A França, com as suas belas paisagens, a sua língua incrivelmente romântica, a sua riqueza cultural - passando pela arte da pintura à arquitetónica, à sua cozinha elaborada e deliciosa e aos seus belíssimos patrimónios -, é um destino de sonho para muitos recém-casais que desejam ir viver para um país estrangeiro e aprender francês.

Se essa é a sua ambição, então deverá ponderar ensinar a lingua francesa aos seus filhos para que eles consigam adaptar-se a uma nova realidade cultural e linguística sem grandes dificuldades.

Na verdade, há muitas razões que farão com que deseje que os seus filhos descubram este país fantástico e aprendam francês, entre elas, e talvez a mais relevante, um enriquecimento curricular que será bastante importante para o seu futuro enquanto profissionais dos mais variados setores.

Aqui, vamos explicar vários métodos de ensino de aulas de frances que pode considerar adotar para a sua jornada académica nesta disciplina, desde cursos de francês particulares, a leitura de histórias de escritores franceses bastante conhecidos e recomendados para esta faixa etária, à utilização de materiais lúdicos como jogos, aplicações para dispositivos móveis e vídeos tutoriais que serão indispensáveis para lhe conceder uma aprendizagem completa dos numeros em frances, dias da semana em frances, meses do ano em francês ou  horas em frances.

Desse modo, os seus filhos poderão começar-se a familiarizar com este idioma tão interessante e peculiar. On y va ? (Vamos?)

Aprender as horas em frances
Para ensinar francês aos seus filhos, poderá começar pelos numeros em francês ou as horas em francês! | Fonte: Pixabay

Com que idade os seus filhos podem ter aulas de frances?

O francês é uma das línguas mais faladas internacionalmente por excelência. Juntamente com o inglês e o espanhol, o francês é um dos idiomas mais utilizados em organizações e empresas internacionais, principalmente se forem de setores ligados a temas de interesse comum. O investimento na lingua francesa é, por isso, grande!

Assim, não é caso para se surpreender que cada vez mais pais desejem que os seus filhos comecem a ter aulas de francês numa idade precoce para que consigam vir a dominar este idioma perfeitamente quando chegarem a adultos.

Tendo isso em consideração, é natural que surjam algumas dúvidas antes de tomar a sua decisão, tais como: qual idade é que será a mais adequada para começar a aprender francês, ou qualquer outra língua estrangeira? Existe alguma teoria científica que determine uma idade em concreto?

Na verdade, não há uma idade mínima para aprender francês. Apesar disso, muitos pais temem que, por não serem eles próprios falantes bilingues, ao imporem a aprendizagem de uma língua estrangeira aos seus mais novos poderão estar a prejudicar os seus filhos pois acreditam na ideia errónea de que ao misturar a aprendizagem de idiomas diferentes eles irão ter dificuldades em aprender a sua língua materna.

Acostume-se a ler desde pequeno
As histórias são um bom meio para aprender línguas estrangeiras e existem muitas personagens francesas bastante populares para os mais pequeninos.

Os especialistas em linguagem não determinam uma idade mínima para começar a assimilar uma língua estrangeira, neste caso o francês, já que as crianças têm uma incrível facilidade em aprender coisas novas e em responder a diferentes tipos de estímulos educacionais desde uma idade bastante reduzida. Na verdade, muitas vezes recomendam até que esta aprendizagem comece o quanto antes e até em paralelo com a aprendizagem da sua própria língua materna. Poderá começar por ensinar os numeros em frances, dias da semana em frances, meses do ano em francês ou horas em francês!

Desta forma, as crianças podem assimilar duas línguas como suas, e ao mesmo tempo, para que nunca percebam o francês como língua estrangeira, mas sim como se de uma segunda língua materna se tratasse.

Muitas vezes, ouvimos que as crianças são como verdadeiras esponjas que absorvem tudo ao seu redor, por isso, através da exploração do potencial de histórias e jogos em francês, pode fazer com que as suas crianças descubram e aprendam a língua de Molière desde a sua primeira infância.

