para que possa desfrutar de um ensino de qualidade sem ter de se deslocar para o obter.

Procure já pelas melhores aulas de espanhol online na Superprof!

Além disso, não se esqueça de comprar os livros didáticos recomendados para iniciantes que o ajudarão a evoluir sem que dê por isso. Este tipo de obras são elaboradas especialmente para pessoas de qualquer idade que desejam entender o castelhano.

Assim, poderá encontrar ofertas para todos os níveis, e certamente que o seu professor vai recomendar que trabalhe com um deste tipo de material didático para que pratique tudo o que precisa de saber quanto à língua através da resolução de exercícios especializados em determinado conteúdo.

De igual forma, tire partido dos novos recursos digitais, tais como vídeos, podcasts, sites e aplicações educativas para dispositivos móveis. Esse tipo de solução é excelente para treinar o seu ouvido para captar todas as nuances do idioma com a vantagem de ser capaz de aprender enquanto se diverte. Por fim, também poderá tentar acelerar o seu processo de aprendizagem com a ajuda de séries e filmes em espanhol que irão ajudá-lo a que fique confortável com a pronúncia de determinado vocabulário mais coloquial.

Avançar para o nível intermédio: que tal optar por um professor de espanhol ou inscrever-se em cursos de espanhol?

Falar com quem para começar a fazer aulas de espanhol?
Concentração e disciplina: chegou a hora de levar os estudos de castelhano a sério!

Agora que já aprendeu o básico do espanhol ao lado de um professor, está na altura de pegar nos conhecimentos já adquiridos e consolidados e tentar aplicá-los a conceitos mais elaborados de forma a continuar a evoluir no idioma.

Bem-vindo ao nível intermédio!

Fazer aulas de nível intermédio: principais conceitos

Aprender bem o espanhol também é enfrentar, aos poucos, as possíveis barreiras e dificuldades associadas a aprender uma nova língua. Agora que já tem as bases, é altura de aprimorar o seu conhecimento. Aqui estão algumas dicas para as suas aulas de nível mais avançado:

  • Praticar e aprimorar a sua pronúncia;
  • Esforçar-se para construir frases mais complexas;
  • Estudar o vocabulário por temática (verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, entre outros);
  • Estudar a conjugação do indicativo dos verbos regulares nos diferentes tempos verbais (presente, pretérito perfeito, futuro simples, futuro perfeito, pretérito mais que perfeito, etc.);
  • Descobrir e estudar as conjugações dos verbos irregulares.

Neste nível, deve ser capaz de falar com uma pessoa nativa, ou bilíngue, e entender o que ela está a dizer e saber como construir frases, ainda que de forma bastante simplificada, para lhe conseguir responder. Isso significa que não lhe faltará conteúdo para estudar!

Conversar nativo ou bilingue no nível intermediário Espanhol
No nível intermédio, o objetivo é que já consiga ser capaz de comunicar e ter uma conversa ativa com um nativo ou bilingue. | Fonte: Pixabay

Como aprimorar o seu espanhol: falar e falar e falar!

Claro que, no nível intermédio, pode ainda continuar a utilizar os seus livros didáticos para aperfeiçoar o seu conhecimento do idioma e continuar a ter aulas com um professor.

Mas, agora que já adquiriu os conceitos básicos da língua, tem de começar a praticar todos os dias e isso significa falar, falar, falar e falar!

Da mesma forma que no nível básico, continue a ver filmes, séries e vídeos em espanhol. Se puder, retire as legendas, para exercitar a sua compreensão oral, ou adicione somente legendas em espanhol de maneira a evitar o português por completo.

Comece a ler livros e revistas em espanhol. Esta é uma ótima maneira de continuar a construir o seu vocabulário e de descobrir mais sobre a gramática, a ortografia e a conjugação espanholas sem que dê por si a estudá-las.

É sobretudo neste nível que deve procurar alguém com quem poderá trocar correspondência, quer seja alguém nativo ou bilingue, ou então viajar para um país hispânico para fazer um curso de espanhol mais aprofundado. Na verdade, como a linguagem é uma ferramenta de comunicação, vai logo perceber que, para realmente progredir na língua irá precisar de vivenciar situações reais de conversa com outros falantes do idioma.

Onde aprender uma língua estrangeira?
Alegria, felicidade e aulas de espanhol valem qualquer investimento.

