Os alunos que se interessam pela cultura japonesa, devem ter presentes que a caligrafia japonesa acabou por ser desenvolvida por monges budistas chineses no século IV.
Se gosta de línguas, sabe que o caminho de aprendizagem é longo. O inglês parece-lhe difícil? Ou então o Espanhol? Imagine começar a saber a língua japonesa, um idioma que fica quase na outra parte do planeta.
Nem tudo o que parece é… Poderá até surpreender-se com a aprendizagem e adquirir muito rapidamente todos os conhecimentos que precisa. Muito provavelmente, irá instruir-se muito depressa e até surpreender-se com a facilidade. E se descobrir que ainda é mais fácil do que o inglês, por exemplo?
Depois, lembre-se que está a investir na aprendizagem de uma língua que irá abrir imensas portas e janelas da cultura japonesa.
Se realmente é um apaixonado pelo oriente e por tudo o que envolve o Japão, por que não começar a aprender?
Hoje em dia, na sociedade ocidental todos os alunos acabam por estabelecer uma relação familiar com o Japão. O acesso ao que se passa quase do outro lado do planeta é muito mais simples. Seja através da internet, de séries, da literatura (manga) e de muitos outros produtos culturais. Mesmo a nível da gastronomia, o sushi exerce uma grande atração sobre todos nós e incentivou à descoberta do Japão. Tenha presente as aulas de japonês: descubra porque deve aprender logo a língua japonesa.

Gostaria de descobrir nomes japoneses, alfabeto japonês, frases em japonês, cultura asiatica, olá em japonês ou parabens em japonês? Sabia que poderá começar a tirar um curso de japonês na Superprof?
Independentemente dos motivos que o podem conduzir à aprendizagem desta área das letras, tenha sempre presente que poderá começar já a traçar um plano de estudos e investir na sua formação e ensino. Logo que começar a estudar, irá deparar-se com um universo novo que vai querer conhecer.
Descubra nas aulas de japonês, tudo sobre a potência cultural única
Sabia que a História do Japão remonta a 100 mil anos atrás? Importante que descubra também as aulas de japonês e saiba tudo sobre a língua para ter alunos.
Entre 1603 a 1867, o Japão esteve isolado dos restantes países, sob as ditaduras feudais do xogunato. Mas entre de 1868 a 1912, durante a era Meiji, o país sofreu um renascimento e expandiu todo o seu universo.
Sempre que estiver a aprender japonês, acabará por absorver tudo o que necessita para ampliar o seu conhecimento. Não se trata apenas de falar e dominar a escrita, mas de ampliar muito mais o seu mundo das letras. Os seus estudos vão acabar por gerar vários frutos em diversas áreas. Estará a adquirir conhecimento sobre a vida acima de tudo e sobre pessoas.
Sempre que estiver a estudar kanji, estará a descobrir melhor a caligrafia japonesa! Tal como quase sem se aperceber, ao jogar Nintendo quando era mais jovem, também estava a mergulhar no universo japonês.
Tem uma relação familiar com a comida japonesa? Sonha com comer um sushi ou um ramen? Descubra melhor as aulas de japonês e a importância da língua nos negócios.

No estudo da comunicação desta língua, também irá verificar que todos os viajantes que já passaram por este país se sentiram atraídas por diversos elementos:
- Beleza esplendorosa das paisagens;
- O respeito pela tranquilidade e estado zen deste povo;
- Toda a espiritualidade japonesa, como o xintoísmo e o budismo;
- Etc
Mesmo que nunca tenha ido ao Oriente, o acesso à cultura já o deve ter colocado em contacto com todos estes cenários. Outros pormenores que poderá assimilar com os seus professores é que a economia japonesa vive muito das exportações para a Ásia, América e Europa. Tudo isto a par da cultura.
Se tiver a oportunidade de descobrir o idioma com um nativo, poderá dominar um conjunto de outras informações essenciais, depois de saber melhor sobre as aulas de japonês e como a língua ajudará a conhecer o país:
- Descobrir como melhorar tudo o que escreve e saber como falar em japonês;
- Melhore todos os conhecimentos sobre o alfabeto japonês, hiragana katakana, kanji;
- Estudar e saber mais sobre a televisão japonesa;
- Dominar a gramática do Japão;
- Descubra como dizer frases em japonês, obrigado em japonês ou nome em japonês;
- Retenha na sua memória palavras japonesas;
- Etc.
Tudo isto são conhecimentos e métodos mais práticos, mas também poderá assimilar muitas mais coisas relativas a este universo:
- literatura japonesa e as mangas
- cinema japonês
- videojogos japoneses
- desportos e artes marciais japonesas
- religião e espiritualidade japonesas
Enfim, como acabou de confirmar, as possibilidades à sua espera são imensas. Tudo dependerá da metodologia seguida por cada professor e também dos objetivos que estabelecer para a sua formação e ensino. Questione-se também sobre as aulas de japonês: porque deve aprender o idioma?
Curso japonês: perceba melhor a manga e o cinema japonês
Se existe um produto que sempre teve uma excelente receptividade entre os alunos portuguesas é a manga. Trata-se de quase uma banda desenhada japonesa, que está a preto e branco, e se lê da direita para a esquerda. É o sentido de leitura do japonês.
Este tipo de literatura nasceu em 1902, pela mão do caricaturista Rakuten Kitazawa (1876-1955).

