O ténis é um desporto complexo, que envolve muitas regras e regulamentações. E essa complexidade também se reflete nos restantes elementos que compõem a modalidade. É o caso do equipamento que os tenistas devem (ou podem) utilizar quando estão dentro do campo.
Entre a roupa que vestem, os sapatos que calçam, a raquete que utilizam, a bola que batem… Tudo isto tem uma influência e impacto na forma como joga, na qualidade do seu jogo e no seu desempenho como tenista. Como tal, devem ser selecionados com o cuidado necessário.
Se não sabe por onde começar, veio ao sítio certo!
Como escolher a raquete de ténis?
A escolha da raquete ideal deve ser levada a sério, porque é um elemento muito importante para o processo de aprendizagem. A raquete deverá ser adequada ao seu nível, estatura física, preferências pessoais e pontos fortes. Mas, na maioria das vezes, os alunos iniciantes acabam por descurar a decisão e compram simplesmente o equipamento mais barato que encontrarem. O ideal é sempre que considere todos os fatores quando for escolher uma raquete, incluindo os seus pontos fracos e fortes, a sua técnica, o seu nível de domínio e a sua estrutura física.

Um dos fatores principais que deve ter em conta quando for escolher a sua raquete de ténis é o nível de prática que possui. Um aluno que está a começar a prática e um tenista com vasta experiência não podem jogar com a mesma raquete. Cada nível requer características diferentes, no que diz respeito ao material, peso e distribuição. Um jogador iniciante deve, preferencialmente, optar por uma raquete de alumínio ou grafite. Um jogador que já domine as técnicas mais básicas pode optar por modelos mais avançados.
Outra questão a ter em conta na raquete é o seu peso e a distribuição do mesmo. As raquetes mais leves são mais mais indicadas para quem começa a praticar e devem pesar entre 260 e 270g, para que consiga controlar a raquete facilmente e efetuar as pancadas com facilidade.
Considere qual é o tamanho mais adequado, o tipo de corda, o padrão de encordoamento e todos os detalhes mais importantes do equipamento.
As raquetes intermédias são indicadas para os atletas do mesmo nível, pesam entre 270 e as 280/285g e permitem bater na bola com mais força sem ter que esforçar demasiado o braço, proporcionando maior conforto ao atleta. As raquetes para os tenistas experientes são mais pesadas, com 295/300g, proporcionando maior intensidade e potência às pancadas na bola.
Também deve ter em conta o tamanho do cabo da raquete. O seu comprimento pode ser maior ou mais pequeno e depende da sua estrutura física e do tamanho das mãos. Tudo isto vai influenciar o modelo a escolher!
Quais são os melhores modelos de raquetes?
Para decidir que raquete vai comprar, é essencial que saiba quais são as marcas e os modelos mais apreciados pelos tenistas profissionais ou amadores. As maiores marcas de equipamento de ténis melhoram continuamente os seus modelos ano após ano, para incorporar as tecnologias e inovações mais recentes dos ténis nas suas raquetes.
Saber quais são e conhecer as suas características principais é uma enorme mais valia no processo de escolha:
- Babolat Pure Aero: as suas principais características são a produção de potência e o efeito que proporciona à bola. É a raquete ideal para os jogadores que querem combinar potência e controlo dentro do campo, porque ajuda melhorar o desempenho do tenista em cada pancada;
- Head Gravity MP: com destaque para a sua velocidade, é indicada para os jogadores iniciantes e intermédios que estão à procura de mais controlo e domínio durante a execução das pancadas;
- Babolat Pure Aero 98: possui um tempo de contato mais longo com a bola, permitindo maior controlo e movimento e proporciona maior sensação de controlo nas pancadas;
- Wilson Pro Staff 97: uma das melhores raquetes para tenistas de nível avançado, porque permite aguentar qualquer pancada que o adversário executar. Tem uma estrutura robusta, que proporciona mais controlo e estabilidade ao jogo e um encordoamento mais denso, que permite ter maior precisão;
- Artengo TR930 Spin Pro: é um modelo ideal para tenistas com muita técnica, com forte rigidez e inércia que favorecem a potência e a estabilidade no impacto.
Quais são as melhores sapatilhas de ténis para homem?
O calçado é um elemento essencial da prática de ténis, uma vez que proporcionam o apoio necessário para poder estar a jogar dentro do campo. Com as sapatilhas erradas não terá a aderência correta na superfície, não se deslocará com facilidade, nem será capaz de bater na bola!

