Criar um anúncio perfeito nunca é uma tarefa fácil. Para o conseguir fazer, deve não só saber exatamente como descrever os seus serviços e explicações, mas também conhecer o seu público-alvo. Isto implica saber quais são os pontos fortes e fracos, e saber usá-los a seu favor, para conseguir o artigo ideal.
Mas e depois de o conseguir criar? Estruturar o artigo é só a primeira fase, depois tem que garantir que se consegue destacar e diferenciar da concorrência. Existem dezenas de explicadores que fornecem serviços semelhantes e pode ter a certeza que terá concorrentes.
Por isso, deve tentar que o seu anúncio desafie os anúncios dos concorrentes, tenha qualidades e características diferentes e seja uma abordagem nova ao mundo das explicações. Continue a ler para saber como o fazer e conseguir criar um anúncio de sucesso.
Mencione o avanço dos seus alunos no seu anúncio de apoio
A melhor forma de conseguir convencer alguém a comprar um serviço ou um produto é convencê-lo da sua eficácia. Tal como ninguém quer comprar um produto que não funciona, também ninguém vai querer as suas explicações se não ficar convencido da sua credibilidade e que poderão ser uma mais-valia para a aprendizagem.
Mas como é que pode convencer alguém que não o conhece que as suas explicações de apoio ao estudo têm qualidade? É claro que o pode incluir no anúncio, mas o facto de estar escrito não quer dizer que o público vá acreditar. Então, como é que é possível? A resposta é bastante simples, utilize exemplos verdadeiros.

Descreva as melhorias óbvias que os seus alunos alcançaram, os obstáculos que ultrapassaram e todos os objetivos que atingiram sob a sua tutoria e com a ajuda das suas técnicas de apoio escolar. Isto ajuda não só a demonstrar quais são as matérias em que tem experiência, mas também a comprovar a sua capacidade como explicador e a aumentar a confiança nos serviços que proporciona.
Inspire confiança quando conversar com os pais de alunos
Os pais estão sempre à procura de proporcionar as melhores oportunidades para o futuro dos seus filhos. Mas, muitas vezes, sentem-se impotentes com o seu desempenho escolar. Afinal, o que podem fazer quando a criança não corresponde às expectativas e sente dificuldades durante as aulas na escola? Ou se estiver desmotivada, sem vontade de estudar? Há alguma solução para as notas baixas? A resposta para todas estas questões é muito simples, ter explicações. Uma explicação clara dos seus métodos pode reforçar essa confiança nos pais.
O papel dos pais é fundamental na procura de apoio escolar e ajuda para que os seus filhos tenham bons resultados na escola. Por isso, é essencial que consiga demonstrar claramente as suas capacidades e inspirar confiança nos serviços que proporciona quando fala com eles. Sejam pais de alunos correntes ou de possíveis futuros alunos, deixar uma boa impressão só lhe vai trazer bons resultados.
Até porque as crianças mais pequenas não vão procurar por explicações sozinhas, e se a sua área de especialização forem os primeiros níveis do ensino, terá que direcionar os seus anúncios aos pais. E mesmo que não seja o caso, os pais dos seus alunos serão sempre uma boa forma de publicitar os seus serviços, uma vez que, se conseguir bons resultados, vão recomendar as suas explicação aos pais de outros estudantes com dificuldades.
Lembre-se disto não só quando estiver a construir o anúncio, mas também sempre que falar com os pais dos alunos antes ou depois das sessões. Podem ser uma ótima forma de aumentar a sua rede de estudantes.
Coloque uma foto no anúncio
É muito mais fácil comprar uma coisa que conseguimos ver. Analisamos os artigos quando fazemos compras em pessoa ou as fotos existentes no caso das compras online. E é exatamente o mesmo quando publicita os seus serviços. Os anúncios que utilizam fotografias têm muito mais probabilidade de conseguir captar a atenção dos possíveis alunos e permitem transmitir outra confiança nas suas capacidades e competências como explicador.

