Praticar um desporto é sempre uma atividade benéfica, tanto para o corpo como para a mente, independentemente do desporto que escolher. Mas, quando falamos de uma modalidade praticada em meio aquático, como é o caso da natação sincronizada, estes efeitos são ainda maiores!
Isto porque a água é um elemento muito menos agressivo para o corpo, o que significa que o exercício praticado dentro dela tem menos impacto negativo e muito mais benefícios. Portanto, mesmo sendo uma modalidade muito exigente fisicamente para os seus praticantes, também proporciona maior facilidade na realização dos movimentos.
Estar dentro de água reduz o peso corporal, entre 80% e 90% quando flutuamos. Isto reduz o risco de lesões quando praticamos um desporto ou modalidade desportiva.
Os desportos praticados em superfícies duras são mais propensos a lesões, porque as superfícies onde são realizados são mais agressivas para o corpo. Há maior probabilidade de existirem dores musculares e desgaste nas articulações. Mas, na água, o impacto nas articulações é mínimo. É claro que podem haver lesões na mesma, especialmente se o nível de exigência e o esforço forem muito altos, mas com muito menos frequência.
Mas esta vantagem é apenas uma de muitas! Continue a ler para saber tudo sobre a natação sincronizada e quais são os maiores benefícios de praticar a modalidade.
Aumenta a resistência cardiovascular
A natação sincronizada envolve a execução contínua de rotinas coreografadas, com trabalho aeróbico constante. Estas rotinas requerem muito esforço por parte do coração e dos pulmões, exigindo bastante resistência cardiovascular.

E ainda que estas rotinas tenham uma duração muito curta quando são apresentadas em competição, é necessário praticá-las muitas vezes antes desse momento, para que sejam executadas sem erros. Isto significa dias e dias de treino, dentro e fora de água.
E quanto mais alto for o nível de competição, mais será necessário treinar. Os atletas profissionais que competem a nível internacional, por exemplo, treinam durante várias horas todos os dias da semana.
Os alunos iniciantes, que será o seu caso provavelmente, ficam-se por aulas de uma ou duas horas, dois ou três dias por semana. Mas mesmo neste caso, estará a trabalhar a sua resistência cardiovascular, promovendo a melhoria de todo o sistema cardiovascular.
Melhora a respiração
Se estiver a praticar um desporto aquático, terá que aprender a respirar dentro do meio. Este detalhe pode parecer insignificante, mas a verdade é que não respira da mesma forma a correr ou a nadar. Muito menos se estiver debaixo da superfície!
A natação sincronizada requer um enorme controlo na respiração, uma vez que é necessário controlar exatamente quando e como respirar para poder executar os movimentos, sem ficar excessivamente cansado e sem engolir água. Se não respirar corretamente, não será capaz de seguir a rotina como devia.
Estre controlo é adquirido depois de muito treino e é extremamente benéfico para os seus pulmões. A respiração e a capacidade pulmonar melhoram dia após dia.
Sabe quais foram os maiores momentos das equipas portuguesas na modalidade.
Aumenta a força muscular
Os movimentos acrobáticos e as elevações realizados nas rotinas da modalidade requerem força muscular, particularmente nos músculos do tronco, braços e pernas. Terá que estar constantemente em movimento, acima ou abaixo do nível da superfície, sem nunca tocar no fundo da piscina. E a isso juntam-se todas as figuras, cambalhotas e piruetas complicadas da coreografia. O treino regular aumenta a resistência muscular, que é essencial para a execução dos movimentos mais complexos.
Além disso, e como já mencionamos, a água da piscina permite fazer um treino eficaz de resistência muscular sem o impacto associado à maioria dos desportos terrestres. Este elemento desafia os músculos corporais, sem os efeitos negativos dos restantes tipos de treino. E é uma forma perfeita de melhorar e aumentar a resistência muscular.
Melhora a flexibilidade
A execução de todos os movimentos graciosos e a necessidade de realizar posições complexas e específicas incentivam o aumento da flexibilidade. Dentro e fora das piscinas, este elemento é muito trabalhado pelos nadadores.
No fundo, a natação sincronizada é como uma forma de dança dentro de água e a flexibilidade é uma questão essencial para a modalidade.
Começa-se a desenvolver a flexibilidade logo nas primeiras aulas, mas a execução regular de alongamentos antes e no final de cada aula contribui para uma maior flexibilidade ao longo do tempo. Esta qualidade é extremamente benéfica para o corpo em geral e para as articulações em particular.
Estimula a coordenação motora
A sincronização precisa dos movimentos, tanto individualmente como em grupo, contribui para a melhoria da coordenação motora. Os movimentos durante os exercícios devem ser coordenados na perfeição, nas rotinas individuais apenas com a música e com perfeição, e no caso das equipas, com a música e os restantes nadadores.
A sincronização e coordenação são dois pilares desta modalidade!
Esta sincronização precisa dos movimentos promove a coordenação entre membros superiores e inferiores. A capacidade de realizar movimentos simultâneos também se traduz para outros aspetos do seu dia a dia, tornando-se mais coordenado até mesmo nas tarefas mais simples!
Melhora a circulação
Estar de forma prolongada dentro de uma piscina tem um efeito drenante. O contacto constante do corpo com o meio aquático funciona como uma massagem leve que, mesmo sem nos apercebermos, ajuda a melhorar a nossa circulação.
Esta melhoria é particularmente benéfica para quem sofre de retenção de líquidos, pernas inchadas ou tem fraca circulação nas mãos e nos pés. E na natação sincronizada, mais do que nos restantes deportos aquáticos, o efeito drenante é ainda mais intenso, porque os atletas estão em constante movimento.
Desenvolve a concentração
A execução de rotinas sincronizadas requer foco e concentração, o que ajuda no desenvolvimento dessas capacidades mentais. Além disso, a aprendizagem de todas as rotinas e exercícios requer memorizar muitas informações individualmente e em relação ao resto do grupo, o que promove o desenvolvimento neural.

