O exame nacional de biologia é um dos mais concorridos. Todos os anos, milhares de alunos preparam-se para a prova, de modo a conseguirem entrar no curso superior que desejam. É natural que procurem saber tudo sobre como se preparar para exame de biologia e geologia.
Este número elevado de alunos prende-se com o pormenor deste exame ser uma prova de ingresso exigida por muitas instituições universitárias para variados cursos. Especialmente para os cursos da universidade mais voltados para as áreas das ciências, engenharias, etc.
Por isso, os exames nacionais devem ser muito bem preparados, para que os estudantes consigam obter excelentes notas e não comprometam a entrada no curso que desejam. E, claro, quanto mais cedo começar, melhor!
Para se preparar para o exame de biologia, precisará de assimilar todo o conteúdo que aprendeu ao longo do 10.º e 11.º ano. Não adianta concentrar-se na memorização da matéria, se não a compreender, nem dominar os conceitos essenciais de ambas as ciências durante a preparação para os exames nacionais.
Por isso, vamos saber um pouco mais sobre o que costuma sair no exame de biologia e geologia, e em que matérias se deve focar quando começar a estudar ou a preparar o estudo!
Exames nacionais: que matérias de biologia e geologia precisa de estudar?
Com o aproximar das datas de cada fase das provas, é natural que muitos estudantes se comecem a preocupar com exatamente o que vão encontrar. É claro que a melhor solução é sempre fazer algumas explicações de biologia e geologia ao longo de todo o ano letivo, mas saber em que matérias e critérios se deve focar pode sempre ajudar.
Como biologia e geologia é uma disciplina bienal (10.º e 11.º anos), existem muitas coisas a rever. E, de acordo com a informação do Ministério da Educação, existem algumas aprendizagens essenciais que vão estar sujeitas a avaliação, como:
- conhecimento e compreensão de dados, de modelos e de teorias;
- interpretação de dados de natureza diversa;
- aplicação, em novos contextos e a novos problemas, dos conhecimentos adquiridos;
- explicação de contextos em análise, com base em critérios fornecidos;
- estabelecimento de relações e articulação entre conceitos;
- estabelecimento de relações de causa e efeito;
- reconhecimento da função da observação na investigação científica;
- identificação/formulação de problemas/hipóteses explicativas de processos naturais;
- identificação de argumentos a favor ou contra determinadas hipóteses/conclusões;
- interpretação/alteração de procedimentos experimentais fornecidos;
- interpretação dos resultados de uma investigação científica;
- previsão de resultados/estabelecimento de conclusões;
- formulação e comunicação de opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA);
- utilização de linguagem científica adequada na comunicação escrita.
Além disso, as temáticas ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a dimensão prático-experimental são sempre objeto de avaliação nos critérios da prova. Por isso, é essencial que todos os estudantes de biologia e geologia aprendam as teorias, leis e princípios destas áreas científicas.

Também é importante que, ao prepararem-se para o exame, saibam como é que os cientistas trabalham e que fatores (metodológicos, históricos e sociológicos) influenciam a construção do conhecimento científico.
Todos os conteúdos programáticos de ambos os anos escolares devem estar totalmente assimilados e compreendidos pelos estudantes que vão realizar o exame de biologia ou mesmo de outra disciplina, por exemplo, preparação exame matemática 12o ano.
Se dominar completamente toda a matéria e for capaz de realizar vários exercícios de biologia nas mais diversas áreas (morfologia, biologia da conservação, ciclos de vida, etc.), tudo estará alinhado para que consiga tirar excelentes notas.
Quais são as questões mais prováveis de encontrar no exame de biologia?
O enunciado da prova é dividido em diferentes grupos e cada um deles tem como objetivo avaliar uma parte do conteúdo, tal como se denota nos seus critérios. E, claro, desde 2023 que encontra questões de carácter obrigatório e outras que não! Isto é óbvio para quem conhece a história dos exames nacionais de biologia. Mas todos os grupos do enunciado contém questões de:
- Escolha múltipla;
- Ordenamento;
- Legendagem e interpretação de esquemas;
- Correspondência/associação/verdadeiro ou falso;
- Resposta curta;
- Resposta aberta.
