“Um jogo atrasado tem hipóteses de ser avaliado como bom, mas um jogo feito com pressa é eternamente mau." - Shigeru Miyamoto

Desenvolver e programar um videojogo é um processo que possui inúmeros passos essenciais. Que tipo de jogo quer criar? Qual é a sua história? Quais são as personagens? Onde é que se baseia? Todas estas questões são essenciais para a criação do jogo que idealizou.

Se não sabe por onde começar, este artigo tem toda a informação de que necessita! Continue a ler para conhecer todos os passos essenciais da criação de um videojogo, desde a conceptualização à programação dos dados em si, até ao produto final.

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Escolher o estilo de videojogo

Como certamente já sabe, existem vários tipos de videojogos no mercado. O primeiro passo para criar o seu, é definir o estilo que vai ter. Esta deve ser a primeira coisa que faz, mesmo antes de começar a programar. Deve conceptualizar o projeto e decidir o tipo de jogo que quer criar.

Nesta fase do processo deve assentar as bases do seu videojogo, todas as ideias e os conceitos principais. Qual é o objetivo do jogo? Quem são as personagens e qual é a sua história? Onde é que passa? Deve ser capaz de responder a todas estas questões. Será um processo relativamente fácil se já idealiza o jogo há bastante tempo, mas, se não for o caso, terá que dedicar algum tempo a pensar nestes aspetos antes de passar para o desenvolvimento do jogo em si.

Depois de descobrir tudo isto, terá que perceber em que estilo se encaixa melhor o seu videojogo, dentro do vários existentes no mercado:

  • Ação: os jogos deste género impõem desafios ao jogador, seja com velocidade, adrenalina, reflexo ou raciocínio. Alguns exemplos mais conhecidos deste género são God of War, Red Dead Redemption ou Call of Duty;
  • Desporto: este estilo é sem dúvida um dos mais populares. Os videojogos de desportos baseiam-se nas regras verdadeiras de um desporto, como futebol, basquetebol, etc. O mais conhecido é, sem dúvida, o FIFA;
  • Simulação: este género de jogo consiste numa simulação virtual do mundo real, onde as personagens podem representar ações, como no caso do The Sims;
  • Corrida: os videojogos deste estilo são indicados para quem gosta de altas velocidades e são dos preferidos do público em geral. O Need for Speed é o exemplo mais conhecido;
  • Aventura: o tipo de jogo ideal para os jogadores que gostam de imergir num mundo novo, porque possuem normalmente cenários e histórias inovadores. Se quer programar um videojogo deste género, pode retirar inspiração no The Legend of Zelda, por exemplo;
  • RPG: os roleplayer games baseiam-se numa narrativa específica, em que o jogador escolhe ser um personagem e experiencia uma aventura dentro do jogo, como no World of Warcraft;
  • Luta: estes videojogos representam competições reais ou fictícias, onde os jogadores tentam vencer os adversários em combate. Os nomes mais populares incluem WWE, Super Smash Bros e Tekken;
  • Estratégia: se quer desenvolver um jogo onde os jogadores têm que exercer o seu raciocínio lógico, deve optar por um videojogo de estratégia como o Age of Empires ou League of Legends.

Definir e estruturar o cenário

O passo seguinte é definir e estruturar o cenário do jogo. Aqui deve decidir onde se passam os acontecimentos do videojogo e quais são os eventos que o despoletaram, tal como se estivesse a descrever o cenário de uma série ou peça de teatro. Isto é algo que deve ser feito com antecedência, porque o tipo de gráficos e sistemas que vai utilizar dependem do cenário que quiser criar.

Se tiver dificuldades em descrever visualmente o cenário que imaginou, pense em como escreveria o texto de resumo para colocar no verso da capa do seu jogo. Estruture as ideias principais do seu videojogo e crie um texto onde explica aos futuros jogadores do que se trata. Não precisa de ser muito longo, basta incluir todos os pontos principais e a estrutura, para que possa seguir a história. Isto vai ajudar a começar o desenvolvimento do projeto.

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Não sabe o que fazer? Peça ajuda a um profissional de programação e receba a formação e informação necessárias para poder utilizar Java, Python ou C++ no seu jogo. | Fonte: Unsplash

Se precisar de uma representação visual (e conseguir desenhar mais ou menos!), faça um esboço rudimentar do cenário que pretende ter no jogo. Assim terá uma referência quando começar a trabalhar com os sistemas e os gráficos.

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Escrever o guião do jogo

Depois de imaginar o cenário, está na hora de escrever o roteiro do seu videojogo. O cenário descreve o mundo onde se insere o jogo, com apenas uma descrição breve da sua origem, mas o roteiro deve incluir todos os detalhes da história e do enredo. É quase como um documento técnico onde o programador ou developer descreve todos e quaisquer detalhes.

Nesta fase deve explicitar todo o enredo ao pormenor, bem como as personagens (e as suas descrições), as suas possíveis histórias, os diálogos, etc. Basicamente tudo o que se vai passar no seu jogo (incluindo histórias ou finais alternativos!). Os melhores videojogos possuem boas narrativas que estão bem desenvolvidas, de forma a atrair e cativar o jogador. Como tal, é essencial que crie um bom conceito e roteiro para o seu jogo.