Também trabalha a sua capacidade de atenção e, ao manter a concentração durante o tempo das apresentações, mantém sempre a mente ativa e centrada.
Desenvolve a criatividade
A natação sincronizada permite que os praticantes expressem a sua criatividade através dos movimentos artísticos e coreografias que realizam, estimulando a mente de forma única. Movimentos, gestos e expressões faciais… Até a música é uma forma de se expressaram! Os nadadores têm a oportunidade de se envolver numa forma única de expressão artística, combinando os elementos aquáticos com música.
Reduz o stress
A prática regular de natação sincronizada, particularmente em ambientes aquáticos tranquilos, pode ajudar a reduzir o stresse e promover uma sensação de relaxamento. De forma geral, o ambiente aquático e as atividades físicas regulares são conhecidos por reduzir os níveis de stresse e promover uma sensação de relaxamento.
Mas, a prática regular de natação sincronizada, num ambiente mais relaxado e harmonioso que aquele em que pratica os restantes desportos aquáticos, pode proporcionar benefícios significativos para o bem-estar emocional.
Promove a cooperação e o trabalho em equipa
Fazer parte de uma equipa de natação sincronizada promove as capacidades sociais, cooperação e trabalho em equipa, uma vez que os nadadores precisam de sincronizar os seus movimentos e interagir de forma harmoniosa.

A sincronização dos movimentos e a criação de apresentações elegantes incentivam a colaboração e a interação positiva entre todos os elementos da equipa.
Além disso, a consistência e a prática necessárias na natação sincronizada ajudam a desenvolver uma mentalidade disciplinada. Ter essa capacidade e esse controlo significa também um aumento na autoconfiança do nadador, bem como uma melhoria da capacidade da memória e o desenvolvimento da resiliência emocional em geral.
A verdade é que os benefícios físicos e mentais da natação sincronizada vão muito além do condicionamento físico, e abrangem aspetos emocionais, sociais e cognitivos. A modalidade oferece uma experiência que pode enriquecer a qualidade de vida e promover um estilo de vida ativo e saudável!
Se gostava de beneficiar de algum dos efeitos que mencionamos acima, marque já a sua primeira aula de natação sincronizada! Existem vários locais onde pode encontrar estas aulas e aprender esta atividade aquática. Pode procurar por uma escola, associação ou clube de natação que possua aulas de iniciação de natação sincronizada para adultos. Ou, se preferir uma abordagem e aprendizagem mais personalizada, também pode optar por aprender a nadar e todas as técnicas artísticas e acrobáticas da modalidade com um professor particular.
Plataformas de ensino personalizado como a da Superprof permitem encontrar todos os professores e nadadores da sua zona. Ao realizar uma simples procura, tem acesso ao perfil de todos os professores inscritos, com informação sobre a sua experiência nas piscinas, que atividades aquáticas domina, que técnicas artísticas tem competência para ensinar e até mesmo quanto cobra por aula. Basta ler todas estas informações, as avaliações deixadas por outros alunos e escolher o instrutor que preferir! Explore as aulas de natação adultos disponíveis para aprimorar a sua técnica. De que está à espera para começar?