Gostava ou precisava de aprender ou ter aulas de italiano agora mas não sabe o que fazer nem que ferramentas de formação deve utilizar? Não desespere! Neste artigo vamos falar-lhe sobre algumas vantagens de aprender este idioma latino que tem tantos fãs no mundo, assim como dos métodos de formação mais acessíveis para começar a aumentar agora os seus conhecimentos nesta disciplina!
Está pronto? Vamos lá!
Sabe como pode frequentar cursos de italiano?
Razões para frequentar um curso de italiano online
Antes de começarmos a enumerar as dicas de metodologias pedagógicas eficazes para conseguir dominar a língua de Leonardo Davinci rapidamente, é fundamental perceber que vantagens este tipo de ensino lhe poderá trazer.
Assim, somos da opinião que, ao aprender italiano, vai também aumentar os seus conhecimentos sobre música clássica pois foi durante o período do Renascimento (séculos XV e XVIII), que teve como berço a Itália e a cidade de Florença, que a música se mostrou uma expressão artística muito erudita.
Por outro lado, ao ter formação sobre a língua materna de Itália vai ficar a conhecer mais aprofundadamente um tipo de gastronomia ou culinária que agrada a maior parte das pessoas no mundo ocidental. Sabe-se que a cozinha italiana contempla pratos saborosos, bonitos, saudáveis e coloridos! E as pizzas, as massas, o carpaccio, o risoto, os gelados e as saladas são pratos fundamentais para quem quer conhecer a cultura italiana.

Temos ainda de ressaltar que, o curso de italiano poderá ajudá-lo a concorrer a cargos profissionais estrangeiros ou nacionais. Isto significa que poderá trabalhar como tradutor, guia de museus, guia turístico ou ainda em instituições governamentais onde poderá ter de ir representar Portugal em países estrangeiros onde o italiano seja a língua materna.
Por fim, sabemos que o facto de ter aulas ou cursos em italiano poderá ajudá-lo a comunicar na sua próxima viagem a Itália! Os habitantes das cidades italianas são muito amistosos e bons conversadores, porém, se souber falar a sua língua materna, poderá expressar as suas dúvidas e necessidades enquanto estiver a viajar. E assim aproveitar de outra forma o tempo em que se encontrar de férias.
Sabia que pode aprender italiano de forma autónoma?
Aula de italiano: como me devo organizar?
Se quer aprender italiano de forma rápida e eficaz, a primeira coisa que terá de fazer é organizar ou criar um plano de estudos!
Porém, antes de começar a sua formação, deverá avaliar o seu autoconhecimento nesta língua estrangeira. Isto significa que, se já teve lições desta disciplina no passado, ou se já se sente bastante familiarizado com este dialeto, não faz sentido começar do zero e ao começar a aumentar os seus conhecimentos num nível mais avançado, vai ajudá-lo a acelerar o processo de formação.
Relativamente ao plano de estudos terá de definir:
- os seus objetivos de formação de forma concreta e precisa;
- durante quanto tempo vai atingir cada um desses objetivos;
- durante quanto tempo vai ter a formação em italiano;
- que métodos pedagógicos vai adotar;
- que ferramentas de formação vai utilizar;
- quanto tempo diário ou semanal vai utilizar e investir na sua formação desta disciplina.
Depois de esquematizar este plano de estudo, deve priorizar a escolha das ferramentas de estudo a utilizar e, se deseja aprender italiano de forma rápida, saiba que as tecnologias podem ser uma boa opção.

Hoje em dia, existem muitos sites, aplicações e vídeos no Youtube onde poderá começar a familiarizar-se com o idioma italiano. Mas não se esqueça de, em primeiro lugar, selecionar as fontes de formação mais académicas e rigorosas.
Sabia que pode ter aulas de italiano online?
Para além das tecnologias, também é possível aprender italiano através da leitura de livros italianos, da audição de músicas feitas por cantores de Itália e ainda visualizando filmes da história do cinema italiano.
Ao iniciar o seu processo de formação não se esqueça de começar por aprender o vocabulário básico desta matéria e relativamente a isto, podemos adiantar que:
- o idioma italiano tem vinte e uma letras, uma vez que as letras J, K, X, Y e W desaparecem, deixando apenas 16 consoantes e 5 vogais;
- as letras C (tchi), G (Dji) e H (akka) são aquelas que têm uma pronuncia mais diferente do dialeto português;
Temos a certeza que se estiver motivado, for determinado e se sentir concentrado no seu plano de aprendizagem, vai conseguir alcançar os seus objetivos de formação muito mais cedo do que imagina!
Sabia que também é possível saber mais sobre italiano na faculdade?
Curso de italiano com o professor particular
Se acha que não vai conseguir aprender italiano de forma rápida e eficaz ao realizar uma formação autónoma e autossuficiente, aconselhamos que procure um professor de italiano.
O mercado das aulas de apoio escolar e aulas particulares está a crescer e, em Portugal, existem muitos docentes que dão explicações como forma de complementar o seu ordenado fixo.
Hoje em dia, existem muitas plataformas onde poderá encontrar o seu professor particular de italiano e a Superprof é uma delas!
Ao inscrever-se na Superprof, entrará em contacto com muitos professores desta disciplina que oferecem muitas vezes a primeira aula.