Como tal, é essencial que escolha o modelo e a marca mais indicada para as suas necessidades específicas. Deve considerar qual é o seu nível de prática, o tipo de superfície em que prefere jogar, e ainda qual é o orçamento que tem disponível para gastar.
E existem muitas sapatilhas de ténis para homem por onde escolher:
- Asics Gel Resolução 9: ideais para todos os tenistas que procuram estabilidade, mesmo quando joga na linha de fundo do campo. A tecnologia utilizada na sola até ao calcanhar permite aumentar a estabilidade durante os movimentos laterais, uma característica muito importante quando o tenista corre bastante dentro do campo;
- Babolat Propulse Fury Clay: são procuradas por vários tenistas devido à sua qualidade e durabilidade. Estas características são possíveis devido a um estudo sobre os pontos de pressão mais importantes nos pés e uma tecnologia que proporciona a quantidade de amortecimento perfeito. Desta forma, conseguem proporcionar todo o suporte necessário ao jogador;
- Fila Axilus: proporciona uma maior segurança ao tenista, ao aumentar a estabilidade durante os movimentos laterais. Na sola, possui uma placa estabilizadora que proporciona suporte e flexibilidade durante a movimentação;
- Nike Vapor 11: é um modelo indicado para as superfícies mais rápidas, onde a bola pode atingir velocidade mais altas. A sua sola proporciona apoio e aderência ao chão e os suportes laterais proporcionam maior estabilidade na movimentação. O tecido na parte superior é respirável, o que permite a circulação do ar, e aumenta a sua duração;
- Artengo Fast Pro: um modelo extremamente versátil e que pode ser utilizado em todos os tipos de superfícies. O design lateral proporciona um amortecimento eficaz e possui uma sola de borracha e reforços exteriores na zona de mais desgaste, para aumentar a resistência e durabilidade.
Qual é o melhor calçado de ténis para mulher?
O tipo de sapatilhas que vai utilizar depende de variados fatores e tem que os considerar a todos. Não é a mesma coisa comprar um par de sapatilhas para uma jogadora iniciante no desporto ou para uma tenista com experiência. Como mencionamos, terá que ter em conta exatamente o que procura, o seu nível de prática e o orçamento que tem para gastar.
E no que diz respeito às sapatilhas de ténis para mulher, a escolha pode ser mais difícil, porque há muita escolha de modelos e designs:
- Wilson K Energy: este modelo pode ser utilizado em qualquer tipo de superfície: relva, piso sintético ou terra batida. O revestimento rígido oferece mais proteção e segurança, e o interior é acolchoado para proporcionar mais conforto enquanto estiver a jogar;
- Fila Grand Prix: estas sapatilhas possuem uma ótima relação de preço-benefício. A sua sola proporciona bastante aderência, o que torna estas sapatilhas uma ótima opção para todos os desportos de campo, como é o caso do ténis. A sua tecnologia melhora a tração com o chão, o que proporciona mais estabilidade e precisão nos movimentos tanto em pisos secos como molhados;
- Asics Gel Resolution 9: as suas características principais são a estabilidade e o suporte. Mas também proporcionam muito conforto. A tecnologia utilizada na sola permite ter uma sensação de maior proximidade com o solo, ajuda com os movimentos laterais e permite recuperar a sua posição inicial com mais facilidade;
- NikeCourt Air Zoom Vapor Pro 2: indicado para jogar tanto em campos de terra batida, como em campos de relva. Mas as suas qualidades sobressaem particularmente em superfícies de mais rapidez, porque a velocidade é a sua maior característica. Possuem uma sola de borracha resistente, que amortece a zona do calcanhar, reforça as zonas mais sujeitas ao desgaste e torna-as mais resistentes à abrasão:
- Artengo Fast Pro: um modelo desenvolvido para ser utilizado em todos os tipos de superfícies pelos tenistas experientes. As suas maiores características são a flexibilidade, resistência e reatividade no jogo. O interior é almofadado, para que sejam confortáveis e a sua sola proporciona amortecimento e o suporte adequado, mesmo mantendo a sensação de contacto próximo com o chão.
Agora que já sabe quais são as suas opções, pronto para ir às compras e entrar em campo?


