Se tem nos seus objetivos saber mais sobre este idioma, seja numa universidade ou numa pós graduação, poderá também seguir esta metodologia de ir lendo manga. No Japão, cada pessoa costuma ler 6 livros de manga por mês.
Manga e a grande identidade japonesa
Foi num jornal satírico japonês que surgiu a manga. Os seus objetivos passavam sempre por criticar o respetivo poder. Saiba mais sobre o curso de japonês e as ligações entre portugueses e japoneses.
Como o autor era muitas vezes censurado, começou a desenhar para os mais pequenos, alcançando assim o respetivo sucesso. Para ter uma ideia do sucesso deste tipo de literatura, saiba que no Japão acabaram por ser publicadas 669 milhões de revistas de manga, em 2008.
Por semana, estima-se que se vendam mais de 120 milhões destes exemplares neste país.
No caso de desejar inserir a manga na sua formação e ensino, conheça o top 10 de mangas e dos seus respetivos autores:
- Nausicaä do Vale do Vento - Hayao Miyazaki
- Akira - Katsuhiro Otomo
- Dragon Ball - Akira Toriyama
- Evangelion - Yoshiyuki Sadamoto
- Naruto - Masashi Kishimoto
- One Piece - Eichiro Oda
- Golgo 13 - Takao Saito
- Slam Dunk - Takeiko Inoue
- Fist of The North Star - Testsuo Hara e Buronson
- Ranma ½ - Rumiko Takahashi
Com o seu professor da Superprof, conseguirá instruir-se no original muito rapidamente. Só precisa de começar a ter aulas de japonês.
O cinema japonês que pode descobrir melhor nos cursos de japones
À medida que evoluir nos seus estudos deste universo cultural, muito rapidamente conseguirá ver filmes em japonês sem precisar de legendas.
Mas em primeiro lugar, convém ter presente que está perante a terceira indústria cinematográfica do mundo. O cinema japonês nasceu ao mesmo tempo do americano, entre 1896 e 1897.
Para conseguir perceber cada expressão e todo o contexto do cinema japonês, é muito importante que conheça e domine muito bem a comunicação. Irá estar perante uma obra de arte que acabará por refletir a sociedade num dado período temporal.

Descubra como o cinema japonês poderá realmente ajudar a concretizar todos os seus objetivos:
- Compreender toda a história do Japão
- Descobrir como é o dia-a-dia dos japoneses
- Ir absorvendo cada vez mais material de graça, através da cultura
- Decorar alguma expressão ou diálogo
- Ser capaz de dizer frases em japonês que aprendeu
- Estimular a compreensão da escrita e do próprio falar
Descubra mais com os videogames
O Japão é a casa mãe dos videogames. Na prática, pegaram num produto fracassado dos Estados Unidos e estiveram a aprimorá-lo.
Foram as empresas japonesas Nintendo e NES que inundaram todos este universo dos jogos.
Mas como poderá aprender com os videojogos em japones Massama, japones Aveiro, japones Almada, japones Covilha ou qualquer outra cidade?
É um excelente programa de lazer e também de completa aprendizagem. Em jogos como o Street Fighter, Tekken ou Crash Bandicoot, poderá tentar reconhecer o hiragana katakana!
Lembre-se que sempre que estiver a ouvir os diálogos das personagens estará também a memorizar e adquirir muitas palavras japonesas. Isto já para não referir toda a cultura que os alunos estão a absorver.
Curso de japonês e o que pode aprender com a religião e a espiritualidade japonesa
Tem uma relação familiar com as religiões mais orientais? Especialmente se estiver a realizar uma viagem para o Japão, poderá deslumbrar-se com os santuários xintoístas, por exemplo, e instruir-se mais sobre o xintoísmo.
Fica completamente deslumbrado com toda a calma, tranquilidade e espírito zen? Nos seus estudos, aprenderá que isso está relacionado com a cultura religiosa do país... Claro, que também poderá explorar o budismo.
Enfim, à sua espera terá um conjunto de oportunidade para que de uma maneira lúdica, vá-se tornando cada vez mais familiar com a língua japonesa.
Sabia que em Lisboa poderá encontrar um recanto de paz num jardim, onde se importaram plantas japonesas?









