Como um sistema de educação internacionalmente reconhecido, a Austrália tem excelentes oportunidades na área da educação para estudantes internacionais, quer estejam a frequentar o ensino secundário, universidade ou a fazer formação profissional, incluindo cursos intensivos de inglês. Para além de ser um país extremamente seguro, os custos de vida e da educação na Austrália são equiparados aos de outros países com qualidade de ensino semelhante.
Mas se gostava de estudar inglês na Austrália, há muito a fazer! Para saber tudo o que tem que tratar, bem como todas as informações essenciais sobre aprender inglês no estrangeiro, continue a ler. Compilamos tudo o que precisa de saber para fazer uma aula de inglês no país dos cangurus.
Quais as regras para estudar inglês na Austrália?
Para poder aprender inglês na Austrália, tal como na maioria dos países, tem que possuir um visto de estudante. No entanto, os vistos australianos têm a mesma duração do curso de inglês em que está inscrito, mais um mês adicional para que o aluno possa organizar e planear o seu regresso.
Estender o prazo do visto não é fácil, e, geralmente, só acontece com estudantes em doutoramentos ou que estão vinculados a algum tipo de pesquisa. Mas, ao contrário da maioria dos países, na Austrália pode renovar o seu curso de ingles online e o visto as vezes que quiser.

Para poder solicitar o visto deve estar matriculado num curso com duração superior a 14 semanas e com carga horária mínima de 20 horas semanais, uma vez que para cursos com duração inferior basta possuir um visto de turista. Com o visto de estudante também pode trabalhar no país em regime de part-time (20 horas semanais ou 40 horas quinzenais), ou em full-time quando estiver de férias. Desta forma, não é necessário sobreviver apenas das suas poupanças.
O processo de pedido do visto é bastante simples. Basta escolher o curso de inglês que prefere, fazer a matricula e preencher todos os documentos e formulários necessários. O processo demora em média 40 dias e custa entre A$400 a A$600 dólares. Por isso, deve começar a preparação com bastante antecedência, de forma a ter tempo de encontrar alojamento e marcar a viagem. Também deve escolher um seguro de saúde para ter durante o período da sua estadia.
Se o visto estiver a terminar e não quiser regressar logo, pode fazer a candidatura a um curso novo. Escolha o curso ideal, que não precisa necessariamente ser de inglês, faça a matrícula, estenda a duração do seguro de saúde e volte a preencher os formulários para o visto. É importante que não deixe este processo para a última, para não correr o risco de ficar ilegal no país e ter problemas desnecessários.
Saiba como fazer um curso de inglês nos EUA.
Qual o custo de vida da Austrália?
O custo de vida na Austrália varia muito de cidade para cidade, mas o valor do salário mínimo é o mesmo. Isso quer dizer que, dependendo da cidade onde ficar, poderá conseguir ter um alojamento melhor por um preço mais baixo.
Como tal, é importante que crie um orçamento com o valor que pode gastar por mês ou por semana e compare com os preços praticados em cada região. Em Sydney, por exemplo, os valores são mais altos e é comum encontrar estudantes a partilhar a mesma casa para poupar ao fim do mês. Em cidades mais baratas, onde o custo de vida é o mais baixo, os alojamentos são mais baratos e é possível viver sozinho sem ter que partilhar despesas.
Além disso, também é necessário ter em conta o custo dos transportes e da alimentação, que também varia de cidade para cidade. Nos grandes centros como Sydney e Melbourne, a maioria dos alunos opta por viver fora do centro da cidade por ter um custo mais alto. Mas isso implica ter que utilizar um transporte alternativo, que não é gratuito. Principalmente se estiver a estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Uma boa notícia é que não precisa de suportar os custos do curso totalmente sozinho. Além de poder trabalhar enquanto frequenta o curso, as escolas australianas também possuem bolsas de estudo e apoios financeiros parciais aos alunos que as frequentam. Nem todas as instituições possuem esta opção, ainda que o número aumente todos os anos, por isso deve fazer uma pesquisa aprofundada para perceber se a que vai escolher tem apoios disponíveis. Se for necessário, entre diretamente em contacto com a instituição e questione se existe alguma possibilidade de receber ajuda financeira.
No caso de não ter acesso a uma bolsa de estudo, pode sempre optar por procurar um emprego. Distribua o máximo de currículos e inscreva-se no máximo de agências de emprego possíveis, de forma a garantir que tem acesso a todas as ofertas de emprego que estão disponíveis.
De acordo com o departamento da imigração australiana, um estudante a fazer um programa de intercâmbio no país gasta aproximadamente A$19,830 por ano. Este valor inclui os custos de alojamento, alimentação, roupa, transportes e livros.
No entanto, este valor só cobre as despesas de uma pessoa sozinha e está dependente de variados fatores, podendo variar consideravelmente dependendo do local onde morar na Austrália.
E porque não estudar inglês no Canadá?
Quais os melhores cursos de inglês na Austrália?
A parte mais difícil de ter muitas ofertas e opções é escolher a melhor. Tendo em conta as dezenas de cursos de inglês por todo o país, o processo de escolha pode ser complicado. Para ajudar, compilamos uma lista com algumas das opções de instituições de ensino que têm os cursos de inglês com melhor qualidade.
Ability English
Os cursos desta escola utilizam um sistema de aprendizagem inovador (o chamado PRON Method), que consiste no trabalho de pronunciação, repetição, correção oral e exercício da rede neural, respetivamente.

