Sabemos que o estudo de línguas em Portugal já está bastante avançado e existem muitos alunos que concorrem a cursos superiores especializados em idiomas em prol de um futuro profissional mais promissor.
É claro que existe um maior interesse pelo estudo do inglês já que esta é considerada, já há muito tempo como a língua universal.
Porém, como sabemos, "o conhecimento não ocupa lugar" e se é interessado por idiomas estrangeiros e gostava de aprender italiano, vamos dar-lhe neste artigo algumas dicas de lugares onde o pode fazer e ainda algumas vantagens que poderá ter no mundo profissional, se souber falar o idioma de Leonardo Davinci!
Saba como pode frequentar um curso de italiano?
Razões para frequentar aulas de italiano na faculdade
Em primeiro lugar, deve saber que, quem estuda uma disciplina diferente da sua língua materna vai aprender, para além de todos os conteúdos gramaticais, alguns aspetos importantes da cultura da região do globo em que o dialeto estudado é o oficial.
Por outro lado, deve ter em conta que se já fala português, francês ou espanhol, a sua formação em italiano vai ser, provavelmente, mais rápida e eficaz porque o italiano tem as suas raízes no mundo latino.

Isto significa que, todos os idiomas latinos têm a mesma origem, ou seja, o latim contemplam várias palavras ou expressões parecidas em outras e esta familiarização com algum tipo de palavras pode deixá-lo mais à vontade com os conteúdos que vão ser lecionados.
Este tipo de parecenças fonéticas podem acontecer na aprendizagem do italiano, do francês, do espanhol e outros dialetos latinos. Porém, saiba que o inglês, o alemão entre outros dialetos, têm origem germânica e por isso, contam com menos palavras em comum com as línguas latinas.
Assim, e tendo este tipo de noções, podemos adiantar que existem boas razões para aprender italiano, entre as quais:
- poder viajar para Itália e conseguir comunicar as suas necessidades e dúvidas com pessoas de nacionalidade italiana;
- poder concorrer a cargos em empresas estrangeiras, onde é necessário saber expressar-se em italiano;
- pode concorrer a cargos governamentais e portugueses onde os conhecimentos em dialetos estrangeiros são fundamentais.
Para além disto, sabemos que existem também muitos aprendizes de italiano que procuram saber mais sobre esta disciplina apenas por satisfação pessoal e para enriquecimento próprio. Este tipo de aprendizes podem já estar reformados ou serem pessoas mais jovens que encontraram na formação deste tipo de matérias, um passatempo enriquecedor e muito valioso!
Sabe como pode aprender italiano sozinho?
Onde tirar um curso de italiano em Portugal?
Como já referimos antes, a formação em dialetos estrangeiros em Portugal é bastante sólida e procurada anualmente por novos estudantes das faculdades em Portugal.
Assim, deixamos aqui uma lista de algumas instituições portuguesas onde é possível aprender a expressar-se e a escrever em italiano:
- Universidade Nova de Lisboa: nesta instituição existem cursos de vários níveis de ensinamentos e com diferentes propósitos de formação. Para além dos conteúdos relacionados com o vocabulário e a gramática, são também abordados alguns aspetos relacionados com a cultura de Itália e o dia-a-dia dos seus habitantes;
- Faculdade de Letras da Universidade do Porto: na Faculdade de Letras do Porto existem cursos anuais e intensivos de italiano. Aqui, todos os docentes são nativos do idioma que lecionam e os materiais a utilizar na sala de aula podem ser de naturezas variadas, desde cadernos com exercícios, visualização de filmes ou apresentações digitais. Antes de se inscreverem num determinado nível de formação, os alunos são aconselhados a fazer um teste diagnóstico para saberem qual o grau de ensino mais adequado para os seus conhecimentos na disciplina em questão;
- Universidade do Algarve: esta insituição dispõe de diferentes cursos livres de italiano. A novidade deste tipo de cursos é que vai integrar uma parte muito específica para futuros profissionais do turismo. Este tipo de curso vai oferecer conhecimentos básicos da língua italiana, com particular atenção o setor turístico, nomeadamente hotelaria, restauração, cultura, e setores imobiliário, dos transportes e das informações turísticas.