Na verdade, Bárbara Abdelilah-Bauer, uma psicóloga e linguista, defende que, devido às crianças estarem submetidas a uma variedade de sons diferentes da própria língua materna, fará com que elas desenvolvam um ótimo gosto pela aprendizagem de línguas estrangeiras desde cedo e que as aprendam muito mais facilmente do que se o tentarem fazer numa idade mais avançada.

Não deixe de procurar um bom curso de francês online na Superprof e dê aos seus filhos toda a atenção necessária para uma aprendizagem eficaz da lingua francesa!

As crianças aprendem tudo
As crianças são verdadeiras esponjas no que toca ao conhecimento! Se ensinar a língua francesa desde pequenos, vão aprender muito rapidamente! | Fonte: Pixabay

Dê aulas de francês às crianças com a utilização do tablet

As crianças de hoje têm ao seu alcance telas sensíveis ao toque que podem ser exploradas para diferentes atividades educativas, especialmente se considerar as diferentes potencialidades dos seus tablets.

Em vez de fazer com que elas se entretenham com joguinhos sem qualquer valor pedagógico, pode estimulá-los a descobrir a língua francesa para que eles se possam divertir de uma maneira útil para o seu desenvolvimento cognitivo.

Por exemplo, a aplicação Fun French, destinada a crianças entre os 3 e os 10 anos, propõe jogos de aprendizagem da língua francesa para que estas consigam aprender a ler, a soletrar e a escrever palavras na lingua francesa. As aulas oferecidas por esta alternativa são pagas e um pacote de 8 lições custa apenas 12,99€ no iTunes.

No entanto, não será só esta a opção que terá à sua disposição. Se visitar a Apple ou a Google Store, poderá encontrar inúmeras aplicações para este efeito e muitas delas estarão disponíveis para download de maneira completamente grátis.

Os pais também podem começar por ler este post sobre o uso de aplicações para ajudar os seus filhos a aprender francês e aproveitar as nossas dicas para o fazerem de uma forma bastante mais entusiasmante e em conjunto.

Ter um curso frances com desenhos animados

Os desenhos animados não precisam de ser evitados a todo o custo quando se trata de prestar atenção a uma nova aprendizagem, pois eles nem sempre são prejudiciais para esse efeito. Para obter o melhor resultado possível, os pais terão de definir o tempo certo para esse hobbie e o conteúdo que consideram apropriado que os seus filhos tenham acesso.

Ver desenhos animados em francês é uma excelente maneira de captar a atenção do seu filho, de familiarizá-lo com o vocabulário através de uma associação direta com as imagens e, ao mesmo tempo, de ajudá-lo a afinar os seus ouvidos para esta língua estrangeira e, deste modo, aprender francês.

Por isso, aqui estão algumas ideias de desenhos animados na lingua francesa para os seus mais novos:

  • Bob le train: destinado aos menores da sua casa, esses desenhos ajudarão os seus filhos a descobrir figuras, nomes e cores em francês. Assim, eles irão ter a oportunidade de se familiarizar com novos conceitos, mas também com um idioma diferente. Esta é assim uma ótima maneira de promover o seu bilinguismo desde cedo;
  • Pocoyo: embora tenha surgido para que as crianças aprendessem inglês ou espanhol, o sucesso destes desenhos levou esta carismática personagem a muitos outros países. No YouTube, poderá encontrar uma grande quantidade de episódios em francês com os quais os seus filhos irão gostar de aprender este idioma;
  • Caillou: trata-se de uma série de televisão canadiana, que começou a ser transmitida na década de 1990, que conta a vida de um menino de 4 anos com muita imaginação. De igual forma, também pode encontrar muitos episódios completos dessa série no YouTube e utilizá-los para atrair a atenção da sua criança relativamente à aprendizagem do francês;
  • Titeuf: o Titeuf nasceu há alguns anos, em 1992, como personagem em quadrinhos e o seu sucesso fez com que fosse adotado para a televisão no início dos anos 2000. Esta série de desenhos animados conta o dia a dia de um jovem pré-adolescente e a sua visão do mundo adulto e é indicado principalmente para que as que crianças, um pouco mais velhas, descubram todos os mistérios e tabus à cerca do amor, da sedução e do sexo.
Visite o patrimônio da França
O castelo de Cheverny serviu de inspiração para Hergé criar o do Capitão Haddock