Como tal, deve contar com questões que incluem itens de seleção (por exemplo, escolha múltipla) e itens de construção (por exemplo, resposta restrita), sendo que cada uma delas pode abranger mais do que um objetivo ou competência. Além disso, as perguntas normalmente incluem um ou mais documentos de suporte, como textos, tabelas, gráficos, mapas, esquemas ou figuras. Isto quer dizer que cada grupo de perguntas tem pelo menos um documento para análise, com variadas questões sobre o mesmo.

As perguntas serão relacionadas com biologia e de geografia, numa quantidade igual (ou o mais igual possível) no enunciado e, de preferência, distribuídas equilibradamente pelos dois anos escolares. Ou seja, em princípio, terá a mesma quantidade de questões sobre temas do 10.º ano e do 11.º. Além disso, uma pergunta pode avaliar competências e conhecimentos diferentes dos vários domínios testados na prova.
Quais são as matérias com mais probabilidade de sair no enunciado?
Sem ter uma bola de cristal, nunca será possível prever exatamente aquilo que vai estar no enunciado da prova. No entanto, como as matérias dadas pelos professores no decorrer do plano escolar seguem um plano estruturado para todas as escolas, é possível pelo menos enumerar aquilo que pode encontrar e que será avaliado nos critérios de correção. Além disso, certas matérias têm mais probabilidades de estar incluídas do que outros, e são esses que deve garantir que domina e não tem dúvidas.
Por exemplo, regra geral existem sempre uma questão sobre os movimentos das placas tectónicas, as etapas de formação das rochas e o seu magmatismo, como se formam falhas e dobras, como funciona a a transformação a utilização de energia nos animais, o ADN e a síntese proteica, o evolucionismo, a seleção natural e ciclos de vida e o sistema de classificação de Whittaker. Mas não é só!
Sabia que os exames com mais estudantes inscritos são os de português, matemática e biologia?
Para ajudar, vamos ver com mais alguns detalhes algum do conteúdo mais recorrente nos enunciados dos anos anteriores e que tem mais probabilidade de estar presente na prova que vai realizar!
Membranas
Umas das coisas que se deve assegurar que sabe de cor é como funciona o modelo explicativo da estrutura da membrana plasmática. A membrana plasmática é uma barreira seletiva entre o meio intracelular e o meio extracelular, uma barreira que nem todas as substâncias conseguem atravessar. É necessário ser capaz de identificar a diferença de um transporte de substâncias através da membrana passivo (sem gasto de energia) ou ativo (com consumo de energia) e como funciona cada um deles.
Genética
Este é um tema menos frequente, mas não de menos importância. A evolução do material genético engloba vários conceitos, incluindo hereditariedade, estrutura do ADN, replicação e recombinação genética, engenharia genética, transcrição e tradução, mutações, genética de populações e biotecnologia. Também deve conhecer as três Leis de Mendel:
segregação
distribuição independente
dominância
Em conteúdo semelhante da evolução, deve saber quais são os princípios da seleção natural e a história evolutiva dos seres vivos, e analisar corretamente as evidências evolutivas.
Plantas
Sobre a temática das plantas é essencial conhecer o processo de fotossíntese e tudo o que envolve, uma vez que é com ele que estes seres autotróficos produzem a sua própria matéria orgânica. A fotossíntese tem duas etapas: na primeira, são produzidas duas moléculas importantes, o ATP e o NADPH, e na segunda, utilizando essas moléculas, as plantas são capazes de fixar dióxido de carbono na atmosfera.

Além disso, também deve saber o que é o floema (o tecido utilizado para levar a matéria orgânica a todas as partes do corpo da planta) e ainda quais são as três hipóteses de translocação da sua seiva.
