Capítulos
Se está a pensar em ir viver brevemente para alguma cidade de Portugal tal como Lisboa, Porto, Coimbra ou Faro e não sabe se deve fazer um curso de português para estrangeiros antes de chegar ao nosso país, podemos já adiantar a resposta a essa pergunta: sim, deve fazer um curso deste idioma e de preferência antes de começar a fazer as suas malas!
E porquê? Porquê que é assim tão necessário obter um curso ou diploma neste tipo de ensino ou formação?
Sabemos que Portugal é um país cheio de cultura e de história mas o contacto, interesse e necessidade de falar outras línguas chegou há muito pouco tempo à população e por isso ainda existe muita gente proveniente do nosso país que só sabe falar a sua língua materna e daí surge a importância do curso de português para estrangeiros.
Assim, neste artigo vamos explorar de forma mais aprofundada as razões pelas quais deve fazer cursos de português para estrangeiros, assim como clarificar que documentação é necessária para viver no nosso país de forma legal e tranquila.
Está pronto? Vamos lá!
Curso de português para estrangeiros sobre documentação
Se está a pensar ir viver durante uma temporada para Lisboa, Porto, Coimbra ou outra cidade portuguesa, sabe certamente que existem algum tipo de documentos necessários viver em Portugal e para que a sua situação se torne legal.
Ora, em primeiro lugar deve transportar consigo os seus documentos de identificação tais como cartão de cidadão e/ou passaporte válidos. Posteriormente, e assim que chegar a Portugal, deve solicitar o seu NIF (Número de identificação Fiscal) e ainda registar-se no Sistema Nacional de Saúde que é um serviço relacionado com a saúde, como o próprio nome indica, e que será precioso pois evita que gaste fortunas numa operação, numa consulta médica ou em exames clínicos.
Aconselhamos ainda que se dirija nos primeiros dias às instalações do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para conseguir a AR (autorização de residência) e ainda ao consulado do seu país de origem, para que nada falhe no seu registo oficial em Portugal e para que siga todas as leis e regras dos residentes do nosso país.

Em muitos casos, pode ser requerido um visto consoante a sua intenção e objetivo em morar em Portugal:
- visto de estudante, que é concedido por norma, a estudantes de Erasmus e faculdades;
- visto de trabalho, caso venha trabalhar para o nosso país durante um médio período de tempo ou por tempo indeterminado;
- visto de empreendedor (visto StartUP visa ou visto D2) caso queira construir o seu negócio no nosso país;
- visto de rendas próprias;
- visto de investimento como os famosos Golden Visa, que são concedidos por exemplo aos investidores de alojamento local;
Depois de estar legalizado no seu novo país, aconselhamos que comece a procura de casa e posto de trabalho, caso não tenha ainda feito isso antes da sua mudança de país. Por consequência, será também aconselhado a abrir uma conta bancária num banco para que o vencimento do seu emprego seja lá depositado.
Sabemos que mudar de país é uma mudança muito grande na vida de qualquer pessoa, mas se já tiver frequentado algum curso ou aulas de português para estrangeiros antes da sua partida, tudo será mais fácil pois compreenderá melhor os seus novos vizinhos e será melhor compreendido!
Quando já se sentir mais ambientado e já sentir que a sua vida está mais estável e encaminhada, aconselhamos que comece a explorar o nosso belo país! Ao conhecer Portugal e os portugueses vai também melhorar as suas aptidões na aprendizagem da língua lusófona.
Aulas de português para estrangeiros para estudantes em Portugal
Portugal é um país muito procurado pelos estudantes de Erasmus e não só, devido à grande fama que as Universidades do Porto e de Coimbra já conquistaram!
Assim, e se está a planear ir estudar para a Universidade do Porto, de Coimbra, ou até mesmo de Lisboa, saiba que uma das razões para fazer um curso de português para estrangeiros é a sua integração no nosso país, para além da obtenção de um melhor aproveitamento escolar.
O curso deste idioma vai ajudá-lo, em primeiro lugar, a fazer amigos no ambiente escolar. E, sabemos que a fase inicial de adaptação pode ser bem mais complicada caso se sinta deslocado, sozinho e se não tiver com quem partilhar as suas experiências, receios e dúvidas.