Agora que já sabe onde pode estudar o dialeto de Leonardo Davinci, falta analisar com mais atenção o plano de formação disponibilizado por cada uma das instituições enumeradas e escolher aquela ou aquele curso que mais se enquadra nas suas necessidades e ambições enquanto estudante desta disciplina.
Sabia que é possível um aprendizado de italiano on-line?
Vale mesmo a pena fazer cursos de italiano?
Somos da opinião que a formação neste tipo de matéria é sempre uma mais-valia para o seu currículo profissional ou para o seu conhecimento pessoal. Porém, se não ficou muito convencido com estes dois argumentos, vamos explorá-los e clarificá-los um pouco melhor.
Saber italiano enriquece o currículo profissional
É de conhecimento geral que o mercado de trabalho em Portugal está cada vez mais seletivo devido ao facto de existirem já muitos jovens com licenciaturas, mestrados ou outro tipo de cursos superiores.
Assim, sabemos que, se estudar italiano pode destacar-se entre eles uma vez que, esta é uma disciplina que muito pouca gente ou quase ninguém domina em Portugal, como é o caso do inglês, por exemplo.
Para além disto, ao saber expressar-se em italiano poderá trabalhar em empresas estrangeiras, relacionadas com moda, turismo, agronegócios (vinhos e iguarias italianas), decoração e automóvel, entre outras áreas em que a indústria italiana é conhecida e muito bem sucedida.

Para além disto, poderá ainda concorrer a cargos governamentais onde representará Portugal de forma oficial, em eventos realizados em Itália.
Sabia que pode começar a aprender italiano agora?
Ter aulas de italiano porque é similar ao português
As raízes comuns da língua portuguesa e da italiana explicam muitas das semelhanças óbvias que podem ser observadas em forma oral e escrita de algumas palavras destes dois idiomas. Esta é uma das razões que pode levar alguns aprendizes portugueses às aulas desta disciplina pois estes já sabem que terão mais facilidade em aprender um dialeto com este tipo de características.
Aprender italiano pela beleza da língua
Além das semelhanças lexicais e fonéticas que podem convencê-lo a aprender italiano na faculdade, sabemos que a beleza fonética intrínseca a este dialeto pode ser um bom motivo para ficar motivado com este tipo de formação.
A pronúncia italiana é considerada uma das mais belas do mundo e o facto de saber expressar-se em italiano vai deixar certamente todos os seus amigos e familiares encantados e curiosos com o seu conhecimento.
Sabia que existem cursos de italiano para iniciantes?
Aula de italiano para conhecer a cultura de um novo país
Como já foi referido, ao frequentar um curso de italiano na faculdade, irá também abordar temas relacionados com a cultura de Itália, e acredite, há muito para falar sobre isto!
A cultura italiana está intrinsecamente ligada:
- às artes plásticas: já que são inúmeros os nomes dos artistas italianos que marcaram a sua presença nos livros de história da arte, tais como Leonardo Davinci, Sandro Botticelli, Miguel Ângelo, entre outros;
- à arquitetura: já que as cidades italianas estão repletas de obras arquitetónicas do Renascimento e por isso, as regiões italianas são consideradas por muitos visitantes como um "museu a céu aberto";
- à moda: pois foi em Itália que nasceram os grandes movimentos da história da moda e ainda hoje, Itália é considerado uma das regiões do globo mais importantes e relevantes nesta matéria;
- à culinária e gastronomia: toda a gente sabe que as pizzas, as massas e os gelados são iguarias e pratos tradicionais italianos, sendo que, com a globalização, este tipo de pratos tradicionais se tenha difundido por todo o mundo.

Dito isto, somos da opinião que vale a pena frequentar um curso de italiano numa faculdade, mesmo que seu futuro profissional se direcione para outros caminhos como a administração de empresas, a comunicação, o comércio internacional, a história da arte, o design e a engenharia, pois saber expressar-se em italiano pode ser sempre vantajoso para se destacar mesmo na empresa onde já trabalha há muito tempo.
Sabia que existem cursos de italiano para quem adora este idioma?
Porém, e se preferia ter aulas de italiano online ou com um professor particular, aconselhamos que se inscreva agora na Superprof!
A Superprof é uma plataforma online onde já muitos professores e alunos estão registados e partilham todos os dias, diferentes tipos de conhecimentos.
Assuntos como o tipo de formação, os métodos e materiais pedagógicos a usar, o horário e a duração da lição e qual o valor a pagar por ela são temas unicamente discutidos entre professor e aluno, já que a comunicação entre os dois é feita de forma direta e autónoma.
Ficou entusiasmado? Inscreva-se agora no site da Superprof e comece já a descobrir quais os melhores pratos tradicionais italianos!
Resumir com IA









