A moda passa, o estilo permanece.
Coco Chanel
Na esfera da moda, tão fascinante e exclusiva como é, poucos nomes evocam um sentido de prestígio e excelência como a haute couture. A alta-costura transcende a mera criação de peças de roupa, para se tornar uma expressão de arte, luxo e maestria artesanal.
Por trás das coleções deslumbrantes apresentadas nas passarelas, há todo um mundo de tradição, criatividade e dedicação, onde cada ponto, dobra e detalhe é cuidadosamente elaborado para criar obras-primas de moda à medida. Mas será que tem realmente noção de todo o trabalho que está por detrás das marcas alta costura? Ou aquilo que engloba a sua classificação como tal?
Se gostava de saber mais sobre este mundo das tendências e criações estilosas, neste artigo vamos mergulhar nas origens, critérios e impacto da alta-costura, revelando os segredos por trás das criações que definem o ápice do estilo e da elegância. Vamos tentar fazer uma verdadeira jornada nos bastidores da alta-costura, onde a beleza ganha forma e o luxo é elevado ao nível de arte. Se quer mergulhar no mundo da costura lembre-se que existem aulas de costura online com os professores da Superprof.
O que é considerado alta-costura?
Alta-costura vem do termo francês "haute couture". Refere-se à criação de roupas exclusivas e feitas à mão, por medida para clientes específicos e com os mais altos padrões de qualidade e habilidade artesanal. As casas de alta-costura mais famosas estão localizadas em Paris e incluem marcas icónicas como Chanel, Dior, Givenchy e Valentino, entre outras.

Para ser considerada alta-costura, uma casa de moda deve cumprir critérios rigorosos estabelecidos pela Chambre Syndicale de la Haute Couture, uma organização reguladora em Paris que estabelece os critérios que determinam se uma marca ou casa de moda pode ser oficialmente reconhecida como membro da alta-costura.
Estes critérios criam padrões, que garantem que a alta-costura mantenha a sua reputação de excelência e exclusividade, tornando-a uma das formas mais sofisticadas e luxuosas de moda.
Alguns deles são:
- As peças devem ser feitas por medida para clientes individuais, com várias provas e ajustes ao longo do processo. Ou seja, cada peça é feita especificamente de acordo com as preferências e medidas do cliente. Não pode existir produção em massa;
- As roupas devem ser feitas à mão por artesãos altamente qualificados, utilizando técnicas tradicionais de costura e acabamento e proporcionando atenção meticulosa aos detalhes;
- As peças devem ser produzidas num atelier dentro de Paris. A localização na capital francesa é considerada uma parte integrante da tradição e do prestígio da alta-costura;
- A casa de moda deve apresentar uma coleção de pelo menos 50 novos designs em cada temporada, 25 looks para o dia e 25 para a noite, de forma a demonstrar o seu compromisso contínuo com a inovação e a criatividade;
- A casa de moda deve cumprir todos os prazos rigorosos para apresentar as suas coleções durante as semanas da moda, de forma a garantir que a alta-costura permanece relevante no calendário da moda global.
Conheça outros segredos da alta-costura!
Que marcas são de alta-costura?
Temos 100% de certeza que os nomes da maioria das marcas de alta-costura lhe são familiares. As casas de renome são algumas das mais famosas e icónicas da indústria da moda, com nomes como:
- Chanel;
- Christian Dior;
- Givenchy;
- Valentino;
- Jean Paul Gaultier;
- Yves Saint Laurent;
- Giambattista Valli;
- Armani Privé;
- Louis Vuitton;
- Schiaparelli;
- Elie Saab;
- Ralph & Russo;
- Fendi Haute Couture;
- Atelier Versace.
Todos estes nomes são reconhecidos na indústria pelo seu talento artesanal excepcional, técnicas irreverentes e design de moda inovador. Estas marcas têm uma posição única e distinta no ramo devido à sua história, tradição, excelência artesanal e exclusividade.
Que tal ver opções de cursos de costura para aprender ainda mais sobre alta costura?
A grande maioria tem uma história rica e uma tradição que remonta a décadas, algumas até mesmo a séculos. Ao terem sido fundadas por designers visionários e estilistas lendários que queriam deixar um legado duradouro na moda, são frequentemente pioneiras em termos de design e inovação e têm liberdade criativa para experimentar novos materiais, formas e técnicas, o que resulta em coleções deslumbrantes e muitas vezes irreverentes. Isto também contribui para a sua natureza exclusiva e personalizada, o que garante uma experiência de luxo única.
Uma única peça de alta-costura pode exigir centenas de horas de trabalho manual de vários artesãos altamente qualificados. Desde o corte do tecido até o bordado final, cada etapa do processo é realizada com uma atenção meticulosa aos detalhes.