Esta primeira aula italiano pode servir para o aluno conhecer o profissional, discutir quais os seus objetivos de formação, quais os materiais pedagógicos aconselhados pelo docente e qual o valor das aulas de italiano.
Deve ainda ter em conta que, embora as aulas particulares possam ser menos económicas do que as lições em grupo, nas aulas particulares a atenção do professor particular estará totalmente focada nas necessidades e dificuldades do aluno das aulas particulares. E o docente pode e deve adotar os métodos e materiais pedagógicos ao perfil do aluno em questão.
Agora, deverá apenas fazer a pesquisa sobre os professores de italiano disponíveis e registados na Superprof, analisar o perfil académico e profissional de cada um e escolher qual se adapta ao ritmo do seu dia-a-dia, às suas ambições de formação e à sua disponibilidade financeira. Temos a certeza que vai valer a pena!
Sabia que existem cursos de italiano para iniciantes nesta disciplina?
Dicas importantes para aprender a língua
Agora que já sabe que ferramentas e métodos pode utilizar para aprender mais sobre italiano, vamos dar-lhe algumas dicas indispensáveis para alcançar o sucesso escolar.
Para começar, é preciso dizer que muitos alunos cometem o erro de aprenderem italiano sem começar pelos conhecimentos básicos. Isto significa que, numa fase inicial, é fundamental estudar o alfabeto italiano e a pronúncia das letras, as formações das sílabas e, as palavras básicas que fazem parte de qualquer diálogo em Itália. A partir daí, é aconselhável começar a treinar e a construir diálogos, que com a evolução e prática, podem evoluir para conversas mais complexas.
Por outro lado, é também importante sensibilizar a sua audição a esta nova disciplina. Isto significa que ouvir o idioma diariamente irá acelerar a absorção de conhecimentos e facilitar a sua formação. Para isto, poderá recorrer a canais televisivos italianos online, a canais de rádio provenientes de Itália e ainda á visualização de desenhos animados infantis.
Para além disto, e numa fase posterior, pode ainda assistir a filmes originais com legendas, ouvir músicas italianas e confrontar aquilo que ouve à letra escrita dessa mesma música. Com este último exercício vai conseguir assimilar as palavras, estando ao mesmo tempo, atento à sua escrita e à pronúncia.

Sabia que existem muitos alunos de italiano que são apaixonados pela língua?
Não obstante, pode ainda construir, ao longo do tempo de formação, uma lista pessoal de palavras e termos novos que irá aprender. Aconselhamos que anote as expressões que captou mais facilmente e ainda aquelas que tem dúvida do que significam. Posteriormente, e para que o seu dicionário pessoal fique completo, poderá pesquisar pelo seu significado em dicionários físicos ou online, ou ainda perguntar ao seu professor particular.
Por fim, não se esqueça de rever diariamente os conteúdos aprendidos por si de forma autónoma ou no tempo da lição. Sabemos que a melhor forma para assimilar conhecimentos de qualquer disciplina é rever diariamente os assuntos abordados, de forma esquematizada e diária. Isto significa que, poderá mesmo fazer um plano de revisões, onde dá mais importância e dispensará mais tempo com matérias em que surgiram mais dúvidas.
Ou seja, se estiver motivado e focado em alcançar os seus objetivos com este tipo de formação, o sucesso escolar será certamente alcançado, até antes do tempo estimado!
Assim, se ficou convencido com a opção de escolher um professor particular para o acompanhar nesta corrida de formação, aconselhamos que se inscreva já na Superprof!
Após escolher o professor certo para si, aconselhamos que introduza este novo idioma no seu dia-a-dia, de forma constante e consistente. Esta prática irá certamente acelerar a sua formação e os conhecimentos partilhados pelo seu professor vão ajudá-lo a aperfeiçoar aquilo que tem aprendido de forma autónoma e fora do tempo de aula.
Inscreva-se agora na Superprof e comece já a aprender as palavras mais difíceis da língua italiana!
Resumir com IA