Fisiologia humana
Para garantir que tem a cotação máxima nas questões relacionadas com o corpo humano, deve conhecer detalhadamente os sistemas orgânicos do corpo humano, incluindo o sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, digestivo, excretor, endócrino e reprodutor. Além disso, também deve saber quais são os ciclos de regulação de homeostase.
Seres vivos
No que diz respeito aos animais, é necessário conhecer o funcionamento dos seus sistemas digestivos, respiratórios e circulatórios. Deve ser capaz de distinguir se o tubo digestivo é completo ou incompleto, se a circulação sanguínea funciona em sistema aberto ou fechado, se a circulação é simples, dupla incompleta ou dupla completa, se a difusão de gases do sistema respiratório é direta ou indireta, que estruturas fazem as trocas gasosas, etc. De forma simplificada, tudo o que seja de importância para estes três sistemas.
ADN
Sendo a molécula responsável pelo armazenamento da informação genética, o ADN é um elemento essencial que não se pode esquecer de rever. As suas proteínas têm várias funções dentro das células, e são estas que permitem que a maioria das reações a nível celular possam ocorrer. Estas proteínas são recolhidas através da leitura do ADN num processo da síntese proteica e deve conhecer todas as etapas que compõem este processo.
Ecologia
Num tema com cada vez mais relevância a nível mundial, a ecologia não diz só respeito à conservação ambiental e sustentabilidade. Conteúdos como relações entre os organismos e o meio ambiente, ciclos biogeoquímicos, ecossistemas, cadeias alimentares, biodiversidade e sucessão ecológica também devem fazer parte do plano de estudos, porque pode encontrá-los na prova.
Sismos
No que diz respeito a esta temática, deve ser capaz de identificar e distinguir entre uma falha normal e uma falha inversa. Forma-se uma falha quando as formações rochosas atingem o seu limite de resistência e não conseguem acumular mais energia. Ao atingir o limite, a energia é libertada de forma repentina e causa sismos.
Para os sismos, deve saber diferenciar a intensidade da sua magnitude, bem como caracterizar se as suas ondas são internas ou superficiais. O conhecimento destas ondas também ajuda a dominar outra parte essencial do conteúdo: a estrutura interna da terra.
Meiose e Mitose
Vai ter dificuldades no enunciado se não for capaz de diferenciar a mitose e a meiose. Deve ter na ponta da língua quantos cromossomas temos com um cromatídeo ou com dois, o que são cromossomas homólogos e o que são haplóide e diplóide.
Formação de rochas

As rochas são a base do nosso planeta e é importante que saiba os detalhes das etapas e como se formam. Isto implica não só conhecer o processo de dissolução da calcite e a formação de grutas, mas também os princípios de estratigrafia, a formação de fósseis e de argilas.
Nos enunciados de provas de anos anteriores existiram exercícios de datação relativa, e conhecê-los pode ajudar a responder à pergunta.
Também deverá saber como se formas as rochas magmáticas depois do arrefecimento do magma e diferenciar entre os vários tipos de magma. A pergunta deste tema poderá ser feita de forma direta ("qual é o nome das rochas que originam em erupções vulcânicas?") ou de forma indireta (fazendo a datação radiométrica de uma imagem de uma rocha).
Perspetivas evolucionistas
As perspetivas evolucionistas são dos temas mais frequentes numa das perguntas de desenvolvimento do exame de biologia. Regra geral, é pedido aos alunos que expliquem a situação enunciada com uma das perspetivas:
lamarckismo
darwinismo
neodarwinismo
Normalmente é dada a hipótese de escolha e os estudantes podem optar pela que dominam melhor, mas também lhe pode ser pedido para usar uma em específico, por isso é ideal que as conheça bem a todas. Garanta que, pelo menos, sabe quais são os pressupostos em que se assentam e as suas ideias de pensamento.
Experiências
Uma das coisas que praticamente podemos garantir é que vai encontrar no enunciado pelo menos uma experiência laboratorial para interpretar, que poderá ser de biologia ou geologia. Para responder corretamente terá que perceber o objetivo da experiência, saber diferenciar grupos de controlo dos grupos de tratamento e identificar corretamente as variáveis (dependentes e independentes). Os resultados podem aparecer em vários formatos e deve ser capaz de os interpretar e discutir em qualquer um deles.

Nada disto deve ser novidade para os estudantes do ensino secundário. E esses mesmos estudantes podem contar com ver estes temas presentes no seu enunciado. Por isso, se quer ter um bom resultado, não deve deixá-los de fora do seu plano de revisão.
Mas se não conseguir ter a nota que esperava, não desespere! Ainda se pode inscrever na 2ª fase para fazer melhoria, se for necessário. Repetir a prova pode ser uma mais-valia, principalmente se não se sentir bem preparado na 1ª fase.
Ainda assim, evite ao máximo precisar de ir à 2ª fase, uma vez que, ainda que tenha uma outra hipótese de realizar a prova, esta ganha muito mais importância porque não a pode repetir. Isto quer dizer que se não obtiver nota suficiente para passar à disciplina ou se tiver um resultado demasiado baixo, não terá hipótese de o melhorar e poderá correr o risco de não entrar no curso que queria.
Com a alteração das regras este exame passa a valer apenas 25% da nota final e, mesmo como prova de ingresso, poderá terá um peso menor (entre 35% e 50%).
Também convém mencionar que os estudantes que querem fazer as provas durante a 2ª fase devem proceder à sua inscrição e os exames desta fase só podem ser utilizados como provas de ingresso para a época correspondente dos concursos de acesso ao ensino superior.
O que precisa de saber sobre a estrutura do exame nacional de biologia?
Depois de perceber a matéria de biologia e geologia que poderá encontrar na prova, bem como todos os conceitos essenciais que precisa de dominar, é importante que tenha uma noção da caracterização da prova! Saiba também quando são e quais são as fases dos exames nacionais de biologia.
Como mencionamos acima, prepare-se para encontrar elementos de seleção, que podem ser de escolha múltipla e elementos de construção, com resposta restrita, por exemplo.
Os elementos de biologia e de geologia têm um peso muito semelhante na prova que irá prestar e também se distribui de modo igual pelos dois anos de escolaridade, ou seja, por tudo o que aprendeu durante o 10.º ano e durante o 11.º ano.
Como também já mencionamos, o exame nacional de biologia poderá ter vários elementos de suporte:
- Textos;
- Tabelas;
- Gráficos;
- Mapas;
- Esquemas;
- Figuras.
A prova é cotada para 200 pontos. Mas, ao contrário do que acontecia até 2023, nem todas as questões são obrigatórias. Existem itens cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação final e um conjunto de itens onde apenas as respostas com melhor pontuação contribuem para a classificação final. A pontuação de cada uma é calculada através dos critérios gerais e dos critérios específicos de cada item, determinados pelos examinadores.
Além de garantir que dá a resposta correta, também existem outros pontos a ter em conta, que podem levar a que perca pontos ou que seja anulada. Por exemplo, as respostas ilegíveis ou que não especifiquem a versão da prova serão classificadas com zero pontos. Se estiver mal identificada ou for omisso, poderá ter alguma pontuação se o examinador for capaz de determinar a que pergunta diz respeito. No caso de dar várias repostas, só a primeira é que é considerada.

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas de forma simples ou por níveis de desempenho, de acordo com critérios específicos. No primeiro caso, só é atribuída pontuação se esta estiver 100% correta. No segundo, cada nível tem uma pontuação e podem ser atribuídos pontos mesmo que não tenha acertado em todos os elementos.
Por outro lado, os itens de resposta restrita são sempre classificados por níveis de desempenho, cada um com uma pontuação específica. Regra geral, quando os examinadores têm dúvidas sobre a pontuação, optam a favor do aluno e atribuem o nível mais elevado. Ainda assim, é necessário atingir pelo menos o nível mais baixo para conseguir ter pontos.