É claro que os desenhos animados franceses não são uma ferramenta suficiente para aprender francês, mas representam um primeiro contacto muito útil para atrair a vontade de o fazer entre o público mais jovem. Para conseguir planear uma aprendizagem completa terá de fornecer outros meios complementares para que os seus filhos comecem a usar o francês no seu dia a dia e desenvolvam a sua dicção neste idioma. Podem começar pelos numeros em frances, dias da semana em frances, meses do ano em francês ou horas em frances

Será que os desenhos animados serão suficientes para fazê-los sonhar em francês?

Nas aulas de frances leia livros infantis em francês

Como todos sabemos, as crianças adoram histórias, especialmente antes de dormir. Se a sua criança gosta de ler, porque não lhe dar livros franceses fáceis para estimular a sua compreensão escrita da lingua francesa?

Para tal, pode escolher títulos inteiramente em francês ou livros em versão bilíngue que a ajudará a comparar ambas as versões do texto, o que irá facilitar a sua procura de significados para as palavras que ainda não conhece e assim ser capaz de acelerar a sua aprendizagem de novos termos. Aliás, quanto tempo irá demorar até se tornar bilingue em francês? Com este tipo de alternativas didáticas irá ver que aprender francês será bastante mais rápido do que se optar apenas pelo ensino tradicional.

Aqui estão alguns livros em francês para as crianças lerem ou ouvirem as suas histórias favoritas antes de adormecer:

  • Le Petit Nicolas: trata-se de uma saga de livros infantis em francês criada por René Goscinny que começou a ser publicada em 1959. As histórias são contadas do ponto de vista do próprio Nicolas o que dá ao livro um toque de humor muito pessoal, já que esta personagem irá contar como interpreta o comportamento dos adultos ao seu redor de uma forma bastante imaginativa;
  • Le Petit Prince: uma das melhores obras da literatura francesa, o Le Petit Prince é a jóia de Antoine de Saint-Exupéry. Publicado pela primeira vez em 1943, este livro foi traduzido em todo o mundo em mais de 300 idiomas, incluindo Braille. É um conto incrivelmente poético, com ilustrações de aquarela pelo próprio autor, que conta como um piloto que se perdeu no deserto encontra um príncipe que caiu de um pequeno asteroide. Embora muitos o concebam como um livro exclusivamente feito para crianças, está mais do que provado que este trabalho contém um grande fardo filosófico e social que gira em torno do sentido de estranheza do mundo adulto, um tema que poderá ser interessante de explorar com os seus mais novos;
  • Odette Toulemonde et autres histoires: uma coleção de romances escrita pelo francês Éric-Emmanuel Schmitt conta a história de oito mulheres que tentam, contra o vento e a maré, encontrar a felicidade. Estas oito histórias são: Wanda Winnipeg - C'est beau jour de pluie - L'intruse - Le Faux - Tout pour être hereuse - La Princesse aux pieds nus - Odette Toulemonde - Le Plus Beau Livre du monde e podem ser valiosas opções literárias que irão encorajar os seus filhos a criarem um gosto particular pela leitura;
  • Les Aventures de Tintin: certamente que conhece mais do que uma história de Tintin já que os quadrinhos do belga Hergé são uma das bandas desenhadas mais populares do século XX e que já foram traduzidas para centenas de línguas e dialetos, tendo também chegado ao teatro. Os pequenos vão desfrutar as aventuras do jornalista loiro, sempre acompanhado por seu fiel amigo Milou, especialmente se os seus pais também forem entusiastas destas personagens;
  • Astérix le Gaulois: falando em bandas desenhadas populares, Astérix como é conhecido em Portugal, é, tal como Tintin, um dos quadrinhos mais conhecidos no mundo inteiro. Como provavelmente já sabe, eles contam a história de Astérix e Obélix e as suas aventuras numa aldeia fictícia no norte da Gália, território ainda não conquistado por Júlio César, em torno do ano 50 a.C. Estas histórias cheias de anacronismos e estereótipos fazem com que os leitores de todas as idades se divirtam imenso e nunca se cansem de ler as suas peripécias.
Leia com ele um livro na língua francesa antes de dormir
Os personagens das histórias em quadrinhos franceses são muito conhecidos

Ao explorar este tipo de materiais terá a ocasião ideal para ensinar ao seu filho muitas palavras fáceis em ambas as línguas, frances portugues, um trabalho muito útil tanto para a escola, quanto para o desenvolvimento do seu cérebro.

Como ajudar os mais novos a manterem-se motivados ao longo das aulas de frances?

Caso os seus filhos já estejam a frequentar a aprender francês num curso de francês, enquanto pai deve garantir que põem em prática o que foram aprendendo ao longo das suas sessões para que não se esqueçam do vocabulário lecionado, estimulando-os com diferentes tipos de materiais interativos. Como já falamos acima, são muitas as ferramentas à sua disposição, desde livros de histórias infantis, jogos didáticos, aplicações educacionais, vídeos pedagógicos no Youtube, entre outras.

Por isso, tente ver que tipo de plataforma é que será mais aliciante para o seu caso em particular e para começar a ensinar os numeros em frances, dias da semana em frances, meses do ano em francês ou as horas em francês.

Quando podemos começar a aprender idiomas estrangeiros?
Todos conhecem a história do Principezinho e o seu filho pode aprendê-la na língua original.

Qualquer que seja a sua preferência, tente praticar com os seus filhos sempre que possível, durante sessões de 15 a 30 minutos, o que será suficiente na sua idade jovem para manterem a sua memória fresca relativamente aos conteúdos da lingua francesa estudados nas suas aulas. Para os motivar ainda mais, tente fazer com que as suas sessões de estudo sejam vistas como um jogo, com recompensas e desafios, para que eles não criem obstáculos à sua participação e se mantenham entusiasmados ao longo da sua jornada linguística.

Lembre-se que o nível de atenção das crianças é muito diferente quando comparado com o de um adolescente ou o de um adulto, por isso, para as manter focadas no que está a tentar ensinar, faça questão de remover todas as outras distrações do seu espaço de estudo e mantenha as suas sessões razoavelmente curtas. Só assim é que irá conseguir que eles sejam produtivos sem se sentirem frustrados ao fim de algum tempo a repetir o mesmo tipo de exercícios.

Dê um curso de francês às suas crianças com a ajuda de um professor particular

Para as crianças que querem muito aprender e gostam particularmente da língua francesa, é possível propor um curso francês online ou presencial com um professor dedicado ao seu percurso individual.

Incentive os seus filhos à leitura na lingua francesa
Procure sempre incentivar os seus livros à leitura. Ao optar por vários livros na língua francesa, estará a disseminar o conhecimento da língua! | Fonte: Pixabay

Hoje em dia existem escolas especialmente concebidas para crianças que propõem aulas coletivas em pequenos grupos, ou aulas de francês individuais, para os ajudar a avançar na sua aprendizagem deste idioma. A vantagem das aulas em grupo são múltiplas: o seu filho poderá fazer novos amigos, compartilhar risos enquanto aprendem juntos e não ficar demasiado tímido ao longo das suas sessões por estar sozinho com um professor.

Apesar disso, há professores particulares que são especializados em dar aulas de frances básico para crianças que irão conseguir estimular o seu filho o suficiente para que este tenha uma atitude proativa ao longo do seu curso! Visite o site da Superprof e veja as diferentes opções de professores que terá à sua disposição para que as suas crianças comecem a aprender os numeros em frances, dias da semana em frances, meses do ano em francês ou as horas em frances!

Saiba também como encontrar um bom professor para o seu curso de francês online através da nossa plataforma!

Descubra como escolher o professor mais adequado para o curso de francês dos seus filhos

Se já decidiu matricular os seus filhos em aulas de frances particulares, então agora só precisa de escolher o professor que lhes irá dar o tipo de atenção que tanto precisam. Para o ajudar a tomar esta decisão da forma mais ponderada e informada possível, tente responder às nossas questões exemplo: qual a disponibilidade horária mais adequada para as suas explicações? Que tipo de metodologia de aula irá funcionar melhor no seu caso em específico; presencial, online, ou ao domicílio? O seu filho já tem alguma experiência com o idioma, ou estará a aprendê-lo do zero? Algum dos pais é bilíngue e poderá dar uma orientação adicional em casa?

Depois de ter respondido a estas perguntas de forma honesta e responsável, poderá visitar a nossa plataforma com uma atitude bastante mais segura e começar a fazer uma seriação quanto às ofertas que temos disponíveis para si.

Procure alguém que reflita as suas intenções e verá que terá meio caminho andado para garantir uma aprendizagem da lingua francesa bastante mais eficaz.

Se precisar, tire partido da oferta de alguns professores pela sua primeira sessão completamente grátis para tentar avaliar se a sua personalidade é compatível com a do seu filho e se a metodologia de ensino adotada é entusiasmante o suficiente para a sua criança pois assim estará a garantir que ela terá uma atitude positiva quanto à sua própria aprendizagem e que estará motivada para aprender mais a cada sessão.

Não menos importante, tente escolher um professor que respeite a sua situação financeira e cujo preço por aulas de frances seja capaz de suportar. Para ter uma ideia dos valores praticados pelos nossos professores, saiba que o valor médio cobrado pelo seu tempo ronda os 10€ por hora de sessão. Não obstante, será possível encontrar uma alternativa mais barata depois de uma pesquisa pela nossa plataforma.

Oferecer curso de frances às crianças
Já pensou em oferecer um curso de francês aos seus filhos? Na Superprof, encontra vários profissionais preparados para ensinar as crianças a aprender francês. | Fonte: Pixabay

Como é que pode começar a dar aulas de francês através da Superprof?

Se é alguém que está a tentar tornar-se num professor de francês, saiba que uma das formas mais fáceis de dar início à sua carreira poderá ser através do ensino particular, dando um curso francês online ou presencial. Principalmente se ainda não tem experiência nesta área, pode ser difícil ser contratado por alguma escola de línguas ou até ensinar numa escola do ensino público, por isso, que melhor forma de contornar eventuais obstáculos do que através das plataformas digitais?

Atualmente, existem vários websites de ensino online que lhe podem facilitar bastante a vida neste sentido, por isso, caso esteja pronto a começar, visite a Superprof e dê início à sua jornada enquanto professor de aulas de frances.

Para o fazer é bastante fácil, só precisa de se matricular no nosso site como professor e já está! Depois só terá de completar o seu perfil da forma mais detalhada possível, até porque isto irá chamar a atenção dos seus futuros alunos, e poderá começar a ensinar francês ainda hoje.

O benefício principal da nossa plataforma é que não terá quaisquer restrições quanto à sua área de atuação, já que poderá ter alunos residentes em diferentes cidades, quanto ao seu horário laboral, pois poderá ser você mesmo quem decide as horas das suas aulas (desde que respeitem também a agenda dos seus alunos, claro) e terá ainda a mais valia adicional de poder escolher a metodologia de ensino que lhe for mais conveniente desde uma orientação presencial, online ou prestada ao domicílio.

Se ainda precisa de mais razões para começar, saiba que também poderá escolher quanto quer cobrar pelo seu tempo e ainda o tipo de materiais didáticos que irá utilizar para a orientação dos seus alunos no curso francês online.

A nossa recomendação é que tenha a realidade de cada um dos seus estudantes em mente antes de se decidir quanto a estas duas questões, pois nem todos os alunos terão as mesmas possibilidades financeiras, necessidades de aprendizagem e objetivos curriculares.

Um acompanhamento personalizado e delineado para cada aluno individualmente, será a chave de sucesso para a sua carreira.

Precisa de um professor de Francês ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.