Esta instituição é voltada para o público mais jovem, tem um grande foco em conversação e oferece acompanhamento semanal para entrevistas de emprego. Com uma excelente relação de custo-qualidade, os seus alunos de variadas nacionalidades podem escolher entre cursos de inglês geral ou académico, ou cursos específicos, como cursos preparatórios para provas de proficiência em língua inglesa.
ACA (Academies Australasia Institute)
Com 107 anos de experiência, a ACA tem 18 instituições à volta do globo e oferece uma ampla variedade de cursos de idioma e ensino superior. Tem mais de 250 opções, todas pensadas de acordo com o perfil e interesses profissionais de cada aluno. Esses cursos incluem inglês para negócios ou para trabalhar com turismo, por exemplo.
Além disso, as suas instalações possuem uma área externa para os alunos, os cursos têm horários flexíveis e os funcionários falam até 15 línguas diferentes.
APC (Australian Pacific College)
Os cursos desta instituição são a melhor opção para quem precisa de uma qualificação profissional mais aprofundada e oferecem um ensino de alta qualidade. Tem uma grande variedade de cursos de inglês e cursos técnicos de formação profissional (VET), com vertentes para diversas áreas como comunicação, negócios, educação, turismo e medicina.
Entre os cursos de inglês encontra cursos preparatórios para provas de proficiência em língua inglesa (IELTS) e cursos de capacitação de professores para o ensino do inglês (TESOL).
Browns
Esta instituição possui variados prémios nacionais e internacionais em excelência em educação. Desde a sua fundação, mais 10 mil estudantes provenientes de 50 países diferentes já frequentaram um curso de inglês da Browns.
Com instalações em várias cidades do país, o seu campus é super moderno e inclui tudo o que os alunos possam precisar, incluindo cozinhas. Os seus professores são altamente qualificados, utilizam um programa de ensino reconhecido mundialmente e oferecem apoio e seminários de preparação para conseguir arranjar emprego. Os alunos têm ainda uma hora por dia destinada à aprendizagem, onde podem tirar dúvidas sobre a matéria que quiserem.

Tal como nas opções anteriores, além dos cursos de inglês geral, também tem opções de cursos preparatórios para provas de proficiência em língua inglesa (Cambridge e IELTS).
CCEB (Cairns College of English and Business)
Esta escola independente é o centro regional de exames da TOEIC e uma das únicas que apresenta 100% de aprovação nos testes de proficiência de Cambridge. Para garantir a aprendizagem eficaz dos alunos, os professores realizam sessões de feedback e aconselhamento semanais.
As suas opções de cursos incluem inglês geral, inglês para negócios, inglês para turismo, cursos de inglês específicos para quem trabalhar na região e cursos preparatórios para provas de proficiência em língua inglesa (Cambridge e IELTS).
Quer aprender inglês no Reino Unido?
5 dicas para se preparar para aprender inglês na Austrália!
Um estudante que está preparado para as aulas e que se dedica a ouvir o professor já alcançou quase 50% do trabalho de dominar a língua inglesa. A escuta ativa durante as aulas permite que se lembre mais fácil e rapidamente da matéria e quando rever as suas anotações acelera ainda mais o processo de memorização.
Para isso, é imprescindível que se prepare antes das aulas. Estas são algumas sugestões de como estar pronto e alerta para aprender tudo o que for ensinado:
- definir os objetivos do curso: para se poder preparar corretamente para as aulas de inglês, é importante primeiro que identifique quais são os seus objetivos com o curso. Sejam quais forem as suas ambições, é necessário ter isso em conta, de forma a garantir que escolhe o melhor método e modelo de curso para as suas necessidades;
- comparar os diferentes modelos de curso: deve analisar todos os cursos disponíveis com bastante cuidado, e comparar o seu método e metodologias de ensino de forma rigorosa. Só assim vai conseguir perceber se a metodologia se adequa ao que procura e aos resultados que quer atingir no curso de inglês;
- não ter receio de colocar perguntas: faça todas as questões que forem necessárias para que não tenha dúvidas, para garantir que não fica sem compreender nenhuma parte da matéria. O professor é a pessoa mais capacitada para as esclarecer;
- evitar distrações: para potenciar a formação ao máximo é necessário estar 100% focado durante as aulas e eliminar as fontes de distração que o rodeiam. Se estiver a pensar noutras coisas, certamente que não será capaz de memorizar aquilo que devia;
- dormir bem: descansar o suficiente e ter uma boa noite de sono melhora a capacidade de concentração do cérebro. Desta forma terá muito mais facilidade em manter em concentração no decorrer da aula.