Depois de encontrar o seu pen pal, pode começar, o quanto antes, as suas aulas de espanhol mais avançado e enviar e-mails, cartas ou utilizar ferramentas de chat online para falar com mais frequência e assim praticar a sua oralidade. A sua expressão escrita e a expressão oral vão agradecer esse seu investimento, ainda que no início se poderá sentir um pouco intimidado ao falar com alguém mais experiente na língua.

Lembre-se de que nunca é tarde demais para aprender espanhol!

Níveis avançados de aulas de espanhol: atravessar fronteiras

Ao chegar a esta fase, já deve estar a sentir-se mais confortável com a prática do idioma. Ao ter estudado tudo o que precisa para ser um bom falante desta língua, isso irá agora permitir que converse de forma relativamente fácil com pessoas que falam a língua de Cervantes e compreender perfeitamente o conteúdo da conversa.

Mas quer progredir ainda mais em espanhol tornando-se também completamente fluente neste idioma? Vamos então passar para a próxima etapa: desenvolver um plano de ação específico para estudantes do nível avançado.

Viaje e torne-se fluente
Uma excelente opção para quem está prestes a tornar-se fluente, é viajar para um país da língua espanhola para refinar os seus conhecimentos | Fonte: Pixabay

Torne-se bilingue em espanhol: e se tentar investir numa experiência de imersão completa num país de língua espanhola?

Faça uma revisão dos conteúdos das listas dos níveis intermédio e iniciante quantas vezes for necessário. Faça isso até que domine estes conceitos de forma perfeita, especialmente os tempos de conjugação mais complexos, mas de enorme importância para a oralidade. Além disso, crie ocasiões em que possa falar com a entoação perfeita, pronunciando cada palavra e sílaba de forma correta e com uma dicção o mais semelhante possível à dos nativos.

Não se esqueça também de enriquecer o seu vocabulário diariamente. Por exemplo, que tal fazer um ritual diário e construir uma pequena lista de dez palavras? Ao final de apenas alguns dias, já terá aprendido muito vocabulário novo de uma forma divertida!

Viajar para aprender a falar espanhol fluentemente

Nos níveis avançados, deixe um pouco de lado os livros e as aulas de espanhol e vá um pouco mais longe nesta etapa. A partir de agora, aposte tudo na prática!

Quem sabe um dia não sonha até em espanhol?

Como aprender espanhol em Cuba?
Cuba: o charme e a musicalidade estão em todos os cantos das ruas.

Em suma, para que realmente consiga evoluir e chegar mais além no seu estudo deste idioma, crie oportunidades para falar espanhol o mais frequentemente possível.

Além disso, se puder, é altamente recomendável viajar para um país que tenha o espanhol como língua materna de forma a conseguir uma imersão completa na sua cultura. Não pense duas vezes: vá para a Espanha ou para a República Dominicana, Cuba, Costa Rica, Argentina,Colômbia ou até para o Chile para descobrir inteiramente o idioma.

Viajar Espanha aprender espanhol
Viaje para a Espanha e faça a imersão completa, tanto do idioma espanhol como da cultura deste lindo país. | Fonte: Pixabay

Ponha de lado o português e evite a todo o custo usar a sua língua materna no dia a dia nestas cidades. Lembre-se que o objetivo principal é retirá-lo da sua zona de conforto e fazer com que crie as ferramentas necessárias para conseguir comunicar utilizando o que foi aprendendo ao longo das suas aulas. Este é, sem dúvida, o melhor caminho a seguir para melhorar o seu espanhol.

Agora que tem o seu programa definido para aprender espanhol depressa, comece a estudar imediatamente! Quer uma boa dica para começar? Arranje ferramentas que permitam que se divirta enquanto estuda e prefira sessões curtas de estudos de forma a manter a sua motivação ao longo das suas sessões. Com o tempo, irá verificar que bastam 15 a 20 minutos diários de concentração para realmente conseguir obter resultados. Este é o tempo necessário para assimilar os muitos conceitos que ainda não conhece e manter a sua memória fresca de dia para dia.

Assim, ao progredir aos poucos, mas com eficiência, ficará mais incentivado para continuar a aprender a língua espanhola, sem nunca ter vontade de desistir.

Quer uma ajuda personalizada para o seu novo projeto? Visite a nossa plataforma, escolha um professor adequado às suas motivações e dê início à sua jornada como estudante de espanhol.

Aqui ficam algumas das perguntas mais frequentes dos nossos recém inscritos para ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada quanto ao seu mentor ideal e a tipologia de aulas mais indicada para si tendo em atenção o seu perfil como aluno de línguas estrangeiras e a sua disponibilidade horária:

Precisa de um professor de Espanhol ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.