Como é uma etapa que engloba dezenas de detalhes, é uma das mais demoradas do processo. Demore todo o tempo que for necessário até ter tudo explicado e detalhado, incluindo decisões que o jogador possa tomar à medida que vai progredindo. O importante não é que avance esta fase rapidamente, mas sim que mapeie cada possibilidade e detalhe (como ganhar ou perder pontos, como passar de nível, como perder uma vida, como desvendar um enigma, etc.)

No mundo do desenvolvimento de jogos, esta parte é nomeada "game design", e é aqui que se define o universo gráfico do jogo. É extremamente importante, porque funciona como a identidade do videojogo. E, depois de concluído, vai funcionar como um guia durante a criação do jogo, para que não perca o fio á meada das suas ideias.

Definir o mecanismo de jogo e a linguagem de programação

Depois de terminar as fases conceptuais, chegamos ao momento de programar. Para isso, tem que começar por escolher o mecanismo de jogo que vai utilizar! O mecanismo, ou game engine, é o programa que facilita a criação de um videojogo, ao combinar vários recursos no mesmo sistema. Os mecanismos de jogo permitem trabalhar a estrutura e o design do videojogo, os gráficos, os objetos e até mesmo o som, seja em formato 2D ou 3D.

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Vai utilizar Java, Python ou C++? Tente opção por uma linguagem de programação em que já teve formação, para não ter que aprender tudo do zero e conciliar a aprendizagem com toda a informação do desenvolvimento. | Fonte: Unsplash

Vai poder optar por mecanismos de jogo como:

  • Unity;
  • Unreal;
  • GameMaker;
  • Godot;
  • CryEngine.

Ao escolher o mecanismo do jogo estará também a escolher a linguagem de programação que vai utilizar. Cada mecanismo utiliza uma linguagem de programação específica, e se optar por esse, será a linguagem que terá que utilizar para o seu jogo. Vai encontrar opções com C e C++ (as linguagens mais utilizadas), Python e Java.

Deve perder algum tempo a familiarizar-se com o mecanismo e, consequentemente, com a linguagem de programação associada. As linguagens mais acessíveis para começar a programar são Python e Java. Mas para jogos mais complexos, poderá ter que optar por mecanismos que utilizem C ou C++. Se precisar de ajuda, pode contratar outro programador ou developer para lhe dar algumas luzes com as áreas da programação que não domina tão bem. Terá é que o recompensar pela formação!

Criar o primeiro protótipo do videojogo

Depois de concluir todos os passos anteriores, chegou finalmente a altura de criar um protótipo. Esta é a etapa mais interessante, porque representa o momento em que passa para o processo físico e começa a programar. É durante a criação do protótipo que pode verificar o seu progresso e analisar como irá ficar o produto final (e se está como esperado). Deve aproveitar a oportunidade para fazer todas as mudanças necessárias antes de chegar à versão final.

Analise com cuidado se existem erros ou bugs, e até mesmo se existem erros de continuidade ou coisas que não fazem sentido na história. Aponte todos os detalhes e observações sobre o protótipo, para que a versão final seja fluida e coerente.

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Nunca devemos parar de aprender, por isso invista na sua formação de programação para ter o melhor jogo possível. Cursos de informática, aulas online, cursos web, o tipo de ensino que for necessário para ser o melhor programador! | Fonte: Unsplash

Nesta fase, deixe o projeto durante uns dias, antes de voltar a alterar alguma coisa. É mais difícil identificar erros a quente. Se deixar passar algum tempo, terá um olhar novo e fresco do jogo. Também pode pedir opinião a outros profissionais ou a amigos e familiares, para que também possam eles apontar possíveis erros. Acima de tudo, é essencial que não apresse o processo e que demore o tempo necessário com o processo de criação para que o seu videojogo seja o mais bem-sucedido possível.

Finalizar o jogo

E chegamos ao final! Se o protótipo que desenvolveu estiver como imaginava e sem erros, pode finalizar o seu videojogo. No entanto, não se preocupe se depois se aperceber que deixou passar um bug, porque isso é perfeitamente normal! A maioria dos jogos tem várias atualizações depois do lançamento, porque os programadores continuam a trabalhar em melhorias mesmo depois de o videojogo ser lançado.

Por isso, não adie eternamente o lançamento. Termine o seu jogo e disponibilize-o para o público, online ou em formato físico. Depois, se forem necessárias alterações basta informar os jogadores. Não se esqueça é de publicitar o videojogo que desenvolveu, utilizando as várias ferramentas de marketing digital para alcançar o maior público possível.

Lembramos que não deve ter vergonha no caso de precisar de ajuda! Se precisar de um par de mãos extra, contrate outro programador ou developer profissional. Se sentir que não sabe o suficiente, faça formação extra para complementar a sua aprendizagem de programação. A Superprof tem dezenas de profissionais de programação com quem pode aprender Java, Python ou a área informática que necessitar para ser um programador capaz de desenvolver o seu próprio jogo!

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.