Vivemos numa época visual e as pessoas estão habituadas a ver imagens. Um anúncio que apenas contém linhas de texto, por muito bem estruturado e escrito que esteja, não vai ser chamativo o suficiente para obter os resultados que precisa. Ter um aspeto visual criativo e interessante é o que diferencia o seu anúncio dos da concorrência. E se for uma fotografia sua em vez de uma foto genérica, terá ainda melhores resultados.
Por isso, considere colocar uma foto no anúncio das suas explicações, para ter mais sucesso. Escolha uma foto que é fotogénica, mas profissional, como a que colocaria num currículo. Ou até mesmo uma fotografia de uma sessão das explicações, que mostre o seu local de trabalho e os recursos que utiliza. Se optar pela última opção, lembre-se apenas de pedir o consentimento dos alunos que aparecem nessas fotografias.
Seja um professor particular online.
Deixe as informações importantes em maiúscula
A grande dificuldade de destacar o seu anúncio prende-se maioritariamente em conseguir manter a atenção do leitor até ao final. Pode até ter um aspeto diferente ou uma imagem que chame a atenção, mas isso não é o suficiente para garantir que a mensagem que quer passar foi compreendida. Não basta só ler, as informações que estão contidas no anúncio têm que ficar consolidadas.
Existem várias formas de o fazer, algumas com mais eficácia que outras. Para tentar captar a atenção do leitor, alguns profissionais recorrem a formatações diferentes como itálico, negrito, sublinhado, maiúscula ou até mesmo cores diferentes. Estas formatações marcam a diferença dos blocos de texto comuns que costuma encontrar nos anúncios e podem ser indicadas para destacar as partes mais importantes da sua mensagem ou até as informações de contacto que devem saber.

No entanto, deve ter em conta que este truque só é eficaz se não utilizado de forma excessiva. Caso contrário, em vez de colocar em destaque o conteúdo que quer enfatizar, acaba por distrair o cérebro do leitor e criar mais confusão.
Insira palavras-chave importantes
Outra forma de destacar a mensagem do seu anúncio inclui utilizar as palavras-chaves adequadas. É essencial que utilize os termos indicados para os serviços que está a publicitar e as matérias em que oferece apoio escolar. Não faz sentido falar de línguas a quem quer saber contas, por exemplo. Mas mais do que não utilizar as palavras erradas, deve utilizar as palavras certas.
Os alunos que leem o seu anúncio estão à procura de coisas específicas e utilizar as palavras-chave correta ajuda não só a destacar essas questões, mas também a convencê-los que é a pessoa certa para o que procuram. São particularmente importantes no caso dos anúncios que publica nas redes sociais, plataformas ou fóruns, uma vez que as palavras-chave ajudam a que os estudantes possam encontrar o anúncio com maior facilidade. Utilizar as palavras corretas pode ser aquilo que determina que os alunos vêm o seu anúncio e não o da concorrência.
Se não souber que palavras-chave escolher e inserir, pode recorrer a ferramentas gratuitas como o Ubersuggest, o Google Trends ou o Google Keyword Planner. Estas ferramentas permitem criar uma lista de palavras relacionadas com o tema do seu anúncio de explicações. Leia com cuidado e selecione aquelas que pretende utilizar no anúncio, tendo em conta a sua relevância. Sabemos que a tentação de as utilizar a todas pode ser grande, mas selecione no máximo 3. Tentar utilizar demasiadas pode ser contraproducente e tornar o texto do anúncio confuso.
Lembre-se também de usar as palavras-chave de forma esporádica e ao longo do texto, para que não se repita incessantemente. Pode utilizar por exemplo no título, e mais algumas vezes no corpo do anúncio. Sem exageros!
Saiba quais são outras coisas que não deve fazer no anúncio.
Deixe depoimentos de ex-alunos
O feedback é a melhor forma de avaliação. É extremamente comum ler os comentários e avaliação de antigos clientes antes de comprar um serviço ou produto, para perceber se este tem ou não qualidade. Acontece os mesmo com as explicações. Que melhor forma de comprovar que é um explicador competente e com capacidade de ajudar os alunos com as suas dúvidas do que dito por esses mesmos alunos?

É perfeitamente possível que um estudante possa duvidar de quando valoriza as suas competências no anúncio, com receio de estar a embelezar as suas capacidades como explicador. Mas estará muito mais pronto a acreditar, se puder ler testemunhos e depoimentos de antigos alunos que já fizeram sessões de apoio escolar consigo, ou até mesmo que ainda fazem, e que comprovam aquilo que consegue fazer.
Da mesma forma, encoraje os seus estudantes a deixar comentários nas redes sociais ou plataformas em que está inscrito, para que os interessados possam ver com os próprios olhos o que dizem de si e das suas explicações. Terão muito mais confiança que é a pessoa que procuram para ter apoio escolar.