A classificação avalia não só o conteúdo, mas também o rigor científico.
Se utilizar termos, conceitos ou processos de forma inadequada e imprecisa ou não cumprir normas de nomenclatura binominal, terá uma falha de rigor científico. Se não utilizar exatamente os termos ou expressões que constem nos critérios de classificação, mas que sejam cientificamente válidos, adequados ao que é solicitado e enquadrados nos documentos de referência, estes também poderão ser considerados válidos, desde que não sejam contraditórios.
A nível do material que precisará para o exame de biologia, receberá uma folha própria, ou seja um modelo oficial, que é fornecido pela escola. Poderá levar uma caneta de tinta preta ou azul. É completamente proibido utilizar o corretor.
A prova dura 120 minutos e tem uma tolerância de 30 minutos. Conheça outras dicas para estudar para o exame nacional de biologia.
Tenha aulas particulares para o exame de biologia com um professor da Superprof
Depois de perceber quais são os conteúdos com que se poderá deparar no seu exame, deve procurar por aulas particulares que o possam ajudar a preparar-se da melhor forma.
Com o apoio de um explicador particular de biologia e geologia, poderá começar a aprender e assimilar todos os conceitos e conteúdos essenciais de ambas as disciplinas. Para quê acumular dúvidas e mais dúvidas ou então começar a preparar-se em cima da hora? Ter a capacidade de saber pedir este auxílio de um professor particular, é gerir com inteligência o estudo para um momento tão importante, o do acesso à universidade.
E desenganem-se os alunos que pensam que as explicações são apenas para os maus estudantes ou aqueles com maiores dificuldades. O apoio de um professor particular de biologia e geologia poderá ajudar a obter ainda melhores notas à disciplina e a manter a tranquilidade durante o exame.
O melhor local onde descobrir este tipo de apoio especializado passa mesmo pela Superprof. Trata-se da maior plataforma dedicada ao ensino a nível mundial. Tem mais de 13 milhões de professores que ensinam a mais de 1000 disciplinas. Para biologia e geologia, encontrará cerca de 26 mil professores totalmente disponíveis para arrancarem com as explicações. E a maioria dos professores da Superprof oferece a primeira aula gratuitamente, o que é excelente para verificar se gosta do professor, conhecer os seus métodos de ensino, comunicar os seus objetivos e metas, entre muitas outras questões que possam surgir.
Normalmente, também poderá optar por ter explicações online ou presenciais. Se preferir a primeira solução, poderá escolher um professor de biologia e geologia que se encontre em qualquer parte do mundo. Nas aulas presenciais, convém optar por um professor que more nas redondezas para que possa com relativa facilidade deslocar-se e combinar as explicações. Neste caso, muitos professores acrescentam uma taxa de deslocação.

Como acabou de comprovar, é relativamente simples começar a realizar a sua preparação completa para os exames ou verificar os resultados do exame nacional de biologia. Só precisa mesmo de entrar no site da Superprof e começar a escolher o professor que corresponder melhor ao seu perfil.
Não precisa de se preocupar em relação aos preços, porque a Superprof apresenta os professores mais competitivos do mercado. Para além de encontrar os preços mais baratos, poderá escolher qual o que pretende e ainda comprar packs de lições com valores mais acessíveis.
Este apoio irá permitir que tire excelentes notas no exame de biologia e geologia e comece, deste modo, a preparar o seu futuro de um modo inteligente. E se já tira boas notas, este tipo de apoio permitirá que mantenha a sua performance escolar. Só o irá ajudar a concretizar os seus objetivos.
Marque já a sua primeira aula com um professor particular de biologia e geologia. Não perca mais tempo e não adie este apoio fundamental que irá ajudar a conseguir entrar nos cursos superiores desejados.