E como representam o pináculo da moda de luxo, são frequentemente associadas a estatuto, prestígio e glamour. Para muitos, vestir uma peça de-alta costura é um sinal de distinção e bom gosto, razão pela qual costuma ser a escolha para ocasiões especiais e eventos de tapete vermelho. É também por este motivo que muitas casas de haute couture têm uma forte presença entre celebridades, figuras de destaque e até membros da realeza, que usam as suas criações em eventos importantes e nas redes sociais. Esta presenta ajuda a elevar ainda mais o perfil da marca e a solidificar a sua posição de destaque na indústria da moda.
Porque existe o termo alta-costura?
Como mencionamos anteriormente, o termo haute couture surgiu na França no final do século XIX, para descrever a prática de criar roupas sob medida para clientes específicos. A expressão significa literalmente alta-costura em francês.

Durante este período, a alta sociedade francesa procurava roupas exclusivas e luxuosas que fossem feitas à medida para os seus corpos e desejos individuais. As lojas de moda em Paris começaram então a oferecer esses serviços personalizados, que envolviam uma combinação de habilidades artesanais, tecidos luxuosos e designs exclusivos.
O termo alta-costura popularizou-se como forma de distinguir essas criações exclusivas e de alta qualidade, das roupas tipo "pronto a vestir" que se estavam a tornar cada vez mais comuns na altura.
Com o tempo, a alta-costura evoluiu para se tornar um símbolo de excelência na indústria da moda, com critérios rigorosos e padrões estabelecidos que garantem a sua autenticidade e qualidade.
Qual é a influência da alta-costura na moda quotidiana?
A alta-costura tem uma influência significativa na moda que consumimos e utilizamos no dia a dia, mesmo que a maioria de nós não utilize diretamente peças de alta-costura na vida quotidiana.
A verdade é que muitas das tendências e ideias de design que surgem na alta-costura eventualmente filtram-se para a moda pronta para vestir e até mesmo para a produção em massa, inspirando coleções de lojas mais acessíveis. Esta influência pode ser em elementos tão básicos como cores e estilos, ou uma verdadeira tentativa de imitação de silhuetas e detalhes de design apresentados nas passarelas da alta-costura.
Além disso, as técnicas de costura meticulosas da alta-costura, como bordados elaborados, acabamentos finos e construção cuidadosa, também influenciam os padrões de qualidade de toda o ramo. As marcas mais acessíveis podem não usar exatamente as mesmas técnicas (até porque algumas são patenteadas), mas tentam replicar a sensação de qualidade e luxo associada à alta-costura. Até mesmo os detalhes mais pequenos, como os que encontra em joias e acessórios, inspiram materiais e acabamentos utilizados em produtos mais acessíveis.
E quem nunca viu uma celebridade ou figura pública a utilizar uma peça de roupa num evento ou nas suas publicações nas redes sociais e procurou onde podia comprar igual? A atenção do público leva à popularização de estilos específicos e influencia o que as pessoas procuram e querem comprar na moda do dia a dia.
As casas de haute couture têm uma lista de clientes exclusiva composta por celebridades, membros da realeza, socialites e outros indivíduos de alto poder aquisitivo. Muitos deles têm relações de longa data com as marcas e encomendam peças à medida para eventos importantes e ocasiões especiais.
No fundo, a alta-costura funciona como um ponto de referência aspiracional para todos os que têm interesse na moda. Ainda que a maioria das pessoas não possa comprar roupas de alta-costura, a imagem e o prestígio associados às suas marcas influenciam a perceção sobre moda e estilo em geral, afetando a forma como os consome e compra, mesmo em níveis mais acessíveis.
Por isso, embora a alta-costura possa parecer distante da moda quotidiana, a sua influência é sentida em toda a indústria da moda! Ou seja, tal como disse Miranda Presley acima, todas as escolhas de guarda-roupa que fazemos no nosso dia a dia foram influenciadas por uma coleção ou uma marca do mundo fashion. Por muito que considere que não têm qualquer interesse neste ramo e que as suas escolhas de vestuário diárias não são influenciadas por nada nem ninguém, isso não é bem verdade. Cada peça de roupa vendida, seja numa loja de renome internacional ou numa loja mais acessível, foi influenciada por tendências de uma Semana da Moda.
Por isso, da próxima vez que assistir aos desfiles da Fashion Week e pensar que nenhuma coleção apresentada poderia ser utilizada fora da passarela, pense melhor. Muitos desses detalhes vão chegar às peças que vê à venda todos os dias!