Para além disso, se souber as palavras básicas da língua portuguesa, o aproveitamento da sua aprendizagem na faculdade portuguesa que frequentar será bem mais satisfatório pois existem ainda bastantes professores de faculdade que se limitam a lecionar os conteúdos na língua materna e esquecem-se dos alunos estrangeiros que frequentam as suas aulas.
Deste modo, e para que a sua experiência como estudante em Portugal seja uma experiência fantástica, enriquecedora e muito gratificante, aconselhamos que aprenda português para estrangeiros antes de viajar para Portugal e que se mostre motivado a aperfeiçoar os seus conhecimentos assim que cá chegar!
Aprender português para estrangeiros para trabalhadores em Portugal
Tal como no âmbito académico, existem também muitos cidadãos estrangeiros que procuram Portugal para começarem ou recomeçarem a sua carreira profissional.
Embora o nosso país seja um país pequeno, pacato, com muita história e cultura, é de conhecimento geral que o povo português é trabalhador e tem vontade de inovar e de se fazer notar. Ora, foi esta ansia de conhecimento que fez com que o nosso país fosse bastante procurado por investidores nacionais e internacionais relacionados com as áreas da informática, da tecnologia, da engenharia, da medicina, da investigação, entre outras.
Assim, e se também é o seu plano vir trabalhar em Portugal, aconselhamos que também faça previamente, cursos de português para estrangeiros em negócios, porque, se ainda vai concorrer a um ou vários determinados cargos, será sem dúvida vantajoso se mostrar que conhece o idioma do país para onde vai trabalhar. E, se por outro lado, já tiver encontrado emprego no nosso país, também se torna vantajoso que já conheça a língua portuguesa para poder comunicar de forma mais rápida e clara com os seus futuros colegas de trabalho.

Frequentar cursos de português para estrangeiros pode também ser vantajoso para quem pretende estudar ou trabalhar para outros países do mundo onde o português é a língua materna, tais como: Angola, Brasil ou Cabo Verde.
Aulas português para estrangeiros para conhecer Portugal
Por último, queremos deixar claro que também é muito importante saber falar português para conhecer a história, as maravilhosas paisagens, ruas e lendas do país onde vai trabalhar ou estudar, no futuro.
Como já foi dito anteriormente, o contacto e a necessidade de falar outras línguas, que não o português, chegou há muito pouco tempo a Portugal, e por isso ainda existe muita gente proveniente do nosso país que só sabe comunicar na sua língua materna.
Ora, caso não saiba dizer algumas palavras básicas que fazem parte do quotidiano português, não vai saber comunicar com muitos comerciantes, empregados ou funcionários de serviços públicos ou privados e isso fará com que a sua experiência no nosso país seja mais inquietante e menos agradável.
Existem muitas cidades antigas e muito bonitas e rústicas em Portugal, onde a população está bastante envelhecida e por isso também não saberá comunicar noutra língua, se não em português.
Porém, sabe-se que o povo português é conhecido pela sua amabilidade e simpatia, por isso, basta que se esforce um pouco para que consiga ser compreendido e para conseguir melhorar as suas aptidões na aprendizagem de português para estrangeiros e domínio do idioma.

E agora? Está convencido a fazer aulas de português para estrangeiros em viagem? Se a resposta é sim, aconselhamos que se inscreva agora na Superprof!
A Superprof é uma plataforma de ensino online onde professor e aluno se inscrevem de forma gratuita e ainda comunicam diretamente e de forma privada sobre o tipo de ensino, sobre os temas e as dúvidas a abordar, sobre o tempo de aula a lecionar e o valor e formas de pagamento pelo serviço prestado.
Neste momento, já existem muitos alunos e professores registados na Superprof que partilham diariamente o conhecimento e as dúvidas relacionadas com as diferentes disciplinas do âmbito escolar, tais como: língua portuguesa, inglês, alemão, italiano, matemática, geografia, história e ciências naturais, mas também sobre outras matérias e disciplinas mais alternativas como vários tipos de dança, yoga, e outras atividades físicas muito populares.
Inscreva-se agora na Superprof e temos a certeza que vai ser uma grande ajuda antes de começar a sua temporada de Erasmus ou a sua carreira profissional!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos