As bebidas são uma parte essencial de qualquer refeição, mas ganham uma dimensão extra quando se tratam de festas especiais como o Natal. Regra geral, quando falamos em bebidas para acompanhar o jantar de Natal em família, pensa-se em vinhos e possivelmente refrigerantes. Vinho branco, vinho tinto, vinho rosé, espumante, etc. E, claro, um cálice de vinho de Porto no final.
Para os amantes de cocktails e bebidas mais elaboradas, pode haver um gin tónico com limão, mimosas com espumante ou receitas com outros vinhos e licores. Mas a verdade é que existem inúmeras bebidas por onde escolher e uma celebração como o Natal merece drinks especiais!
Por isso, se já está em modo de preparação das festas e quer adicionar bebidas natalícias diferentes ao menu de Natal deste ano, continue a ler para conhecer algumas das nossas sugestões de receitas de bebidas para o Natal.
Bebidas de Natal: Sangria
A sangria é a bebida ideal para beber com amigos e familiares e, como tal, uma adição perfeita à mesa de Natal. É uma daquelas bebidas frescas, versáteis e ligeiramente perigosas, porque é tão fácil de beber que até nos esquecemos que tem álcool! Existem várias receitas diferentes por onde escolher e pode optar por utilizar vinho tinto, vinho branco, rosé ou até mesmo espumante. A nossa versão favorita utiliza vinho tinto, mas pode trocar por outro se preferir.

Deixamos aqui a receita que utilizamos, mas se tiver menos ou mais de um ingrediente não se preocupe! Não é necessário ser muito rigoroso com as quantidades, porque a sangria permite que utilize a sua criatividade. Estes são os ingredientes de que vai precisar:
- ½ garrafa de vinho tinto
- 300ml de refrigerante com gás (tipo Sprite)
- 1 maçã aos cubos
- ½ abacaxi aos cubos
- ½ chávena de sumo de laranja
- sumo de ½ limão
- ½ chávena de vinho do Porto
- 4 colheres de sopa de açúcar
- gelo a gosto
Podem parecer muitos elementos, mas a preparação da receita é bastante simples. Para começar, corte as frutas, esprema as laranjas e o limão e reserve. Numa jarra grande, junte as frutas já cortadas, os sumos, o vinho do Porto e o açúcar, deixando repousar e macerar durante pelo menos 20 minutos.
Quando estiver pronto para servir, adicione o vinho tinto, o refrigerante e o gelo e está pronto! Se preferir, também pode colocar o gelo diretamente nos copos.
Jantar de Natal: Vinho quente
As bebidas quentes são uns dos maiores confortos durante as épocas mais frias, como a época do Natal. E no caso do vinho quente, as especiarias e os citrinos tornam a bebida particularmente convidativa. Tem muitos nomes diferentes pelo mundo fora, como gløgg, vin chaud, quentão, mulled wine ou glühwein, uma vez que é tipicamente popular em vários países da Europa. Mas também já é tradição em muitas casas portuguesas, e a verdade é que simplesmente representa o Natal e os seus sabores mais típicos.

Para fazer a nossa receita precisa apenas de:
- 1 garrafa de vinho tinto
- 1 caneca de água
- 2 laranjas
- 2 maçãs
- 4 colheres de açúcar
- 8 cravinhos
- 3 paus de canela
- 2 estrelas de anis
Para preparar a receita, deve levar o açúcar ao lume numa panela grande e esperar que derreta. Quando isso acontecer, deve adicionar a água, o vinho e as especiarias. Depois, mexa bem até todos os ingredientes ganharem uma consistência mais homogénea.
Parta as laranjas e maças em rodelas, junte ao vinho e deixe levantar fervura. Depois de ferver, apague o lume e está pronto a servir!
Natal em casa: Ponche natalício
Se está à procura de bebidas de Natal ligeiramente diferentes, esta é uma daquelas receitas rápidas e deliciosas para a época festiva. Além de ser simples de preparar e muito saborosa, é extremamente versátil e pode utilizar as frutas que tiver em casa. E se decidir servir numa taça de vidro decorativa, também é um ótimo centro de mesa!
A nossa versão de ponche festivo é feita com rosé, mas também pode optar por utilizar espumante ou outro tipo de vinho. Estes são os ingredientes de que vai precisar:
- 1 abacaxi
- 2 laranjas
- 2 maçãs fuji
- 20 uvas
- 1 chávena de sumo de laranja
- 1 limão
- 750 ml de vinho rosé
- ¼ de chávena de gin
- 1 chávena de licor de laranja
- ¼ de chávena de açúcar
- 350ml de água tónica
- gelo triturado
Para começar a preparação da bebida, deve lavar e secar as laranjas. Depois, retire a casca ao abacaxi e corte-o aos cubos. Corte as uvas a meio e as laranjas às rodelas (sem precisar de as descascar!). Coloque as frutas já cortadas numa jarra ou uma taça de vidro e junte o gin, o licor e o sumo de laranja. Reserve no frigorífico enquanto prepara o restante.
Corte as maçãs inteiras numa mandolina para obter fatias finas. Esprema o limão para um prato fundo e passe as rodelas de maçã pelo sumo, antes de as adicionar à jarra ou taça com as frutas cortadas. Depois, junte o vinho e o açúcar e misture com uma colher. Leve novamente ao frigorífico durante pelo menos uma hora. Quando estiver pronto para servir, junte a água tónica e sirva em taças com gelo.
Aprenda técnicas de cozinha fazendo cursos de culinária.
Natal em família: Eggnog
Este drink clássico natalício, Eggnog é uma bebida tradicional norte-americana, servida na ceia de Natal e durante toda a época. Feita com ovos, natas e noz-moscada, pode ser servida fria ou aquecida, para combater o frio de dezembro! É uma bebida rica e acolhedora que pode ser feita de mil e uma maneiras! Existem várias receitas diferentes, com e sem álcool, para quem não gosta do sabor ou procura um alternativa mais indicada para partilhar com as crianças.
Para fazer a nossa versão, estes são os ingredientes de que precisa para 6 a 8 membros da família:
- 6 ovos
- 180g de açúcar + 4 colheres de sopa
- 500 ml de leite gordo
- 500 ml de natas para bater
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 250 ml de whisky ou bourbon
- 125 ml de brandy
- 75 ml de rum
- noz-moscada q.b.
Para fazer a nossa receita, comece por levar um tacho ao lume o leite e a essência de baunilha, deixando aquecer. Enquanto espera, parta os ovos e separe as gemas das claras para taças diferentes. Adicione os 180g de açúcar às gemas e bata (à mão ou com uma batedeira) até que esteja dissolvido e tenha uma gemada esbranquiçada. Continue e bater e junte aos poucos a mistura já aquecida.

Quanto estiver tudo bem envolvido, coloque a mistura novamente no tacho. Leve ao lume em banho-maria e bata com uma vara de arames até ficar um creme. Mal engrosse um pouco retire, sem deixar ferver e depois deixe arrefecer durante 1 hora. Quando esta mistura estiver bem fria, pode preparar os restantes componentes.
Bata as natas com metade do açúcar restante até que fiquem fofas e volumosas, como chantilly. Faça o mesmo com as claras e o restante açúcar, até que fiquem bem firmes. Numa tigela grande, coloque a mistura fria, o whisky ou bourbon, o brandy, o rum e as natas e misture tudo gentilmente com uma vara de arames. Junte as claras e envolva com cuidado. Por último, rale noz-moscada, envolva tudo e leve ao frigorífico até que esteja bem frio.
Se preferir fazer uma versão sem álcool, pode substituir o rum e as restantes bebidas alcoólicas pela sua essência ou, se quiser eliminar o sabor do álcool por completo, por natas. A bebida tem um sabor mais intenso se permanecer no frigorífico de um dia para o outro, por isso, se puder, prepare a receita com antecedência. Quando for servir, polvilhe canela em pó por cima. É uma sobremesa natalícia em formato de bebida!
Ceia de Natal: Chocolate quente
Ao contrário das receitas anteriores, esta não é bem um acompanhamento para a refeição, mas sim para depois (ou para qualquer dia frio de dezembro!). Sempre que se sentir frio e que precise de uma caneca de algo aconchegante que o aqueça, não tem que se ficar pelo chá. Uma bela caneca deste hot cocoa, como lhe chamam os americanos, em frente às brasas de uma lareira é quase como beber o espírito natalício!
Existem várias receitas distintas, incluindo receitas que podem ser feitas no micro-ondas. A nossa versão é mais tradicional, mas também pode acrescentar algumas especiarias como canela e noz-moscada para maximizar o sabor. Estes são os ingredientes de que vai precisar:
- 150g de chocolate
- 1 colher de sobremesa de farinha Maizena
- 2 chávenas de leite
- 50g de leite em pó
- 200ml de natas para bater

Se quer terminar a noite de Natal um pouco mais aconchegado, comece por colocar as natas numa taça bem fria e bata-as até ficarem firmes. Guarde-as no frigorífico enquanto prepara o resto da receita.
Leve o leite ao lume, até estar quase a ferver. Enquanto espera, combine o leite em pó com a Maizena num pequeno recipiente e parta o chocolate em pedaços pequenos. Quando o leite estiver a ferver, baixe a temperatura e junte o chocolate, mexendo continuamente para não queimar no fundo. Quando estiver bem derretido, acrescente a mistura da Maizena e mexa tudo até que fique homogeneizado.
Retire do calor assim que a mistura começar a ferver para evitar que fique demasiado espesso. Verta para as canecas e decore com uma boa colherada de natas. Se quiser provar a versão norte-americana, acrescente marshmallows pequenos por cima!









